quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pit Stop 2010 - Sexta Edição

Gostariamos de agradecer a todos que mandaram perguntas para o pit-stop, e continuem participando para isso é só enviar as perguntas para o e-mail do blog: equipesag@blogstopandgo.com, pelo twitter @blogstopandgo ou deixando nos comentarios do post do pit stop.

Agora vamos as perguntas:

Flávio Dreiter: Acreditam que essa pista nos Estados Unidos que está sendo construída vai proporcionar disputas acirradas ou não se terá grandes emoções?

SAG: Olha Flávio, ainda não dá para dizer, porque não saiu o projeto oficial da pista, mas como sabemos que quem vai projetar é o Helman Tilke, então vamos torcer para que ele faça pistas boas como Xangai e Turquia.

Flávio Dreiter: O que acham do circuito da Turquia em que acontecerá a GP2 e Fórmula 1?

SAG: O circuito da Turquia é um dos mais fascinantes circuitos da temporada, tanto para Fórmula 1 quanto para GP2, pois mistura trechos de média e alta velocidade, o que facilita as ultrapassagens, além da largura da pista que ajuda disputas ferozes entre os competidores.

Flávio Dreiter: Acreditam numa vitória do Luiz Razia ou esse circuito possui outro favorito?

SAG: O favorito para essa pista é quem conseguir acertar o carro de um modo equilibrado, nem com pouca asa para tirar proveito das retas nem muita asa para o miolo. É sempre um desafio acertar o carro. O Luiz Razia pode conseguir um bom resultado, pois ele se dá bem com circuitos rápidos, como conseguiu a vitória em Monza no ano passado, mas depende muito do acerto que ele conseguir realizar no carro.

Flávio Dreiter: Como é a primeira vez que acompanho a GP2, gostaria de perguntar como funciona a GP2?

SAG: A Fórmula GP2 é a principal categoria de acesso para a Fórmula 1 e correm como preliminares das etapas européias da Fórmula 1.
Quase todos os campeões dessa categoria conseguiram vaga na Fórmula 1, exceto Giorgio Pantano que acabou indo para uma categoria inferior.
Várias equipes são associadas ou com empresários ou pilotos, o que mostra que a GP2 é uma excelente porta de entrada para a Fórmula 1.
A pontuação é a mesma da temporada 2009 da Fórmula 1 e o grid da segunda corrida é decidido pela inversão dos oito primeiros colocados, do nono até o ultimo mantém a posição que chegou.
Os carros são equipados com motores Renault e pneus brigdestone e todos os chassis são iguais, o que valoriza a capacidade do piloto de acertar o carro.

Flávio Dreiter: Qual piloto ou equipe é favorita neste circuito para a corrida da Fórmula 1?

SAG: Para o grande premio da Turquia, a favorita sem duvida é a RBR, Mclaren e Ferrari nessa ordem, já pela fase que os pilotos estão passando, podemos ver uma terceira vitória consecutiva de Mark Webber, pois ele está guiando muito.

Flávio Dreiter: Acreditam numa recuperação do Tony Kanaan na corrida das 500 milhas de Indianápolis e com isso podendo brigar por posições?

SAG: O piloto brasileiro Tony Kanaan tem uma qualidade de bom acertador de carros, e apesar de largar em último tem chances de se figurar no pelotão da frente, até a primeira parada o piloto baiano deve ir para cima de todos.

Flávio Dreiter: Como funcionará a temporada dessas duas categorias (F-Future e Trofeo Linea)?

SAG: Terá um calendário de seis corridas e o Racing Festival é uma junção de 3 categorias, elas vão competir no mesmo fim de semana. A F- Future é de monopostos, enquanto o Trofeu Linea é de turismo e tem uma categoria de moto, a 600 super Sport.

Flávio Dreiter: Sabem quando essas categorias estréiam? E se vai ser transmitido por algum canal?

SAG: Todas as categorias vão estrear nesse fim de semana no circuito do Rio de Janeiro e será transmitido pelo canal a cabo Sportv e na internet pela Race TV.

Flávio Dreiter: Vocês já sabem a lista dos pilotos, se teremos alguém conhecido nessas categorias?

SAG: Ainda não saiu a lista de pilotos, mas no Troféu Línea terão vários pilotos da Stock Car como Cacá Bueno, Thiago Camilo e Ricardo Mauricio competindo.

Rodrigo Medeiros: O que se pode esperar do treino livre das 500 milhas de Indianápolis que acontecerá nesta sexta-feira?

SAG: Será um treino muito movimentado, pois será a última chance de acertar o carro para a corrida de domingo, mas muita preocupação para não bater.

Rodrigo Medeiros: Como vcs definiriam o circuito Charlotte em que acontecerá a Nascar?

SAG: É um circuito de 1,5 milhas que permite várias disputas lado a lado, é o circuito dessa característica mais rápido do calendário.

Rodrigo Medeiros: Esse circuito Charlotte é instável ou possui um piloto favorito?

SAG: Esse circuito é instável, é um circuito do estilo de Fontana, mas com menos milhas, já que o superspeedway de Fontana tem 2,5 milhas, serão 400 voltas de uma corrida totalmente imprevisível.

Rodrigo Medeiros: Acreditam que possa ocorrer chuva ou o tempo se manterá firme para o treino e a prova da Nascar?

SAG: Infelizmente tem a chance de chover tanto no sábado como para o domingo, mas esperamos que não chova, porque assistir corrida na segunda é difícil para todos.

Rodrigo Medeiros: O que se pode esperar da corrida mais esperada por todos, as 500 milhas de Indianápolis com o Helinho na pole?

SAG: Será uma corrida emocionante e muito imprevisível como foi o ano passado, com 33 pilotos correndo atrás da vitória e todos os tipos de estratégias para tentar ficar na frente e conquistar mais de 1 milhão de dólares de prêmio.

Rodrigo Medeiros: Acreditam numa boa largada do Hélio e que ele possa vencer de ponta a ponta?

SAG: Vencer de ponta a ponta em Indianápolis é impossível, pois um dos recursos que os pilotos utilizam durante a prova é a jogada de vácuo, que permite que um piloto mais rápido siga na frente enquanto o outro fica no vácuo do carro e economiza combustível e tenta seguir no mesmo ritmo

Rodrigo Medeiros: Acreditam que o circuito da Turquia pode vir a ajudar um pouco na classificação das novatas na Fórmula 1?

SAG: As novatas vão sofrer muito no treino classificatório, pois o principal problema dos carros das equipes novas é a aerodinâmica, coisa muito importante para uma pista anti-horária como Istambul Park.

Rodrigo Medeiros: Como os pilotos brasileiros devem se sair nessa etapa da Turquia de Fórmula 1?

SAG: Lucas di Grassi e Bruno Senna vão lutar para correr para tentar completar a prova, Rubens Barrichello vai tentar fazer alguns pontos, apesar do motor cosworth não tem muita potencia, enquanto Felipe Massa pode conseguir a sua quarta vitória na Turquia, mas vai travar uma batalha muito árdua contra os carros da RBR, que são bem a frente do carro da Ferrari em todos os quesitos.

Rodrigo Medeiros: O carro titular que o Kanaan vai utilizar na corrida foi o que ele bateu primeiro no treino, senão me engano, vocês acreditam que o carro já ta ajeitado para que ele possa fazer uma boa corrida ou poderá ter problemas?

SAG: O Tony Kanaan possivelmente deve utilizar o último treino livre para poder acertar o carro, pois ele se classificou com um carro “remendado”, ou seja, com peças dos outros quatros carros da equipe. Com relação aos problemas não se sabe, pois a corrida é muito longa, mas vamos torcer para que o bom baiano faça uma excelente prova.

Rodrigo Medeiros: Acreditam que essa estratégia do Tony e sua equipe foi a mais acertada para as 500 milhas de Indianápolis?

SAG: Só veremos isso na corrida, mas para o Tony quanto mais arriscar poderá ser lucro, pois largar em último vai representar uma corrida de recuperação.

Henrique Costa: Acreditam numa possível vitória brasileira nessas 500 milhas deste ano?

SAG: Com certeza, pois parece que o Helio Castroneves conseguiu o acerto ideal para a pista de Indianápolis, e no ano passado ele foi pole e conquistou a vitória.
Esse ano ele foi pole sobrando, ou seja, podemos ter esperança de conseguir uma vitória brasileira esse ano.
Os outros brasileiros têm menos chances, mas podem fazer uma grande prova para não passar em branco.

Henrique Costa: Em que setor das 500 milhas acontecerá a maior disputa por posição?

SAG: Acho que as maiores disputas será na curva 1 e 3, pois elas se seguem após das longas retas de Indianápolis e a principal ação para ultrapassar é na disputa das curvas.

Tulio Losaca: Esse tipo de circuito igual o de Charlotte é propício para qual equipe, piloto e estratégia?

SAG: A etapa de Charlotte é totalmente imprevisível, pois é a corrida mais longa da temporada, mas a estratégia é que pode se seguir é na última parada de box trocar os dois pneus, pois a pista não é tão abrasiva, e desgasta mais os pneus do lado esquerdo, que são os pneus de apoio, no mais, tudo é imprevisível.

Tulio Losaca: Acreditam que possa dar uma zebra na corrida das 500 milhas de Indianápolis, no sentido de ser campeão um piloto não favorito, ou o Hélio Castroneves é realmente o favorito a ganhar não dando chances para os outros pilotos?

SAG: As 500 milhas de Indianápolis é uma corrida onde tudo pode acontecer, mas jamais um carro mal acertado vai conseguir vencer.
O Helio realmente é favorito a vitória, pois se acontecer igual no ano passado, nas últimas 50 voltas seu carro tinha o melhor desempenho não dando chances para seus adversários.
Uma zebra que poderia acontecer se é que pode se falar em zebra é um carro da Andretti vencer a prova, pois eles não se deram bem na classificação, mas podem conseguir um resultado excelente.

Tulio Losaca: Gostaria de saber qual o piloto que vocês acreditam que vão dominar os treinos livres, treino classificatório e a corrida de Fórmula 1?

SAG: Olha a Fernanda acha que nos treinos livres dará o Alonso, no treino classificatório e na corrida vai dar Felipe Massa.
O José Pedro acredita que um dos pilotos da Mclaren consiga ser o mais rápido dos treinos livres, mas na classificação e na corrida dê Mark Webber, porque o carro da RBR é o melhor atualmente e a fase do Webber está excelente por vencer as duas últimas corridas.

Julio Lopes: O que se pode esperar dos treinos livres da etapa da Turquia de Fórmula 1?

SAG: Uma disputa das equipes grandes para tentar alcançar a RBR, que tem o melhor e mais equilibrado carro.

Julio Lopes: Acreditam que o domínio desse circuito da Turquia será de que equipe?

SAG: Apesar de torcermos pelo Felipe Massa, acreditamos que a RBR domine mais uma vez, pois eles estão com um carro muito a frente dos outros.

4 comentários:

Julio Lopes disse...

Olá,
O que aconteceu com a cobertura dos treinos livres da Fórmula 1?
Vocês não fazem essa cobertura?
Apesar disso, gostaria de saber se vocês cobrem o classificatório?
Ficarei no aguardo.
Abraço,
Julio

Rodrigo Medeiros disse...

Boa noite,
Pessoal não consegui encontrar os treinos livres da Fórmula 1?
Verifiquem se não deu algum problema ai no blog, to no aguardo do post sobre o treino livre.
Por favor se não for encomodo coloquem algo dos treinos livres ainda hj td bem.
Percebi q a Fernanda ta postando sobre as outras categorias, então peço encarecidamente, coloquem os treinos livres da Fórmula 1.
To no aguardo.
Abraço,
Rodrgio

Tulio Losaca disse...

Boa noite,
Puxa nenhuma informação sobre os treinos livres da Fórmula 1.
O que aconteceu que vocês tão atualizando as outras categorias, mas não tão atualizando a Fórmula 1?
É isso, infelizmente hoje isso aconteceu.
Abraço,
Tulio Losaca

Flávio Dreiter disse...

Olá,
Caramba umas das principais categorias do automobilismo, não foi comentada por vocês hoje.
Cadê os treinos livres de Fórmula 1?
Fiquei esperando até agora por informação e não foi postada nenhuma.
Uma pena que isso tenha acontecido.
Flávio