sábado, 6 de novembro de 2010

Breathing Speed - Grande Prêmio do Brasil vitórias brasileiras

Por: Fernanda Esteves

O primeiro grande prêmio de Interlagos, em São Paulo, aconteceu em 11 de fevereiro de 1973 e para a alegria de todos os brasileiros, que assistiam ao espetáculo realizado pelos carros da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi vence a corrida, seguido por Jackie Stewart e Dennis Hulme, marcando seu nome na história do circuito e da categoria como o primeiro brasileiro a ganhar em Interlagos.
Emerson marcaria novamente seu nome na história da categoria ao conquistar a vitória nesta etapa no ano seguinte, 1974, sendo o primeiro piloto a conquistar duas vitórias consecutivas neste circuito.
Já no ano de 1975, José Carlos Pace surpreendeu a todos vencendo a etapa de Interlagos, seguido por Emerson Fittipaldi, realizando assim a primeira dobradinha brasileira na Fórmula 1.
Somente no ano de 1983 é que os brasileiros assistiram novamente um brasileiro a vencer em casa, com a vitória de Nelson Piquet no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, devido à etapa ter sido transferida em 1978 para o Rio, pois estava de acordo com as exigências da FIA. Com esta vitória Piquet entrou para a história como o único brasileiro a vencer neste circuito, já que a outra vitória brasileira deste circuito foi realizada por Piquet em 1986, seguido por Ayrton Senna.
No ano de 1991, Ayrton Senna conquista sua primeira vitória em casa, no circuito de Interlagos, devido em 1989 ter ocorrido à transferência da etapa novamente para São Paulo.
Os brasileiros voltaram a comemorar em 1993 quando Ayrton Senna voltou a vencer no circuito de Interlagos.
Após 13 anos, em 2006 obteve novamente uma vitória brasileira na etapa de Interlagos com a primeira vitória de Felipe Massa, que conquistaria sua segunda vitória no ano de 2008, quando disputava o título da categoria com Lewis Hamilton.
Agora é esperar para ver se neste domingo, dia 7 de novembro, Felipe Massa marca seu nome na história da categoria como o primeiro brasileiro a conquistar três vitórias no Brasil.

0 comentários: