Por: José Pedro Morgado
Os treinos de pré-temporada da Fórmula 1 estão mostrando fatores determinantes e alguns muito interessantes que pode vir a se desenhar o perfil do que esperar para a temporada de 2010.
Nos dois primeiros circuitos os carros andaram em ótimo ritmo onde a velocidade não é muito importante, mas exigem um nível técnico muito grande, outro fator que influenciou a preparação dos times foi o clima, pois enquanto Valência obteve-se uma temperatura muito baixa, em Jerez a chuva deu o ar da graça, o que para algumas equipes foi muito ruim.
Estava lendo a excelente coluna do Luis Fernando Ramos, conhecido como Ico, concordei quando ele comentou que o desenvolvimento dos carros, apesar de alguns estarem muito próximos já dá para se desenhar um pouco como será essa temporada.
As equipes podem ser divididas em três pelotões, os de ponta, os intermediários e fim do grid. Foi o que se pode reparar nesse início de testes, apesar de que tudo pode mudar a partir dos testes em Barcelona, por ser um circuito onde tem curvas e retas mais velozes do que Jerez e Valência.
Ferrari
Em minha opinião possui a melhor dupla da temporada, e o resultado de mais de seis meses de preparação do novo carro é muito satisfatório.
O F10 é um carro muito rápido, porém sofre muito com a durabilidade e ainda não se sabe se o motor continua bebendo muito.
Fernando Alonso se mostrou muito motivado e tranqüilo em relação ao desenvolvimento do carro, o mesmo pode ser reparado em relação a Felipe Massa que esboçou satisfação com o carro novo.
Os dois vão brigar pelo título sem dúvida nenhuma.
McLaren
Jenson Button fez o melhor tempo de toda a semana em Jerez enquanto que Lewis Hamilton não ficou muito para trás, podendo ser os maiores rivais dos carros vermelhos para essa temporada.
A equipe possui uma dupla forte e seu carro MP4-25 se mostrou muito confiável e o motor Mercedes, além de ser econômico, tem muita potência.
O que pode atrapalhar realmente é se o ego de um dos campeões crescerem demais e começarem a brigar para ver quem será o primeiro piloto, igual aconteceu em 2007 entre o próprio Hamilton e Fernando Alonso.
Red Bull
Parece que Adrian Newey acertou em cheio quando disse que iria aprimorar o projeto do carro do ano passado, pois o RB6 se mostrou muito rápido em ambas as situações, treino e corrida.
No entanto o que realmente os pilotos Sebastian Vettel e Mark Webber precisam se preocupar é com a confiabilidade do motor Renault que os deixaram na mão durante a temporada 2009.
Foi uma das equipes que menos andou, mas pelo desenvolvimento do carro e a motivação dos pilotos, pode-se dizer que estão na luta pelo título mais uma vez dando trabalho aos adversários.
Mercedes
A equipe mais visada e olhada pelos jornalistas por causa da volta de Michael Schumacher é uma equipe grande que está um pouco atrás em seu desenvolvimento, por causa de problemas na parte estrutural do W01, porém em velocidade não deve a nenhuma outra equipe.
Nico Rosberg e Michael Schumacher poderão brigar sim por vitórias e por títulos, nunca se pode descartar um piloto rápido e um multicampeão.
Agora abordaremos as equipes médias, que poderão surpreender conquistando alguns pódios e que brigaram por pontos.
Renault
“Uma nova equipe”, essa é a Renault com Robert Kubica que já mostrou que se tiver um carro bom ele dá trabalho, e Vitaly Petrov, que mostrou na GP2 sua velocidade, além de suas trapalhadas.
O R30 não tem um ritmo constante, isso pode atrapalhar realmente a equipe durante a temporada, mas pode sempre brigar por pontos e com alguma sorte um pódio.
Sauber
A maior surpresa dos treinos de pré-temporada, a meu ver, principalmente por conta do bom desempenho de Kamui Kobayashi.
O carro da Sauber apesar do problema que apresentou em Jerez poderá brigar por pontos, mas agora a única dúvida que fica no ar é se esse desempenho surpreendente servirá para buscar patrocínios ou será constante durante toda a temporada 2010? É esperar para ver.
Pedro de La Rosa vai tentar apagar a péssima imagem que o Luca Badoer deixou no ano passado, nada, além disso.
Toro Rosso
Outra equipe que igual a Sauber deixou uma boa impressão, os pilotos Sebastien Buemi e Jaime Alguensuari surpreenderam e poderão brigar por pontos, nada, além disso.
O STR5 pode sofrer exatamente com o consumo do motor Ferrari e pela sua performance que não foi muito constante.
Mas tudo pode se esperar do modelo que foi projetado por Adrian Newey.
Williams
A equipe Williams possui um bom carro, mas como sempre não tem um motor que empurre, esse é o FW32.
Os pilotos andaram sempre no meio da tabela dos tempos, o que não anima muito Rubens Barrichello, considerado no paddock como um bom acertador de carros e Nico Hulkenberg que estréia na Fórmula 1, mas como todos sabem, precisa mostrar serviço e bem rápido.
Force Índia
Umas das equipes que menos andou nos testes, poderá se mostrar muito competitiva nos circuitos de altíssima velocidade, igual do ano passado, esse é o retrato do carro da Force Índia.
Os pilotos Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi possuem um pé direito muito pesado, porém poderão sofrer com a dificuldade de dirigibilidade do carro e do acerto também.
A equipe está praticamente na mesma situação do ano passado, poderá fazer um ponto ou outro, dependendo das corridas.
Agora as novatas que conseguiram colocar seus carros na pista:
Virgin Manor
O VR-01 apresentou vários problemas, o que impediu de fazer muita quilometragem, porém os pilotos Lucas de Grassi e Timo Glock andaram melhor que a Lotus e vai concentrar seus trabalhos na confiabilidade do carro, para conseguir completar as corridas da temporada.
Lotus
A primeira equipe novata a colocar o carro na pista, porém deve brigar pelas últimas colocações com certeza, que contará com Jarno Trulli e Heikki Kovalainen.
A confiabilidade não foi a maior dificuldade do T107, porém parece mais uma tartaruga, pois não possui velocidade. Isso tem que ser melhorando o mais breve possível, porque os pilotos são rápidos e um pouco inconstantes, mas com certeza não querem andar nas últimas posições.
Sobre a Campos e USF1 é a maior novela sem solução da Fórmula 1, ninguém sabe o que vai acontecer com as equipes, acredito que uma das duas vai fechar e entrará a StefanGP que herdou toda a estrutura da finada equipe Toyota.
Coitado do Bruno Senna que não poderá treinar direito e vai chegar de pára-quedas no Bahrein com um carro que é uma incógnita.
Crédito das fotos: gpupdate.net
Os treinos de pré-temporada da Fórmula 1 estão mostrando fatores determinantes e alguns muito interessantes que pode vir a se desenhar o perfil do que esperar para a temporada de 2010.
Nos dois primeiros circuitos os carros andaram em ótimo ritmo onde a velocidade não é muito importante, mas exigem um nível técnico muito grande, outro fator que influenciou a preparação dos times foi o clima, pois enquanto Valência obteve-se uma temperatura muito baixa, em Jerez a chuva deu o ar da graça, o que para algumas equipes foi muito ruim.
Estava lendo a excelente coluna do Luis Fernando Ramos, conhecido como Ico, concordei quando ele comentou que o desenvolvimento dos carros, apesar de alguns estarem muito próximos já dá para se desenhar um pouco como será essa temporada.
As equipes podem ser divididas em três pelotões, os de ponta, os intermediários e fim do grid. Foi o que se pode reparar nesse início de testes, apesar de que tudo pode mudar a partir dos testes em Barcelona, por ser um circuito onde tem curvas e retas mais velozes do que Jerez e Valência.
Ferrari
Em minha opinião possui a melhor dupla da temporada, e o resultado de mais de seis meses de preparação do novo carro é muito satisfatório.
O F10 é um carro muito rápido, porém sofre muito com a durabilidade e ainda não se sabe se o motor continua bebendo muito.
Fernando Alonso se mostrou muito motivado e tranqüilo em relação ao desenvolvimento do carro, o mesmo pode ser reparado em relação a Felipe Massa que esboçou satisfação com o carro novo.
Os dois vão brigar pelo título sem dúvida nenhuma.
McLaren
Jenson Button fez o melhor tempo de toda a semana em Jerez enquanto que Lewis Hamilton não ficou muito para trás, podendo ser os maiores rivais dos carros vermelhos para essa temporada.
A equipe possui uma dupla forte e seu carro MP4-25 se mostrou muito confiável e o motor Mercedes, além de ser econômico, tem muita potência.
O que pode atrapalhar realmente é se o ego de um dos campeões crescerem demais e começarem a brigar para ver quem será o primeiro piloto, igual aconteceu em 2007 entre o próprio Hamilton e Fernando Alonso.
Red Bull
Parece que Adrian Newey acertou em cheio quando disse que iria aprimorar o projeto do carro do ano passado, pois o RB6 se mostrou muito rápido em ambas as situações, treino e corrida.
No entanto o que realmente os pilotos Sebastian Vettel e Mark Webber precisam se preocupar é com a confiabilidade do motor Renault que os deixaram na mão durante a temporada 2009.
Foi uma das equipes que menos andou, mas pelo desenvolvimento do carro e a motivação dos pilotos, pode-se dizer que estão na luta pelo título mais uma vez dando trabalho aos adversários.
Mercedes
A equipe mais visada e olhada pelos jornalistas por causa da volta de Michael Schumacher é uma equipe grande que está um pouco atrás em seu desenvolvimento, por causa de problemas na parte estrutural do W01, porém em velocidade não deve a nenhuma outra equipe.
Nico Rosberg e Michael Schumacher poderão brigar sim por vitórias e por títulos, nunca se pode descartar um piloto rápido e um multicampeão.
Agora abordaremos as equipes médias, que poderão surpreender conquistando alguns pódios e que brigaram por pontos.
Renault
“Uma nova equipe”, essa é a Renault com Robert Kubica que já mostrou que se tiver um carro bom ele dá trabalho, e Vitaly Petrov, que mostrou na GP2 sua velocidade, além de suas trapalhadas.
O R30 não tem um ritmo constante, isso pode atrapalhar realmente a equipe durante a temporada, mas pode sempre brigar por pontos e com alguma sorte um pódio.
Sauber
A maior surpresa dos treinos de pré-temporada, a meu ver, principalmente por conta do bom desempenho de Kamui Kobayashi.
O carro da Sauber apesar do problema que apresentou em Jerez poderá brigar por pontos, mas agora a única dúvida que fica no ar é se esse desempenho surpreendente servirá para buscar patrocínios ou será constante durante toda a temporada 2010? É esperar para ver.
Pedro de La Rosa vai tentar apagar a péssima imagem que o Luca Badoer deixou no ano passado, nada, além disso.
Toro Rosso
Outra equipe que igual a Sauber deixou uma boa impressão, os pilotos Sebastien Buemi e Jaime Alguensuari surpreenderam e poderão brigar por pontos, nada, além disso.
O STR5 pode sofrer exatamente com o consumo do motor Ferrari e pela sua performance que não foi muito constante.
Mas tudo pode se esperar do modelo que foi projetado por Adrian Newey.
Williams
A equipe Williams possui um bom carro, mas como sempre não tem um motor que empurre, esse é o FW32.
Os pilotos andaram sempre no meio da tabela dos tempos, o que não anima muito Rubens Barrichello, considerado no paddock como um bom acertador de carros e Nico Hulkenberg que estréia na Fórmula 1, mas como todos sabem, precisa mostrar serviço e bem rápido.
Force Índia
Umas das equipes que menos andou nos testes, poderá se mostrar muito competitiva nos circuitos de altíssima velocidade, igual do ano passado, esse é o retrato do carro da Force Índia.
Os pilotos Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi possuem um pé direito muito pesado, porém poderão sofrer com a dificuldade de dirigibilidade do carro e do acerto também.
A equipe está praticamente na mesma situação do ano passado, poderá fazer um ponto ou outro, dependendo das corridas.
Agora as novatas que conseguiram colocar seus carros na pista:
Virgin Manor
O VR-01 apresentou vários problemas, o que impediu de fazer muita quilometragem, porém os pilotos Lucas de Grassi e Timo Glock andaram melhor que a Lotus e vai concentrar seus trabalhos na confiabilidade do carro, para conseguir completar as corridas da temporada.
Lotus
A primeira equipe novata a colocar o carro na pista, porém deve brigar pelas últimas colocações com certeza, que contará com Jarno Trulli e Heikki Kovalainen.
A confiabilidade não foi a maior dificuldade do T107, porém parece mais uma tartaruga, pois não possui velocidade. Isso tem que ser melhorando o mais breve possível, porque os pilotos são rápidos e um pouco inconstantes, mas com certeza não querem andar nas últimas posições.
Sobre a Campos e USF1 é a maior novela sem solução da Fórmula 1, ninguém sabe o que vai acontecer com as equipes, acredito que uma das duas vai fechar e entrará a StefanGP que herdou toda a estrutura da finada equipe Toyota.
Coitado do Bruno Senna que não poderá treinar direito e vai chegar de pára-quedas no Bahrein com um carro que é uma incógnita.
Crédito das fotos: gpupdate.net
0 comentários:
Postar um comentário