O escocês Dario Franchitti conquistou nesse domingo, dia 16 de outubro, o título da temporada 2011 da Fórmula Indy, mas sem nenhum motivo para comemorações, pois um acidente na décima volta envolvendo quinze carros acabou vitimando Dan Wheldon.
O acidente começou com Wade Currighan rodando sendo tocado por JR Hilderbrand, com isso vários pilotos foram batendo e o inglês Dan Wheldon acabou decolando por cima do carro de EJ Viso e de Tomas Scheckter acertando o muro a mais de 350 km/h. O piloto foi atendido rapidamente na pista, mas teve sua morte declarada depois de 2 horas do acidente.
Com a conquista desse ano Franchitti é considerado o maior vencedor da história da Fórmula Indy.
A organização da categoria juntamente com os chefes de equipes e os pilotos decidiram pelo cancelamento da etapa, além dos pilotos terem dado cinco voltas no circuito lentamente em homenagem a Dan Wheldon ao som de aplausos do público presente.
A direção da prova decidiu que o prêmio de US$ 5 milhões será entregue aos filhos do piloto em tributo a todos aos seus feitos realizados na categoria.
Will Power, que foi um dos envolvidos no acidente, conquistou o segundo vice-campeonato seguido, pois no passado o australiano perdeu para Dario Franchitti em Homestead.
Dan Wheldon tinha 33 anos e não competiu regularmente essa temporada, mas já tinha um acordo formal para competir na equipe Andretti na próxima temporada, bem como estava desenvolvendo o carro que será utilizado na temporada de 2012 da categoria, com isso a fabricante do carro decidiu colocar as iniciais do piloto como nome do novo carro em sua homenagem.
Crédito da imagem: site tazio