domingo, 13 de junho de 2010

Audi de Mike Rockenfeller vence as 24 horas de Le Mans

Por: José Pedro Morgado
Fotos: Bandeirada para a Audi e a Peugeot com problemas

A grande favorita a Peugeot, que tinha seus três carros oficiais de fábrica e uma equipe com o mesmo carro nas quatro primeiras posições, com uma larga vantagem como mostrado anteriormente, tudo foi por água abaixo, pois nas últimas 3 horas, os três carros da Peugeot tiveram o motor estourado, e deixando a vitória para o Audi R15 de Mike Rockenfeller, além do segundo e terceiro lugar para o carro da Audi.
A corrida começou quente e com um carro de segurança por causa da batida do leão, Nigel Mansell não durou nem uma hora.
Após a saída do safety car a relargada aconteceu e duas horas depois aconteceu a quebra da primeira Peugeot, a do pole Pedro Lamy, a quebra foi tão séria que nem os mecânicos tentaram alguma coisa.
Ao anoitecer algumas rodadas foram acontecendo, além de batidas entre os carros da GT, com isso esquentou a noite e a madrugada francesa.
Na volta do sol um incidente marcou o período, foi o toque entre um Peugeot e o líder da GT2, o Corvette C6 de Johnny Oconnel, fazendo com o que a Corvette batesse forte no guard rail abandonando a prova.

Depois disso começou a angustia da Peugeot com o carro nº 2 de Frank Montagny tendo seu motor indo para o espaço.
Algumas horas depois, o carro de Alexander Wurz também deu adeus a prova com o mesmo problema de motor.
Com nenhum carro de fábrica na pista, a única Peugeot 908 na pista era da equipe Oreca, mas faltando duas horas para o fim da corrida, mas um motor Peugeot foi embora e para o desespero dos franceses os quatros carros abandonaram a corrida.
Então o caminho ficou livre para as Audi, que possui um grande conhecimento da corrida, vencendo e conquistando o segundo e terceiro lugar, com isso o pódio foi todo da marca das quatro argolas.
Na LMP2, quem chegou na frente foi o carro nº 42 de Danny Watts, seguido pelo carro nº 35 de OAK Racing, com o piloto Jan Charouz e o carro da equipe do brasileiro Thomas Erdos conseguiu um terceiro lugar nas mãos do pilto Mike Newton.
Na categoria GT1 a vitória ficou com o carro nº 50, a Saleen S7R com o piloto Gabriele Gardel, seguido pelo carro nº 72 um Corvete C6R do piloto Jerome Policand e em terceiro lugar ficou o Aston Martin DBR9, carro nº 52 de Christoph Nyggard.
Enquanto que na categoria GT2, chegou na frente a Porsche 997 GT3 nº 77, com o piloto Marc Lieb, seguido por uma Ferrari F430, o carro nº 89 de Leh Kenn e em terceiro lugar outro Porsche 997, o carro 97 de Richard Westbrook.
A BMW M3 do brasileiro Augusto Farfus Jr conseguiu terminar na sexta posição na categoria e em 19º lugar no geral.

Confira a classificação final da 78ª edição das 24 horas de Le Mans:

1º #9 Romain Dumas/Timo Bernhard/Mike Rockenfeller
Audi Sport North America – Audi R15 TDi Plus LMP1
397 voltas

2º #8 Marcel Fässler/Bénoit Treluyer/Andre Lotterer
Audi Sport Team Joest – Audi R15 TDi Plus LMP1
396 voltas

3º #7 Tom Kristensen/Dindo Capello/Allan McNish
Audi Sport Team Joest – Audi R15 TDi Plus LMP1
394 voltas

4º #6 Didier Andre/Soheil Ayari/Andy Meyrick
Team Oreca-Matmut AIM – Oreca 01 AIM LMP1
369 voltas

5º #42 Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane
Strakka Racing – HPD ARX-01C LMP2
367 voltas

6º #007 Harold Primat/Adrián Fernandez/Stefan Mücke
Aston Martin Racing – Aston Martin Lola B09/60 LMP1
365 voltas

7º #35 Matthieu Lahaye/Jan Charouz/Guillaume Moreau
OAK Racing – Pescarolo Judd LMP2
361 voltas

8º #25 Thomas Erdos/Mike Newton/Andy Wallace
RML – Lola B08/80 HPD LMP2
358 voltas

9º #24 Richard Hein/Jacques Nicolet/Jean-François Yvon
OAK Racing – Pescarolo Judd LMP2
341 voltas

10º #41 Karim Ojjeh/Tim Greaves/Gary Chalandon
Team Bruichladdich – Ginetta-Zytek 09S/2 LMP2
341 voltas

11º #77 Marc Lieb/Richard Lietz/Wolf Henzler
Team Felbermayr-Proton – Porsche 997 GT3 RSR LMGT2
338 voltas

12º #89 Allan Simonsen/Leh Keen/Dominik Farnbacher
Hankook Team Farnbacher – Ferrari F430 LMGT2
336 voltas

13º #50 Gabriele Gardel/Julien Canal/Roland Bervillé
Larbre Competition – Saleen S7-R LMGT1
331 voltas

14º #97 Richard Westbrook/Timo Scheider/Marco Holzer
BMS Scuderia Italia SpA – Porsche 997 GT3 RSR LMGT2
327 voltas

15º #72 Stéphan Grégoire/David Hart/Jerôme Policand
Luc Alphand Aventures – Chevrolet Corvette C6-R LMGT1
327 voltas

16º #95 Giancarlo Fisichella/Jean Alesi/Toni Vilander
AF Corse – Ferrari F430 LMGT2
323 voltas

17º #76 Raymond Narac/Patrick Pilet/Patrick Long
IMSA Performance Matmut – Porsche 997 GT3 RSR LMGT2
321 voltas

18º #28 Ralph Meichtry/Pierre Bruneau/Marc Rostan
Race Performance AG – Radical SR9 Judd LMP2
321 voltas

19º #78 Augusto Farfus Jr./Üwe Alzen/Jörg Müller
BMW Motorsport – BMW M3 GTR LMGT2
320 voltas

20º #40 Olivier Pla/Miguel Pais do Amaral/Warren Hughes
Quifel-ASM Team – Ginetta-Zytek 09S/2 LMP2
318 voltas

21º #75 Louis Machiels/Niek Hommerson/Paul van Splunteren
ProSpeed Competition – Porsche 997 GT3 RSR LMGT2
317 voltas

22º #52 Christoffer Nygaard/Tomas Enge/Peter Kox
Young Driver AMR – Aston Martin DBR9 LMGT1
311 voltas

23º #37 Stéphane Salini/Philippe Salini/Tristan Gommendy
Gérard Welter – WR Zytek LM2009 LMP2
308 voltas

24º #88 Horst Felbermayr Sr./Horst Felbermayr Jr./Miro Konopka
Team Felbermayr-Proton – Porsche 997 GT3 RSR LMGT2
304 voltas

25º #26 Marino Franchitti/Marco Werner/David Brabham
Highcroft Racing – HPD ARX-01C LMP2
296 voltas

26º #39 Hideki Noda/Jean de Pourtales/Jonathan Kennard
KSM – Lola B08/47 Judd LMP2
291 voltas

27º #85 Peter Dumbreck/Tom Coronel/Jeroen Bleekmolen
Spyker Squadron – Spyker C8 Laviolette LMGT2
280 voltas

Crédito das fotos: site oficial da prova

1 comentários:

Victor Gonçalves disse...

Olá,
É uma pena que a equipe Peugeot tenha sofrido com os motores, pois sinceramente para mim é a equipe que se encontrava em melhor preparo para essa corrida.
A corrida pelo visto foi bem movimentada, pena que não tive acesso a corrida, pois como caiu em dia dos namorados ficou bem complicado, mas graças a vocês pude me interar sobre a corrida que adoro.
Uma curiosidade, qual foi o momento que mais marcou e qual foi o mais emocionante da corrida?
Abraço,
Victor