quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Fórmula 1 2009 - A equipe Renault anuncia venda de parte de ações para Genii

Por: Fernanda Esteves

A Renault confirmou sua permanência na temporada 2010 de Fórmula 1 nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro. Além de informar que vendeu parte de suas ações com Gerard Lopez, do consórcio Genii
Apesar de ter sido especulado que a Renault venderia 75% de seu time, a montadora não revelou a porcentagem, dizendo apenas que o consórcio Genii comprou uma “grande parte” da equipe.
A equipe informou que o acerto se trata de uma "parceria estratégica", em que a fábrica e seus novos sócios vão comandar a escuderia juntos.
Em 2010, o time vai manter o atual nome, além de “sua identidade e a essência que levou a equipe aos títulos de 2005 e 2006”, conforme escrito no comunicado publicado em seu site oficial.
A Renault ainda anunciou que continuará fornecendo motores para a Red Bull, já que continuará controlando sua fábrica em Viry-Châtillon.

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site grande prêmio

Stock Car 2009 - Diego Nunes estréia na Stock Car defendendo a equipe RC3 Bassani

Por: Fernanda Esteves
Foto: Diego Nunes

A RC3 Bassani anunciou a contratação do piloto Diego Nunes para a temporada 2010 da Stock Car, nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro, foi com esta equipe que disputou a F3 Sul-Americana.
Nunes será companheiro do piloto Antônio Jorge Neto e conciliará a presença na Stock Car com as provas na Europa, já que ainda busca um time na GP2.
“Estou bastante contente com este acerto com a Bassani. A Stock Car está crescendo muito e ano que vem o trabalho de marketing na categoria será bem interessante. Estou feliz em voltar a trabalhar com o Edu (Eduardo Bassani, dono da equipe) e vamos para cima dos pilotos mais experientes”, disse Diego Nunes.
Apesar de voltar a pilotar no Brasil, Nunes pretende continuar a competir na Europa. “Estou ainda negociando com equipes de GP2. Depois que eu soube que os calendários não coincidiam, não pensei duas vezes em competir também no Brasil”, comentou.
“O Diego é o piloto mais rápido que passou por aqui e sempre nos trouxe muita alegria e vitórias. É a minha aposta no sucesso da equipe. Com a renovação de contrato do Neto, vamos unir experiência e juventude para 2010”, afirmou o dono da RC3 Bassani

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site grande prêmio
Crédito da Foto: site globo.com

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Fórmula 1 2009 - A equipe Lotus confirma seus pilotos para a temporada de 2010 da Fórmula 1

Por: José Pedro Morgado
Foto: Pilotos da Lotus - AP

A equipe Malaia que adotou o nome Lotus anunciou os pilotos Jarno Trulli e Heikki Kovalainen para a temporada 2010 da Fórmula 1.
O anúncio aconteceu nessa segunda-feira, dia 14 de dezembro, na Malásia pelo ministro dos esportes malaio, que também deixou claro que o piloto Fairuz Fauzy será piloto de testes.
A última aparição da Lotus foi na temporada de 1994 com cinco pilotos, Alessando Zanardi, Johnny Herbert, Phillipe Adams, Mika Salo e Eric Bernard.
De acordo com o chefe de equipe Tony Fernandes, o objetivo da Lotus é ser a melhor das equipes novatas.

Crédito: Algumas informações tiradas do site Grande Prêmio

Fórmula Truck 2009 - Felipe Giaffone conquista o bicampeonato na temporada 2009 da Fórmula Truck

Por: Fernanda Esteves
Foto: Felipe Giaffone campeão da temporada 2009 de Fórmula Truck


O piloto Felipe Giaffone terminou a última etapa da Fórmula Truck, realizada em Brasília, em quarto lugar conquistando o título da temporada 2009 da Fórmula Truck.
Roberval Andrade fez uma corrida espetacular largando na 18ª posição e conseguindo cruzar a linha de chegada em primeiro, mas não foi o suficiente para tirar o título da temporada de Felipe Giaffone, que conquistou seu segundo título na categoria.
O piloto Geraldo Piquet terminou a corrida na segunda posição após ter travado um belo duelo com Andrade nas últimas voltas pela primeira colocação.
Djalma Fogaça finalizou sua participação no automobilismo nacional com a terceira posição na corrida realizada neste domingo, dia 13 de dezembro, sendo o destaque da etapa de Brasília, pois em sua prova de despedida das pistas, o piloto realizou uma ótima corrida, saindo da 19ª posição para a terceira colocação.
A largada foi tranqüila, Cirino manteve a ponta sem dificuldades, trazendo Leandro Reis na seqüência. Na segunda fila, Piquet pulou para a terceira posição, deixando Giaffone em quarto.
A partir daí, Andrade e Benavides fizeram uma prova de recuperação buscando subir posições volta após volta. No entanto, o piloto Benavides teve problemas no caminhão perto da metade da prova e foi obrigado a abandonar, dando adeus ao título.

Classificação da prova:
1 - Roberval Andrade, SP (Scania)
2 - Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz)
3 - Djalma Fogaça, SP (Ford)
4 - Felipe Giaffone, SP (Volkswagen)
5 - Renato Martins, PR (Volkswagen)
6 - Fabiano Brito, PR (Volvo)
7 - Fred Marinelli, PR (Iveco)
8 - Danilo Dirani, SP (Volvo)
9 - Débora Rodrigues, SP (Volkswagen)
10 - Pedro Muffato, PR (Scania)
11 - Adalberto Jardim, SP (Volkswagen)
12 - Diumar Bueno, PR (Volvo)
13 - Leandro Reis, GO (Scania)
14 - Anderson Toso, RS (Ford)
15 - Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz)
16 - Leandro Totti, PR (Ford)
17 - João Maistro, PR (Volvo)
18 - Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz)

Não completaram a prova:
Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz) – 22 voltas
Regis Boessio, RS (Volvo) 15 vts
Valmir Benavides, SP (Volkswagen) – 14 vts
Adilson cajuru, PE (Iveco) – 13 vts
José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz) – 6 vts
José Maria Reis, GO (Scania) – 5 vts
Beto Monteiro, PE (Iveco) – 3 voltas

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site grande prêmio
Crédito da Foto: site oficial da Fórmula Truck

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fórmula 1 2009 - Lucas Di Grassi participará da temporada 2010 da Fórmula 1

Por: Fernanda Esteves
Foto: piloto Lucas Di Grassi

O piloto Lucas Di Grassi assinou com a equipe Virgin Manor, sendo o quarto brasileiro a pilotar na temporada 2010 de Fórmula 1, juntando-se aos brasileiros Felipe Massa, Rubens Barrichello e Bruno Senna.
O site Grande Prêmio confirmou que Di Grassi será o segundo piloto da equipe Virgin em 2010, fazendo parceria com Timo Glock.
A Virgin é a equipe Manor rebatizada que deve anunciar seus planos nesta terça-feira, dia 15 de dezembro, na Inglaterra.
Di Grassi preferiu não esperar o que a equipe Renault vai fazer de sua vida para então tomar uma decisão. Há alguns anos preso na GP2, o piloto que vinha batendo à porta da Fórmula 1 sem que alguém a abrisse finalmente vai estrear na principal categoria do automobilismo.
No fim de novembro, dia 29, Lucas Di Grassi deixou o Brasil, onde participou da disputa do Desafio das Estrelas, em Florianópolis, foi à Europa para participar dos testes da Fórmula 1 em Jerez. No dia 30 de novembro assinou o contrato com a Virgin/Manor, que vai usar motores Cosworth.
O que vai ajudar o piloto Di Grassi é o patrocínio da marca Unilever, empresa, que completa 80 anos no Brasil e é proprietária de uma gama de marcas alimentícias e de cosméticos, vai estampar em Di Grassi a marca de seu xampu Clear.

Crédito: Informações retiradas do site grade prêmio
Crédito da Foto: site grande prêmio

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Entrevista de Blogueiro - Jorge Pezzolo


Foto: Jorge Pezzolo

Jorge Pezzolo tem 28 anos, pode-se dizer que é um multifuncional, pois trabalha em várias áreas. É formado em artes cênicas pela USP, mas no momento estuda cinema na Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, trabalha com iluminação para eventos, além de planejamento digital do site, na qual eventos e pilotos através de uma visão descontraída obtêm uma relação mais próxima com seus fãs.

Stop and Go: Qual o momento da Fórmula 1 que te marcou fazendo com que virasse fanático e desse o nome ao blog?
Jorge Pezzolo: Difícil dizer... acho que desde que nasci gosto de corridas, na minha família as manhãs de domingo foram tradicionais. Lembro de duas corridas em especial: o GP da Austrália de 1986, que com 5 anos foi uma batalha para ficar acordado e assistir a corrida, e o GP de Portugal de 1989 (ou 1990?) em que o Mansell desclassificado bateu no Ayrton Senna. A partir daí, nunca deixei de ver F1.

SAG: Como surgiu a idéia de fazer um blog sobre automobilismo?
JP: Percebi que pouco se mostrava dos bastidores, colocam o “fanático” por corridas lá na arquibancada debaixo de sol e chuva, como se não fosse ele o motor desse mundo. É pra esse cara que estamos falando.

SAG: Qual foi o momento mais marcante do blog?
JP: O Blog sempre me proporciona aventuras, acho que os eventos que fomos convidados a cobrir e alguns “furos” que meio sem querer conseguimos foram marcantes. Não é o nosso foco mas ás vezes acontece...

SAG: Em algum momento sentiu vontade de desistir do blog?
JP: Ás vezes a exposição é muito grande, principalmente por ele levar meu nome tem gente que confunde um pouco, mas tudo bem, desconecta alguns dias que passa... E fico triste com algumas pessoas que admirava serem tão temerosas com uma possível concorrência. Essa ponte virtual - real ás vezes é complicada!

SAG: Quem foi e quem é o seu ídolo no automobilismo?
JP: Emerson Fittipaldi, foi e é meu ídolo até hoje. Dos pilotos em atividade admiro Felipe Massa, um lutador!

SAG: Qual o evento mais emocionante que você já fez no pod do Pezzolo? E por quê?
JP: Acho que todos foram especiais, mas a cobertura deste ano da F1 direto do setor G foi “marginal”, acho que esses momentos do Pod são os mais felizes, todo mundo tomou um pouco de chuva com a gente lá!

SAG: Você já fez alguma loucura para assistir uma corrida ao vivo ou para falar com algum piloto? Se sim, qual?
JP: Acho que o primeiro GP da Argentina, em 1995, foi um dos eventos mais doidos que vi ao vivo. O evento do “ Jogo das Estrelas” também, entregamos o Troféu Blogueiros, que é nosso ranking dos melhores do ano, pro Titônio Massa...

SAG: Qual foi a maior dificuldade que você vivenciou para realizar o videocast? E por quê?
JP: Fazer um Videocast é muito, muito difícil. Agir com naturalidade nas câmeras, os problemas de vídeo, som, de upload, os públicos com necessidades diferentes. Mas o bacana é isso, fazemos junto com o público, melhoramos com os comentários...

SAG: Aonde a sua vitória no programa a Grande Chance ajudou no sucesso do blog?
JP: (Risos) Acho que em nada! Pouquíssima gente me conhecia naquela época. Vivo participando desses programas de perguntas e respostas da TV, eu os adoro! Agora temos uma lista para jogar “1 contra 100” do SBT no Twitter, quem sabe em breve vocês vão ver o Pezzolo enfrentando Roberto Justus?

SAG: Quais as disputas que mais te marcaram da Fórmula 1?
JP: Villeneuve e Schumacher em 1997 e Hamilton e Massa em 2008. E ainda tem quem diga que a F1 está chata!

SAG: O que você espera das novas equipes da Fórmula 1 na temporada? E qual vai se destacar?
JP: Olha, não espero muito. Reclamaram tanto de dois campeonatos paralelos em 2010 e acho que é o que vai acontecer: Ferrari, Mclaren e Red Bull devem andar muito a frente das outras. Acho que Virgin Manor tende a ser a melhor, mas vamos ter que esperar...

SAG: Qual o evento que você gostaria de realizar um pod do pezzolo, mas que ainda não fez? E por quê?
JP: Fórmula Indy seria o máximo, as 500 milhas um sonho. Vamos ver se conseguimos em breve. Depende de vocês, internautas!

SAG: Qual recado você deixaria para os amantes de automobilismo que acompanham o Blog Stop and Go?
JP: Fucem a internet, tem muita coisa boa por aí!

Fórmula Indy 2009 - Sambódromo e Marginal Tietê serão palco da temporada 2010 da Fórmula Indy

Por: Fernanda Esteves

A pista da etapa brasileira da temporada 2010 de Fórmula Indy terá como traçado o sambódromo do Anhembi, a marginal Tietê
A reta principal vai dar-se na própria Marginal, utilizando a chamada pista local e parte das novas faixas que ainda estão em construção do lado do sambódromo. As duas faixas da rua Olavo Fontoura serão usadas, e a ligação entre será realizada pela esférica Praça Campo de Bagatelle. O traçado continua até a saída do estacionamento do Anhembi, e os pilotos voltam à Marginal.
Se São Paulo estiver bem, ensolarada, sem resquícios do que aconteceu nesta terça-feira, dia 08 de dezembro, o anúncio oficial sairá nesta semana. Do contrário, só na segunda ou terça da próxima.
A corrida está marcada para o dia 14 de março abrindo a temporada do ano que vem da categoria norte-americana.

Crédito: Informações retiradas do site grande prêmio

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Motor News 2009 - Oitava edição

V8 Supercars

Os pilotos Garth Tander e James Courtney venceram as duas últimas etapas da V8 Super Car realizadas no circuito de Sidnei.
Porém quem teve o que comemorar foi Jamie Whincup que com a quinta colocação na primeira etapa se sagrou campeão da temporada 2009.
Na primeira corrida o pódio foi composto por Garth Tander em primeiro, seguido por Mark Winterbotton e Jason Bright, a segunda etapa foi vencida por James Courtney, seguido por Michael Caruso e Mark Winterbotton.

Kart - Desafio das Estrelas

Michael Schumacher e Felipe Massa venceram as duas baterias do desafio das estrelas que foi realizado no circuito de Canasvieiras, em Florianopolis.
Na primeira bateria, o pódio foi composto por Schumacher, Vitantonio Liuzzi e Felipe Massa.
Já na segunda, Felipe Massa venceu seguido por Schumacher e Vitor Meira.

Kart - 500 Milhas da Granja Viana

A equipe de Felipe Massa venceu a 13ª edição das 500 milhas da Granja Viana, que foi realizada no Kartódromo da Granja Viana em Cotia. Em segundo terminou a equipe de Ricardo Zonta e em terceiro a equipe octacampeã do evento, a de Rubens Barrichello.

Stock Car Light

Gustavo Sondermann venceu a última etapa da Stock Light em Interlagos, São Paulo. Em segundo lugar ficou com Tiago Gonçalves e Julio Campos completou o pódio.
O campeão da temporada 2009 foi Rafael Daniel da equipe Full Time que não completou essa prova.

Pick Up Racing

Thiago Riberi venceu a última etapa da Pick-Up Racing realizada em São Paulo, seguido pelo piloto Paulo Salustiano e Júlio Campos.

Stock Car Jr.

Na última corrida da categoria Stock Jr. Fábio Fogaça conquistou a última vitória e o último título. Em segundo lugar ficou João Marcelo enquanto Adriano Griecco completou o pódio.

Rali dos Amigos

A última etapa do brasileiro de OFF-ROAD realizada na cidade de Ipatinga em Minas Gerais teve como vencedor entre as motos o piloto Juca Bala, seguido por Denísio do Nascimento e Cesar Zavalli.
Já nos quadriciculos, o piloto Munir Lebbos foi o vencedor, seguido por Valdir do Amaral e Julio Olsen.

Stock Car 2009 - Stock Car lança a categoria Mini Challenge

Por: Fernanda Esteves

A Stock Car, neste sábado, dia 5 de dezembro, lançou o novo campeonato que utilizará o mini cooper, recebendo o nome de Mini Challenge.
Esta categoria integrará a programação da temporada da Stock Car no ano de 2010, e está baseada no projeto da Stock Jr., os pilotos irão receber todo o equipamento da corrida da JL, empresa que atualmente prepara os carros da divisão de turismo brasileira.
O Mini Challenge é resultado da parceria entre a Vicar, empresa que promove e organiza a Stock Car, com o Grupo BMW Brasil, responsável pela marca inglesa no país.
A princípio, segundo os promotores, serão 15 carros no grid e 8 rodadas duplas. As corridas serão sempre disputadas aos sábados e dois pilotos poderão dividir o mesmo carro ao longo do fim de semana.
"Nós procuramos elaborar um orçamento acessível, adequado à economia brasileira. Então, estudamos um custo que fosse razoável. O custo será de R$ 210 mil por temporada com oito etapas, incluindo absolutamente tudo. Ou seja, é um custo totalmente previsível. Não há nada que não esteja fora do orçamento", afirmou Carlos Col, diretor-presidente da Vicar, ao Grande Prêmio, em entrevista coletiva na pista de Interlagos.
"O conceito da Mini Challenge é semelhante ao da Jr. A JL será responsável pela preparação e logística. O objetivo é dar o máximo de conforto ao piloto, porque toda a manutenção e transporte estarão a cargo da JL", explicou o dirigente.
Por fim, Col também revelou que a categoria terá transmissão ao vivo do canal Speed.

Calendário de 2010:

28/3 - São Paulo
23/5 - Rio de Janeiro
28/6 - Assen
15/8 - Salvador
19/9 - São Paulo
10/10 - Londrina/Alternativa
7/11 - Porto Alegre (Velopark)
21/11 - Brasília
5/12 - Curitiba

Crédito: Informações obtidas no site grande prêmio

Stock Car 2009 - Thiago Camilo vence e se torna vice-campeão da Stock Car

Por: Fernanda Esteves
Foto: Thiago Camilo vice-campeão da Stock Car 2009

Thiago Camilo sofreu um forte acidente na sexta-feira, dia 04 de dezembro, que quase o tirou da última etapa da Stock Car, em Interlagos, mas no sábado ele já estava de volta as pistas e conquistou a pole position.
No domingo, dia 6 de dezembro, Thiago Camilo conquista a sua segunda vitória do ano na categoria ao dominar a corrida desde o início e vencendo de forma extraordinária e, ainda, realizou a melhor volta do circuito nesta corrida.
O piloto Ricardo Maurício finaliza a corrida na segunda posição, seguido por Max Wilson completando o pódio da última etapa da Stock Car de 2009. William Starostik ficou em quarto, enquanto que o campeão antecipado Cacá Bueno terminou com a quinta posição.
Luciano Burti ficou em sétimo longe da briga pelo vice-campeonato, pois não teve bom desempenho na pista. O piloto David Muffato foi o oitavo, seguido por Valdeno Brito. Allam Khodair completou a lista dos dez primeiros colocados na etapa.
A corrida de Interlagos começou sem sobressaltos, pois Thiago Camilo largou bem e mantendo a primeira posição sem grandes problemas, deixando a briga pelo segundo lugar entre Ricardo Maurício e Allam Khodair, porém, Khodair não conseguiu se manter no ataque e perdeu posições para Ricardo Zonta, Átila Abreu e Ricardo Sperafico. Khodair levou um toque na lateral do carro de Maurício, que também ficou com o carro danificado.
Khodair também protagonizou uma rodada na Junção, que minou ainda mais suas chances na corrida. O piloto Giuliano Losacco, antes mesmo de completar a primeira volta, já surgia nos boxes com problemas técnicos, não conseguindo voltar à pista.

A temporada 2009 da Stock Car terminou com um recorde obtendo 10 vencedores diferentes em 12 corridas.

Classificação da prova:

1 - Thiago Camilo (SP/Vogel/Chevrolet Vectra) - 27 voltas em 47m04s332
2 - Ricardo Maurício (SP/RC/Chevrolet Vectra) - a 7s539
3 - Max Wilson (SP/RC/Chevrolet Vectra) - a 18s090
4 - William Starostik (PR/A.Mattheis/Chevrolet Vectra) - a 21s423
5 - Cacá Bueno (RJ/RBR-WA Mattheis/Peugeot 307) - a 23s855
6 - Xandinho Negrão (SP/A.Mattheis/Chevrolet Vectra) - a 25s057
7 - Luciano Burti (SP/Boettger/Chevrolet Vectra) - a 36s399
8 - David Muffato (PR/RC3 Bassani/Peugeot 307) - a 38s204
9 - Valdeno Brito (PB/RCM/Peugeot 307) - a 38s557
10 - Allam Khodair (SP/Full Time/Peugeot 307) - a 38s857
11 - Daniel Serra (SP/RBR-WA Mattheis/Peugeot 307) - a 40s084
12 - Paulo Salustiano (SP/Vogel/Chevrolet Vectra) - a 41s482
13 - Marcos Gomes (SP/Action Power/Chevrolet Vectra) - a 46s577
14 - Ricardo Zonta (PR/RZ/Peugeot 307) - a 48s664
15 - Átila Abreu (SP/AMG/Chevrolet Vectra) - a 52s507
16 - Chico Serra (SP/Avallone/Peugeot 307) - a 53s052
17 - Popó Bueno (RJ/Hot Car/Chevrolet Vectra) - a 56s979
18 - Constantino Junior (DF/Amir Nasr/Peugeot 307) - a 1m01s600
19 - Tarso Marques (PR/Action Power/Chevrolet Vectra) - a 1m23s649
20 - Alan Hellmeister (SP/JF/Peugeot 307) - a 1m31s435
21 - Guto Negrão (SP/Full Time/Peugeot 307) - 1m43s375
22 - Duda Pamplona (RJ/Pamplona's/Chevrolet Vectra) - a 1 volta
23 - Ricardo Sperafico (PR/RZ/Peugeot 307) - a 1 volta

Não completaram a prova:

Nonô Figueiredo (SP/Pamplona's/Chevrolet Vectra) - a 3 voltas
Alceu Feldmann (PR/Boettger/Chevrolet Vectra) - a 5 voltas
Felipe Maluhy (SP/Avallone/Peugeot 307) - a 10 voltas
Antonio Jorge Neto (SP/RC3 Bassani/Peugeot 307) - a 16 voltas
Pedro Gomes (SP/Amir Nasr/Peugeot 307) - a 19 voltas
Lico Kaesemodel (PR/AMG/Chevrolet Vectra) - a 19 voltas
Giuliano Losacco (SP/JF/Peugeot 307) - a 26 voltas
Norberto Gresse (SP/Hot Car/Chevrolet Vectra) - a 27 voltas

Fórmula 1 2009 - Silverstone renova com a FOM e sediará o GP da Inglaterra

Por: José Pedro Morgado

O circuito de Silverstone conseguiu um acordo com a Fórmula One Managment e continuará sediando o GP da Inglaterra por mais 17 temporadas, além de conseguir sediar as provas da MotoGP.
O acordo foi assinado nessa segunda-feira, dia 7 de dezembro, na Inglaterra.
A corrida da Inglaterra seria em Donington Park, porém a organização do circuito não conseguiu levantar recursos para realizar as reformas necessárias para sediar o Grande Prêmio.
Porém, Silverstone terá que passar por alguns reparos como a construção de uma nova área de box. O presidente do clube dos pilotos da Grã-Bretanha, o ex-piloto Damon Hill afirmou que as construções começarão depois do natal e que tudo estará pronto para a prova de 2011.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Entrevista de Blogueiro - Jackson Lincoln Lopes


Foto: Jackson Lincoln ao lado de seu amigo, o narrador Téo José

Jackson Lincoln Lopes está graduando o último ano de Educação Física, tem 25 anos, mora em Maringá, é editor e fundador do Blog da Indy, e também do extinto FórmulaMundial.com que estava on-line entre os anos de 2005 e 2006.
Além de ser um apaixonado pelo automobilismo de monoposto norte-americano desde o final da década passada, o que se deve principalmente ao jogo de vídeo game CART World Series e espera um dia está trabalhando relacionado com o automobilismo

Stop and Go: Desde quando começou a sua paixão por essa modalidade do automobilismo?

Jackson Lincoln Lopes: Começou em 1999 através do jogo CART World Series. Gostava muito de jogos de simulação de corridas de carros de monopostos. Não conhecia nenhum piloto ou equipe da Indy até ter o jogo. O jogo é baseado na temporada 1997. Foi a “acelerada” inicial para começar a assistir as corridas. A primeira que vi foi Cleveland 1999, Montoya venceu. Nesta corrida teve de tudo, sol, chuva, sol, rodadas, batidas... foi no mesmo dia do GP da França de F1 que o Rubinho e Schumacher fizeram manobras em X no grampo de Magny Cours, a mesma manobra feita por Juan Pablo em cima do Gil de Ferran naquele dia.

SAG: A sua paixão pela Indy se deve apenas pelo jogo Cart World Series ou existe outros fatores?

JL: Sim. Mas também deve creditar a categoria ter excelente qualidade naquela época. E por mais que fosse em VT as transmissões do SBT, o Téo José e a equipe de produção da categoria na emissora paulista, era muito bom o trabalho.

SAG: Quando surgiu a idéia da criação de um blog sobre a modalidade?

JL: Quando a CART virou ChampCar a cobertura brasileira estava péssima. Foi quando criamos o FormulaMundial.com ainda em 2005. Cobrimos a ChampCar naquele ano, mas por motivos profissionais e pessoais tive de abandonar o projeto em janeiro de 2006, estávamos indo bem assim como este ano. Com o fim da Champ Car fiquei um pouco afastado da Indy, mas no final do ano passado com a morte do Paul Newman (a equipe dele era e é uma das que eu mais gosto da categoria) resolvi voltar a escrever. Inicialmente era um projeto pessoal e escrever sobre tudo, mas cada vez mais estava direcionando somente na Indy. Ai surgiu o Blog

SAG: Qual foi o momento mais complicado que passou para manter com o blog?

JL: É complicado desde o inicio. Falta apoio, principalmente por parte dos pilotos. Não pedimos dinheiro, brindes nem nada. Apenas um pouco de ajuda falando sobre automobilismo. Mas eles devem ter os motivos deles para não querer ajudar. Por efeito de curiosidade, o pior dia foi nos treinos para o GP do Japão deste ano, tinha aula as 7h30 e tinha dois treinos na madrugada. Acho que dormi pouco mais de duas horas nesta madrugada.

SAG: Qual foi o momento mais marcante do blog, as entrevistas com os pilotos ou a reputação em que alcançou e por quê?

JL: Marco como dois momentos distintos. Durante as 500 milhas de Indianápolis e no GP de Toronto por termos obtidos os recordes de audiência durante o ano. Na Indy 500 devido a importância do evento, realmente é um grande evento, deu pra ver o interesse dos internautas pelas buscas no Google e olha que a Band fez uma boa cobertura da corrida no domingo. Já em Toronto, saiu uma noticia nossa no UOL na pagina principal, e tinha um link lá que ia direto para nosso site. Estes momentos foram com relação a audiência. Um momento muito gratificante foi em agosto quando realizei uma entrevista com Felipe Giaffone e Danilo Dirani. Os dois foram muito legais e bacanas, todos eles claro foram apresentados pelo Téo José. Uma vez o Téo me mandou um email dizendo que o Felipe ligou para ele só para falar da qualidade do Blog da Indy, disse que estava impressionado. Momentos assim de reconhecimento me deixa muito feliz mesmo.

SAG: Existe uma equipe te auxiliando ou você consegue conciliar tudo sozinho?

JL: No momento conto apenas com o Fábio Henrique como colunista, os textos dele são demais, se ele tivesse mais tempo, certamente escreveria mais. Claro que gostaria de mais gente na equipe para dividir tarefas, alias sempre parecem candidatos, mas por conta dos compromisso pessoais que qualquer ser humano tem, a vontade é superada pela outras tarefas do cotidiano. Como vocês podem estar percebendo, tem que ter muito comprometimento no projeto para sair um site legal.

SAG: Qual a reportagem mais triste q você já teve escrever pro blog? e por quê?

JL: Foi na semana da corrida do GP de Mid-Ohio quando o pai do Mario Moraes faleceu. Acompanhei um pouco da batalha do Mario com a doença de seu pai pelo twitter do piloto. Foi muito triste escrever aquilo.

SAG: Qual momento mais marcante da Cart você se lembra e onde você assistiu?

JL: Ah com certeza o título do Gil de Ferran em 2000 na etapa de Fontana. Assisti em casa. Tinha uma prova no dia seguinte, eu estava no último ano do ensino médio. Foi péssimo ver a corrida mais importante da minha vida as duas da manhã.

SAG: Quem foi e é o seu ídolo na modalidade?

JL: Para quem acompanhou a CART sabe que é difícil escolher um ídolo, pois teve vários. Alex Zanardi, Greg Moore, Gil de Ferran e Cristiano da Matta seriam os meus. Um ídolo fora das pistas que nunca posso deixar de mencionar é o amigo Téo José.

SAG: Qual corrida você gostaria de assistir ao vivo?

JL: Surfer’s Paradise sem duvida nenhuma. Como não está no calendário, gostaria de ver a Indy 500.

SAG: Em sua opinião, Qual vitória brasileira nas 500 milhas de Indianápolis teve mais relevância para o crescimento de admiradores da corrida? E por quê?

JL: As duas do Emerson. A primeira por abrir portas para todos pilotos não norte-americanos, pois fazia mais de três décadas que só eles venciam lá. Já a segunda, como a Manchete era uma TV onde muitos tinham acesso e boa audiência, acredito que para o publico foi mais importante. Até porque a PPG IndyCar World Series estava em crescimento total.

Fórmula 1 2009 - Daniel Ricciardo foi o mais rápido do último dia de treinos

Por: José Pedro Morgado

No terceiro e último dia de testes para novatos o piloto da Red Bull Daniel Ricciardo fechou o dia com o melhor tempo.
Esse último dia de testes foi marcado por quatro bandeiras vermelhas, uma delas provocada pelo piloto australiano.
O segundo lugar ficou com o piloto Paul de Resta da Force India, enquanto o líder de ontem Gary Paffett ficou com o terceiro tempo, seguido por Mike Conway da Mercedes, Nico Hulkemberg da Williams e Bertrand Bgauette da Sauber.
O único brasileiro a participar foi Lucas de Grassi com a Renault e acabou o dia na nona posição.

Crédito: Algumas informações foram retiradas

Fórmula 1 2009 - A Sauber ficou com a última vaga para a temporada 2010 de Fórmula 1

Por: Fernanda Esteves

A FIA confirmou que a vaga da Toyota será da Sauber, que volta à Fórmula 1 após hiato de 5 anos, equipe vendida à BMW no fim de 2005.
A equipe Sauber a última vaga da temporada 2010 de Fórmula 1. A FIA confirmou em comunicado que Peter Sauber volta como único chefe de equipe no lugar que pertencia à Toyota, montadora que encerrou seus serviços na categoria abruptamente após o final desta temporada.
Peter Sauber havia vendido sua equipe sem conseguir uma vitória sequer em 13 anos de atividade para o grupo bávaro no fim de 2005.
Ë possível que a Sauber deve reativar sua velha parceria com a Ferrari, que deve lhe fornecer os motores e algum suporte técnico a partir do ano que vem, mas a informação ainda não foi confirmada oficialmente.
A Fórmula 1 fica, por enquanto, com as equipes Brawn Mercedes, Red Bull, McLaren, Ferrari, Williams, Renault, Force India e Toro Rosso, e as novatas Campos, Lotus, USF1, Virgin/Manor e Sauber.

Crédito: Algumas infomações foram retiradas do site grande prêmio

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Motor News 2009 - Sétima edição

GT3 Brasil

O paraibano Valdeno Brito e o paulista Miguel Paludo a bordo de um Porsche 997 venceram a penúltima etapa da GT3 Brasil realizada no circuito de Interlagos em São Paulo.
Em segundo ficou a Ferrari F430 de Marcelo Han e Allam Khodair, e em terceiro outro Porsche de Júlio Campos e Hoover Orsi.
Já na segunda corrida, a vitória ficou com Cláudio Dahruj e Rafael Dantas com o novo Lamborghini LP 560, em segundo, os vencedores da 1ª etapa, Valdeno Brito e Miguel Paludo e em terceiro Bruno Garfinkel e Chico Serra a bordo do Lamborghini Gallardo.

F-3 Austrália

Joey Foster venceu a primeira etapa da Fórmula 3 Australiana no circuito de Sandown, em segundo ficou Tim Macrow e Mitch Evans
Já na segunda etapa, a vitória ficou com Mitch Evans, seguido por Joey Foster e Mattew Sofi

Copa Clio

O paulista Rodolfo Pousa venceu em Interlagos a última etapa da Copa Clio realizada nesse domingo. Em segundo lugar terminou Williams Farias enquanto o campeão da temporada José Vitte terminou na terceira posição da corrida.

Troféu Maserati

O piloto Ricardo Ribeiro venceu a última etapa do troféu Maserati realizada no circuito de Interlagos em São Paulo, mas quem teve motivos para comemorar foi Cleber Faria, que com o segundo lugar se consagrou o campeão da temporada, o terceiro lugar da prova ficou com Sergio Laganá.

TC2000

Ponce de León venceu a última etapa da TC 2000 realizada no circuito Los Funes em Buenos Aires, mas quem vibrou foi José Maria Lopez que se sagrou Bi-Campeão da categoria. Em segundo ficou Leonel Pernia e em terceiro Leandro Carducci.

Fórmula 1 2009 - Daniel Ricciardo lidera o segundo dia de testes

Por: Fernanda Esteves

O piloto Ricciardo voltou a liderar os treinos coletivos da Fórmula 1, pela manhã desta quarta-feira, dia 02 de dezembro, no segundo dia de testes em em Jerez de la Frontera, na Espanha, assim como havia feito no dia anterior.
O australiano marcou 1min19s243 e superando Paul di Resta, da Force India, e Gary Paffett, da McLaren.
O treino começou com tempos muito acima daqueles que renderam aos pilotos as primeiras colocações. Mike Conway, da Mercedes, começou a sessão na frente com 1min25s322. Aos poucos, porém, as voltas foram ficando mais rápidas e o britânico terminou a manhã no oitavo lugar.
A única bandeira vermelha da sessão foi ocasionada pelo piloto Mirko Bortolotti, quando enfrentou a primeira de suas dificuldades entre as curvas 5 e 6 do circuito de Jerez, levando o carro STR4 à grama.


1 - Daniel Ricciardo - AUS - Red Bull Renault - 1:19.243 - 38
2 - Paul di Resta - ESC - Force India Mercedes - 1:19.411 - +0.168 - 44
3 - Gary Paffett - ING - McLaren Mercedes - 1:19.535 - +0.292 - 34
4 - Eduardo Gutiérrez - MEX - BMW Sauber - 1:20.450 - +1.207 - 26
5 - Mirko Bortolotti - ITA - Toro Rosso Ferrari - 1:21.761 - +2.518 - 23
6 - Nico Hülkenberg - ALE - Williams Toyota - 1:21.814 - +2.571 - 42
7 - Ho-Pin Tung - CHN - Renault - 1:22.003 - +2.760 - 51
8 - Mike Conway - ING - Mercedes - 1:23.049 - +3.806 - 43
9 - Jules Bianchi - FRA - Ferrari - 1:23.517 - +4.274 - 37

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site grande prêmio

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Fórmula 1 2009 - Andy Soucek é o mais rápido do dia em Jerez

Por: José Pedro Morgado
Foto: Andy Soucek

O espanhol Andy Soucek fez o melhor tempo do primeiro dia de testes coletivos com novatos no circuito de Jerez de La Frontera na Espanha. O piloto espanhol percorreu 87 voltas e a melhor marca foi 1.19:158.
Em segundo ficou Paul de Resta que pilotou a Force India, o Inglês fez 46 voltas e a melhor marca foi 1.19:369 enquanto Gary Paffett marcou o terceiro tempo com a Mclaren, depois vieram o mais rápido da manhã Daniel Ricciardo da Red Bull, Jules Bianchi da Ferrari e Mike Conway da Mercedes.

Os testes vão continuar amanhã, com a presença de Lucas de Grassi testando a Renault.


1 - Andy Soucek - ESP - Williams Toyota - 1:19.158 - 87
2 - Paul di Resta - ING - Force India Mercedes - 1:19.369 - +0.211 - 46
3 - Gary Paffett - ING - McLaren Mercedes - 1:19.426 - +0.268 - 54
4 - Daniel Ricciardo - AUS - Red Bull Renault - 1:19.534 - +0.376 - 113
5 - Jules Bianchi - FRA - Ferrari - 1:19.626 - +0.468 - 91
6 - Mike Conway - ING - Mercedes - 1:19.920 - +0.762 - 58
7 - Alexander Rossi - EUA - BMW Sauber 1:20.227 - +1.069 - 82
8 - Marcus Ericsson - SUE - Mercedes - 1:20.333 +1.175 - 50
9 - Bertrand Baguette - BEL - Renault - 1:20.511 - +1.353 - 105
10 - JR Hildebrand - EUA - Force India Mercedes 1:20.537 - +1.379 - 49
11 - Oliver Turvey - ING - McLaren Mercedes - 1:20.856 - +1.698 - 27
12 - Brendon Hartley - NZL - Toro Rosso Ferrari - 1:21.325 - +2.167 - 69

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site grande prêmio
Crédito da Foto: Tarzio

Fórmula 1 2009 - Daniel Ricciardo é o mais rápido nos testes pela manhã

Por: José Pedro Morgado
Foto: Daniel Ricciardo

O primeiro teste pós-temporada que foi realizado hoje terminou como acabou a temporada 2009 da Fórmula 1, com a Red Bull na frente.
O australiano Daniel Ricciardo, campeão da F-3 inglesa, percorreu 64 voltas e a melhor marcação foi 1min19s599.
Em segundo ficou Andy Soucek campeão da F-2 a bordo da Williams, enquanto o francês Julian Bianchi marcou o terceiro tempo com a Ferrari.
Os teste vão continuar a tarde, com algumas mudanças: Oliver Turvey vai de Mclaren no lugar de Gary Paffett, Paul de Resta vai pilotar a Force India no lugar JR Hildebrand e Marcus Ericson no lugar de Mike Conway na Mercedes.

Resultado do teste coletivo

1 - Daniel Ricciardo - AUS - Red Bull Renault - 1:19.599 - 64 voltas
2 - Andy Soucek - ESP - Williams Toyota - 1:19.738 - +0.139 - 44
3 - Jules Bianchi - FRA - Ferrari - 1:20.247 - +0.648 - 55
4 - Alexander Rossi - EUA - BMW Sauber - 1:20.484 - +0.885 - 23
5 - JR Hildebrand - EUA - Force India Mercedes - 1:20.537 - +0.938 - 38
6 - Gary Paffett - ING - McLaren Mercedes - 1:20.675 - +1.076 49
7 - Mike Conway - ING - Mercedes - 1:21.320 - +1.721 - 23
8 - Bertrand Baguette - FRA - Renault - 1:22.051 - +2.452 - 43
9 - Brendon Hartley - NZL - Toro Rosso Ferrari - 1:24.839 - +5.240 - 14

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site grande prêmio
Crédito da foto: http://images.mirror.co.uk