quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Entrevista de Blogueiro - Andy Pereira

A equipe SAG tem o prazer de trazer a entrevista realizada com Andy Pereira, proprietário do blog Downloads de Fórmula 1.

Stop and Go: Desde quando você acompanha a Fórmula 1? O que mais chama a sua atenção nessa categoria?

Andy Pereira: Acompanho desde criança. Meu pai sempre foi um apaixonado por esse esporte e me ensinou a admirá-lo também, lembro como se fosse hoje, com apenas 9 anos já acordava cedo aos domingos pra assistir as corridas, ou melhor, era acordado pelo meu pai, pra torcer pelas vitórias do Senna.
Com certeza o que mais chama a minha atenção na Fórmula 1 é a velocidade, é impressionante como os pilotos conseguem controlar o carro a mais de 300 Km/h.

SAG: Como surgiu a idéia de realizar um blog com acervo de corridas?

AP: Como disse, meu pai foi o grande incentivador de tudo. Ele gravava praticamente todas as corridas nos antigos VHS, mas infelizmente a maioria das fitas se perdeu, no entanto algumas eu consegui salvar e passar pra DVD.
Ao pesquisar na net algumas corridas que tinha perdido, pude verificar que não existia nenhum site ou blog do gênero com corridas em português e de forma gratuita, foi aí que, timidamente, comecei a ripar os poucos DVDs que tinha aqui em casa e criar um blog pra postá-los, pois a maioria das pessoas não tem a oportunidade de ver as corridas aos domingos, e quando elas acessam o blog, veem que as corridas podem se baixadas por qualquer um gratuitamente, pois a Fórmula 1 não pode ser restrita apenas às emissoras detentoras dos direitos de transmissão e também a colecionadores que cobram um absurdo por cada DVD, eles chegam a cobrar R$ 300,00 em corridas raras, principalmente dos anos 80, o blog Downloads de Fórmula 1 foi o primeiro blog a disponibilizar as corridas de forma gratuita, portanto pessoal, recusem imitações rsrsrs..

SAG: O acervo possui quantos vídeos de corridas? As categorias são diversificadas? Como faz para armazenar os vídeos?

AP: Não sei te dizer um número exato, mas com certeza são mais de 450.
Eu tento priorizar a Fórmula 1, no entanto, o blog tem alguns vídeos da GP2, WTCC, Fórmula 2 e Moto GP, mas pretendo com o tempo disponibilizar mais vídeos de outras categorias.
Eu sempre postei no Megaupload, mas como algumas pessoas encontravam problemas pra baixar alguns arquivos, hoje posto arquivos também no Hotfile.
Pra fazer o upload eu utilizo outro servidor, o Multiupload, eu envio os arquivos pra ele , e após o upload ser finalizado, os arquivos são transferidos automaticamente para as minhas contas do Megaupload e Hotfile, assim ganho tempo fazendo apenas um upload.

SAG: Quais as realizações que você pretende alcançar com o blog?

AP: Gostaria muito de ter todas corridas de todas as temporadas pela Globo, já possuímos um acervo considerável, no entanto ainda faltam muitas corridas, mas com a ajuda de todos os colaboradores do blog um dia alcançarei esse objetivo.

SAG: Em algum momento você sentiu vontade de desistir do blog?

AP: Várias vezes. Pois o nosso trabalho na maioria das vezes não é reconhecido, poucos são os que acessam o blog e escrevem um comentário agradecendo, elogiando, só escrevem alguma coisa quando é pra reclamar de algum link ou arquivo com problema, muita gente não sabe disso, mas teve uma vez que eu cheguei a excluir o blog tamanha era a frustração, no entanto eu voltei atrás, pois existem aqueles que dão valor ao nosso trabalho e é por esses que eu continuo trabalhando.

SAG: Quais os maiores obstáculos que você enfrentou até chegar onde você está?

AP: Tirando esse que falei na resposta anterior, foi quando perdi quase todos os arquivos do Megaupload por causa de algumas pessoas que copiam os links e saem divulgando por aí, foi um desespero pra upar tudo denovo, mas isso foi bem no início, eu não tinha nenhum backup e o acervo não era tão grande como hoje.

SAG: Qual momento que mais te marcou no automobilismo?

AP: Positivamente foi a vitória do Senna em 91 no Brasil. Foi incrível ver a capacidade de superação dele em meio a tantas adversidades e conseguir a vitória naquelas condições, não me canso de ver aquela corrida.
Negativamente foi a morte dele, acho que não só no automobilismo, mas na minha vida, me marcou muito, sempre perguntei a Deus o porquê daquilo ter acontecido, mas existem coisas nessa vida que infelizmente ficaremos sem resposta.

SAG: Qual seu maior ídolo no automobilismo de todos os tempos? Porquê?

AP: Hehe, depois de ler as respostas anteriores fica fácil né? rsrsrs Ayrton Senna, sem dúvida. Pois ele era único, incomparável, inatingível, sem igual.

SAG: Como organiza seu tempo para postar tantos vídeos diferentes num mesmo dia?

AP: Eu tento atualizar o blog pelo menos uma vez por semana, como disse lá no início da entrevista, eu deixo upando pelo Multiupload os arquivos e adianto as outras partes da postagem, que são as características do arquivo (vídeo, áudio, tamanho, etc...) e tiro um print da imagem, depois quando o upload termina é só postar os links.

SAG: Qual a sua maior dificuldade para manter o acervo das corridas atualizado?

AP: Velocidade de Upload. Aonde eu moro só tem disponibilidade pra Internet banda larga da Oi (Velox) e o Upload é baixíssimo, apenas 57 Kb/s independente da velocidade da conexão. Como a maioria dos arquivos que posto sou eu quem faço o upload, acaba demorando um pouco, mas acredito que esse ano já esteja disponível aqui no bairro a GVT, aí o trabalho ficará mais fácil.

SAG: Se você pudesse fazer uma equipe de Fórmula 1 de todos os tempos, quais os pilotos, carros, motor e pneu que você contrataria?

AP: É difícil responder, mas...
Pilotos : Senna, Piquet, Fittipaldi, Prost, Patrese, Mansel e Shumacher.
Carros: Lotus 72, McLaren MP4/4, Willians FW14 e Ferrari 2004.
Motores: Usaria os mesmos dos carros acima.
Pneus: Bridgestone e Goodyear

SAG: Como funciona o plano de doação dos vídeos para o blog?

AP: Se alguém desejar disponibilizar um vídeo pra que eu poste no blog, deve me enviar um e-mail com o link do arquivo pra que eu possa verificá-lo, se for aprovado, eu postarei no blog.

SAG: Para qual finalidade ocorre a doação financeira dos leitores do blog?

AP: Exclusivamente para ajudar nos gastos que tenho, principalmente com a conta de Luz e Internet, pois o meu computador fica ligado o dia todo, às vezes 2 ou 3 dias upando os arquivos e o custo no final do mês acaba sendo alto.

SAG: Você já teve contato com algum ídolo do automobilismo? Qual foi a sensação?

AP: Ainda não tive esse prazer, mas espero que um dia aconteça.

SAG: O que você espera da temporada 2011 de Fórmula 1?

AP: Espero que tenha muita emoção como nos últimos anos e que o Brasil tenha dias melhores, pois nos últimos anos não tem sido muito bom para todos nós.

SAG: Qual software você recomenda para assistir os vídeos? E qual o melhor modo para realizar o download dos vídeos?

AP: Eu recomendo o Media Player Classic pra reproduzir os vídeos, junto com os pacotes de codecs abaixo:
•Media.player.codec.pack.v3.9.6 ;
•Real_Alternative_202_Lite;
Para baixar os vídeos recomendo o Jdownloader, basta deixá-lo aberto e copiar os links que ele captura, baixa e no final extrai os arquivos, uma maravilha.

SAG: Qual recado você deixaria para os seguidores do blog?

AP: Pra que eles continuem acessando, participando e divulgando o blog pra amigos, colegas e familiares, pois muitas novidades ainda estão por vir.

8 comentários:

Rogerio Grecco disse...

Oi
A entrevista ficou bem legal
Ai fera esse blog q contem esses videos pra download
O acervo é grande pacas
Ai vcs tb tem um acervo de videos?
Quando saira o próximo download?
Ai realmente adorei mesmo essa atração
Rogerio

José Pedro Morgado disse...

Nós temos um acervo de corridas, mas ele é menor e temos mais categorias.
O próximo download sairá na semana que vem

Rogerio Grecco disse...

Oi Pedro
E vcs sempre vão colocar referente a f-1 ou terá as outras categorias?
Ai sei dos direitos autorais mas po tomara q de certo
Rogerio

José Pedro Morgado disse...

O download SAG terá novidades em breve
Mas vamos tentar colocar novidades aos poucos

Rogerio Grecco disse...

Ah tranquilo Pedro
Ai todos os videos do download SAG podem ser baixos pro pc?
Ai caso não possa colocar de outra categoria me avisa pra eu pedir pra vc mandar pra mim por e-mail?
Rogerio

José Pedro Morgado disse...

Sem problema Rogerio
quando aparecer novidades, avisaremos, ok?

Rogerio Grecco disse...

Pode crer Pedro
Valeu
Rogerio

José Pedro Morgado disse...

e todos os arquivos são para rodar no pc sim.