domingo, 18 de abril de 2010

Jenson Button vence em Xangai, sua segunda vitória na temporada 2010 da Fórmula 1.

Por: José Pedro Morgado
Foto: Jenson Button recebendo a bandeirada

Numa corrida cheia de emoções e alternativas, o inglês Jenson Button conquistou sua segunda vitória na temporada 2010 da Fórmula 1. Com uma estratégia ousada e tentando se sustentar com o mesmo pneu intermediário por mais de 30 voltas, o campeão de 2009 venceu na madrugada deste domingo, dia 18 de abril, o Grande Prêmio da China.
Em segundo lugar ficou Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe, seguido por Nico Rosberg da Mercedes.
Faltando 5 minutos para a largada começou a cair uma garoa ameaçando molhar a pista.
Timo Glock, piloto da Virgin, nem partiu para a volta de apresentação o que demonstrava que a corrida seria quente.
Na largada, Fernando Alonso queimou a largada e na primeira volta Liuzzi, Buemi e Kobayashi se acidentaram forçando a entrada do safety car.
Na re-largada os ponteiros tentavam se recuperar, pois pararam para trocar pneus intermediários enquanto Jenson Button ficou na pista administrando a liderança, e Fernando Alonso tomou a punição de passagem pelo box.
Depois aconteceu a primeira confusão, Hamilton e Vettel disputando a freiada na entrada no box brigando dentro pit lane até a saída, porém Lewis Hamilton foi fazendo uma corrida de recuperação exemplar passando todos os adversários, começando por Rubens Barrichello.
E para variar a Ferrari errou na estratégia de box, pois sempre os dois pilotos paravam ao mesmo tempo prejudicando no início Alonso e depois Massa.
Na volta 12 uma das melhores ultrapassagens da prova quando Sutil e Vettel espalharam na curva do final da reta oposta e o Hamilton passou os dois por dentro.
Três voltas depois uma linda briga entre Schumacher e Hamilton, na qual o alemão da Mercedes resistiu brilhantemente protagonizando uma das melhores brigas da corrida, porém duas voltas depois, Hamilton passou Schumacher assumindo a quinta posição, e no final da volta Vettel passa Schumacher enquanto a chuva vinha chegando ao circuito.
Na volta 19, Nico Rosberg da uma saída de pista e Jenson Button assume a liderança da prova.
Na volta 20, mais um lance polêmico da prova quando Fernando Alonso passa por dentro o seu companheiro de equipe Felipe Massa, enquanto Vettel iria para cima de Hamilton, bem como todos os pilotos pararam para troca de pneus, porém Button não perdeu a liderança.
Na volta 23, o safety car foi acionado por causa de detritos na pista, com isso Kubica e os outros pilotos alcançaram Button e Rosberg causando uma grande confusão no grampo do final da reta.
Na segunda re-largada Hamilton deu uma trancada em Mark Webber fazendo-o sair da pista
Na volta 35, Nico Rosberg começa a ser muito pressionado por Lewis Hamilton e a dobradinha da equipe de Ron Dennis começava a se tornar realidade.
Foi um grande duelo entre os dois pilotos da nova geração e uma briga de gente grande.
Na volta 38, Lewis Hamilton fez a parada para trocar o pneus e seis voltas depois começa o show de Petrov passando por Alguensuari, e Felipe Massa também é ultrapassado pelo piloto da Toro Rosso.
Além de Petrov conseguir ultrapassagem em cima do Schumacher para assumir a oitava posição e na penúltima volta e Felipe Massa ultrapassa Schumacher conseguindo a nona posição.
O maior problema que aconteceu nessa prova foi a deteriorização rápida dos pneus, já que os dois pilotos da Mclaren ficaram sem pneus.
Agora Jenson Button é líder do campeonato, seguido por Rosberg, Alonso e Hamilton .A proxima etapa será em Barcelona na Espanha, no dia 9 de maio.



Crédito da Foto: GPUPDATE.NET

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a cobertura de vcs
contaram tudo que aconteceu nessa prova disputada e maravilhosa
um abraço a vcs