quarta-feira, 19 de maio de 2010

Entrevista de Blogueiro - Rodrigo Magalhães

Rodrigo Magalhães, tem 32 anos, reside em Brasília/DF, é mais um amante de velocidade espalhado neste Brasil, formado em Multimidias Digitais e dono do Blog Linha de Chegada.


Stop and Go: Como surgiu seu interesse pelo automobilismo?

Rodrigo Magalhães: Comecei a acompanhar Fórmula 1 desde pequeno. Era um daqueles que acordava de madrugada para assistir as corridas quando eram disputadas no Japão e na Austrália. Hoje continuo igual. Não perco um GP da Formula 1, seja qual horário for. Ah, e torcia para Nelson Piquet.

SAG: Como você consegue conciliar sua vida com o blog sobre automobilismo?

RM: É difícil. O blog pra mim é mais um hobby do que uma obrigação. Claro que tento fazer que o meu hobby tenha uma boa apresentação e uma boa qualidade, já que faço pra mim e faço também para as pessoas que gostam como eu, com isso escrevo ou transmito as informações.
Tento atualizá-lo nas minhas horas vagas, mas às vezes tenho que achar um tempinho durante o expediente para levar alguma informação mais relevante que aconteceu no dia.
Conto com a ajuda de um parceirão, Tiago Viegas, também de Brasília, estudante de jornalismo e amigo de infância. Foi finalista do Grande Estagiário 4, processo seletivo que escolheu um estudante ou recém-formado em Jornalismo para participar do site Grande Prêmio.

SAG: Desde quando você acompanha a Fórmula 1? O que mais chama a sua atenção nessa categoria?

RM: Comecei a acompanhar quando tinha uns 10, 11 anos. Na época me chamava a atenção, as grandes disputas por posições que haviam na pista. Piquet, Senna, Prost, Mansell. Provas fantásticas na década de 80 e início dos anos 90.
Hoje, com estas mudanças de regulamento, tentando trazer maior competitividade, pra mim é muito bem vinda. Os GP´s precisam ter emoção. Espero que o período onde não haviam mais ultrapassagens tenha acabado de vez. Saber o resultado final da corrida, logo após a primeira curva depois da largada era muito frustante.
Acho que a categoria ainda tem que melhorar neste ponto. Sou um dos adpetos a extinção da bandeira Azul nas corrida. Os retardatários são peças fundamentais, para colocar pilotos de volta nas disputas por posições. Hoje em dia, os ponteiros chegam e não perdem mais nenhum tempo nestas ultrapassagens.

SAG: Quando e porque surgiu a idéia de fazer o blog sobre automobilismo?

RM: A idéia já vinha há muito tempo, mas me faltava principalmente tempo para colocá-la em prática. O blog está indo para o seu 3º ano. Com muito trabalho e dedicação, apesar de ser um hobby, vem aumentando o número de visitantes diários. Isso é um bom sinal. Me lembro do início. Quando escrevia pra mim, comemorava quando tinha 5 visitantes por dia.

SAG: Quais os pilotos das outras categorias você gostaria de assistir pilotando um Fórmula 1?

RM: Hélio Castroneves é um que gostaria de ver. Acho que a pilotagem dele se encaixaria muito bem na F1. Hoje, o australiano Will Power, da Penske, vem mostrando ser um excelente piloto em circuitos mistos. É só olhar seus resultados na Temporada 2010 da Indy, talvez se daria bem na F1.
Gostaria de ver uma mulher também, mas hoje, nenhuma ainda me chama a atenção para eu falar que se daria bem na categoria.

SAG: Quais suas expectativas para o automobilismo brasileiro nessa temporada 2010?

RM: Espero que a Stock Car se consolide mais ainda. Pena que a Globo não transmita mais as corridas na íntegra. A política de mostrar muita coisa ao vivo e nada completo só prejudica os fãs dos esportes.
Acho também, que a Stock Car deveria durar mais tempo. Os 50 minutos de duração da corrida é muito pouco tempo para a principal categoria do nosso automobilismo. Tanto os pilotos quanto a durabilidade e desempenho dos carros deveriam ser mais exigidos e testados.
Viva a Nascar!!! Com suas 3 horas de duração. Brincadeira a parte, não precisa ser tanto, mas pelo menos, que seja 1 hora e meia. Para ai sim, táticas de paradas, troca de pneus, etc... tragam ainda mais emoções para a prova.
Espero também que a F-Future, que Massa está trazendo para o Brasil, seja uma promissora categoria formadora de novos talentos.
As categorias de Super Carros, também estão caindo no gosto dos brasileiros, antes apaixonados só por categorias de Fórmula. A GTBR está atraindo grandes pilotos e atraindo mais público e está sendo transmitida pela Tv aberta(Rede TV!), com isso tem tudo para se firmar nesta temporada.

SAG: Qual foi sua maior realização no blog?

RM: Saber que pessoas do outro lado da tela, gostam e curtem meu trabalho. Mostra que a dedicação valeu e continua valendo a pena.
Receber e-mails me parabenizando, me anima muito, me faz querer melhorar cada vez mais. Esse Feedback é muito importante, pois mostra que estou no caminho certo.

SAG: Em algum momento você sentiu vontade de desistir do blog?

RM: Pra falar a verdade, sim. No início, quando eu escrevia pra mim mesmo. Olhava as estatísticas do meu blog e via que não tinha recebido visita nenhuma.
Descobri o porque de não ter visitas, pois achava que era só montar o layout e postar, com isso descobri que tem que estudar técnicas de SEO para o blog. Fica a dica pra quem quer começar ou melhorar a sua visitação.

SAG: Quais os maiores obstáculos que você enfrentou até chegar onde você está?

RM: Tempo. Se você quer fazer bem feito, tem que se dedicar. Nada de CTRL+C CTRL+V ou achar que o blog vai caminhar com as suas próprias pernas. O conteúdo dele tem que ser relevante. Blogs sobre automobilismo existem muitos. Não tem como você não falar sobre a mesma notícia ou assunto que os outros estão falando. Então escreva sem pressa e da sua maneira, do seu estilo. Esse pode ser o diferencial. Tente sempre complementar o assunto. Muitos dos leitores fiéis, acompanham vários blogs ao mesmo tempo. Então o seu post pode complementar o do outro blog e vice-versa.

SAG: Além da Fórmula 1, qual outra modalidade você gosta de abordar no blog? E por quê?

RM: Tento abordar todas que consigo acompanhar. Escrevo sobre F1, Indy, Stock Car, F-Superliga, Nascar, WTCC e outras. Algumas com mais profundidade e outras mais rapidamente. Para mim e acredito que para muitos outros blogueiros, o importante é passar a informação que o leitor está procurando, seja ela uma notícia da semana, ou simplesmente a tabela de classificação da Temporada.

SAG: Qual momento que mais te marcou no automobilismo?

RM: Sem dúvida, a morte de Ayrton Senna. Chorei como a maioria dos brasileiros chorou. Não esqueço a voz do jornalista Roberto Cabrini anunciando a morte de Ayrton.

SAG: Se você pudesse fazer uma equipe de Fórmula 1 de todos os tempos, quais pilotos, carros, motor e pneu contrataria?

RM: A Williams de 1992, era o carro, pra quem assistiu aquela temproada sabe o que estou falando, para quem não assitiu, mais uma dica procurem vídeos no youtube, notícias no google e se familiarizem com o FW14b. Só faltou ter Senna no cockpit.

SAG: Quem são seus ídolos no automobilismo?

RM: Nelson Piquet. Torci muito para o Barrichello ser campeão do mundo. Infelizmente ele foi para a equipe certa, mas na hora errada. Se Felipe Massa renovar com a Ferrari ao final desta temporada, espero que o mesmo não aconteça com ele.

SAG: Você já teve alguma desilusão com o blog? O que te fez continuar com o trabalho?

RM: Desilusão não, mas o começo para todo o blogueiro é difícil. Quem quiser começar ou está ainda nos primeiros passos é necessário, além de conteúdo relevante, estudar sobre estrutura do blog e SEO.

SAG: Em sua opinião, qual piloto você acha favorito a fazer uma boa temporada esse ano e por quê?

RM: Acho que Nico Rosberg, vai realizar uma boa temporada, está com a pressão da volta de Schumacher. O rendimento de Schumacher vai melhorar durante a temporada, o que fará Rosberg se superar a cada GP. A Mclaren e Red Bull já vem mostrando força nas primeiras etapas do Mundial. Se as equipes que estão um pouco abaixo não enconstarem no desenvolvimento destas 2, o campeonato fica com os ingleses Button ou Hamilton ou com o alemão Vettel, que na minha opinião é o cara da vez, mas como a F1 é a F1, temos que esperar mais algumas provas serem realizadas.

SAG: Qual recado você deixaria para os amantes de automobilismo que acompanham o Blog Stop and Go?

RM: Agradeço ao Blog Stop and Go pelo convite, principalmente ao Pedro Morgado.
Deixo um abraço a todos os leitores do SAG e fica o convite a todos, conhecerem o Blog Linha de Chegada(http://www.linhadechegada.org).

0 comentários: