quarta-feira, 10 de outubro de 2012

V8 Supercars 2012 – Jamie Whincup vence a etapa de Bathurst da V8 Supercars

O piloto Jamie Whincup venceu neste domingo, dia 7 de outubro, os 1.000km de Bathurst válido pela temporada 2012 da V8 Supercars. 
A corrida foi marcada por ser mais uma etapa na qual se formam duplas, com Davidson mantendo a liderança na largada, enquanto que Van Gisbergen realizou uma manobra eficiente de ultrapassagem assumindo a segunda posição. 
O inicio da prova foi marcado pela competitividade tanto que os vinte primeiros colocados se situavam com uma margem de 20 segundos de diferença. A primeira disputa por posições aconteceu na volta 10, quando Bright assumia a décima posição ao superar Warren Luff, que fazia dupla com Craig Lowndes. Quatro voltas mais tarde os pilotos enfrentaram problemas nos pneus, com isso precisando realizar pit stop, diferente do carro de Will Davidson que demonstrava um degaste muito pequeno. 
Na volta 20, Johnny Reid acabou ficando parado num ponto perigoso da pista acionando a bandeira amarela, com isso a maioria foi para o box realizar reparos e a troca de pilotos. 
No reinício, Warren Luff realizou uma boa ultrapassagem assumindo a segunda posição, enquanto que Dean Canto ultrapassou Rick Kelly, que era um dos pilotos que sofria com o desgaste prematuro dos pneus. Na volta 32, Jamie Whincup começava a aparecer na prova ao conseguir um ritmo bastante consistente assumindo a sétima posição, enquanto que voltas à frente o safety car foi acionado por causa de detritos na pista, com isso Whincup assumia a liderança na relargada abrindo uma vantagem bastante significativa para os adversários. 
A disputa mais intensa aconteceu pela segunda posição entre 7 pilotos, com isso Craig Lowndes, que tentava se recuperar, ultrapassava Luke Younden para assumir a quarta posição, na volta seguinte conquistava mais uma posição ao superar Dean Canto. John McinTyre não demonstrava um grande ritmo, mas conseguia segurar a segunda posição formando o famoso trenzinho atrás dele, com isso Whincup abria 16 segundos de vantagem para os adversários mantendo uma liderança confortável. Na volta 55, Steve Owen acabou acertando o muro da curva 2, enquanto que Mcintyre passou reto mais a frente perdendo posição, acionando a bandeira amarela com Dumbrell assumindo o carro 1. 
No reinício a direção da prova resolveu investigar alguns pilotos por irregularidades no pit stop, enquanto que Paul Dumbrell assumia a segunda posição sendo pressionado por David Reynolds ao se aproveitar do bom rendimento na pista. Mais atrás, Craig Lowndes iniciava uma grande corrida de recuperação, tanto que na volta 70 já estava na oitava posição ao ultrapassar Steve Johnson, enquanto que cinco voltas mais tarde Mark Wintebotton demonstrava um grande resultado ao conquistar a quinta posição. 
Na metade da corrida, Shane van Gisbergen estava na liderança segurando o ímpeto de Paul Dumbrell, enquanto que cinco voltas mais tarde Luff mostrando bom desempenho conquistou a sexta posição. 
Na volta 92, o safety car foi acionado devido um carro ter ficado parado em posição perigosa, com a relargada acontecendo três voltas à frente, enquanto que Paul Dumbrell dominava com muita facilidade, mas a ação não durou muito, pois na volta 105 Andrew Jones ter ficado atolado. 
A disputa na pista acabou dando uma esfriada até que na volta 117 David Reynolds pressionou Whincup pela liderança, mas não obteve êxito, enquanto que o destaque final da prova ficou com Craig Lowndes ao se aproveitar da estratégia de reabastecimento e agressividade para assumir a terceira posição nos instantes finais. 
A disputa pela liderança durou até a última volta, com Reynolds pressionando muito Whincup, mas sem chances de ultrapassar o atual campeão com Paul Dumbell conquistaram a vitória. 

Classificação da corrida: 
 1 Paul Dumbrell / Jamie Whincup Commodore VE2 06:16:01:3304 
2 Dean Canto / David Reynolds Falcon FG 06:16:01:6433 
3 Craig Lowndes / Warren Luff Commodore VE2 06:16:10:1189 
4 Cameron McConville / James Courtney Commodore VE2 06:16:10:8345 
5 Michael Caruso / Greg Ritter Commodore VE2 06:16:12:4332 
6 Jonathon Webb / Scott McLaughlin Commodore VE2 06:16:19:5156 
7 Tim Slade / Andrew Thompson Falcon FG 06:16:22:3738 
8 Lee Holdsworth / Craig Baird Falcon FG 06:16:29:0058 
9 Russell Ingall / Christian Klein Commodore VE2 06:16:43:3869 
10 Alex Davison / James Moffat Falcon FG 06:16:46:1079 
11 Steve Richards / Mark Winterbottom Falcon FG 06:16:56:2806 
12 Luke Youlden / Shane van Gisbergen Falcon FG 06:16:58:6215 
13 Greg Murphy / Owen Kelly Commodore VE2 06:17:01:6115 
14 Chris Pither / David Wall Commodore VE2 06:17:17:0366 
15 Rick Kelly / David Russell Commodore VE2 06:17:25:5827 
16 Jack Perkins / Alexandre Premat Commodore VE2 06:17:35:6426 
17 Steven Johnson / Allan Simonsen Falcon FG 06:17:35:8638 
18 Todd Kelly / Tim Blanchard Commodore VE2 06:17:47:5996 
19 Karl Reindler / Daniel Gaunt Commodore VE2 06:17:48:2209 
20 Cameron Waters / Jesse Dixon Commodore VE2 06:17:30:1086 
21 Jason Bright / Andrew Jones Commodore VE2 06:16:34:5298 
22 Dean Fiore / Matthew Halliday Falcon FG 06:16:36:7285 
23 Fabian Coulthard / David Besnard Commodore VE2 06:17:32:3699 
24 Will Davison / John McIntyre Falcon FG 06:16:20:9005 
25 Garth Tander / Nick Percat Commodore VE2 06:16:22:0537

Crédito da imagem: site oficial da categoria

0 comentários: