segunda-feira, 30 de abril de 2012

Fórmula Indy 2012 – Will Power vence a etapa do Anhembi da Fórmula Indy

O australiano Will Power venceu neste domingo, dia 29 de domingo, a quarta etapa da Fórmula Indy que aconteceu no circuito do Anhembi, em São Paulo.
A largada foi tranquila, algo inédito já que nas duas últimas edições sempre ocorreram acidentes, com Power na liderança, seguido por Franchitti e Dixon.
Durante várias voltas, Will Power e Dario Franchitti abriram vantagem para Dixon, Newgarden, Conway e Rahal, enquanto que os companheiros de equipe Rubens Barrichello e Tony Kanaan disputavam por posições intermediárias.
As estratégias de boxes iniciavam após um momento com poucas disputas, enquanto que os dois primeiros colocados abriram mais de quinze segundos em relação a Scott Dixon.
Helio Castroneves estava impondo bom ritmo para tentar conseguir subir o pelotão após largar na décima nona posição.
A primeira bandeira amarela apareceu na volta 22 quando Ryan Briscoe ao se defender de Graham Rahal errou a curva antes da reta da marginal acertando o muro, com isso Ryan Hunter Reay assumiu a terceira posição deixando Scott Dixon na quarta posição.
Depois de três voltas a bandeira verde foi acionada, mas por pouco tempo devido Dario Franchitti ter sido tocado por Mike Conway ocasionando a rodada na primeira curva, mas conseguindo retornar nas últimas posições.
Com essa confusão, Helio Castroneves, Rubens Barrichello e Tony Kanaan conseguiram sobressair sobre os adversários assumindo a quarta, quinta e sexta posições, respectivamente, mas na re-largada Kanaan conseguiu realizar na primeira curva ultrapassagens assumindo a quarta posição demonstrando ter ritmo para disputar pela terceira posição, mas um incidente na curva três acabou cortando o ritmo da corrida envolvendo vários carros.
A janela mais importante de pits stops iniciou entre as voltas 45 e 55 por conta de todas as equipes terem começado a fazer contas do combustível necessário para encerrar a corrida.
Scott Dixon e Rubens Barrichello restando 5 voltas para o fim dependiam de uma bandeira amarela para conseguir completar a corrida, com isso a batida de Josef Newgarden na volta 62 e o toque de Bia Figueiredo em Ed Carpenter em outro ponto do circuito ajudando a muitos pilotos completarem o tanque para acelerarem nos instantes finais.
Na penúltima re-largada, Takuma Sato surpreendeu ao conseguir ultrapassar Dario Franchitti e Helio Castroneves assumindo a terceira posição.
O principal acidente da corrida aconteceu no S do samba quando Marco Andretti tocou em Mike Conway que acabou acertou o muro, com isso envolvendo vários pilotos, inclusive os brasileiros Tony Kanaan e Bia Figueiredo.
A última re-largada aconteceu restando 5 voltas para o final não acontecendo mudanças significativas, com isso o australiano Will Power venceu pela terceira vez a etapa brasileira.
Ryan Hunter Reay conseguiu seu primeiro pódio na temporada ao encerrar na segunda posição, seguido pelo japonês Takuma Sato.
O brasileiro melhor colocado foi Helio Castroneves, que encerrou na quarta posição, enquanto que Rubens Barrichello finalizou na décima posição, Tony Kanaan na décima terceira e Bia Figueiredo na vigésima posição.

A próxima etapa acontecerá no dia 27 de maio com as 500 milhas de Indianápolis.

Classificação da corrida:

1º. Will Power (AUS/Penske-Chevrolet), 75 voltas
2º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet), a 0s904
3º. Takuma Sato (JAP/Rahal Letterman-Honda), a 2s390
4º. Hélio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet), a 4s548
5º. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda), a 5s172
6º. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet), a 6s261
7º. J. R. Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet), a 8s376
8º. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda), a 8s590
9º. Ernesto Viso (VEN/KV-Chevrolet), a 10s344
10º. Rubens Barrichello (BRA/KV-Chevrolet), a 10s847
11º. Oriol Servià (ESP/Dreyer & Reinbold-Lotus), a 24s477
12º. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda), a 1 volta
13º. Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet), a 1 volta
14º. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet), a 1 volta
15º. James Jakes (ING/Dale Coyne-Honda), a 1 volta
16º. Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi-Honda), a 1 volta
17º. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda), a 1 volta
18º. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Lotus), a 1 volta
19º. Mike Conway (ING/A. J. Foyt-Honda), a 2 voltas
20º. Bia Figueiredo (BRA/Andretti-Chevrolet), a 3 voltas
21º. Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet), a 3 voltas

Não completaram:
Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda),
Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda),
Simona de Silvestro (SUI/HVM-Lotus),
Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet),
Katherine Legge (ING/Dragon-Lotus),

Crédito da imagem: site tazio

3 comentários:

Helio Castro disse...

Oi,
Tenho q enaltecer a cobertura de todo fim de semana, foi realmente muito boa.
Agora quero deixar minha indignação com a reprise q tá sendo realizada nesse momento na rádio, falta de consideração total, sendo q tiveram várias corridas nesse fim de semana
Abraços,

José Pedro Morgado disse...

Helio
Só para esclarecer a reprise lá na radio, é porque estamos preparando um programa especial amanha e claro que todas as categorias serão analisadas durante a semana sem o menor problema
Abraços

Helio Castro disse...

Pedro,
Nada é desculpa pra vc e a Fernanda reprisarem programa sendo q isso não é legal pra vcs mesmo, sinceramente é falta de consideração e duvido q alguém teja gostando do q ta acontecendo.
Abraços