segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fernando Alonso vence o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1

Por: José Pedro Morgado
Foto: Fernanda Alonso


O piloto espanhol Fernando Alonso se beneficiou de um excelente trabalho da equipe de boxes da Ferrari e conquistou a vitória no Grande Prêmio da Itália, 14ª etapa da temporada 2010 da Fórmula 1, realizado neste domingo, dia 12 de setembro.
Alonso que saiu na pole position acabou perdendo na largada a liderança para Jenson Button, porém com um trabalho de box mais eficiente do que o de seu rival da Mclaren, o espanhol da Ferrari venceu a corrida e entrou definitivamente na luta pelo título da temporada, podendo conquistar o tri-campeonato.
Jenson Button que conseguiu fazer uma corrida muito consistente conseguiu terminar na segunda posição se beneficiando do abandono de Lewis Hamilton na primeira volta para voltar a sonhar pelo título.
O terceiro colocado da corrida foi o brasileiro Felipe Massa, que fez uma corrida mais de comboio aos lideres do que uma corrida agresiva.
O quarto colocado foi Sebastian Vettel que conseguiu completar 52 voltas com pneu duro, só fazendo seu pit stop obrigatório na última volta garantindo assim o quarto lugar.
Nico Rosberg da Mercedes que conquistou a quarta posição na largada só perdeu por causa da estratégia de Vettel, mas mesmo assim, o alemão da Mercedes foi muito bem conseguindo encerrar na quinta posição.
O sexto colocado foi o novo líder do campeonato Mark Webber, que se aproveitou da sua péssima largada, caindo de quarto para nono tentando fazer uma corrida mais consistente.
Em sétimo lugar ficou Nico Hulkenberg que mostrou um ritmo constante e agressividade para defender sua posição, merece uma vaguinha para o ano que vem, ou melhor, a renovação do seu contrato.
O oitavo lugar ficou com Robert Kubica, que passou muitas dificuldades com sua Renault por durante todo o fim de semana, ele e sua equipe não conseguiram demonstrar um grande desempenho.
O nono colocado foi Michael Schumacher que não fez nada que mereça destaque na corrida, nem o décimo colocado, o brasileiro Rubens Barrichello.
Os fatos que mais chamaram a atenção da corrida foram o incidente de Sakon Yamamoto nos boxes, onde o piloto japonês atropelou um mecânico, e o incidente de Lewis Hamilton na primeira volta, onde numa disputa com Felipe Massa a sua suspensão dianteira direita se quebrou.
Os brasileiros Lucas de Grassi e Bruno Senna não completaram a corrida.


A próxima corrida da Fórmula 1 acontecerá no dia 26 de setembro no circuito de Singapura.

Classificação da corrida:

1 - Fernando Alonso - Ferrari - 1h16min24s572
2 - Jenson Button - McLaren-Mercedes - a 2s938
3 - Felipe Massa - Ferrari - a 4s223
4 - Sebastian Vettel - Red Bull-Renault - a 28s193
5 - Nico Rosberg - Mercedes - a 29s942
6 - Mark Webber - Red Bull-Renault - a 31s276
7 - Nico Hulkenberg - Williams-Cosworth - a 32s812
8 - Robert Kubica - Renault - a 34s028
9 - Michael Schumacher - Mercedes - a 44s948
10 - Rubens Barrichello - Williams-Cosworth - a 1min04s200
11 - Sebastien Buemi - Toro Rosso-Ferrari - a 1min05s00
12 - Vitantonio Liuzzi - Force India-Mercedes - a 1min06s100
13 - Vitaly Petrov - Renault - a 1min18s900
14 - Pedro de la Rosa - Sauber-Ferrari - a 1 volta
15 - Jaime Alguersuari - Toro Rosso-Ferrari - a 1 volta
16 - Adrian Sutil - Force India-Mercedes - a 1 volta
17 - Timo Glock - Virgin-Cosworth - a 2 voltas
18 - Heikki Kovalainen - Lotus-Cosworth - a 2 voltas
19 - Sakon Yamamoto - Hispania-Cosworth - a 2 voltas
20 - Lucas Di Grassi - Virgin-Cosworth - a 2 voltas

Crédito da Foto: site tazio

0 comentários: