A equipe Ferrari apresenta o carro para temporada 2012 da Fórmula 1 nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, via internet sem presença dos jornalistas, devido a sede da escuderia ter sido castigada pela nevasca que se instalou na Itália, tendo a presença de Fernando Alonso, Felipe Massa e Stefano Domenicali.
A F2012 possui um grande degrau antes do bico, com isso se diferenciando de todos os modelos já apresentados pela equipe, a tampa do motor compreende uma entrada de ar adicional postada antes do santantônio, além de ter cumprindo todas as exigências declaradas pelos dirigentes em 2011.
Stefano Domenicali esclareceu a todos que este carro é o início de uma nova era da Ferrari na Fórmula 1, apesar de ainda possuir alguns conceitos usados na antiga 150º Itália.
As principais mudanças aconteceram na altura da dianteira do chassi, na posição dos canos do escapamento, no mapeamento para gestão eletrônica do motor, além de inovar no layout da suspensão dianteira e traseira apresentando pull-rods com o objetivo de favorecer o desempenho aerodinâmico baixando o centro de gravidade, bem como foi explanado que novas evoluções na asa dianteira ocorreram para as corridas de abertura da temporada.
A escuderia comentou que o degrau do bico foi uma maneira de elevar o chassi o máximo possível por razões aerodinâmicas seguindo a regra estipulada no regulamento de diminuir a parte dianteira, com isso as laterais foram redesenhadas devido a estrutura, bem como ocorreu o reposicionamento dos radiadores. Além da parte inferior da traseira ter ficado mais estreita e mais cônica, permanecendo com a asa móvel operada hidraulicamente..
Crédito da foto: site oficial da equipe