Nesta edição do Pole Position será abordado sobre a exposição “Senna Emotion”, que acontece em Brasília até o dia 6 de setembro, no Parkshopping.
O Senna Emotion é uma exposição interativa sobre a vida do tricampeão mundial Ayrton Senna.
A exposição já percorreu as cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e após Brasília irá para Salvador.
A exposição inicia com o primeiro kart de Ayrton Senna, além de um painel interativo com fotos do piloto, dados da carreira desde o kart e dois vídeos de Viviane Senna, irmã de Senna, relatando histórias da infância do campeão.
Em seguida, em outro ambiente exibe-se um vídeo com momentos de Ayrton Senna na Fórmula 1, enquanto que em outro ambiente está exposto vários troféus, inclusive o do Grande Prêmio do Brasil de 1991, além do macacão utilizado na temporada de 1993 e os capacetes utilizados nas equipes Lotus e Williams.
Do outro lado, uma vitrine exibe uma bíblia, o agasalho que Senna utilizou no jogo do Brasil em Paris no ano de 1994, um polar e as luvas oficiais, cada visitante pode escolher o item para ouvir o depoimento do piloto e ler um texto com a explicação de cada item.
Na sequência, um painel interativo com depoimento de Ayrton Senna e de outras personalidades do automobilismo, como Galvão Bueno, Alain Prost, Rubens Barrichello, Niki Lauda, Joseph Leberer, Gerhard Berger, Viviane Senna entre outros.
Em outro ambiente é exibido um vídeo com as chegadas de todas as 41 vitórias de Ayrton Senna, além dos três títulos mundiais em ordem cronológica.
Já em outro ambiente, dois totens expõem todos os números da carreira de Ayrton Senna e um mapa mundi com link com as pistas que Senna conquistou vitórias.
Assim como, é disponibilizada uma volta no circuito de Interlagos com a narração de Ayrton Senna, em 1994, com um visor que simula a visão do piloto.
Na parte final, um carro em tamanho real exibe todos os carros que Senna competiu na Fórmula 1, além de em outro ambiente visualizar uma arte holográfica ao redor de um capacete de Senna, assim como assistir ao filme “Senna”, lançado em 2010.
Como lembrança da exposição o visitante pode tirar uma foto no pódio com o troféu (virtual) do Grande Prêmio do Brasil, que é enviada por e-mail.
Para quem é fã do piloto, é uma exposição emocionante por conta da interatividade, dos objetos pessoais inéditos.