quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Wagner Ebrahim faz o melhor tempo da quarta sessão de treinos livres da etapa de Interlagos da GT Brasil

Por: José Pedro Morgado
Foto: Dodge Viper de Wagner Ebrahim

O piloto do Dogde Viper Wagner Ebrahim conquistou a liderança do treino livre pela segunda vez ao ficar na frente no quarto treino livre para a etapa do GT Brasil em Interlagos, que aconteceu no último domingo, dia 28 de novembro.
A segunda colocação ficou com o Ford GT de Juliano Moro e Paulo Bonifácio que fizeram um tempo 75 milésimos mais lento do que de Ebrahim, enquanto que Bruno Garfinkel e Ricardo Mauricio terminaram na terceira posição.
Os cinco primeiros colocados foram completados por Chico Longo e Daniel Serra com um Lamborghini Gallardo e por Marcelo Hanh e Allan Khodair com outra Lamborghini.

Na categoria GT4, mais uma vez Sergio Laganá e Allam Helmeister fizeram o melhor tempo da categoria, porém no geral, eles terminaram apenas na décima sétima posição.

Classificação do quarto treino livre

1 Wagner EBRAHIM Dodge Viper Coupé 1:35.953
2 Juliano MORO Paulo BONIFÁCIO Ford GT 1:36.028 +0.075
3 Bruno GARFINKEL Ricardo MAURÍCIO Lamborghini Gallardo 1:36.089 +0.136
4 Chico LONGO Daniel SERRA Lamborghini Gallardo 1:36.103 +0.150
5 Marcelo HAHN Allam KHODAIR Lamborghini Gallardo 1:36.179 +0.226
6 Rafael DERANI Claudio RICCI Ferrari F430 1:36.195 +0.242
7 Valdeno BRITO Mateus STUMPF Ford GT 1:36.530 +0.577
8 Chico SERRA João ADIBE Lamborghini Gallardo 1:36.654 +0.701
9 Linneu LINARDI Marcos GOMES Ferrari F430 1:36.844 +0.891
10 Pedro QUEIROLO Dodge Viper Coupé 1:36.952 +0.999
11 Xandy NEGRÃO Andreas MATTHEIS Ford GT 1:37.356 +1.403
12 Cleber FARIA Lamborghini Gallardo 1:37.403 +1.450
13 Pipo DERANI Dimas de MELO PIMENTA Porsche 911 1:38.257 +2.304
14 Vanuê FARIA Lamborghini Gallardo 1:38.705 +2.752
15 Walter DERANI Antonio PIZZONIA Ferrari F430 1:39.417 +3.464
16 Fernando POETA Sérgio LÚCIO Lamborghini Gallardo 1:42.966 +7.013
17 Sérgio LAGANÁ Alan HELLMEISTER Maserati Trofeo 1:43.514 +7.561
18 Cristiano FEDERICO Guto NEGRÃO Ferrari Challenge 1:43.892 +7.939
19 Osvaldo FEDERICO Caio LARA Maserati Trofeo 1:44.306 +8.353
20 Renan GUERRA Maserati Trofeo 1:44.947 +8.994
21 Otávio MESQUITA Ferrari Challenge 1:44.979 +9.026
22 Carlos BURZA Léo BURTI Ginetta G50 1:44.982 +9.029
23 Henrique ASSUNÇÃO Carlos KRAY Maserati Trofeo 1:45.102 +9.149
24 Valter ROSSETE Fábio GRECO Ferrari F430 1:45.315 +9.362
25 Ricardo RICCA Gustavo SONDERMANN Maserati Trofeo 1:46.495 +10.542
26 Marcelo SANT'ANNA Maserati Trofeo 1:46.869 +10.916
27 Marçal MELLO William FREIRE Ginetta G50 1:47.542 +11.589
28 Adolfo VIANNA Eduardo FURLANETTO Maserati Trofeo 1:47.799 +11.846
29 Fábio DELAMUTA Roberto dos SANTOS Maserati Trofeo 1:47.803 +11.850
30 Maurício SILVA JR. Maserati Trofeo 1:48.072 +12.119

crédito da foto: alphaautos.blogspot.com

Ferrari domina o terceiro treino livre da etapa de Interlagos da GT Brasil

Por: José Pedro Morgado
Foto: Ferrari de Rafael Derani e Cláudio Ricci

A dupla Rafael Derani e Cláudio Ricci conquistou o melhor tempo da terceira sessão dos treinos livres para a etapa da GT Brasil que foi realizada nesse último domingo, dia 28 de novembro, no circuito José Carlos Pace, em Interlagos, ficando a dois milésimos de fazerem a melhor marca do dia pertencente ao Dodge Viper de Wagner Ebrahim.
Na segunda posição ficou outra Ferrari, mas dessa vez com a dupla que foi a mais constante na sexta-feira, dia 25 de novembro, Walter Derani e Antônio Pizzonia.
Da terceira a sexta posição, ficou quatro duplas que competem com o Lamborghini Gallardo, sendo que em terceiro ficou Chico Longo e Daniel Serra, seguido por Bruno Garfinkel e Ricardo Mauricio, Marcelo Hahm e Allam Khodair, que ainda brigavam pelo vice-campeonato, e a sexta colocação acabou ficando com João Adibe e Chico Serra.
O primeiro Ford GT acabou ficando apenas na sétima posição com a dupla Juliano Moro e Paulo Bonifácio, enquanto que Pedro Queirolo foi o primeiro Dodge Viper, ficando na décima posição.

Na categoria GT4, Sérgio Laganá e Allam Hellmeister com uma Maserati ficaram na frente porém terminaram na 15ª posição no geral

Classificação do terceiro treino livre

1 Rafael DERANI Claudio RICCI Ferrari F430 1:35.837
2 Walter DERANI Antonio PIZZONIA Ferrari F430 1:36.062 +0.225
3 Chico LONGO Daniel SERRA Lamborghini Gallardo 1:36.619 +0.782
4 Bruno GARFINKEL Ricardo MAURÍCIO Lamborghini Gallardo 1:36.890 +1.053
5 Marcelo HAHN Allam KHODAIR Lamborghini Gallardo 1:37.096 +1.259
6 Chico SERRA João ADIBE Lamborghini Gallardo 1:37.132 +1.295
7 Juliano MORO Paulo BONIFÁCIO Ford GT 1:37.290 +1.453
8 Xandy NEGRÃO Andreas MATTHEIS Ford GT 1:37.305 +1.468
9 Linneu LINARDI Marcos GOMES Ferrari F430 1:37.518 +1.681
10 Pedro QUEIROLO Dodge Viper Coupé 1:37.743 +1.906
11 Cleber FARIA Lamborghini Gallardo 1:37.786 +1.949
12 Vanuê FARIA Lamborghini Gallardo 1:38.517 +2.680
13 Pipo DERANI Dimas de MELO PIMENTA Porsche 911 1:39.103 +3.266
14 Fernando POETA Sérgio LÚCIO Lamborghini Gallardo 1:40.534 +4.697
15 Sérgio LAGANÁ Alan HELLMEISTER Maserati Trofeo 1:43.813 +7.976
16 Cristiano FEDERICO Guto NEGRÃO Ferrari Challenge 1:44.315 +8.478
17 Osvaldo FEDERICO Caio LARA Maserati Trofeo 1:44.665 +8.828
18 Carlos BURZA Léo BURTI Ginetta G50 1:44.850 +9.013
19 Henrique ASSUNÇÃO Carlos KRAY Maserati Trofeo 1:45.102 +9.265
20 Otávio MESQUITA Ferrari Challenge 1:45.246 +9.409
21 Valdeno BRITO Mateus STUMPF Ford GT 1:46.240 +10.403
22 Ricardo RICCA Gustavo SONDERMANN Maserati Trofeo 1:47.094 +11.257
23 Fábio DELAMUTA Roberto dos SANTOS Maserati Trofeo 1:48.369 +12.532
24 Marcelo SANT'ANNA Maserati Trofeo 1:49.526 +13.689
25 Maurício SILVA JR.Maserati Trofeo 1:58.490 +22.653
26 Renan GUERRA Maserati Trofeo 3:45.745

crédito da foto: motornews.com.br

Wagner Ebrahim conquista o melhor tempo no segundo treino livre da etapa de Interlagos da GT Brasil

Por: José Pedro Morgado
Foto: Dodge Viper de Wagner Ebrahim

O piloto do Dodge Viper Wagner Ebrahim desbancou a Ferrari ao realizar o melhor tempo na segunda sessão de treinos livres para a etapa de Interlagos da GT Brasil, o vencedor de uma das corridas em Curitiba ainda conseguiu abaixar a melhor volta do dia ao fazer 1:35.835.
O segundo lugar ficou com Chico Longo e Daniel Serra a bordo de um Lamborghini Gallardo, porém a dupla ficou quase 8 décimos atrás de Ebrahim.
Na terceira posição terminou os lideres da primeira sessão, Walter Derani e Antonio Pizzonia, que não conseguiram se impor ficando quase 9 décimos acima do tempo do Dodge Viper.
Os cinco primeiros colocados foram completados pelos campeões da temporada Valdeno Brito e Matheus Stumpf que guiam um Ford GT e por Pedro Queirolo que compete com um Dodge Viper.

Já na categoria GT4, a Ferrari de Sergio Laganá e Allan Hellmeister conquistaram o melhor tempo, porém ficaram em décimo sétimo lugar na geral.

Classificação do segundo treino livre

1º) 20 - Wagner Ebrahim (VI, PR), 1:35.835, média de 161,86 Km/h
2º) 19 - C.Longo/D.Serra (LA, SP/SP), 1:36.619
3º) 70 - W.Derani/A.Pizzonia (FE, SP/AM), 1:36.713
4º) 7 - V.Brito/M.Stumpf (FO, PB/RS), 1:36.723
5º) 13 - Pedro Queirolo (VI, SP), 1:36.984
6º) 9 - A.Mattheis/X.Negrão (FO, RJ/SP), 1:37.054
7º) 3 - R.Derani/C.Ricci (FE, SP/RS), 1:37.065
8º) 5 - J.Moro/P.Bonifacio (FO, RS/SP), 1:37.082
9º) 77 - C.Serra/J.Adibe (LA, SP/SP), 1:37.209
10º) 33 - B.Garfinkel/R.Mauricio (LA, SP/SP), 1:37.484
11º) 16 - M.Hahn/A.Khodair (LA, SP/SP), 1:37.540
12º) 30 - Cleber Faria (LA, SP), 1:38.121
13º) 105 - Vanue Faria (LA, SP), 1:38.993
14º) 100 - L.Linardi/M.Gomes (FE, SP/PR), 1:39.839
15º) 12 - P.Derani/J.Pimenta (PO, SP/SP), 1:41.312
16º) 8 - F.Poeta/S.Lucio (LA, RS/SP), 1:42.082
17º) 57 - S.Laganá/A.Hellmeister (FC, SP/SP), 1:44.924
18º) 51 - Otavio Mesquita (FC, SP), 1:45.268
19º) 72 - C.Federico/G.Negrão (FC, SP/SP), 1:45.427
20º) 99 - R.Ricca/Sondermann (MA, SP/SP), 1:45.591
21º) 81 - C.Burza/L.Burti (GI, SP/SP), 1:45.654
22º) 73 - O.Federico/C.Lara (MA, SP/SP), 1:45.740
23º) 55 - Renan Guerra (MA, SP), 1:45.747
24º) 75 - H.Assunção/C.Kray (MA, SP/RS), 1:45.839
25º) 17 - Marcelo Santanna (FC, SP), 1:45.919
26º) 82 - M.Mello/W.Freire (GI, SP/SP), 1:46.431
27º) 27 - F.Delamutta/R.Dos Santos (MA, SP/SP), 1:48.613
28º) 88 - C.Vianna/E.Furlanetto (MA, SP/SP), 1:53.906
29º) 113 - Mauricio Silva Jr (MA, SP), 1:58.008

credito da foto: band.com.br

Ferrari domina primeiro treino livre da GT Brasil em Interlagos

Por: José Pedro Morgado
Foto: Ferrari de Walter Derani e Antonio Pizzonia

A dupla Walter Derani e Antônio Pizzonia fizeram o melhor tempo do primeiro treino livre válido pela última etapa do campeonato Itaipava GT Brasil que foi realizado no último domingo. Derai e Pizzonia que guiam uma Ferrari fizeram o tempo de 1:36.666 e superou em 435 milésimos a dupla Bruno Garfinkel e Ricardo Mauricio que guiam um Lamborghini Gallardo.
Na terceira posição acabou ficando com a dupla Rafael Derani e Cláudio Ricci que pilotam uma Ferrari e fizeram um tempo mais de 8 décimos acima de Derari, enquanto que Chico Longo e Daniel Serra terminaram na quarta colocação.
Os cinco primeiros foram completados por Cleber Faria que guia uma Lamborghini Gallardo.
O primeiro Ford GT a aparecer na classificação acabou ficando com Andreas Matteis e Xandy Negrão, que conquistaram o nono lugar enquanto que o primeiro Dogde Viper foi com Wagner Ebrahim, que fez a sétima melhor marca.
Na categoria GT4, a Ginetta de Carlos Burza e Leonardo Burti fizeram o melhor tempo, mas no geral acabou na décima quinta posição.

Classificação do primeiro treino livre

1º) 70 - W.Derani/A.Pizzonia (FE, SP/AM), 1:36.666, média de 160,47 Km/h
2º) 33 - B.Garfinkel/R.Mauricio (LA, SP/SP), a .435
3º) 3 - R.Derani/C.Ricci (FE, SP/RS), a .889
4º) 19 - C.Longo/D.Serra (LA, SP/SP), a 1.068
5º) 30 - Cleber Faria (LA, SP), a 1.171
6º) 77 - C.Serra/J.Adibe (LA, SP/SP), a 1.186
7º) 20 - Wagner Ebrahim (VI, PR), a 1.687
8º) 13 - Pedro Queirolo (VI, SP), a 1.750
9º) 9 - A.Mattheis/X.Negrão (FO, RJ/SP), a 2.118
10º) 16 - M.Hahn/A.Khodair (LA, SP/SP), a 2.233
11º) 105 - Vanue Faria (LA, SP), a 3.054
12º) 5 - J.Moro/P.Bonifacio (FO, RS/SP), a 3.665
13º) 12 - P.Derani/J.Pimenta (PO, SP/SP), a 3.678
14º) 100 - L.Linardi/M.Gomes (FE, SP/PR), a 7.638
15º) 81 - C.Burza/L.Burti (GI, SP/SP), a 8.749
16º) 82 - M.Mello/W.Freire (GI, SP/SP), a 8.914
17º) 75 - H.Assunção/C.Kray (MA, SP/RS), a 9.256
18º) 8 - F.Poeta/S.Lucio (LA, RS/SP), a 9.490
19º) 7 - V.Brito/M.Stumpf (FO, PB/RS), a 9.671
20º) 57 - S.Laganá/A.Hellmeister (FC, SP/SP), a 9.756
21º) 55 - Renan Guerra (MA, SP), a 9.976
22º) 51 - Otavio Mesquita (FC, SP), a 10.050
23º) 72 - C.Federico/G.Negrão (FC, SP/SP), a 10.288
24º) 99 - R.Ricca/Sondermann (MA, SP/SP), a 10.947
25º) 73 - O.Federico/C.Lara (MA, SP/SP), a 11.570
26º) 27 - F.Delamutta/R.Dos Santos (MA, SP/SP), a 13.302
27º) 17 - Marcelo Santanna (FC, SP), a 13.683
28º) 88 - C.Vianna/E.Furlanetto (MA, SP/SP), a 18.403
29º) 113 - Mauricio Silva Jr (MA, SP), a - -.- - -

crédito da foto: novoblogdolargartixa.blogspot.com

500 milhas de Kart 2010 – Festa brasileira

Por: José Pedro Morgado
Foto: Vencedores da corrida

As 500 milhas da Granja Vianna é um evento que chama a atenção de todos os amantes de automobilismo, pois é uma verdadeira maratona de velocidade, arrojo e de grandes feras.
No primeiro dia de treinos uma paulistana roubou a cena, mas Bia Figueiredo sempre vai estar em evidência pela sua luta em todas as categorias em que competiu.
Já no segundo dia de treinos a força do automobilismo brasiliense começou a ficar em evidência quando Vitor Meira conquistou o melhor tempo superando o kart de Bia Figueiredo, porém a pole para a décima quarta edição ficou com um piloto que nem aparece no cenário do automobilismo brasileiro Alexandre Ruiz, que compete na F-BMW Américas conseguindo superar um multi campeão de Kart na tomada de tempo além dos outros 58 karts.
Já a corrida é um teste para a paciência de pilotos e espectadores, pois são 644 voltas que tem que ser percorridas com a duração de aproximadamente 12 horas.
Sempre foi característica desse evento a reparação de vários karts durante a corrida e muitos abandonos, pois por se tratar de um evento de longa duração muitos equipamentos e karts ficam pelo caminho.
No final, a disputa ficou entre dois pilotos que já guiaram na Fórmula 1 contra um trio que contava com o campeão da F-3 Sulamericana nessa temporada 2010, mas o trio formado por Yann Cunha, Lu Boesel e Luiz Cordeiro conquistou uma vitória histórica ao desbancarem a dupla Nelsinho Piquet e Christian Fittipaldi.
O trio tinha finalizado no último ano na sétima posição conquistou a vitória com uma mistura de competência, consistência e sorte.
Lu Boesel era só alegria no pódio e relatou a sua luta para ir numa categoria top na próxima temporada: "Foi uma prova desgastante, difícil, mas graças a Deus nós três conseguimos manter o mesmo ritmo e nos livrar rapidamente do tráfego. E os mecânicos trabalharam sempre com eficiência. Nossas paradas nos boxes foram muito rápidas. É um resultado maravilhoso para mim nesta fase da carreira, já que estou pretendendo correr na Fórmula Indy em 2011. E não deixa de ter um gostinho especial ganhar de tantos nomes famosos e exatamente na última vez em que as 500 Milhas foram corridas aqui na Granja".

Classificação final da corrida


1°) C&L MOTORSPORT - Luiz Cordeiro Filho,Yann Cunha e Lu Boesel - 644 voltas em 10h54min15s556
2°) FITTIPALDI PITSTOP - Christian Fittipaldi, Nelson Piquet e Vitor Meira a 1 volta
3°) HEAD & SHOULDERS/CARAS - Rafael Suzuki, Felipe Fraga, Eduardo Banzoli e Carlos Barrichello a 1 volta
4°) HANIER ESPECIALIDADE QUÍM - Beto Cavaleiro, Eduardo Leite e Lucas Finger a 3 voltas
5°) BARRICHELLO/HEAD&SHOULDERS - Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Giaffone e Antonio Pizzonia a 4 voltas
6°) RACING TEAM SWEDEN - Frans Bergman, Diogo Broka, Thiago Parazinho e Davide Forè a 5 voltas
7°) TECHSPEED/REDSTAR RACING - Eduardo Ventre, André Nicastro, Francesco Ventre e Pedro Gomes a 6 voltas
8°) BEE RACING/BKO/MEGA - Nelsinho Stanisci , Bruno Balarin, Sebá Malucelli e Aluisio Coelho a 6 voltas
9°) CRG DO BRASIL 2 - Davide Forè, Arnaud Kozlinski , Michele Gatting, André Pedralli, Johnatan Louis e Thiago Santos a 7 voltas
10°) CKS/WILD KART/BCO JBS - Yuri Alves, Fernando Carvalho, Fabio Fogaça e Thiago Massa a 7 voltas

crédito da foto: site oficial da categoria

Corrida dos Campeões 2010 - A festa do automobilismo

Por: José Pedro Morgado
Fotos: Momentos do evento

A Corrida dos Campeões é um dos maiores eventos, se não for o maior evento festivo do automobilismo mundial, o evento aconteceu na cidade de Dusseldorf, na Alemanha, país dos pilotos Sebastian Vettel e de Michael Schumacher, imaginam a festa né.
O evento desse ano teve a presença mais do que especial de um tetracampeão mundial de Fórmula 1, o francês Alain Prost, que não competia num evento desde uma breve participação na GP Masters onde fez somente um teste.
O primeiro dia do evento é chamado Copa das Nações, onde tivemos 16 pilotos divididos entre 8 países e os times foram divididos em dois grupos de cinco e os dois melhores se enfrentariam na semi-finais.
O grupo A contava com a França que tinha como representantes Alain Prost e Sébastien Loeb, a Escandinávia com Heikki Kovalainen e Tom Kristensen, Portugal com Álvaro Parente e Filipe Albuquerque e a Grã- Bretanha com Andy Priaulx e Jason Plato.
Já o Grupo B tinha os donos da casa, a Alemanha com Sebastian Vettel e Michael Schumacher, a Benelux, que foi uma mistura entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo, que contava com Bertrand Baguette e Jerone Bleekemolen, um combinado de estrelas que tinha o americano Tanner Foust e o australiano Michael Doohan e o time dos Estados Unidos com Carl Edwards e Travis Pastana
Nos confrontos do grupo A passaram para a segunda fase a Grã-Bretanha e a França, enquanto que Alemanha e Benelux conquistaram as vagas no Grupo B.
Na segunda fase a Grã-Bretanha venceu a França por 2x1, sendo Prost vencendo Platô enquanto que Priaulx derrotou Loeb em duas oportunidades.
Já do outro lado da chave, a Alemanha não deu chances para a Benelux e ganhou por 2x0, com Schumacher vencendo Baguette, enquanto que Vettel derrotou Bleekemolen.

A grande final foi um espetáculo a parte, pois Schuamcher e Vettel enfrentariam dois campeões de turismo, Priaulx e Plato.
Na primeira disputa Schumacher derrotou facilmente Jason Plato, porém Vettel acabou sendo derrotado por Priaulx.
Na disputa final, Schumacher conseguiu passar Priaulx na última curva e com isso deu a Alemanha o quarto título da Copa das Nações.
No domingo, dia 28 de novembro, aconteceu o evento mais esperado do mundo, o confronto individual entre as feras que estavam participando do Race of Champions.
No Race of Champions os 16 pilotos são divididos em 4 grupos de 4 pilotos cada um e os dois melhores se classificam para as quartas de final.
O primeiro confronto foi entre Heikki Kovalainen e Sebastian Loeb, porém a disputa foi marcada com uma séria batida de Kovalainen, que está em repouso em sua residência após sofrer uma concussão.
Os outros dois pilotos que estiveram no grupo A eram Bertrand Baguette e Jeroen Bleekemolen, sendo que os classificados foram Loeb e Baguette.
O Grupo B tinha Tom Kristensen, Andy Priaulx, Mick Doohan e Travis Pastana, e os classificados foram os pilotos de turismo Tom Kristensen e Andy Priaulx.
A terceira chave tinha o campeão de Fórmula 1 Sebastian Vettel, Carl Edwards, Filipe Albuquerque e Travis Pastana, tendo como classificado Albuquerque, que venceu as três disputas e Vettel ficando em segundo.
O último grupo tinha como protagonistas, Michael Schumacher, Alain Prost, Álvaro Parente e Jason Platô, os dois classificados nessa disputa foram Michael Schumacher e Álvaro Parente.
Os confrontos das quartas de final ficaram assim:
Loeb contra Kristensen, Priaulx contra Baguette, Vettel contra Schumacher e Albuquerque contra Parente.
O campeão de rali Sebastien Loeb venceu Kristensen, enquanto que Priaulx não tomou conhecimento de Baguette.
Já do outro lado, Vettel eliminou Schumacher, enquanto que Albuquerque começou a surpreender ao vencer Parente.
As semi-finais foram de arrepiar, pois Loeb conquistou a vitória em cima de Priaulx indo para a final após um ano de ausência, enquanto que Filipe Albuquerque acabou com a alegria alemã quando derrotou Sebastian Vettel.

A final foi um dos confrontos mais esperados, pois era a disputa de um grande campeão com um desconhecido.
Na primeira disputa Albuquerque venceu com uma boa vantagem, mas perdeu a chance de ganhar o título por uma vantagem muito pequena na segunda disputa.
Os dois pilotos iriam para a disputa final e o português Filipe Albuquerque levou a melhor conquistando seu primeiro título, e depois de Kovalainen em 2004 um piloto não muito famoso venceu uma edição da corrida dos campeões.

crédito das fotos: site oficial do evento

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Rali Dakar 2011 - Jean Azevedo confirma participação na edição 2011 do Rali Dakar

Por: Fernanda Esteves
Foto: Jean Azevedo

Jean Azevedo confirma participação na edição 2011 do Rali Dacar nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, na categoria moto, mas não descartou a possibilidade de retornar a competir nas quatro rodas.
"Agora não tenho chances de uma boa classificação geral nos carros e, por isso, deixarei um piloto novato tentar conquistar sua vitória em uma categoria estreante também. Dessa forma, a equipe fica com mais chances de resultados nas três categorias" declarou Jean Azevedo

Crédito da Foto: site grande prêmio

Carl Edwards vence etapa de Homestead e Jimmie Johnson conquista o pentacampeonato da temporada 2010 da Nascar

Por: Fernanda Esteves
Foto: Jimmie Johnson

Carl Edwards vence etapa de Homestead da Nascar neste domingo, dia 21 de novembro, após ter conseguido ótima ultrapassagem no início da corrida e liderando com certa tranqüilidade, enquanto que os aspirantes ao título disputavam por posições e tentavam se aproximar da liderança.
Jimmie Johnson encerrou na segunda posição, seguido por Kevin Harvick, Aric Almirola, AJ Allmendinger, Kasey Kahne, Ryan Newman, Tony Stewart, Matt Kenseth e Greg Biffle completando os dez primeiros da corrida.
A corrida foi marcada por grandes emoções na disputa por posição e na busca do título do campeonato, bem como por algumas interrupções com bandeiras amarelas e acidentes com alguns pilotos, pois ocorreram 22 mudanças na liderança entre 8 pilotos e 10 bandeiras amarelas.
Jimmie Johnson conquista o pentacampeonato da temporada 2010 da Nascar ao conseguir chegar na segunda posição e contando com o erro de Denny Hamlin na entrada dos boxes, entrando para a história da categoria como o primeiro piloto a conquistar cinco campeonatos seguidos.
Denny Hamlin obteve vários problemas durante a corrida e terminou apenas na 14ª posição, com isso viu Johnson superar a diferença de 15 pontos e conquistar o campeonato.
A primeira bandeira amarela foi acionada na volta 17 quando David Reutimann acertou o muro destruindo seu carro. O momento da re-largada, pode se dizer que foi o momento decisivo na conquista ao título, pois Hamlin errou ao ultrapassar Biffle rodando e danificando o splitter do carro, com isso prejudicando sua corrida e consequentemente a vantagem do campeonato sobre os adversários, mesmo tendo a equipe ter conseguido ajeitar o carro.
A segunda surgiu por volta da volta 98, enquanto a terceira foi acionada na volta 164, devido ao acidente com Kevin Conway.
Kevin Harvick não teve muita sorte, já que foi penalizado por excesso de velocidade na entrada dos boxes, sendo obrigado a re-largar na 29ª posição, além de não ter perdido os pontos de bônus de liderança de voltas.
A última bandeira amarela surgiu quando Kevin Harvick empurrou Kyle Busch para fora da pista o que acabou provocando incêndio do carro, mas Busch saiu ileso.


Classificação da corrida:

1 - Carl Edwards - Ford - 267 voltas
2 - Jimmie Johnson - Chevrolet
3 - Kevin Harvick - Chevrolet
4 - Aric Almirola - Ford
5 - AJ Allmendinger - Ford
6 - Kasey Kahne - Toyota
7 - Ryan Newman - Chevrolet
8 - Tony Stewart - Chevrolet
9 - Matt Kenseth - Ford
10 - Greg Biffle - Ford

Classificação do campeonato:

1 - Jimmie Johnson - 6622
2 - Denny Hamlin - 6583
3 - Kevin Harvick - 6581
4 - Carl Edwards - 6393
5 - Matt Kenseth - 6294
6 - Greg Biffle - 6247
7 - Tony Stewart - 6221
8 - Kyle Busch - 6182
9 - Jeff Gordon - 6176
10 - Clint Bowyer - 6155
11 - Kurt Busch - 6142
12 - Jeff Burton - 6033
Crédito da Foto: site grande prêmio

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Stefano Coletti confirmado pela equipe Trident para a temporada de 2011 da GP2

Por: Fernanda Esteves
Foto: Stefano Coletti

Stefano Coletti confirmado pela equipe Trident para a temporada de 2011 da GP2 nesta segunda-feira, dia 22 de novembro.
Coletti disputou neste ano de 2010 as temporadas da World Series, GP3 e Auto GP.
“Eu queria competir na GP2 em 2010, mas não encontrei o orçamento necessário para planejar um bom programa. Nós entendemos que a GP2 é o último passo que um piloto enfrenta antes da F1, então é onde devemos seguir. Estou muito otimista com a temporada e tenho grande confiança na equipe. O alvo é alcançar o top-5 na classificação final” declarou Stefano Coletti

Crédito da Foto: site crash

A montadora Lotus é confirmada como a nova fornecedora de motores para a Fórmula Indy

Por: José Pedro Morgado
Foto: logo Fórmula Indy

Após a confirmação da Honda e da Chevrolet como fornecedores de motores para a temporada de 2012, a Lotus Cars anunciou que também fará parte desse projeto de fornecer motores e pacote aerodinâmico as equipes interessadas.
O diretor executivo do grupo Lotus falou da importância da marca no automobilismo mundial: "A Lotus é única no mundo automotivo. Nenhuma outra montadora foi tão bem-sucedida nas diversas categorias do esporte a motor, com experiência nas provas de Le Mans, pelo Mundial de Rali, pelas corridas de carros de turismo, pela F1 e, claro, agora pela Indy".
O motores para a temporada 2012 terão que ser turbo, com a potência entre 550 entre 700 cv e as equipes poderão aderir mudanças aerodinâmicas, porém o fabricante do chassi será o mesmo, que é a Dallara.

Norbert Michelisz vence a segunda corrida da etapa de Macau do WTCC

Por: José Pedro Morgado
Foto: Norbert Michelisz

O húngaro Norbert Michelisz conquistou a sua primeira vitória no WTCC ao cruzar na frente na última corrida da temporada do WTCC nessa temporada de 2010. O piloto da Seat que largou na quinta posição assumiu a liderança logo no inicio da corrida e não a perdeu mais.
Na segunda posição da corrida ficou Gabriele Tarquini, que com o resultado conquistou o vice-campeonato enquanto que o outro piloto que brigava pelo vice-campeonato Robert Huff terminou na terceira posição.
O campeão dessa temporada Yvan Muller terminou na quarta posição enquanto que Augusto Farfus finalizou os cinco primeiros colocados.

Classificação da segunda corrida:

1º. Norbert Michelisz (Seat), 54min37s415
2º. Gabriele Tarquini (Seat), a 1s193
3º. Robert Huff (Chevrolet), a 1s543
4º. Yvan Muller (Chevrolet), a 10s886
5º. Augusto Farfus (BMW), a 14s675
6º. Tom Coronel (Seat), a 14s894
7º. Andy Priaulx (BMW), a 15s716
8º. Tiago Monteiro (Seat), a 16s360
9º. Sérgio Hernandez (BMW), a 20s951
10º. Franz Engstler (BMW), a 25s099

Crédito da Foto: site tazio

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Robert Huff vence a primeira corrida de Macau do WTCC

Por: José Pedro Morgado
Foto: Robert Huff

O inglês Robert Huff conquistou uma vitória importante ao passar na frente pela linha de chegada na primeira corrida em Macau, a última rodada dupla da temporada 2010 do WTCC.
A vitória de Huff e o segundo lugar do campeão da temporada Yvan Muller garantiram o título de marcas a Chevrolet, mostrando que a marca americana dominou a temporada. O pódio foi completado com o carro da Seat de Tiago Monteiro.
A corrida teve uma intervenção do Safety Car nas voltas finais e com isso o domínio de Huff ficou pra trás, mas no final, ninguém pode tirar a vitória da Chevrolet e de Robert Huff.
Os cinco primeiros colocados foram completados por outros dois Seats, Gabriele Tarquini foi quarto colocado e Nobert Michelisz terminou na quinta colocação.
A primeira BMW só chegou na sétima posição com o brasileiro Augusto Farfus Jr.

Classificação da primeira corrida:

1º. Robert Huff (Chevrolet), 35min34s840
2º. Yvan Muller (Chevrolet), a 0s366
3º. Tiago Monteiro (Seat), a 0s631
4º. Gabriele Tarquini (Seat), a 0s909
5º. Norbert Michelisz (Seat), a 1s306
6º. Augusto Farfus (BMW), a 1s967
7º. Alain Menu (Chevrolet), a 2s564
8º. Kristian Poulsen (BMW), a 2s823
9º. Franz Engstler (BMW), a 3s503
10º. Mehdi Bennani (BMW), a 3s998

Crédito da Foto: site tazio

Kasey Kahne conquista a pole para a etapa de Miami da Nascar

Por: José Pedro Morgado
Foto: Kasey Kahne

O piloto da Red Bull Kasey Kahne conquistou na última sexta-feira, dia 19 de novembro, a pole position para a última etapa da temporada 2010 da Nascar, que foi realizado no circuito de Homestead.
Ao seu lado na primeira fila estará um piloto que está no chase porém não está brigando pelo título, é o carro 99 de Carl Edwards que foi o último vencedor da temporada, onde teve a corrida de Phoenix.
Na segunda fila teremos Jamie McMurray, que venceu as duas corridas mais importantes da Nascar nessa temporada e ao seu lado teremos um campeão, o experiente Bill Elliot que durante a temporada não conseguiu nunca uma classificação expressiva.
Já na terceira fila teremos AJ Allmendinger que tentou conseguir fazer um bom campeonato mas acabou não conseguindo, só sendo destaque por causa de um acidente e Talladega, e ao seu lado teremos o vice líder do campeonato Jimmie Johnson que precisa fazer 16 pontos a mais do que Denny Hamlin para se tornar pentacampeão da Nascar.
Os outros dois postulantes ao título ficaram em posições muito distintas. Kevin Harvick vai largar na 28ª posição enquanto que o líder do campeonato Denny Hamlin largará na 37ª posição.

