Por: Fernanda Esteves
Nessa edição estarei abordando um pouco sobre a história do Rali dos Sertões, suas categorias e os todos os campeões do rali, para que vocês amantes dessa categoria possam interagir mais com essa competição.
O Rali dos Sertões é considerado um evento completo, pois reúne competição, turismo, economia, responsabilidade social e ambiental e completa 18 anos neste ano de 2010, além de ser considerado o 2º maior evento off road do mundo.
A primeira prova longa de duração do off road brasileiro foi realizada em 1991, idéia de Chico Morais, sendo chamada de Rali do São Francisco e era uma corrida destinada a motos, o percurso foi de Ribeirão Preto a Maceió, mas no ano de 1992 a competição não aconteceu.
Já em 1993 aconteceu a primeira edição do Rali dos Sertões, que tinha como percurso ir de Campos do Jordão até Natal, percorrendo 3.500km, o qual obteve 34 inscritos.
No ano de 1994 o percurso saía de São Paulo e encerrava em Natal tendo um total de 4.500km a ser percorridos e obteve 44 inscritos, incluindo estrangeiros, com isso iniciando a fase internacional da corrida.
Em 1995, a edição ficou marcada pela estréia dos carros no rali e devido a grande repercussão o rali contou com a participação de personalidades do motociclismo mundial como Edi Orioli, Fernando Gil e Jordi Arcarons.
A partir do ano de 1996 o rali dos Sertões iniciou sua configuração profissional com a criação da empresa Dunas Race, que tem como meta formatar uma estrutura empresarial e moderna exclusivamente para a promoção e produção do evento.
O ano de 1999 ficou marcado pela estréia dos caminhões, bem como o ano de 2005 teve a estréia dos quadriciclos no rali.
O Rali dos Sertões se resume em emoção, velocidade, adrenalina, superação e lição de vida dos pilotos.
Categorias:
Motos:
1 - Super Production
2 - Sport
3 - Production
4 - Production Light
5 - Brasil
Quadriciclos:
1 - Quadris até 450cc
2 - Quadris Extreme
Carros:
1 - Protótipos T1 – Etanol
2 - Protótipos T1 – Diesel / Gasolina
3 - Production T2
4 - Super Production
Caminhões:
1 - Caminhões Leves – de 3.500kg a 4.800kg
2 - Caminhões Pesados – de 4.801kg a 8.500kg
Especificações das Categorias:
Rally Super Production - motocicletas e protótipos com motorização a partir de 250cc até 1300cc com preparação livre
Rally Sport - motocicletas com motorização 2T até 380cc ou motorização 4T até 700cc
Rally Production – motocicletas de até 450cc 2 e 4 tempos, seguindo as normas FIM e motocicletas off road produzidas no Brasil de até 700cc.
Rally Brasil - motocicletas até 450 de 2 e 4 tempos produzidas no Brasil com preparo livre
Quadris Extreme - quadriciclos com motorização de até 1300cc com preparação livre, tração 4x2 ou 4x4
Quadris 450cc - quadriciclos com motorização de até 450cc com preparação livre, tração 4X2 ou 4x4
Campeões do Rali
Edição 1993:
Categoria Cross Country
Motos - Gilmar dos Anjos
Edição 1994:
Categoria Cross Country
Motos - Juca Bala
Edição 1995:
Categoria Cross Country
Motos - Jean Azevedo
Carros - Wedigo Von Borries e Suen Von Borries
Edição 1996:
Categoria Cross Country
Motos - Joaquim Gouveia Rodrigues (Juca Bala)
Carros - Cacá Clauset e Norton Lopes
Edição 1997:
Categoria Cross Country
Motos - Juliano Sacioto
Carros - Klever Kolberg e André Azevedo
Edição 1998:
Categoria Cross Country
Motos - Heinz Kinigadner (Áustria)
Carros - Klever Kolberg e André Azevedo
Edição 1999:
Categoria Cross Country
Motos - José Hélio G. R. Filho
Carros - Riamburgo Ximenes e Paulo Roberto Salle
Caminhões - Hélio M. Cangueiro, João A.Amaral e Henri
Edição 2000:
Categoria Cross Country
Motos - Jean Azevedo
Carros - Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti
Caminhões - André Azevedo e Hélio Cangueiro
Edição 2001:
Categoria Cross Country
Motos - Tiago Laurito Fantozzi
Carros - Édio Fuchter e Milton Pereira
Caminhões - Alfredo Yan de Andrade e João Guilherme
Edição 2002:
Categoria Cross Country
Motos - Jean Azevedo
Carros - Édio Fuchter e Milton Pereira
Caminhões - André Azevedo e Robson Pereira
Edição 2003:
Categoria Cross Country
Motos - José Hélio Gonçalves R. Filho
Carros - Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo
Caminhões - Carlos Salvini e Guido Salvini
Edição 2004:
Categoria Cross Country
Motos - Jean Azevedo
Carros - Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo
Caminhões - André Azevedo e Robson P de Oliveira
Categoria Regularidade
Graduado - Jairo Araújo de Freitas e Wagner Antonio de Paula
Turismo - Daniel Saraiva Lamedo e Felipe Capellão de Paula
Edição 2005:
Categoria Cross Country
Motos - Jean Azevedo
Carros - Edu Piano e Rogério Almeida
Quadriciclos - Robert Naji Nahas
Caminhões - Amable Barrasa e José Papacena Neto
Categoria Regularidade
Graduado - Luiz Fenando Ortega e Nelson Ortega
Turismo - Érico Lemos e Claudio Samel
Edição 2006:
Categoria Cross Country
Motos - Cyril Despres (França)
Carros - João Antonio Franciosi e Rafael Capoani
Quadriciclos - Carlo Collet
Caminhões - Amable Barrasa, José Papacena Neto e Domenico Montalbano
Categoria Regularidade
Graduado - Roque Veviurka e Alberto Minski Junior
Turismo - Silnei Franceschi e Agda Arsuffi
Prêmios Extras
Competidor Revelação - Marcos Vianna – quadriciclo
Equipe Revelação (moto) - Juca Bala Trail Trip
Equipe Revelação (carro) - Palmerinha X Raid
Equipe Destaque - Ford Racing Trucks
Espírito do Rally - Paulo Polido e José Luiz Pacheco
Edição 2007:
Categoria Cross Country
Motos – José Hélio
Carros – Mauricio Neves e Clécio Maestreli
Quadriciclos – Mauricio Costa Ramos, conhecido como Índio
Caminhões – Edu Paino, Solon Mendes e Davi Fonseca
Edição 2008:
Categoria Cross Country
Motos – José Hélio
Carros – Giniel de Villiers (África do Sul) e Dirk von Zitzewitz (Alemanha)
Quadriciclos – Robert Nahas
Caminhões – Edu Piano, Solon Mendes e Davi Fonseca
Prêmios Extras
Piloto Revelação – Sthenio “Curiosinho” – moto
Equipe revelação – Orlen Team/ Overdrive
Equipe destaque – Volkswagen Motorsport
Equipe Solidária – Brasil Moto Tour
Espírito do Rally – Ludovic Boinnard
Melhor equipe de apoio - Infinity Rally team
Edição 2009:
Categoria Cross Country
Motos – José Hélio
Carros – Carlos Sainz e Lucas Cruz (Espanha)
Quadriciclos – Cristiano Sousa
Caminhões – Edu Piano, Solon Mendes e Davi Fonseca
Crédito: Confederação brasileira de automobilismo e site oficial da categoria
Crétido da Foto: site webventure
Nessa edição estarei abordando um pouco sobre a história do Rali dos Sertões, suas categorias e os todos os campeões do rali, para que vocês amantes dessa categoria possam interagir mais com essa competição.
O Rali dos Sertões é considerado um evento completo, pois reúne competição, turismo, economia, responsabilidade social e ambiental e completa 18 anos neste ano de 2010, além de ser considerado o 2º maior evento off road do mundo.
A primeira prova longa de duração do off road brasileiro foi realizada em 1991, idéia de Chico Morais, sendo chamada de Rali do São Francisco e era uma corrida destinada a motos, o percurso foi de Ribeirão Preto a Maceió, mas no ano de 1992 a competição não aconteceu.
Já em 1993 aconteceu a primeira edição do Rali dos Sertões, que tinha como percurso ir de Campos do Jordão até Natal, percorrendo 3.500km, o qual obteve 34 inscritos.
No ano de 1994 o percurso saía de São Paulo e encerrava em Natal tendo um total de 4.500km a ser percorridos e obteve 44 inscritos, incluindo estrangeiros, com isso iniciando a fase internacional da corrida.
Em 1995, a edição ficou marcada pela estréia dos carros no rali e devido a grande repercussão o rali contou com a participação de personalidades do motociclismo mundial como Edi Orioli, Fernando Gil e Jordi Arcarons.
A partir do ano de 1996 o rali dos Sertões iniciou sua configuração profissional com a criação da empresa Dunas Race, que tem como meta formatar uma estrutura empresarial e moderna exclusivamente para a promoção e produção do evento.
O ano de 1999 ficou marcado pela estréia dos caminhões, bem como o ano de 2005 teve a estréia dos quadriciclos no rali.
O Rali dos Sertões se resume em emoção, velocidade, adrenalina, superação e lição de vida dos pilotos.
Categorias:
Motos:
1 - Super Production
2 - Sport
3 - Production
4 - Production Light
5 - Brasil
Quadriciclos:
1 - Quadris até 450cc
2 - Quadris Extreme
Carros:
1 - Protótipos T1 – Etanol
2 - Protótipos T1 – Diesel / Gasolina
3 - Production T2
4 - Super Production
Caminhões:
1 - Caminhões Leves – de 3.500kg a 4.800kg
2 - Caminhões Pesados – de 4.801kg a 8.500kg
Especificações das Categorias:
Rally Super Production - motocicletas e protótipos com motorização a partir de 250cc até 1300cc com preparação livre
Rally Sport - motocicletas com motorização 2T até 380cc ou motorização 4T até 700cc
Rally Production – motocicletas de até 450cc 2 e 4 tempos, seguindo as normas FIM e motocicletas off road produzidas no Brasil de até 700cc.
Rally Brasil - motocicletas até 450 de 2 e 4 tempos produzidas no Brasil com preparo livre
Quadris Extreme - quadriciclos com motorização de até 1300cc com preparação livre, tração 4x2 ou 4x4
Quadris 450cc - quadriciclos com motorização de até 450cc com preparação livre, tração 4X2 ou 4x4
Campeões do Rali
Edição 1993:
Categoria Cross Country
Motos - Gilmar dos Anjos
Edição 1994:
Categoria Cross Country
Motos - Juca Bala
Edição 1995:
Categoria Cross Country
Motos - Jean Azevedo
Carros - Wedigo Von Borries e Suen Von Borries
Edição 1996:
Categoria Cross Country
Motos - Joaquim Gouveia Rodrigues (Juca Bala)
Carros - Cacá Clauset e Norton Lopes
Edição 1997:
Categoria Cross Country
Motos - Juliano Sacioto
Carros - Klever Kolberg e André Azevedo
Edição 1998:
Categoria Cross Country
Motos - Heinz Kinigadner (Áustria)
Carros - Klever Kolberg e André Azevedo
Edição 1999:
Categoria Cross Country
Motos - José Hélio G. R. Filho
Carros - Riamburgo Ximenes e Paulo Roberto Salle
Caminhões - Hélio M. Cangueiro, João A.Amaral e Henri
Edição 2000:
Categoria Cross Country
Motos - Jean Azevedo
Carros - Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti
Caminhões - André Azevedo e Hélio Cangueiro
Edição 2001:
Categoria Cross Country
Motos - Tiago Laurito Fantozzi
Carros - Édio Fuchter e Milton Pereira
Caminhões - Alfredo Yan de Andrade e João Guilherme
Edição 2002:
Categoria Cross Country
Motos - Jean Azevedo
Carros - Édio Fuchter e Milton Pereira
Caminhões - André Azevedo e Robson Pereira
Edição 2003:
Categoria Cross Country
Motos - José Hélio Gonçalves R. Filho
Carros - Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo
Caminhões - Carlos Salvini e Guido Salvini
Edição 2004:
Categoria Cross Country
Motos - Jean Azevedo
Carros - Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo
Caminhões - André Azevedo e Robson P de Oliveira
Categoria Regularidade
Graduado - Jairo Araújo de Freitas e Wagner Antonio de Paula
Turismo - Daniel Saraiva Lamedo e Felipe Capellão de Paula
Edição 2005:
Categoria Cross Country
Motos - Jean Azevedo
Carros - Edu Piano e Rogério Almeida
Quadriciclos - Robert Naji Nahas
Caminhões - Amable Barrasa e José Papacena Neto
Categoria Regularidade
Graduado - Luiz Fenando Ortega e Nelson Ortega
Turismo - Érico Lemos e Claudio Samel
Edição 2006:
Categoria Cross Country
Motos - Cyril Despres (França)
Carros - João Antonio Franciosi e Rafael Capoani
Quadriciclos - Carlo Collet
Caminhões - Amable Barrasa, José Papacena Neto e Domenico Montalbano
Categoria Regularidade
Graduado - Roque Veviurka e Alberto Minski Junior
Turismo - Silnei Franceschi e Agda Arsuffi
Prêmios Extras
Competidor Revelação - Marcos Vianna – quadriciclo
Equipe Revelação (moto) - Juca Bala Trail Trip
Equipe Revelação (carro) - Palmerinha X Raid
Equipe Destaque - Ford Racing Trucks
Espírito do Rally - Paulo Polido e José Luiz Pacheco
Edição 2007:
Categoria Cross Country
Motos – José Hélio
Carros – Mauricio Neves e Clécio Maestreli
Quadriciclos – Mauricio Costa Ramos, conhecido como Índio
Caminhões – Edu Paino, Solon Mendes e Davi Fonseca
Edição 2008:
Categoria Cross Country
Motos – José Hélio
Carros – Giniel de Villiers (África do Sul) e Dirk von Zitzewitz (Alemanha)
Quadriciclos – Robert Nahas
Caminhões – Edu Piano, Solon Mendes e Davi Fonseca
Prêmios Extras
Piloto Revelação – Sthenio “Curiosinho” – moto
Equipe revelação – Orlen Team/ Overdrive
Equipe destaque – Volkswagen Motorsport
Equipe Solidária – Brasil Moto Tour
Espírito do Rally – Ludovic Boinnard
Melhor equipe de apoio - Infinity Rally team
Edição 2009:
Categoria Cross Country
Motos – José Hélio
Carros – Carlos Sainz e Lucas Cruz (Espanha)
Quadriciclos – Cristiano Sousa
Caminhões – Edu Piano, Solon Mendes e Davi Fonseca
Crédito: Confederação brasileira de automobilismo e site oficial da categoria
Crétido da Foto: site webventure
1 comentários:
Bom dia,
Oh q fera q ficou o novo banner.
Ai parabéns pelo breathing
Vcs realmente são show, sempre trazendo as notícias e as histórias da categoria para nos deixar bem informado e por dentro de td.
Só uma questão vcs sabem o pq surgiu o super prime?
Rogério
Postar um comentário