Por: Fernanda Esteves
Esta é uma edição especial, que juntamente como o Inside's Car, estarei abordando os maiores campeoões de todas as modalidades do automobilismo.
Para inaugurar esta edição especial Era dos Campeões estarei abordando sobre o heptacampeão de Fórmula 1 Michael Schumacher.
Michael Schumacher
Michael Schumacher nasceu dia 3 de janeiro de 1969, em Hürth-Hermülheim, é um automobilista alemão, conquistou sete vezes o campeonato de Fórmula 1, principal categoria do automobilismo.
Schumacher é o maior piloto de todos os tempos da categoria, pois superou praticamente todos os recordes possíveis ao longo de seus quinze anos de carreira.
A carreira de Michael Schumacher iniciou aos quatro anos quando ganhou seu primeiro kart, na pequena cidade de Kerpen, na Alemanha, mas só começou a competir aos quatorze anos e profissionalmente aos vinte e dois anos.
Em 1987, Schumacher iniciou sua carreira em monopostos na Fórmula König, onde recebia investimento de dezesseis mil marcos alemães por corrida, se tornando campeão da categoria neste mesmo.
Já no ano de 1988 passa a disputar a Fórmula Ford conquistando o vice-campeonato da categoria, enquanto que em 1989 encerra em terceiro lugar na Fórmula 3.
Em 1990, Schumacher foi escolhido em um programa de formação de jovens pilotos promissores financiado pela Mercedes-Benz, tendo como companheiros Heinz-Harald Frentzen e Karl Wendlinger e encerrou o campeonato na quinta colocação. No final do ano a montadora decidiu coloca-lo para participar da corrida de encerramento da temporada do DTM para aprimorar o ritimo de corrida e terminou com o 15º tempo nos treinos, mas abandou a corrida logo na primeira curva.
Esta é uma edição especial, que juntamente como o Inside's Car, estarei abordando os maiores campeoões de todas as modalidades do automobilismo.
Para inaugurar esta edição especial Era dos Campeões estarei abordando sobre o heptacampeão de Fórmula 1 Michael Schumacher.
Michael Schumacher
Michael Schumacher nasceu dia 3 de janeiro de 1969, em Hürth-Hermülheim, é um automobilista alemão, conquistou sete vezes o campeonato de Fórmula 1, principal categoria do automobilismo.
Schumacher é o maior piloto de todos os tempos da categoria, pois superou praticamente todos os recordes possíveis ao longo de seus quinze anos de carreira.
A carreira de Michael Schumacher iniciou aos quatro anos quando ganhou seu primeiro kart, na pequena cidade de Kerpen, na Alemanha, mas só começou a competir aos quatorze anos e profissionalmente aos vinte e dois anos.
Em 1987, Schumacher iniciou sua carreira em monopostos na Fórmula König, onde recebia investimento de dezesseis mil marcos alemães por corrida, se tornando campeão da categoria neste mesmo.
Já no ano de 1988 passa a disputar a Fórmula Ford conquistando o vice-campeonato da categoria, enquanto que em 1989 encerra em terceiro lugar na Fórmula 3.
Em 1990, Schumacher foi escolhido em um programa de formação de jovens pilotos promissores financiado pela Mercedes-Benz, tendo como companheiros Heinz-Harald Frentzen e Karl Wendlinger e encerrou o campeonato na quinta colocação. No final do ano a montadora decidiu coloca-lo para participar da corrida de encerramento da temporada do DTM para aprimorar o ritimo de corrida e terminou com o 15º tempo nos treinos, mas abandou a corrida logo na primeira curva.
Em 1991, Michael Schumacher estréia na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Bélgica pela equipe Jordan substituindo Bertrand Gachot, que havia sido preso por ter se envolvido em um acidente de trânsito, conquistando a melhor posição no grid de largada da equipe, mas apesar de não ter conseguido terminar a corrida chamou a atenção de Flávio Briatore, que desediu Roberto Pupo contratando Schumacher para formar dupla com Nelson Piquet na equipe Benetton.
Nas temporadas de 1992 e 1993, Schumacher venceu duas corridas encerrando o campeonato na terceira e quarta posição, respectivamente.
A temporada de 1994 foi o campeonato em que toda a história deste ícone da Fórmula 1 se iniciou, devido ter sido o ano no qual Michael Schumacher conquista seu primeiro título mundial por apenas um ponto, apesar de ter sofrido diversas punições, desclassificação e até mesmo um banimento por duas corridas. Além de ter sido a primeira vez na história que um piloto alemão foi consagrado campeão da Fórmula 1 surpreendentemente com motores Ford.
Em 1995, Schumacher continua a defender a equipe Benetton, agora equipada com motores Renault mais potentes do que o da temporada anterior, consagrando-se bicampeão mundial da Fórmula 1, esta temporada foi marcada pela grande vitória de Schumacher na etapa da Bélgica, em que largara da 16ª posição e conquista o primero lugar da corrida, além de a Benetton ter conquistado o título dos construtores.
O ano de 1996, foi marcado pela transferência de Schumacher para a equipe Ferrari, levando consigo toda a sua equipe técnica da Benetton, que era liderado por Ross Brawn, com a meta de quebrar o jejum de dezoito anos da equipe sem conquistar o título mundial de pilotos.
Além de Schumacher ter conquistado sua primeira vitória pela Ferrari na etapa da Espanha, após largar em terceiro e dar um show de pilotagem debaixo de forte chuva, encerrando o campeonato na terceira posição atrás apenas de Damon Hill e Jacques Villeneuve.
A temporada de 1997 não foi boa para Schumacher, devido na última etapa do ano Schumacher ter jogado seu carro contra o de Jacques Villeneuve na tentativa de tira-lo da corrida, mas errou e acabou perdendo a corrida, por fim a FIA entendeu que a manobra foi antidesportiva e retirou-lhe o vice-campeonato, mas manteve os pontos e as vitórias conquistadas na temporada.
Em 1998, Schumacher conquistou o vice-campeonato de Fórmula 1, devido a David Coulthard o ter tirado da corrida na etapa de Spa, mas a temporada foi disputada até a última etapa, e com isso Mika Hakkinen conquistou seu primeiro título mundial de Fórmula 1.
No ano de 1999, Schumacher se acidentou durante a primeira volta da etapa da Inglaterra, devido atravamento das rodas dianteiras perdendo o controle do carro e batendo violentamento no muro de proteção, com isso fraturou a perna direita ausentando-se por sete corridas perdendo assim o título de pilotos, contudo Schumacher regressou a tempo das duas últimas corridas ajudando a Ferrari a consagrar-se campeã de construtores após dezesseis anos sem títulos.
A partir do ano de 2000, Schumacher conquista cinco campeonatos consecutivamente, sendo o primeiro a realizar tal feito, além de sua equipe ter consquitado seis títulos de construtores consecutivos, algo inédito na história da Fórmula 1, isso graças aos esforços de Schumacher e sua equipe composta por Ross Brawn, Aldo Costa, Jean Todt, Rory Byrne, Rubens Barrichello e dentre outros.
Nos períodos de 2002 e 2004, Schumacher conquista além dos campeonatos diversos recordes muito deles inéditos.
A temporada de 2002, foi marcada pela polêmica etapa da Áustria, na qual a Ferrari obrigou Rubens Barrichello, então companheiro de equipe de Schumacher, a entregar a vitória a Schumacher. Essa ultrapassagem ocorreu após a última curva antes da linha de chegada, e apesar de ter sido feito por diversas vezes na história da categoria o jogo de equipe, este caso provocou uma intensa vaia no pódio, devido o campeonato ainda estar no início e pela proximidade da bandeirada final, além de Schumacher, envergonhado, ter trocado de lugar no pódio com Barrichello.
No ano de 2005, precisamente na etapa dos Estados Unidos Schumacher vence uma corrida disputada por apenas seis carros, após todos os carros equipados com pneus Michelin terem abandonado a corrida já que os pneus não ofereciam garantias de segurança na curva que antecede a reta da meta, mas mesmo assim termina a temporada na terceira posição atrás de Fernando Alonso e Kimi Räikkönen.
Na temporada de 2006, Schumacher perdeu o campeonato para Fernando Alonso numa disputa acirrada decidida na última etapa, mostrando que assim como Schumacher Alonso era um piloto muito rápido e constante, mesmo assim Schumacher superou a marca de pole positions de Ayrton Senna.
O Grande Prêmio do Brasil da temporada de 2006 foi a última etapa de Schumacher no mundial de Fórmula 1, mas realizou uma das mais inesquecíveis corridas ao realizar uma série de ultrapassagens encerrando a corrida na quarta posição.
É de se concluir que Michael Schumacher se aposentou da Fórmula 1 conquistando praticamente todos os mais importantes recordes da categoria.
Em 2007, Schumacher recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias, galardão concedido pela Fundación Príncipe de Asturias, na cidade de Oviedo, na Espanha. Neste mesmo ano, Schumacher consagrou-se campeão geral do Desafio das Estrelas de Kart, realizando o melhor da competição e vencendo a primeira das duas baterias disputadas.
No ano de 2008, Schumacher participa novamente do Desafio das Estrelas, mas não conquista a corrida abandonando as duas baterias da competição.
Em 2009, Michael Schumacher anunciou seu retorno ao mundial de Fórmula 1 pela equipe Mercedes GP, tendo como companheiro de equipe Nico Rosberg.
Crédito das Fotos: site oficial do Michael Schumacher
2 comentários:
Olá,
Tenho que deixar meus parabéns por essa idéia da era dos campeões, realmente essa idéia de juntas as duas colunas ficou fera demais, pois conheceremos um pouco mais dos melhores pilotos do automobilismo e claro relembrar grandes momentos desses gênios.
Ai o blog é só sucesso.
Tenho que dizer que a primeira foto do Schumacher ta bem estranha, mas ficou muito bom o texto.
Abraço,
Adilson
Boa noite,
Parabéns por essa abordagem sobre a vida do incrível piloto que é o Michael Schumacher.
O blog está cada dia melhor, valeu pela grande cobertura que vocês vêem realizando a cada dia.
Desejo sucesso sempre para vocês.
Abraços,
Johnatan
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