Classificação do grid de largada:

1. Kasey Kahne Toyota 30,525s (176,904 mph)
2. Carl Edwards Ford 30,556s +0,031s
3. Jamie McMurray Chevrolet 30,558s +0,033s
4. Bill Elliott Ford 30,580s +0,055s
5. A,J, Allmendinger Ford 30,583s +0,058s
6. Jimmie Johnson Chevrolet 30,598s +0,073s
7. David Reutimann Toyota 30,603s +0,078s
8. Mark Martin Chevrolet 30,605s +0,080s
9. David Ragan Ford 30,626s +0,101s
10. Regan Smith Chevrolet 30,644s +0,119s
11. Jeff Gordon Chevrolet 30,648s +0,123s
12. Elliott Sadler Ford 30,651s +0,126s
13. Matt Kenseth Ford 30,662s +0,137s
14. Jeff Burton Chevrolet 30,672s +0,147s
15. Kurt Busch Dodge 30,695s +0,170s

Crédito da Foto: site oficial do piloto

Nascar 2010 – Homestead Miami Speedway

A última etapa da temporada 2010 da Nascar e ambém o ultimo capitulo deste especial será realizado no circuito oval de Homestead que se situa na cidade mais brasileira dos Estados Unidos, em Miami.
A pista foi inaugurada no ano de 1995, e era composta por quatro curvas bem desafiadoras, porém sempre foi importante ter um freio bem acertado, porém a Nascar entrou nessa pista somente em 1999 com a vitória de Tony Stewart.
As obras de mudança do circuito começaram em Maio de 2003 e teve seu traçado totalmente modificado, compondo agora um tri oval com curvas bem inclinadas. A obra terminou em novembro de 2003, porém a Nascar voltou a disputar corridas no mesmo mês.
O circuito tem a extensão de 1 milha e meia, ou aproximadamente 2.400 metros, as curvas possuem inclinações de 18 e 20 graus e as retas possuem uma inclinação de 4 graus. A capacidade do autódromo é de 65 mil espectadores.
Diferentes de varias pistas do calendário, a corrida de Miami não tem muitas variações de nomes. Os nomes que foram adotados são: Pennzoil 400 presented by Kmart, Pennzoil 400, Pennzoil Freedom 400 e Ford 400.
O maior vencedor dessa pista é um piloto que disputa o chase: Greg Biffle conquistou três vitórias consecutivas, e além dele, Tony Stewart, Kurt Busch, Matt Kenseth, Denny Hamlin e Carl Edwards já venceram nessa pista.


A corrida será realizada no dia 21 de novembro, a partir das 6 da tarde no horário de Brasília e o canal Speed fará a transmissão.

Lista de vencedores em Homestead
11/22/09 Ford 400 Denny Hamlin
11/16/08 Ford 400 Carl Edwards
11/18/07 Ford 400 Matt Kenseth
11/19/06 Ford 400 Greg Biffle
11/20/05 Ford 400 Greg Biffle
11/21/04 Ford 400 Greg Biffle
11/16/03 Ford 400 Bobby Labonte
11/17/02 Ford 400 Kurt Busch
11/11/01 Pennzoil Freedom 400 Bill Elliott
11/12/00 Pennzoil 400 Tony Stewart
11/14/99 Pennzoil 400 presented by Kmart Tony Stewart

domingo, 21 de novembro de 2010

Galid Osman vence a etapa de Brasília da Copa Montana

Por: Fernanda Esteves
Foto: Galid Osman

Galid Osman vence a etapa de Brasília da Copa Montana neste domingo, dia 21 de novembro, de ponta a ponta mostrando domínio total do circuito não dando chances a pressão dos adversários.
Diogo Pachenki terminou na segunda posição, seguido por Thiago Riberi, Eduardo Leite, Lucas Finger, Douglas Soares, Pedro Boesel, Gustavo Sondermann, Marco Cozzi e Paulo Mauro completando os dez primeiros da corrida.
A corrida foi marcada pelo domínio de Osman desde a largada e por algumas ultrapassagens no início da corrida, bem como pelo incidente entre Rafael Daniel e Wellington Justino provocando o abandono da corrida dos pilotos.

Classificação da corrida:

1 - Galid Osman - Carlos Alves - 40:17.004
2 - Diogo Pachenki - Nascar - +0.793
3 - Thiago Riberi - JB Star - +1.792
4 - Eduardo Leite - JB Star - +2.012
5 - Lucas Finger - AMG - +9.247
6 - Douglas Soares - Gramacho-Costa - +9.746
7 - Pedro Boesel - Petrópolis Vogel - +10.072
8 - Gustavo Sondermann - J Star - +10.779
9 - Marco Cozzi - Racequip - +11.606
10 - João Paulo Mauro - Nascar - +14.125

Crédito da Foto: site tazio