quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Corrida dos Campeões 2010 - A festa do automobilismo

Por: José Pedro Morgado
Fotos: Momentos do evento

A Corrida dos Campeões é um dos maiores eventos, se não for o maior evento festivo do automobilismo mundial, o evento aconteceu na cidade de Dusseldorf, na Alemanha, país dos pilotos Sebastian Vettel e de Michael Schumacher, imaginam a festa né.
O evento desse ano teve a presença mais do que especial de um tetracampeão mundial de Fórmula 1, o francês Alain Prost, que não competia num evento desde uma breve participação na GP Masters onde fez somente um teste.
O primeiro dia do evento é chamado Copa das Nações, onde tivemos 16 pilotos divididos entre 8 países e os times foram divididos em dois grupos de cinco e os dois melhores se enfrentariam na semi-finais.
O grupo A contava com a França que tinha como representantes Alain Prost e Sébastien Loeb, a Escandinávia com Heikki Kovalainen e Tom Kristensen, Portugal com Álvaro Parente e Filipe Albuquerque e a Grã- Bretanha com Andy Priaulx e Jason Plato.
Já o Grupo B tinha os donos da casa, a Alemanha com Sebastian Vettel e Michael Schumacher, a Benelux, que foi uma mistura entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo, que contava com Bertrand Baguette e Jerone Bleekemolen, um combinado de estrelas que tinha o americano Tanner Foust e o australiano Michael Doohan e o time dos Estados Unidos com Carl Edwards e Travis Pastana
Nos confrontos do grupo A passaram para a segunda fase a Grã-Bretanha e a França, enquanto que Alemanha e Benelux conquistaram as vagas no Grupo B.
Na segunda fase a Grã-Bretanha venceu a França por 2x1, sendo Prost vencendo Platô enquanto que Priaulx derrotou Loeb em duas oportunidades.
Já do outro lado da chave, a Alemanha não deu chances para a Benelux e ganhou por 2x0, com Schumacher vencendo Baguette, enquanto que Vettel derrotou Bleekemolen.

A grande final foi um espetáculo a parte, pois Schuamcher e Vettel enfrentariam dois campeões de turismo, Priaulx e Plato.
Na primeira disputa Schumacher derrotou facilmente Jason Plato, porém Vettel acabou sendo derrotado por Priaulx.
Na disputa final, Schumacher conseguiu passar Priaulx na última curva e com isso deu a Alemanha o quarto título da Copa das Nações.
No domingo, dia 28 de novembro, aconteceu o evento mais esperado do mundo, o confronto individual entre as feras que estavam participando do Race of Champions.
No Race of Champions os 16 pilotos são divididos em 4 grupos de 4 pilotos cada um e os dois melhores se classificam para as quartas de final.
O primeiro confronto foi entre Heikki Kovalainen e Sebastian Loeb, porém a disputa foi marcada com uma séria batida de Kovalainen, que está em repouso em sua residência após sofrer uma concussão.
Os outros dois pilotos que estiveram no grupo A eram Bertrand Baguette e Jeroen Bleekemolen, sendo que os classificados foram Loeb e Baguette.
O Grupo B tinha Tom Kristensen, Andy Priaulx, Mick Doohan e Travis Pastana, e os classificados foram os pilotos de turismo Tom Kristensen e Andy Priaulx.
A terceira chave tinha o campeão de Fórmula 1 Sebastian Vettel, Carl Edwards, Filipe Albuquerque e Travis Pastana, tendo como classificado Albuquerque, que venceu as três disputas e Vettel ficando em segundo.
O último grupo tinha como protagonistas, Michael Schumacher, Alain Prost, Álvaro Parente e Jason Platô, os dois classificados nessa disputa foram Michael Schumacher e Álvaro Parente.
Os confrontos das quartas de final ficaram assim:
Loeb contra Kristensen, Priaulx contra Baguette, Vettel contra Schumacher e Albuquerque contra Parente.
O campeão de rali Sebastien Loeb venceu Kristensen, enquanto que Priaulx não tomou conhecimento de Baguette.
Já do outro lado, Vettel eliminou Schumacher, enquanto que Albuquerque começou a surpreender ao vencer Parente.
As semi-finais foram de arrepiar, pois Loeb conquistou a vitória em cima de Priaulx indo para a final após um ano de ausência, enquanto que Filipe Albuquerque acabou com a alegria alemã quando derrotou Sebastian Vettel.

A final foi um dos confrontos mais esperados, pois era a disputa de um grande campeão com um desconhecido.
Na primeira disputa Albuquerque venceu com uma boa vantagem, mas perdeu a chance de ganhar o título por uma vantagem muito pequena na segunda disputa.
Os dois pilotos iriam para a disputa final e o português Filipe Albuquerque levou a melhor conquistando seu primeiro título, e depois de Kovalainen em 2004 um piloto não muito famoso venceu uma edição da corrida dos campeões.

crédito das fotos: site oficial do evento

0 comentários: