domingo, 13 de fevereiro de 2011

Fórmula 1 2011 - Robert Kubica sofre grave acidente em rali e encontra-se em recuperação

Robert Kubica piloto da equipe Renault de Fórmula 1 sofreu um grave acidente no domingo, dia 5 de fevereiro, enquanto participava de um rali na Itália pilotando um Skoda Fábia, tendo como navegador Jakub Gerber, mas este saiu ileso do acidente.
Kubica perdeu o controle do carro apenas 6 km depois do início da primeira especial do rali acertando o muro de uma igreja indo parar no guard rail que atravessou o carro, com isso o polonês teve várias lesões nos braços, pernas e, principalmente, na mão direita, devido a gravidade da extensão da lesão na mão direita Kubica foi submetido a uma cirurgia para recuperar a mão direita do piloto, a cirurgia demorou 7hs e os médicos acreditam que a recuperação deve durar 1 ano.
Após a cirurgia Kubica foi posto em coma induzido para melhor ser sua recuperação, mas saiu do coma na segunda-feira, dia 7 de fevereiro, para verificação das funções vitais e conversou um pouco com Danielle Morelli, seu empresário, logo após foi sedado novamente.
Dr. Igor Rossello, especialista em mãos, declarou “a cirurgia foi muito importante e difícil. O antebraço de Kubica foi cortado em duas partes, com lesões significantes aos ossos e aos tendões. Fizemos o nosso melhor para recuperar as funções".
De acordo com os médicos o piloto deverá passar 5 dias na UTI e sua recuperação deverá durar 1 ano, com isso perderá toda a temporada de 2011 da Fórmula 1 abrindo vaga de piloto titular na equipe Lotus Renault.

Na quarta-feira, dia 9 de fevereiro, Robert Kubica conseguiu mover os dedos da mão direita exaltando o sucesso da operação, após ter vivido a ameaça da possibilidade de amputação da mão, mas mesmo assim foi submetido a novas cirurgias na sexta-feira, dia 11 de fevereiro, para operar o ombro e o pé direito lesionados no acidente.
Já na quinta-feira, dia 10 de fevereiro, Kubica foi transferido para um quarto normal deixando a UTI, devido sua boa recuperação.
Robert Kubica falou pela primeira vez depois do acidente de rali que sofreu na manhã da sexta-feira, dia 11 de fevereiro, dizendo não se lembrar do acontecido e que promete voltar ainda em 2011 para as pistas.
Kubica teve a mão, o pé, o cotovelo e o úmero operados nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, o procedimento foi bem sucedido retornando a UTI, local onde ficará por mais dois dias em observação.
A equipe Lotus Renault ainda não se pronunciou qual será o substituto de Robert Kubica, mas Nick Heidfeld e Bruno Senna participarão dos testes realizados no circuito de Jerez.

Crédito das fotos: site grande prêmio

2 comentários:

Rogerio Grecco disse...

Oi
Q texto show
Ai vcs arrebetaram nessa cobertura
Melhoras ai pro Kubica
Rogerio

Guto Barros disse...

Opa
Q fera o texto
Po abordagem bem diferente sensacional mesmo
Po espero q o Kubica melhore e retorne as pistas
Guto