terça-feira, 23 de agosto de 2011

Breathing Speed – Mulheres nas pistas

Nesta edição do Breathing Speed estará sendo abordado um especial sobre as mulheres que fizeram parte da história e participam do automobilismo nacional e internacioal.

Nesse sentindo, a primeira mulher a ser abordada será Maria Teresa de Filippis, primeira mulher a pilotar um carro de Fórmula 1.
Maria Teresa nasceu em Nápoles, no dia 11 de novembro de 1926, iniciando sua carreira no automobilismo aos 22 anos, devido uma aposta com seus irmãos que duvidavam que ela fosse veloz se tornando vice-campeã no campeonato italiano pilotando um Fiat 500.
Em 1958 Maria Teresa estreou na Fórmula 1 pela equipe Maserati no grande prêmio de Mônaco, mas não conseguiu se classificar para a corrida conseguindo apenas o 22° tempo. O melhor resultado conquistado foi no grande prêmio da Bélgica ao encerrar a corrida na 10ª posição, além de ter disputado as etapas de Portugal e da Itália, mas abandonando a corrida com problemas no motor.
No ano de 1959 encerrou sua carreira no automobilismo no grande prêmio de Mônaco pilotando pela equipe Porsche, na qual não conseguiu se classificar para a corrida, devido dois meses depois esta etapa Jean Behra ter morrido repentinamente.
Em 1979 se aproximou novamente do automobilismo se tornando sócia do Clube Internacional dos Ex-Pilotos de Grand Prix, quando em 1997 se tornou vice-presidente, além de assumir a presidência do Maserati Club.

Crédito da foto: almanque Fórmula 1

0 comentários: