domingo, 27 de maio de 2012

Fórmula 1 2012 – Mark Webber vence a etapa de Mônaco da Fórmula 1

O australiano Mark Webber venceu neste domingo, dia 27 de maio, a sexta etapa da Fórmula 1 que aconteceu nas tradicionais ruas de Monte Carlo.
Na largada, Mark Webber segurou a liderança, enquanto que Michael Schumacher ao tentar passar por fora acabou sendo exprimido por Romain Grosjean acertando a roda dianteira de Schumacher, com isso Grosjean acabou rodando e abandonando a corrida com a suspensão quebrada prejudicando Kamui Kobayashi que não conseguiu desviar acertando o carro abandonando assim a corrida.
Outro que teve problemas na largada foi Pastor Maldonado ao perder o controle do carro acertando a traseira de Pedro de la Rosa, com isso acabou parando na curva da antiga estação até que conseguiu chegar nos boxes, mas não conseguiu retornar a prova.
A direção da prova acionou o safety car para retirada dos detritos do carro de Romain Grosjean, mas os fiscais quase foram atropelados por Mark Webber.
A relargada aconteceu duas voltas mais tarde sem nenhuma grande disputa a não ser o fato de Sergio Perez ter arriscado tudo para conseguir ultrapassar os adversários.
No pelotão da frente os pilotos andavam em ritmos semelhantes, exceto Kimi Raikkonen que segurava o ritmo de Schumacher, Di Resta, Hulkemberg, Senna, Ricciardo e Kovalainen.
Uma questão bastante discutida entre os pilotos e equipes foi se a aparição de chuva, mas os radares enganaram a todos já que não ocorreu chuva e as estratégias de boxes puderam ser executadas normalmente.
A Mercedes tomou a iniciativa de ser a primeira a trocar os pneus de Nico Rosberg, com isso todos os outros foram para os box, exceto Sebastian Vettel que largou com pneus macios conseguindo resistir um pouco mais na pista.
Fernando Alonso que havia parado na volta 30 tinha um ritmo bastante consistente na terceira posição pressionando bastante Nico Rosberg e Mark Webber.
Na volta 37, o lance mais polêmico foi quando Kimi Raikkonen tentou ultrapassar Sergio Perez logo após a curva rascasse, mas Perez tomou o caminho dos boxes cortando de forma proposital a frente de Raikkonen que acabou perdendo a posição para Nico Hulkemberg, este lance foi discutido pela direção que puniu Perez com um drive through.
A diferença entre os seis primeiros era praticamente mínima, com isso Sebastian Vettel ao retornar dos box conseguiu ficar a frente de Lewis Hamilton e Felipe Massa assumindo assim a quarta posição.
Michael Schumacher avisou que estava com problemas, mas foi avisado para se manter ao máximo, mas não conseguiu abandonando faltando 13 voltas para o final.
A Toro Rosso acreditava que a chuva viria muito intensa, com isso realizou a troca de pneus de Jean Eric Vergne, mas a pista não estava suficientemente molhada desperdiçando uma corrida que estava sendo perfeita encerrando nas últimas posições.
Nas voltas finais, Rosberg, Alonso e Vettel se aproximaram de Mark Webber, mas não esboçaram alguma tentativa de ultrapassagem, com isso Webber se tornou o sexto vencedor diferente na temporada, o que é inédito na história da Fórmula 1.

A próxima etapa acontecerá no dia 10 de junho no circuito de rua de Montreal, no Canadá.

Classificação da corrida:

1º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 78 voltas em 1h46min06s557
2º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s643
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s947
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 1s343
5º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 4s101
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 6s195
7º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 41s500
8º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 42s500
9º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 44s000
10º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), a 44s500
11º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1 volta
12º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
13º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 1 volta
14º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), a 1 volta
15º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), a 2 voltas

Abandonaram:
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), na volta 70
Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), na volta 65
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), na volta 64
Michael Schumacher (ALE/Mercedes), na volta 63
Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), na volta 15
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), na volta 5
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), na volta 1
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), na volta 1
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), na volta 1

Crédito da imagem: GPupdate.net