terça-feira, 20 de novembro de 2012

V8 supercars 2012 – Jamie Whincup vence primeira corrida da etapa de Winton da V8 Supercars

O australiano Jamie Whincup venceu neste sábado, dia 17 de novembro, a primeira corrida válida pela penúltima etapa da temporada 2012 da V8 Supercars que aconteceu no circuito de Winton. 
Na largada, Jamie Whincup assumiu a liderança abrindo uma larga vantagem, seguido por Will Davidson e Van Gisbergen, enquanto que Fabian Coulthard recebeu um toque escapando na grama, mas conseguiu retornar à pista. 
Jason Bright foi tocado por Holdsworth na tomada da curva 2 ficando parado na brita, assim como algumas curvas a frente Michael Caruso apareceu atolado na brita, por conta dos incidentes a direção de prova acionou o safety car. 
A relargada aconteceu três voltas mais tarde, com Holdsworth assumindo a segunda posição sendo muito pressionado por James Moffat tanto que o piloto ultrapassou sem grandes dificuldades. 
Outro piloto que mostrou bom desempenho foi Garth Tander ao colocar por dentro de Rick Kelly conseguindo consumar a ultrapassagem. Não contente com isso, Tander ganhou mais duas posições assumindo a terceira posição graças ao desempenho dos pneus macios. 
Na volta 6, Moffat tentava de todas as formas ultrapassar Jamie Whincup, mas o representante da equipe Vodafone não estava disposto a ceder até que o carro 18 colocou por dentro na curva 3 e assumiu a liderança da corrida. 
Garth Tander continuava bastante rápido por conta dos pneus macios conseguindo ultrapassar Jamie Whincup pela segunda posição, enquanto que Mark Winterbotton estava com dificuldades para ultrapassar os adversários.
Alexandre Premat acabou sendo tocado por Murphy, mas ambos conseguiram retornar à pista sem maiores problemas, mas algumas voltas depois Greg Murphy teve que passar pelo box devido ter sido punido por conduta antidesportiva. 
Na volta 9, Will Davidson abandonou a prova com problemas na suspensão dianteira esquerda em decorrência do toque com Tim Blanchard, enquanto que Shane Van Gisbergen foi para o box realizar reparos, assim como Fione se aproveitando da indecisão de Reindler em ultrapassar Rick Kelly pela nona posição colocou por dentro conquistando a décima posição da prova. 
Craig Lowndes se aproveitando dos pneus macios conquistou a décima primeira posição de Reindler, enquanto que Tim Slade vinha realizando uma prova bastante conservadora, mas se aproveitou dos problemas que Jason Bright enfrentava para assumir a décima quinta posição ficando atrás de Mark Winterbottom que sofria para subir de posições após as trocas de pneus. 
Na volta 14, Russell Ingall ganhava destaque ao conseguir a quinta posição mostrando que a estratégia de não parar cedo ajudaria a conquistar uma boa posição. 
Tim Slade e Patrizi conseguiram ultrapassar Fiore com manobras bastante arrojadas ao se aproveitar da largura da corrida, enquanto que Whincup, Ingall e Johnson se aproveitavam da estratégia de fazer uma parada a menos para disputar pelas primeiras posições. 
Na frente, Moffat impunha um ritmo bastante consistente abrindo vantagem para os adversários sem a menor dificuldade, enquanto que Criag Lowndes foi o piloto que mais se beneficiou após as paradas assumindo a quarta posição mostrando um excelente desempenho. 
Reindler numa corrida bastante agressiva conseguiu a ultrapassagem sobre Rick Kelly faltando 17 voltas para o final, enquanto que Craig Lowndes mostrando muito ímpeto assumiu a terceira posição ao ultrapassar Garth Tander que logo perdeu mais uma posição ao ser superado por Mark Winterbotton. 
Jamie Whincup conseguiu diminuir a vantagem para James Moffat mostrando mais equilibro em relação ao adversário, enquanto que Whincup pressionava Moffat de uma forma bastante incisiva. 
Faltando menos de 14 minutos para o final, Jamie Whincup assumia a liderança abrindo vantagem com bastante facilidade para os adversários, enquanto que Craig Lowndes conseguiu realizar a ultrapassagem sobre Moffat, que sofria com um péssimo desempenho. 
Faltando sete minutos e meio para o final, o representante da Ford ultrapassou Moffat que suportou a pressão de Holdsworth, mas o piloto do carro 4 se aproveitou de um erro de Moffat para assumir a quarta posição. 
A corrida teve 46 das 47 voltas, com Jamie Whincup vencendo mais uma etapa da temporada 2012 da V8 Supercars se consolidando na liderança do campeonato, enquanto que Holdsworth ultrapassou Winterbotton na linha de chegada conquistando a terceira posição. 

Classificação da corrida: 
1 Jamie Whincup 01:08:36:3754 
2 Craig Lowndes 01:08:39:6107 
3 Lee Holdsworth 01:08:49:9752 
4 Mark Winterbottom 01:08:50:0127 
5 James Moffat 01:08:55:4305 
6 Tim Slade 01:08:57:1324 
7 Jonathon Webb 01:09:06:3248 
8 Garth Tander 01:09:08:7407 
9 Michael Patrizi 01:09:09:4380 
10 Tony D'Alberto 01:09:14:6794 
11 David Reynolds 01:09:21:0011 
12 Russell Ingall 01:09:22:7507 
13 Rick Kelly 01:09:23:2640 
14 Fabian Coulthard 01:09:25:0784 
15 Steve Owen 01:09:31:4190 
16 Steven Johnson 01:09:35:1791 
17 David Wall 01:09:39:7512 
18 Alexandre Premat 01:09:40:9976 
19 Dean Fiore 01:09:47:5963 
20 Jason Bright 01:09:49:0210 
21 Karl Reindler 01:09:55:6243 
22 Tim Blanchard 01:10:00:0407 
23 Taz Douglas 1 Volta 
24 James Courtney 3 Voltas
DNF Greg Murphy 
DNF Will Davison 
DNF Shane van Gisbergen 
DNF Michael Caruso 

Crédito da foto: site oficial da categoria

0 comentários: