domingo, 4 de novembro de 2012

Fórmula 1 2012 – Kimi Raikkonen vence a etapa de Abu Dhabi da Fórmula 1

O finlandês Kimi Raikkonen venceu neste domingo, dia 4 de novembro, a antepenúltima etapa da Fórmula 1 que aconteceu no circuito de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. 
A primeira volta foi bastante movimentada com Fernando Alonso mostrando uma forte agressividade ultrapassando Jenson Button na largada e Mark Webber no final da segunda reta do circuito, enquanto que Felipe Massa conseguiu a sétima posição de Nico Rosberg. Bruno Senna acabou sendo tocado por Nico Hulkenberg que acertou Paul Di Resta e Kamui Kobayashi, com isso o alemão teve a suspensão dianteira quebrada, assim como Romain Grosjean enfrentou problemas na primeira volta ao ser tocado por Nico Rosberg provocando o furo dos pneus. 
Sebastian Vettel largou dos box impondo forte ritmo tanto que no final da primeira volta já era o vigésimo, mas ao tentar passar Bruno Senna sua asa dianteira acabou sendo danificada mesmo assim permaneceu na pista obtendo um bom desempenho. 
Na volta 9 aconteceu o primeiro grande susto quando Nico Rosberg vinha em forte ritmo para ultrapassar Narain Karthikeyan que sofria com problemas hidráulicos, com isso o alemão não conseguiu desviar e acabou decolando acertando o muro acionando o safety car, com Sebastian Vettel que vinha na décima primeira posição acertou uma placa de identificação de DRS para desviar de Daniel Ricciardo. 
A relargada aconteceu na volta 15, com Alonso segurando o ímpeto de Webber e Button para permanecer na segunda posição, enquanto que Vettel que havia ido aos boxes para trocar a asa dianteira e os pneus realizava ultrapassagens sobre Grosjean e Pic, mas o francês conseguiu dar o troco, mas Vettel utilizou a parte de fora da pista para consumar a ultrapassagem, com isso Vettel devolveu a posição para o adversário, porém três curvas à frente consumou a ultrapassagem. A primeira surpresa aconteceu na volta 20 quando Lewis Hamilton teve problemas na pressão do combustível abandonando a prova, com isso Kimi Raikkonen herdou a liderança, seguido por Alonso em segundo após ter conseguido ultrapassar Pastor Maldonado. 
Mark Webber começou a mostrar momentos de nervosismo ao disputar com Pastor Maldonado pela terceira posição, com isso o australiano acabou rodando caindo para a sétima posição. 
Não satisfeito pelo toque em Maldonado, Mark Webber forçou a barra para cima de Felipe Massa numa sequência de curvas após a segunda reta oposta, mas acabou passando reto e ao retornar à pista Massa acabou rodando para evitar a batida. 
A questão da prova era se Sebastian Vettel conseguiria terminar a prova com os pneus macios, mas com essa estratégia o alemão assumia a segunda posição da prova. Fernando Alonso que tinha os pneus mais conservados iniciou a tirar a diferença para Vettel que foi chamado para o box, enquanto que foi acionado o safety car devido a disputa entre Sérgio Perez, Romain Grosjean e Mark Webber. 
O mexicano disputava com Paul di Resta, mas acabou saindo da pista e ao retornar Romain Grosjean acertou o carro da Sauber que ainda acertou Mark Webber que teve a suspensão traseira e a asa traseira quebrada abandonando a corrida. 
Sérgio Perez acabou sendo punido pela direção da prova com uma parada no box de 10 segundos. Na relargada, todos os pilotos se mantiveram nas posições, enquanto que Sebastian Vettel conseguiu ultrapassar Jenson Button assumindo a terceira posição. 
Na frente, Kimi Raikkonen venceu com tranquilidade, com isso a Lotus quebrou um jejum de 25 anos, já que a última vitória aconteceu no Grande Prêmio de Detroit de 1987 com Ayrton Senna. 

Classificação da corrida: 
 1 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1h45m58s667 
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 0s852 
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 4s163 
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 7s787 
5 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 13s007
 6 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 20s076 
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 22s896
 8 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 23s542 
9 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 24s160 
10 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 27s400 
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 28s000 
12 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 34s900 
13 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 47s700 
14 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 56s400 
15 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 56s700 
16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1m04s500 
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1m11s500 

Crédito da imagem: GPUpdate.net

0 comentários: