sexta-feira, 9 de julho de 2010

Inside’s Car – Como sempre o dinheiro fala mais alto

Por: José Pedro Morgado

Oi pessoal,

Estou aqui no meu trabalho pensando em como iniciar a análise dos treinos livres desta edição, mas não encontrei outro começo senão começando com a atitude da equipe Hispania.
A equipe Hispania, time com o pior carro e o menor orçamento da Fórmula 1, que já possui um piloto pagante, o Chandock, resolveu tirar dos treinos livres um dos pilotos que está em franca ascensão na temporada por míseros 5 milhões de doláres.
A ex-equipe Campos substituiu Bruno Senna pelo sofrível japonês Sakon Yamamoto tudo por causa de dinheiro.
Entendo que poderiam colocar outro piloto, o Christian Klien que é milhões de vezes melhor que o japonês, mas o dinheiro como sempre fala mais alto principalmente ficando sempre em último do grid.
Vamos aos treinos:
Para variar os dois treinos foram dominados pelas Red Bull’s, primeiro por Sebastian Vettel e o segundo por Mark Webber, com direito a melhor volta nos dois treinos.
A McLaren pode estar escondendo o jogo, pois Hamilton conseguiu o segundo tempo do primeiro treino, mas no segundo treino não passou do oitavo tempo, enquanto Jenson Button fez o 8º e 13º tempo, respectivamente, mas a equipe de Working sempre esconde seus segredos igual a RBR no início da temporada.
Já a Ferrari parece que sempre está andando para trás, quando quer melhorar não consegue e isso se aplica a Felipe Massa, pois ele não consegue um bom desempenho a muito tempo, pois conseguir um décimo sétimo lugar no primeiro treino não é de se ficar feliz, apesar do quarto lugar do segundo treino não é de se animar muito também, igual a Fernando Alonso que igual em Valência, conseguiu ficar entre os 5 primeiros colocados do treino, mas na corrida não teve o mesmo ritmo, veremos em Silverstone.
Parece que a Mercedes recomeça a encontrar um carro competitivo que a muito tempo não se vê, Rosberg foi muito constante ficando em 6º e 5º, respectivamente, enquanto Schumacher teve uma pequena melhora, subindo de 9º para 6º, com certeza a equipe de Ross Brawn vai ver os pontos novamente entrando na classificação.
A Renault está na briga direta para conseguir uma vaga entre as grandes, Kubica conseguiu o terceiro tempo da primeira sessão, enquanto Petrov conseguiu um 12º lugar, já no treino da tarde os papéis se inverteram, com Petrov em 7º e Kubica em 11º. Então com certeza podem chegar ao Q3 do treino classificatório e dar trabalho na corrida é bom ficar de olho.
Rubens Barrichello e sua equipe Williams estão dando o ar da graça, depois do 4º lugar do brasileiro em Valência, os treinos livres em Silvestone mostraram uma equipe que irá brigar por pontos contra Renault e Force India. O brasileiro ficou em décimo nos dois treinos, enquanto Hulkemberg terminou em 7º e 12º lugar, respectivamente. Um dos dois vai brigar por pontos, agora é vendo para crer qual dos dois pilotos vai desempenhar esse papel na corrida.
Force India, outra equipe em franca ascensão na temporada, parece que dessa vez conseguiu um bom acerto para Silverstone, Sutil como sempre ficou entre os 10 primeiros, mas precisamente na 5ª e 9ª posição, respectivamente. Já Vitantonio Liuzzi, que só correu no segundo treino fez o 15º tempo, já Paul de Resta fez o 14º tempo. Me lembrando de uma equipe do final dos anos 90, a Stewart, que com Rubens Barrichello era um carro rápido, já Herbert levava os cascos e restos do projeto.
A Toro Rosso estacionou no desenvolvimento, com Buemi sendo mais rápido que Alguensuari por durante todo os dois treinos, sendo no primeiro o suíço ficou em 11º, enquanto Alguensuari terminou em 18º, sendo o mais lento sem ser as novatas, e no segundo treino, Buemi ficou em 16º e Alguensuari novamente na 18ª posição, ou seja, a equipe B das bebidas energéticas precisa se fortalecer e urgente.
A Sauber sofre com um mal projeto e um desenvolvimento muito tardio, e mesmo com os dois pontos de Kobayashi na última corrida, só uma grande estratégia para salvar os carros de Peter Sauber. Kobayashi falando nisso fez o 15º e 14º tempos nos dois treinos, porém sempre a frente de seu companheiro de equipe, Pedro de la Rosa que sofre pelos anos em que não foi titular de uma temporada inteiro, o espanhol conseguiu o 16º e 17º lugar, preocupante não?
Agora as novatas, que trocaram seus pilotos titulares em pelo menos 1 treino. Para começar a Lotus, que andou com seu piloto reserva no primeiro treino, o Fairuz Fauzy, conseguiu o 23º tempo, ficando somente a frente de Yamamoto. Já Jarno Trulli que assumiu seu carro no segundo treino, também não teve sorte e terminou na última posição do segundo treino, deve ter sofrido mais algum problema. Heikki Kovalainen foi o 19º nos dois treinos, sobrando em cima das novatas, mas sofrendo em relação as outras equipes.
A Virgin ficou no centro entre as novatas, mas é a mais equilibrada das equipes, pois eles ficaram se revezando entre 20º e 21º, Timo Glock e Lucas de Grassi se mostram bastante equilibrados entre eles.
Agora a Hispania, a mais bagunçada equipe da Fórmula 1, nem precisa dizer quem ficou na frente né? O que posso dizer é que Chandock ficou 1s na frente de Yamamoto.
Para nossa alegria, Senna volta amanhã e domingo na corrida!!!

Um abraço a vocês e até a próxima.

0 comentários: