terça-feira, 22 de junho de 2010

Tony Kanaan vence o Grande Prêmio de Iowa da Fórmula Indy

Por: José Pedro Morgado
Foto: Carro 11 de Tony Kanaan

O brasileiro Tony Kanaan venceu o grande prêmio de Iowa, oitava etapa do campeonato 2010 da Fórmula Indy, neste domingo, dia 20 de junho. Kanaan largou da 15ª posição e aproveitou de uma estratégia que juntou agressividade na pista e rapidez nos boxes.
A corrida não foi fácil, o pole Will Power conseguiu uma boa largada, mas teve que segurar o ímpeto de Scott Dixon, enquanto uma batida entre Justin Wilson e Mario Moraes provocou a primeira bandeira amarela.
Quando a ação voltou a pista, Will Power e Marco Andretti começaram a disputar pela liderança, enquanto o piloto da Penske fazia a ultrapassagem sobre Milka Duno, Andretti ficou atrás da piloto e com isso Scott Dixon assumiu o segundo lugar.
Porém antes da primeira parada, a disputa pela liderança ficou entre Marco Andretti e Dario Franchitti, e o vencedor das 500 milhas de Indianápolis conseguiu assumir a liderança da corrida mostrando o bom desempenho de seu Ganassi.
Na parada de box Franchitti saiu na frente de Tony Kanaan, que assumia o terceiro lugar, Helio Castroneves em quarto e Scott Dixon na quinta colocação.
Na re-largada, as duas Ganassis estavam novamente na frente seguido por Kanaan e Hunter Reay, enquanto que Dixon e Franchitti se revezavam na liderança até acontecer a segunda bandeira amarela com a batida de Sarah Fisher.
Por volta das voltas 118 e 120 Tony Kanaan armou o ataque para cima dos carros da Chip Ganassi assumindo a ponta da corrida, mas começou a revezar também com Dario Franchitti.
Na volta 170 outra bandeira amarela, dessa vez foi o ex-piloto de Fórmula 1 Takuma Sato que encontrou o muro, com isso todos aproveitaram para fazer mais uma parada de box, e as posições se modificaram muito com Franchitti em primeiro, Castroneves em segundo, Kanaan em terceiro, Ernesto Viso numa grande corrida em quarto e o pole Will Power em quinto.
Na parte final da corrida, o carro de Dario Franchitti foi ficando lento perdendo rendimento e foi para o box, com isso Helio e Kanaan iniciaram a disputa pela vitória.
Com uma ultrapassagem a 10 voltas do final Tony Kanaan conquista a vitória de forma absoluta uma corrida depois de 2 anos sem vencer.

A etapa de Watkins Glen da Fórmula Indy acontecerá dia 4 de julho.
Classificação da corrida
1°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), 250 voltas em 1h42min12s4036
2°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 4s2030
3°. Ernesto Viso (VEN/KV), a 5s2538
4°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 9s0536
5°. Will Power (AUS/Penske), a 9s5902
6°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 15s2683
7°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 16s8703
8°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 1 volta
9°. Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), a 1 volta
10°. Danica Patrick (EUA/Andretti), a 1 volta
11°. Dan Wheldon (ING/Panther), a 1 volta
12°. Alex Tagliani (CAN/Fazzt), a 2 voltas
13°. Alex Lloyd (ING/Dale Coyne) a 2 voltas
14°. Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), a 3 voltas
15°. Marco Andretti (EUA/Andretti), a 6 voltas
16°. Mário Romancini (BRA/Conquest), a 6 voltas
17°. Bertrand Baguette (BEL/Conquest), a 13 voltas
18°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 38 voltas

Crédito da foto: site Tazio

0 comentários: