sexta-feira, 11 de junho de 2010

WEC 2010 - Carros da categoria

Neste primeira parte do especial sobre as 24 horas de Le mans estará sendo abordado as características técnicas dos carros de cada uma das categorias das 24 horas de Le Mans para que entendam um pouco mais sobre esta corrida.

LMP1
Os carros da principal categoria dessa corrida, a LMP1 tem como características principais:
Os cockpits podem ser abertos ou fechados, a gasolina usada tem 10% de etanol, como a BTL para os motores a diesel.
BLT é um bicombustível que é elaborado a partir da parte não comestível das plantas.
Peso mínimo exigido: 900kg para carros com o motor a gasolina e 930kg para carros a diesel.
Comprimento das asas: 1 metro e 60 centímetros
Capacidade de Motor: 6000cc motores aspirados a gasolina, 5500cc para motores a diesel e 4000cc para motores turbo.
Capacidade do tanque: 90 litros para motores a gasolina e 81 litros para motores a diesel.
Faróis com luzes brancas
Os carros serão numerados com números de 1 a 24.
A placa de identificação dos carros estará na cor vermelha.
A novidade para esse ano é a classificação entrada de protótipos híbridos.
As principais equipes que competem nessa categoria são Audi, Peugeot, Oreca (que corre com motor Peugeot), Lola com motores Aston Martin, os Pescarolos (que não irão competir esse ano) e os Ginetta-Zyteks.

LMP2

Os carros da categoria LMP2 têm como características principais.
Cockpits iguais aos da LMP1, abertos ou fechados, mas essa categoria é mais reservada às equipes privadas, como os Lolas com motores Mazda, PescaroloMazda da equipe Racing, alguns Spyders Porsche RS, Ginetta Zyteks e também alguns Acuras, carros japoneses da Honda.
O peso mínimo exigido é de 825kg, 75kg a menos que os carros da LPM1 movido a gasolina.
O motor tem características de um V8 com 3400cc para motores aspirados, ou 2000cc com um único turbo num motor V6.
A capacidade do tanque é menor que o da LMP1, sendo de 80 litros.
Faróis com luzes brancas
Os carros serão numerados com os números de 25 a 49.
A placa de identificação dos carros estará na cor azul.

GT1

Com o regulamento sem mudanças desde 2007, os carros da categoria GT1 são aqueles carros que sempre sonhamos nas nossas garagens e possuem dois tipos de motores.
Peso mínimo exigido é de 1200kg para carros como motores de 560 cavalos de potência, e 1250kg para motores com 600 cavalos de potência.
Largura do carro é de 2 metros e 10 centímetros
A capacidade dos motores é de 8000cc para motores aspirados e 4000cc para motores turbo.
Nessa edição foram autorizados os freios de fibra de carbono
A capacidade do tanque é de 90 litros
Faróis com luzes amarelas
A numeração de identificação dos carros vai entre 50 e 74
A placa de identificação dos carros estará na cor verde.

GT2

Agora os carros mais lentos da corrida, são os carros da categoria GT2 que é praticamente tirar da concessionária e ir para a pista.
Nessa edição terá Porsche 997, Ferrari F430, BMW M3, Spyker C8 e o Aston Martin Vantage V8.
O peso mínimo é de 1145kg
A largura do carro é de 2 metros
A capacidade do motor é a mesma da GT1, 8000cc para motores aspirados e 4000cc para motores turbo.
Não são permitidos os freios de fibra de carbono, somente com base de ferro.
Capacidade do tanque é de 90 litros e caixa de cambio com 6 marchas.
Faróis com luzes amarelas
A numeração da categoria será entre os números 75 a 99.
A placa de identificação dos carros estará na cor laranja.

Crédito das fotos: blog amilporhora

1 comentários:

Flávio Dreiter disse...

Boa noite,
Puxa parabéns.
Vocês são show, adorei esse especial sobre as 24 horas de Le Mans, pois assim poderei entender mais sobre essa nova categoria.
Sucesso.
E bora pra corrida, não esquecendo claro da Fórmula 1.
Abraços,
Flávio