quinta-feira, 26 de maio de 2011

Conexão SAG 2011 - Guilherme Silva

A equipe SAG tem o prazer de trazer a todos os amantes de automobilismo uma entrevista acelarando fundo com o piloto Guilherme Silva, lider do campeonato da F-3 Sulamericana.

Stop and Go: Como surgiu seu interesse pelo automobilismo?

Guilherme Silva: Comecei a correr de kart em 2004, com 10 anos, quando fui num kartódromo ver uma prova, mas, quando chegamos lá era apenas um dia de treino. O dono da pista me convenceu a dar uma volta e gostei muito, daí, entrei para esta esporte que hoje faz parte da minha vida.

SAG: Qual foi a sensação de conquistar seu primeiro campeonato nacional de kart? E o que mais te marcou neste campeonato?

GS: Foi incrível porque eu não imaginava que poderia ganhar. O que mais tocou foi porque na final eu caí para o sexto lugar e para ser campeão precisa chegar em P2 ou P1. Consegui ultrapassar o pessoal e ganhei. Me emocionou muito.

SAG: Qual a importância em seu desenvolvimento como piloto de ter participado de uma temporada na categoria KF3 antes de participar da KF2?

GS: Foi muito importante, pois, os equipamentos eram muito parecidos e como era meu início na Europa eu tinha de mostrar o meu potencial para conseguir a atenção da equipe. Já consegui me destacar na terceira prova, em Castelleto, quando venci três provas classificatórias.

SAG: Qual foi a sensação de competir pela primeira vez fora do Brasil? E logo depois ingressar na equipe Tony Kart Junior Team?

GS: Foi muito diferente, pois, a primeira prova foi no SKUSA, em Las Vegas, em uma competição realizado no estacionamento de um hotel. Foi meu primeiro contato com um kart importado que é completamente diferente do nacional. Pelos meus bons resultados fui convidado pelo Roberto Robazzi, dona da Tony Kart, a integrar o time Júnior da marca.

SAG: Como foi competir num dos campeonatos mais difíceis do kart, a WSK?

GS: Foi muito difícil mesmo. O nível é extremamente elevado, tem vários pilotos e você precisa ser rápido o tempo inteiro. Fora isso, você precisa também saber ultrapassar e ter o pensamento de não se envolver em nenhuma batida.

SAG: Na F3 Open você correu contra vários pilotos que agora estão na Europa, o que aprendeu nesta categoria?

GS: Serviu como um grande aprendizado, pois, tinham pilotos como o Lucas Foresti, que está ganhando corridas lá fora e, de um jeito ou de outro, servem como uma referência.

SAG: Como está sendo sua adaptação do kart para uma categoria de Fórmula?

GS: Está sendo muito boa, pois, fizemos uma boa quilometragem de treinos no segundo semestre do ano passado o que me permitiu começar a temporada já bastante adaptado ao carro.

SAG: Como está sendo iniciar na F-3 Sudam, após uma longa carreira no Kart?

GS: Está sendo muito bom. O carro é rápido, difícil de andar no limite.

SAG: Como é a procura por patrocinador para um piloto ingressar na F-3 Sudam?

GS: Esta é parte mais difícil, pois, a temporada tem custo bastante elevado e, infelizmente, não temos uma visibilidade de mídia que nos permita convencer a maioria das empresas que vale a pena o investimento.

SAG: Quais as principais diferenças entre um kart e um F-3, em relação ao estilo de pilotagem?

GS: É muito diferente. As reações do kart são muito mais rápidas apesar da velocidade menor. No fórmula as coisas acontecem mais devagar. Mas, por outro lado, guiar um fórmula é muito mais complexo que um kart.

SAG: Das pistas que fazem parte desse campeonato, qual acredita que será a mais difícil?

GS: Acredito que as provas da Argentina e Uruguai. As duas serão realizadas em circuito de rua onde eu não tenho nenhuma experiência e qualquer erro significa uma batida e estar fora da corrida.

SAG: Qual circuito da temporada você anseia em pilotar e conquistar uma vitoria?

GS: Com certeza Interlagos, pois, é a pista mais importante do país e palco da F-1.

SAG: Você pretende participar de outras categorias nessa temporada ou somente da F-3 Sudam?

GS: Ao conquistar o vice-campeonato Brasileiro de Kart do ano passado ganhei 50% de desconto na temporada da F-Futuro. Apesar dos calendários serem coincidentes em duas etapas vou fazer só a primeira corrida, neste final de semana, em Interlagos.

SAG: Você pretende participar de quantas temporadas da F3 Sudam? E quando pretende ir para a Europa ou EUA?

GS: Fizemos apenas a primeira rodada do Campeonato. Estou muito focado em fazer uma boa temporada e vencer corridas. No segundo semestre vamos começar a analisar as possibilidades e tomar a decisão com calma e estratégia para não desperdiçar o orçamento.

SAG: Qual é o seu maior sonho dentro do automobilismo?

GS: Mesmo sabendo que é muito difícil, o sonho é chegar à F-1, como todos que começam no kart.

SAG: Qual recado você deixaria para os amantes de automobilismo que acompanham o Blog Stop and Go?

GS: O automobilismo é um esporte que envolve muita adrenalina e emoção. Conto com a torcida de vocês e dentro de alguns dias meu novo site estará no ar. Acompanhem pelo www.guilhermesilva.com e também me sigam no twitter @guisilva_.

0 comentários: