segunda-feira, 26 de julho de 2010

Scott Dixon vence a etapa de Edmonton da Fórmula Indy

Por: Fernanda Esteves
Foto: Scott Dixon

Scott Dixon vence a etapa de Edmonton da Fórmula Indy neste domingo, dia 25 de julho, de acordo com direção prova que puniu Helio Castroneves, que cruzou em primeiro a corrida, devido entendimento que Castroneves bloqueou Will Power.
Will Power encerrou na segunda posição, seguido por Dario Franchitti, Ryan Briscoe, Ryan Hunter-Reay, Paul Tracy, Ernesto Viso, Mario Moraes, Takuma Sato e Helio Castroneves completando os dez primeiros da corrida.
Tony Kanaan terminou na 12ª posição, Raphael Matos na 13ª posição, Vitor Meira na 16ª posição, enquanto Mario Romancini abandonou a corrida.
A corrida foi marcada por várias disputas por posições, acidentes e, principalmente, pela punição a Helio Castroneves.
Helio Castroneves aproveitando-se da queda de rendimento de Will Power recebendo a bandeirada em primeiro colocado, mas a direção da prova puniu Castroneves com um drive through por ter entendido que este bloqueou Power ao não deixar Power ultrapassá-lo e sim se manteve na linha de dentro da curva, com isso agindo de maneira anti-desportiva, mas como faltavam 3 voltas para o final não dava tempo para que Castroneves cumprisse a punição, foi dada uma punição em tempo para o piloto, que foi para a 10ª posição.
Raphael Matos fez uma corrida de recuperação, devido logo no início da corrida ter sido tocado por Paul Tracy rodando e indo parar na grama, mas conseguiu retornar a pista com o pneu furado e conseguindo concluir a corrida na 13ª posição.
Tony Kanaan foi outro piloto que fez uma boa corrida de recuperação, já que por ter batido no treino classificatório largou na última posição, conseguido terminar a prova na 12ª posição.
Na volta 46 a direção da prova acionou a primeira bandeira amarela, devido a Alex Lloyd ter perdido o controle do carro ficando parado na relva canadense
A segunda bandeira amarela foi acionada quando Ernesto Viso tocou Simona de Silvestro na curva 8, que foi parar na barreira de pneus, mas Simona retornou a corrida sem maiores problemas.
Novamente a bandeira amarela precisou ser acionada quando Alex Tagliani ao tentar ultrapassar Tony Kanaan foi tocado por este fazendo-o rodar e acertando Mario Romancini, como isso Tagliani e Romancini abandonaram a corrida.
Na volta 78 Will Power começou apresentar problemas perdendo vantagem para Helio Castroneves, que conseguiu realizar a ultrapassagem na curva 1 com tranqüilidade abrindo boa vantagem sobre Power.
Faltando seis voltas para o final mais uma bandeira amarela é acionada, devido Simona de Silvestro ter perdido ritmo abandonando a corrida e deixando o carro parado na grama.
Com re-largada Will Power resolveu atacar Helio Castroneves por fora na primeira curva, mas Castrovenes se defendeu mantendo a linha de dentro, com isso Power acabou perdendo a segunda posição para Scott Dixon, que acabou vencendo a corrida, devido à punição recebida por Helio pela direção da prova gerando grande discussão, já que Castroneves por ter ficado nervoso partiu para cima dos comissários da prova.


A etapa de Mid-Ohio da Fórmula Indy acontecerá no dia 8 de agosto.

Classificação da corrida:

1 - Scott Dixon - Ganassi - 1:50:37.055
2 - Will Power - Penske - +2.668
3 - Dario Franchitti - Ganassi - +3.283
4 - Ryan Briscoe - Penske - +8.865
5 - Ryan Hunter-Reay - Andretti - +11.148
6 - Paul Tracy - KV - +11.909
7 - Ernesto Viso - KV - +16.901
8 - Mario Moraes - KV - +18.220
9 - Takuma Sato - KV - +21.588
10 - Helio Castroneves - Penske - +1:02.601
11 - Marco Andretti - Andretti - +1 volta
12 - Tony Kanaan - Andretti - +1 volta
13 - Raphael Matos - Luczo Dragon/De Ferran - +1 volta
14 - Bertrand Baguette - Conquest - +1 volta
15 - Danica Patrick - Andretti - +1 volta
16 - Vitor Meira - Foyt - +2 voltas
17 - Hideki Mutoh - Newman/Haas/Lanigan - +2 voltas
18 - Alex Lloyd - Dale Coyne - +3 voltas
19 - Tomas Scheckter - Dreyer & Reinbold - +5 voltas
20 - Dan Wheldon - Panther - +5 voltas
21 - Justin Wilson - Dreyer & Reinbold - +7 voltas

Crédito da Foto: site tazio

0 comentários: