quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Entrevista de Blogueiro - Jackson Lincoln Lopes


Foto: Jackson Lincoln ao lado de seu amigo, o narrador Téo José

Jackson Lincoln Lopes está graduando o último ano de Educação Física, tem 25 anos, mora em Maringá, é editor e fundador do Blog da Indy, e também do extinto FórmulaMundial.com que estava on-line entre os anos de 2005 e 2006.
Além de ser um apaixonado pelo automobilismo de monoposto norte-americano desde o final da década passada, o que se deve principalmente ao jogo de vídeo game CART World Series e espera um dia está trabalhando relacionado com o automobilismo

Stop and Go: Desde quando começou a sua paixão por essa modalidade do automobilismo?

Jackson Lincoln Lopes: Começou em 1999 através do jogo CART World Series. Gostava muito de jogos de simulação de corridas de carros de monopostos. Não conhecia nenhum piloto ou equipe da Indy até ter o jogo. O jogo é baseado na temporada 1997. Foi a “acelerada” inicial para começar a assistir as corridas. A primeira que vi foi Cleveland 1999, Montoya venceu. Nesta corrida teve de tudo, sol, chuva, sol, rodadas, batidas... foi no mesmo dia do GP da França de F1 que o Rubinho e Schumacher fizeram manobras em X no grampo de Magny Cours, a mesma manobra feita por Juan Pablo em cima do Gil de Ferran naquele dia.

SAG: A sua paixão pela Indy se deve apenas pelo jogo Cart World Series ou existe outros fatores?

JL: Sim. Mas também deve creditar a categoria ter excelente qualidade naquela época. E por mais que fosse em VT as transmissões do SBT, o Téo José e a equipe de produção da categoria na emissora paulista, era muito bom o trabalho.

SAG: Quando surgiu a idéia da criação de um blog sobre a modalidade?

JL: Quando a CART virou ChampCar a cobertura brasileira estava péssima. Foi quando criamos o FormulaMundial.com ainda em 2005. Cobrimos a ChampCar naquele ano, mas por motivos profissionais e pessoais tive de abandonar o projeto em janeiro de 2006, estávamos indo bem assim como este ano. Com o fim da Champ Car fiquei um pouco afastado da Indy, mas no final do ano passado com a morte do Paul Newman (a equipe dele era e é uma das que eu mais gosto da categoria) resolvi voltar a escrever. Inicialmente era um projeto pessoal e escrever sobre tudo, mas cada vez mais estava direcionando somente na Indy. Ai surgiu o Blog

SAG: Qual foi o momento mais complicado que passou para manter com o blog?

JL: É complicado desde o inicio. Falta apoio, principalmente por parte dos pilotos. Não pedimos dinheiro, brindes nem nada. Apenas um pouco de ajuda falando sobre automobilismo. Mas eles devem ter os motivos deles para não querer ajudar. Por efeito de curiosidade, o pior dia foi nos treinos para o GP do Japão deste ano, tinha aula as 7h30 e tinha dois treinos na madrugada. Acho que dormi pouco mais de duas horas nesta madrugada.

SAG: Qual foi o momento mais marcante do blog, as entrevistas com os pilotos ou a reputação em que alcançou e por quê?

JL: Marco como dois momentos distintos. Durante as 500 milhas de Indianápolis e no GP de Toronto por termos obtidos os recordes de audiência durante o ano. Na Indy 500 devido a importância do evento, realmente é um grande evento, deu pra ver o interesse dos internautas pelas buscas no Google e olha que a Band fez uma boa cobertura da corrida no domingo. Já em Toronto, saiu uma noticia nossa no UOL na pagina principal, e tinha um link lá que ia direto para nosso site. Estes momentos foram com relação a audiência. Um momento muito gratificante foi em agosto quando realizei uma entrevista com Felipe Giaffone e Danilo Dirani. Os dois foram muito legais e bacanas, todos eles claro foram apresentados pelo Téo José. Uma vez o Téo me mandou um email dizendo que o Felipe ligou para ele só para falar da qualidade do Blog da Indy, disse que estava impressionado. Momentos assim de reconhecimento me deixa muito feliz mesmo.

SAG: Existe uma equipe te auxiliando ou você consegue conciliar tudo sozinho?

JL: No momento conto apenas com o Fábio Henrique como colunista, os textos dele são demais, se ele tivesse mais tempo, certamente escreveria mais. Claro que gostaria de mais gente na equipe para dividir tarefas, alias sempre parecem candidatos, mas por conta dos compromisso pessoais que qualquer ser humano tem, a vontade é superada pela outras tarefas do cotidiano. Como vocês podem estar percebendo, tem que ter muito comprometimento no projeto para sair um site legal.

SAG: Qual a reportagem mais triste q você já teve escrever pro blog? e por quê?

JL: Foi na semana da corrida do GP de Mid-Ohio quando o pai do Mario Moraes faleceu. Acompanhei um pouco da batalha do Mario com a doença de seu pai pelo twitter do piloto. Foi muito triste escrever aquilo.

SAG: Qual momento mais marcante da Cart você se lembra e onde você assistiu?

JL: Ah com certeza o título do Gil de Ferran em 2000 na etapa de Fontana. Assisti em casa. Tinha uma prova no dia seguinte, eu estava no último ano do ensino médio. Foi péssimo ver a corrida mais importante da minha vida as duas da manhã.

SAG: Quem foi e é o seu ídolo na modalidade?

JL: Para quem acompanhou a CART sabe que é difícil escolher um ídolo, pois teve vários. Alex Zanardi, Greg Moore, Gil de Ferran e Cristiano da Matta seriam os meus. Um ídolo fora das pistas que nunca posso deixar de mencionar é o amigo Téo José.

SAG: Qual corrida você gostaria de assistir ao vivo?

JL: Surfer’s Paradise sem duvida nenhuma. Como não está no calendário, gostaria de ver a Indy 500.

SAG: Em sua opinião, Qual vitória brasileira nas 500 milhas de Indianápolis teve mais relevância para o crescimento de admiradores da corrida? E por quê?

JL: As duas do Emerson. A primeira por abrir portas para todos pilotos não norte-americanos, pois fazia mais de três décadas que só eles venciam lá. Já a segunda, como a Manchete era uma TV onde muitos tinham acesso e boa audiência, acredito que para o publico foi mais importante. Até porque a PPG IndyCar World Series estava em crescimento total.

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