O inglês Lewis Hamilton venceu neste domingo, dia 18 de novembro, a penúltima etapa da temporada 2012 da Fórmula 1 que aconteceu no circuito de Austin, nos Estados Unidos.
Antes da corrida, a Ferrari acabou violando um lacre do câmbio de Felipe Massa, com isso Massa perdeu cinco posições beneficiando Fernando Alonso que subiu para a sétima posição e pôde largar no lado limpo da pista.
Na largada, Fernando Alonso ganhou três posições subindo de sétimo para quarto ficando atrás de Lewis Hamilton, enquanto que muitos pilotos acabaram saindo da pista na segunda curva.
Sergio Perez fez uma excelente largada ganhando quatro posições ficando a frente de Pastor Maldonado, enquanto que na segunda volta Nico Hulkenberg ultrapassou Michael Schumacher assumindo a quinta posição, assim como Schumacher perdeu mais duas posições sendo pressionado por Kimi Raikkonen.
Hamilton ao tentar ultrapassar Mark Webber cometeu um erro saindo da pista ficando ainda na terceira posição, já na volta seguinte Hamilton se aproveitando da abertura da asa traseira conseguiu ultrapassar o adversário assumindo a segunda posição.
Jenson Button numa estratégia de se manter mais tempo na pista conseguiu a décima terceira posição ao superar Pastor Maldonado, enquanto que Romain Grosjean não obteve êxito ao tentar ultrapassar Nico Hulkenberg, assim como Grosjean acabou rodando na curva 19 perdendo cinco posições, com isso Felipe Massa se aproveitou para consumar a ultrapassagem sobre Schumacher assumindo a oitava posição.
Bruno Senna se aproveitando da asa móvel conquistou a décima primeira posição ao superar Romain Grosjean, enquanto que Michael Schumacher não conseguiu segurar o ímpeto de Jenson Button que consumou a ultrapassagem sobre o adversário assumindo a décima primeira posição.
Felipe Massa fazendo uma corrida de recuperação conseguiu ultrapassar Paul Di Resta assumindo a sétima posição, enquanto que Kimi Raikkonen disputou roda a roda com Nico Hulkenberg obtendo êxito assumindo a quinta posição.
O primeiro abandono aconteceu quando Jean Eric Vergne teve a suspensão quebrada, enquanto que Felipe Massa assumia a sexta posição ao impor forte ímpeto sobre Nico Hulkemberg.
Mark Webber ficou muito lento saindo da pista abandonando a corrida, com isso Fernando Alonso assumiu a terceira posição.
Fernando Alonso e Lewis Hamilton foram para o box ao mesmo tempo, com o espanhol enfrentando problemas no pneu traseiro direito perdendo tempo.
Na volta seguinte, Sebastian Vettel foi para o box retornando com muita tranquilidade na frente, enquanto que Jenson Button começava a ter lucros com a estratégia dos pneus duros, com isso na volta 23 Jenson Button se utilizou da asa móvel assumindo a quinta posição ao superar Fernando Alonso que sofria com a falta de aquecimento dos pneus duros.
Na volta seguinte, Lewis Hamilton ultrapassou Kimi Raikkonen assumindo a segunda posição, enquanto que Jenson Button se aproveitando dos pneus mais macios conseguiu ultrapassar Romain Grosjean assumindo a sexta posição.
Felipe Massa fazendo uma prova bastante agressiva conseguiu assumir a quarta posição ficando logo atrás de Fernando Alonso.
Na volta 42 Lewis Hamilton conseguiu a ultrapassagem sobre Sebastian Vettel por conta da asa móvel assumindo a liderança da corrida.
Faltando 10 voltas para o final, Jenson Button superou Kimi Raikkonen assumindo a quinta posição, enquanto que Lewis Hamilton mantinha uma vantagem bastante segura em relação à Sebastian Vettel, assim como Bruno Senna disputava pela oitava posição com Nico Hulkemberg.
Pastor Maldonado mostrando um ritmo mais consistente conseguiu a nona posição ao ultrapassar Bruno Senna.
Depois de um grande desempenho durante toda corrida, Lewis Hamilton venceu a etapa dos Estados Unidos fazendo com que a decisão do campeonato de pilotos ficasse adiada para a etapa do Brasil.
Felipe Massa terminou na quarta posição, enquanto que Bruno Senna terminou em décimo lugar.
Classificação da corrida:
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1h35m55s269
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 0s600
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 39s200
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 46s000
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 56s400
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 1m04s400
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 1m10s300
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 1m13s700
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 1m14s500
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 1m15s100
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1m24s300
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m24s800
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1m25s500
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
15 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 1 volta
16 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
Crédito da foto: GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário