sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pit Stop 2010 – Décima Segunda Edição

O pit stop é o nosso espaço semanal onde respondemos as perguntas de nossos leitores, vamos a pergunta da semana

Guto Barros: Vocês acreditam que caso Maldonado e Perez entrem na Fórmula 1 seria em qual equipe? Eles entrariam para substituir os pilotos estreantes desse ano?

SAG: O Maldonado ou Perez com certeza entrariam em equipes que precisam de dinheiro, uma delas é a Sauber. Não acredito que o Heidfeld ficará como piloto da próxima temporada, porém acredito que o Perez poderá ficar mais um ano na GP2, já o Maldonado deve entrar numa equipe novata ou na Sauber ou até na Toro Rosso, pois o pessoal não estão muito satisfeitos com o Alguensuari.

Guto Barros: Como vocês acham que ficará a Fórmula 1 com tanto entra e sai de pilotos devido a dinheiro?

SAG: Infelizmente a Fórmula 1 vai perdendo seu brilho por causa de interesse financeiro. As pistas sem graça, pilotos sem qualidade nenhuma e com isso a audiência vai abaixando, o lucro com produtos e direitos de imagens diminuindo e nós fãs decepcionados.

Guto Barros: O que vocês acham que levou a tantas mudanças na Fórmula 1 desde a época do Senna, Mansell em que tudo era conquistado no braço e não por aparelhos?

SAG: Desde a morte do Senna, a Fórmula 1 vem passando por mudanças radicais para a segurança de todos, por isso que de pouco em pouco alguns itens eletrônicos foram sendo colocados para aumentar o desempenho sem causar algo grave como naquele San Marino 1994.

Rogério Grecco: A Ferrari agora no final do campeonato ta começando a mostrar que é competitiva não acham?

SAG: A Ferrari está finalmente se transformando no que a Renault fez em 2006, ser competitiva no momento certo, e por coincidência tem o piloto que foi campeão naquele ano, que é Fernando Alonso, era só deixar o espanhol trabalhar do jeito dele que a Ferrari poderia crescer, apesar daquela marmelada da Alemanha.

Rogério Grecco: O que vocês acreditam que levou a Ferrari não brigar pelo título?

SAG: Quando chega um integrante novo numa equipe, a equipe tem que acostumar esse integrante, mas a Ferrari não consegue acertar o início da temporada e também comete vários erros durante a mesma. Por incrível que pareça não estão cometendo tantos erros quanto em dois anos atrás, mas ainda a direção do Domenicali não convenceu a todos.

Rogério Grecco: Uma dúvida que me surgiu como é mesmo definido os lugares no Chase da Nascar?

SAG: Os lugares do Chase são definidos pelos doze primeiros colocados do campeonato de pilotos após 26 etapas, cada piloto do Chase recebe 5000 pontos e mais 10 pontos por cada vitória.

Rogério Grecco: Esses doze que participam do chase é a ordem de largada deles ou ainda haverá os treinos classificatórios?

SAG: As corridas acontecerão normalmente, mas só os doze disputam o título da temporada, os outros vão disputar para ver quem fica em 13º para trás.

Rogério Grecco: Uma curiosidade quem é o lider do chase alguma vez ganhou a temporada da Nascar?

SAG: Aconteceu uma única vez, foi em 2005, quando Tony Stewart acabou na liderança antes do chase, e apesar de não ter vencido em nenhuma corrida do Chase acabou sendo campeão.

Rogério Grecco: O que se pode esperar dessa primeira etapa do chase da Nascar?

SAG: A etapa de New Hampshire é uma das mais difíceis por ser um circuito de 1 milha, mas que alcança uma média de velocidade muito grande, vai ser uma grande disputa.

Rogério Grecco: Acreditam que esse circuito favorece ao Denny Hamlin ou terá surpresa na pole quanto na corrida?

SAG: A Nascar é uma categoria onde tem muitas surpresas não dando para saber quem vai vencer e nem se o pole vai chegar na frente, porém se formos refletir o que aconteceu na primeira corrida Montoya largou na pole, mas quem ganhou foi Jimmie Johnson, ou seja, dois carros Chevrolet, mas é muito difícil prever.

Rogério Grecco: Esse é bom questionamento a se fazer, onde será que a maior categoria do automobilismo, Fórmula 1, vai parar sendo guiada por dinheiro e não por competência?

SAG: Como respondido a Fórmula 1 vai caindo num buraco sem fundo, por causa de ganância de uns e falta de pericia de outros. A Fórmula 1 deveria ser lidada como o máximo e não somente como mais uma categoria.

Rogério Grecco: Por ser um circuito curto acreditam que possa ocorrer muitas batidas e grandes ultrapassagens?

SAG: Em New Hampshire poderá ver grandes disputas e batidas com certeza, é uma corrida muito interessante.

Rogério Grecco: Teve algum fato emocionante que marcou esse circuito sem ser esses acidentes fatais?

SAG: Após uma pesquisa infelizmente não encontramos, mas um fato interessante nos chamou a atenção. Nas duas corridas da Nascar, são vendidos mais ingressos do que da finalíssima do Futebol Americano, o Super Bowl.

Leandro Coelho: Como vocês avaliam o circuito de Motegi para os pilotos brasileiros?

SAG: Motegi é uma pista onde traz muita recordação boa para os brasileiros, mas tivemos três vencedores, Bruno Junqueira em 2002, Helio Castroneves em 2006 e Tony Kanaan em 2007, mas nesse fim de semana poderá ser difícil ver uma vitória brasileira por causa da disputa do título, mas sempre dá para acreditar.

Leandro Coelho: A etapa da Indy em Motegi privilegia algum piloto ou equipe específico?

SAG: O oval de Motegi tem suas particularidades, é muito difícil saber que uma equipe ou piloto é favorito, mas com certeza Ganassi, Andretti e Penske vão brigar pela vitória.

Leandro Coelho: Como vocês avaliam a temporada 2010 dos pilotos brasileiros na Fórmula Indy já que estamos a duas etapas do fim?

SAG: A temporada 2010 para os brasileiros com certeza foi melhor do que a de 2009, tendo mais visibilidade por causa da prova brasileira, pelas 3 vitórias na temporada, duas do Helio e uma do Tony. Bia Figueiredo conseguindo vaga na categoria e algumas aparições do Vitor Meira, Raphael Mattos e Mario Romancini, porém isso não foi suficiente para que algum brasileiro brigasse pelo título, mas vamos ver o ano que vem.

Flávio Dreiter: Vocês acreditam que o Pedrosa pode surpreender desbancando o Lorenzo e se tornando o campeão da temporada 2010 da Moto GP?

SAG: A moto da Honda não é superior que a da Yamaha e faltando algumas etapas para o fim da temporada, é muito difícil tirar o título de Lorenzo. Não podemos esquecer da vantagem gigantesca que Lorenzo construiu durante a temporada.

Flávio Dreiter: Vocês acham que o acidente do Valentino Rossi pode ter prejudicado a carreira dele ou acreditam que ele vem com tudo no ano que vem?

SAG: Ano que vem o Valentino Rossi vem com tudo, equipe nova, nova moto para desenvolver, será muito interessante de ver o Rossi se desenvolvendo novamente, relembrando o tempo que ele entrou na Yamaha.

Julio Lopes: O que se pode esperar dessa etapa de Campo Grande da Stock Car?

SAG: Uma grande disputa, pois é a ultima prova antes do playoff, terá muitas disputas para escalar pelotão e ver quem vai conseguir brigar pelo título.

Julio Lopes: O circuito proporciona ultrapassagens ou é muito fechado contando então com uma boa classificação?

SAG: O circuito de Campo Grande é um circuito travado, onde tem uma grande reta oposta que pode propiciar ultrapassagens, mas as corridas não terem muitas emoções por ter duas retas e curvas de difícil ultrapassagem.

Julio Lopes: O Átila Abreu dependendo da colocação já pode ser considerado campeão da temporada da Stock?

SAG: Nunca pode considerar o líder da pontuação como campeão, mas não se sabe se o Átila Abreu vai se dar bem nas quatro provas finais.

Lucca Salles: Será que o Heidfeld foi uma boa escolha para substituir o De la Rosa?

SAG: O Heidfeld como é o primeiro piloto a andar com os pneus da próxima temporada, acredito que ele vai ser mais para ceder informações para desenvolver o carro, porque será difícil dele ter um desempenho melhor que o De La Rosa.

Lucca Salles: Acreditam mesmo na contratação do Maldonado para a Fórmula 1?

SAG: É difícil, mas poderá suprir as contas de alguma equipe que está necessitando de desenvolvimento e grana.

Wladimir Costa: Para você o que é mais importante para o sucesso de um blog, os post e a dedicação da equipe ou os comentários?

SAG: Para um sucesso do blog tudo conta e para saber realmente se estamos fazendo sucesso com os posts, dedicação e tudo que se envolve, precisamos ler e receber os comentários.

Wladimir Costa: Não acham que se Maldonado e Perez entrarem na próxima temporada pode dar uma prejudicada na carreira deles, pois não terão um bom carro assim como aconteceu com o Bruno Senna e o Lucas di Grassi?

SAG: Com certeza, mas nunca espere que eles possam ter um carro competitivo no primeiro ano de Fórmula 1 por vários motivos, primeiro tem que se acostumar com o carro, é difícil ser veloz no primeiro momento. Segundo, dinheiro é que vai contar para eles, e terceiro as equipes mais poderosas já estão fechadas, eles vão crescer mais pelo apoio que cercam a carreira.


Helio Feitosa: Como é definido o grid do chase? Todos os pilotos participam ou só os que alcançaram os pontos para o chase da etapa? A partir de agora não haverá treino classificatório?

SAG: As corridas da temporada não terão mudanças, só se diferencia é quem disputa o título, mas eles competem normalmente.

Túlio Alves: Como vocês classificam o circuito de Bueno Aires onde será realizado a Truck?

SAG: Buenos Aires é um circuito rápido, permite várias disputas, e a corrida terá muitas emoções como no ano passado,

Túlio Alves: Acreditam que pode ocorrer uma reviravolta no campeonato ou esse circuito é de domínio do Felipe Giaffone?

SAG: O Felipe Giaffone tem um adversário na própria equipe que o Walmir Benavides, ainda terá que suportar Roberval Andrade que está crescendo no campeonato além de Wellington Cirino e seu poderoso Mercedes. O campeonato sempre foi competitivo e é difícil de prever quem irá ser campeão.

Carlos Eduardo: Gostaria de saber quem vocês elegem como o piloto brasileiro que mais vem crescendo na Indy e mostrando que é um bom acertador de carro e que pode vir a lutar pelo título da Indy?

SAG: Quem poderá brigar pelo título futuramente e é um excelente acertador de carro é o Tony Kanaan, ele só precisa de um pouco de apoio da equipe para voltar a brigar por vitórias e títulos.

Carlos Eduardo: Acreditam que o Cacá pode vir a conquistar o campeonato da Stock Car ou esse ano outro piloto mostrou que está mais consistente?

SAG: Acho que o piloto mais consistente está sendo o Atila Abreu por estar sendo líder do campeonato por muito tempo, mas como o Caca Bueno vai disputar o Playoff, é um adversário que não pode ser descartado.

3 comentários:

Rogério Grecco disse...

Bom dia
Ai então vcs realmente acreditam q a Ferrari pode sim vir a dar o bote no campeonato conseguindo então colocar Alonso como campeão?
Ai seria bem interessante se o ocorresse isso hein
Ai valeu pelas explicações quanto ao chase vcs são show hein sempre nos deixando informados e tirando nossas dúvidas
Ai q coisa hein só única vez q houve a coincidencia do lider do chase vencer o campeonato será q esse ano vai acontecer isso?
Rogério

Wladimir Costa disse...

Oi Pedro
Vc realmente é um vencedor muito boa sua resposta
Vcs vão longe com esse pensamento muito sucesso pra vcs
Vcs merecem mesmo toda e qq tipo de vitória
Espero q não tenha te ofendido ai com q pergunta
Wladimir

Guto Barros disse...

Oi
Concordo com vcs q a Fórmula 1 ta perdendo um pouco o brilho por ta voltada no financeiro era mais emocionante na época do Senna, Prost havia garra né
Puxa tomara q de certo pra eles na Fórmula 1 pq todos esperavam tanto do Bruno Senna e do Lucas di Grassi e infelizmente não tivemos retorno
Ai parabéns adorei o pit stop
Guto