sexta-feira, 30 de julho de 2010

Entrevista de Blogueiro - Ylan Marcel

Ylan Marcel é jornalista, tem 29 anos, é tijucano e flamenguista, aprendeu desde cedo a ser visto como uma pessoa estranha, por gostar de automobilismo e música mexicana.

SAG: Como surgiu seu interesse pelo automobilismo?

YM: Desde pequeno assistia à Fórmula 1 com minha mãe. Torcíamos para o Senna. Quando ele morreu, todos perderam o interesse. Eu mesmo deixei de acompanhar a temporada de 1994, assistindo apenas a final. Depois daquele desfecho (o acidente entre Schumacher e Hill em Adelaide), a Fórmula 1 ficou consolidada no meu dia-a-dia.

SAG: Desde quando você acompanha a Fórmula 1? O que mais chama a sua atenção nessa categoria?

YM: Desde o final da temporada de 1987. Era moleque, mas vibrei com o tri do Piquet. Chama-me a atenção tudo que envolve a F1. Pilotos, equipes, circuitos, regulamentos, história, ultrapassagens, polêmicas, acidentes, a cobertura da mídia, etc.

SAG: Quando e porque surgiu a idéia de fazer um blog sobre automobilismo?

YM: Foi no final de 2008. Tinha acabado de me formar e sentia a necessidade de escrever sobre o tema e como não estava trabalhando mais no F1naWeb, decidi abrir meu próprio espaço.

SAG: Qual foi sua maior realização no blog?

YM: Fui convidado para ser colunista do F1Mania, do Neno, e também para contribuir com o site NASCAR Brasil, do Thiago Raposo, mas a grande realização está por vir. Criei a empresa Marcel GP e o blog Motorizado agora é um “produto” que eu tento “vender” a algum jornal esportivo do Brasil. A idéia é criar uma editoria de automobilismo, que seria abastecida com o conteúdo do Motorizado.

SAG: Como surgiu a idéia do nome do blog Motorizado?

YM: Foi no chute. Precisava de algo relacionado a automobilismo e resolvi investir num nome que lembrasse não uma categoria específica, mas sim uma parte comum aos carros de corrida.

SAG: Em algum momento você sentiu vontade de desistir do blog?

YM: Sim. Em determinado momento percebi que alguns outros blogs dão muito mais audiência que o Motorizado. Mas depois fui analisar e percebi que estes falam basicamente de Fórmula 1. Já o Motorizado tem um conteúdo muito mais abrangente e, atualmente, bem menos opinativo. Então, é natural que a massa não venha procurar resultados do BTCC, da ARCA ou do TC2000. O Motorizado seguirá sua linha independente, não se importando com audiência ou quantidade de cometários nos posts.

SAG: Quais os maiores obstáculos que você enfrentou até chegar onde você está?

YM: Senti-me famoso, agora (rs). Acho que a solidão. Explico: na minha família e no meu círculo social, ninguém entende patavinas sobre automobilismo. Nem se interessam. Então, se dedicar a algo que os demais simplesmente ignoram... é complicado.

SAG: Qual momento que mais te marcou no automobilismo?

YM: Foram dois. Pela ordem: a morte do Melhor de Todos e a 1ª vitória do Rubinho.

SAG: Você já teve alguma desilusão com o blog? O que te fez continuar com o trabalho?

YM: São quase dois anos de blog. E, neste meio tempo, me deparei com uma realidade. O povo brasileiro não gosta de automobilismo. Aqui no Brasil, mesmo os mais aficcionados e entendidos, só querem saber de brasileiros na Fórmula 1, do Felipe Massa do Brasil-sil-sil!
Veja bem, o Motorizado cobre semanalmente, além da Fórmula 1: ALMS, ARCA, Australian V8, AutoGP, BTCC, DTM, Fórmulas Renault (3.5 e 2.0), Europeu de GT4 e GT3, Fórmula 2, Fórmula 3 (Inglesa, Européia e Sul-Americana), F-BMW, Fórmula Indy e Indy Lights, Fórmula Truck, FIA GT1, GP2, GP3, Grand-Am, GT3 Brasil, IRC, Le Mans Series, MotoGP, Moto2, 125cc, Superbike, NASCAR (Sprint Cup, Nationwide Series e Camping World Truck Series), Racing Festival, Rally Dakar, Stock Car, F-Superleague, TC2000, WRC e WTCC.
A maior parte dessas categorias o pessoal nem sabe que existe. Basta colocar um link para um treino da Fórmula 1 ao vivo que ele dá mais audiência que um mês inteiro de postagens sobre essas categorias. Essa é a realidade. Triste, por sinal.

SAG: Você já teve contato com algum ídolo do automobilismo? Qual foi a sensação?

YM: Era pequeno quando Tony Kanaan e Gualter Salles vieram ao Hipermercado ao lado de minha residência para um evento de algum patrocinador. Na época (década de 90), eles não eram famosos, estavam começando na Indy-Lights. Tirei fotos com eles e ganhei autógrafos. Provavelmente, eles não devem nem se recordar disto, rs.

SAG: Se você pudesse fazer uma equipe de Fórmula 1 de todos os tempos, quais os pilotos, carros, motor e pneu que você contrataria?

YM: Pilotos: Ayrton Senna e Fernando Alonso
Carro: Ferrari F2004
Pneus: Goodyear
Motor: Renault v10

SAG: Qual recado você deixaria para os seguidores do blog?
YM: Gostaria de pedir desculpas pelos atrasos das postagens nas últimas semanas. A Copa do Mundo realmente tirou meu foco.

1 comentários:

Ylan Marcel disse...

Obrigado pela oportunidade, pessoal do SAG! Vou postar o link no Motorizado!

Aquele abraço!