sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Corrida dos Campeões 2011 – História da Corrida dos Campeões

A corrida dos campeões, conhecida também como Race of Champions, é um evento que reúne os principais pilotos das diversas categorias do automobilismo comemorando o final de ano em alta velocidade.
Para ser campeão dessa corrida é necessário que o piloto seja completo, pois pilota cinco diferentes tipos de carro tornando o título mais prazeroso ao ser conquistado.
O evento teve início no ano de 1988 numa pista de terra montada em Montlhéry, na França, tendo como primeiro vencedor o piloto Juha Kankkunen.
A corrida passou por Nurburgring, Madrid, Barcelona, Ilhas Canarias entre os anos de 1992 a 2003, sendo que em Paris ocorreu à primeira corrida num estádio de futebol acontecendo no período de 2004 a 2006.
O lendário estádio de Wembley, na Inglaterra, sediou as temporadas de 2007 e 2008, enquanto que no ano de 2009 o Race of Champions aconteceu no ninho do pássaro em Xangai, mas desde o ano de 2010 as corridas ocorrem no estádio de Dusseldorf, na Alemanha.
Grandes pilotos já participaram desta corrida como o heptacampeão de Fórmula 1 Michael Schumacher, o tetracampeão Alain Prost, o campeão da DTM Mattias Ekstrom, o octacampeão do mundial de Rali Sebastien Loeb, o tricampeão do mundial de carros de turismo Andy Priaulx, o tetracampeão de Fórmula Mundial Sebastien Bourdais, o campeão do Rali Dacar Stéphane Peterhansel.
Esta corrida é dividida em dois eventos distintos, sendo a Copa das Nações e a Corrida dos Campeões.
A Copa das Nações acontece no sábado com os países divididos em duplas, que se enfrentam em dois grupos de quatro países, com isso os dois primeiros colocados participam da semifinal com os vencedores se enfrentando na grande final. Atualmente a Alemanha é o país que detém mais vitórias.
Enquanto que no domingo todos os pilotos se enfrentam entre si, divididos em quatro grupos com quatro pilotos cada um, com os dois melhores dos grupos para disputarem a próxima fase. O atual vencedor é o português Filipe Albuquerque, que derrotou Sebastien Loeb numa final emocionante.