segunda-feira, 26 de abril de 2010

Inside's Car - Era dos Campeões - Michael Schumacher

Por: José Pedro Morgado

Um dos circuitos mais tradicionais da Fórmula 1 foi palco de uma disputa épica entre o campeão de Fórmula 1 do ano de 1994 e o vice-campeão do mesmo ano.
O circuito mencionado é o de Spa-Franchochamps, na Bélgica, e os pilotos, o alemão Michael Schumacher da Benetton-Renault e Damon Hill da Williams-Renault, dois motores iguais, mas os carros completamente diferentes.
O grande prêmio da Bélgica sempre é lembrado pelas variações climáticas repentinas que acontecem durante a corrida e nessa corrida de 1995 não foi diferente, com 20 voltas completadas uma garoa fina cai sobre o circuito belga e o inglês da Williams foi para o box para colocar os pneus biscoito próprios para chuva, enquanto Schumacher continuou na pista com os pneus slick para pista seca.
Como o circuito possui quase 7km é difícil de molhar totalmente, porém Hill conseguiu chegar no alemão da Benetton começando uma das batalhas mais acirradas da temporada de 1995.
Michael Schumacher abriu a volta 22 com Damon Hill colado e como o carro do inglês tinha mais aderência partiu para cima na reta oposta do circuito, porém Schumacher conseguiu frear dentro da curva impedindo a ultrapassagem de Hill.
Em mais três curvas Damon Hill tentou a ultrapassagem, porém Schumacher sempre o fechava mostrando uma perícia muito grande em chuva.
Na volta seguinte, o piloto da Williams tentou passar por fora na primeira curva, sem sucesso colando novamente na Benetton depois da Eau Rouge para tentar ultrapassar novamente no final da reta oposta, só que dessa vez Hill consegue devido a Schumacher não conseguir fazer a curva passando reto na chicane.
No final da corrida Michael Schumacher cruza a linha de chegada em primeiro lugar com Damon Hill em segundo lugar.
É de se constatar que foi uma das brigas mais emocionantes e acirradas do heptacampeão mundial de Fórmula 1, mostrando na ocasião o porque ele era campeão do mundo, além de rápido em qualquer condição tinha braço e perícia para segurar o carro em difíceis condições.
Agora é esperar para ver se Schumacher repete essa atuação na temporada 2010 de Fórmula 1 momento em que está retornando a categoria após 3 anos de aposentadoria.

3 comentários:

Adilson Soares disse...

Olá,
Tenho que deixar meus parabéns por essa idéia da era dos campeões.
Ai o blog é só sucesso.
Realmente este epsódio foi muito bom, parabéns pela abordagem, o vídeo ficou show de bola.
Abraço,
Adilson

Johnatan Brandly disse...

Boa noite,
Parabéns por essa abordagem sobre este grande prêmio, foi realmente muito bom relembra-lo.
Pena que não consegui ver o vídeo, pois deu erro para mim.
O blog está cada dia melhor, valeu pela grande cobertura que vocês vêem realizando a cada dia.
Desejo sucesso sempre para vocês.
Abraços,
Johnatan

Ricardo Moraes disse...

Opa,
Que incrível reviver esse grande prêmio.
Ai será que posso dar uma dica sobre um momento que vocês podiam abordar nesse série?
Tipo não sei se enquadra na série de vocês, mas seria legal abordar sobre, putz esqueci o nome do piloto agora, mas vamos ver se vcocês se lembram, quando o piloto pegou carona no carro de outro porque o carro dele parou, ai foi mal mas sou péssimo com nomes.
Show de bola o blog de vocês, tive conhecimento dele ontem pesquisando sobre alguns assuntos no google.
Parabéns.
Abraços,
Ricardo