sábado, 25 de setembro de 2010

Inside’s Car – O touro está ficando Indomável

Por: José Pedro Morgado

Como todos sabem, o touro está bem representado na logo da Red Bull e eles simplesmente passearam nessa sexta-feira, dia 24 de setembro, nas duas sessões de treinos livres.
O primeiro treino foi marcado pela pista úmida no início em que os pilotos tiveram que andar com os pneus intermediários durante quase todo o treino, mas também obteve três pilotos reservas entrando no lugar de titulares, sendo o belga Jerome D’Ambrosio, no lugar de Lucas di Grassi na Virgin , o malaio Fairuz Fauzy, no lugar de Jarno Trulli na Lótus, e o “experiente” Christian Klien, no lugar de Sakon Yamamoto na Hispania.
A substituição de Yamamoto se deu por causa que o japonês deve ter comido muito sushi e passou mal com intoxicação alimentar.
Além da reestréia de Nick Heidfeld na Sauber no lugar de Pedro de La Rosa que foi sacado da equipe, o que para mim foi até um bom negócio, pois De La Rosa não estava conseguindo render muita coisa.
No primeiro treino livre a pista molhada se fez presente, pois choveu na parte da tarde em Cingapura, o que foi um desafio a mais para os pilotos, já que foi a primeira vez que encontraram a pista úmida.
O mais rápido do treino foi Mark Webber, líder do campeonato que deu apenas 10 voltas conseguindo fazer o tempo de 1:54.589, o que para proporções de Cingapura é muito alto, mas os pilotos só arriscaram o pneu slick faltando 20 minutos para o final.
Na segunda posição ficou o piloto que mais deu voltas, Michael Schumacher da Mercedes, que deu 24 voltas conseguindo fazer o tempo de 1:54.708, mas isso é só ilusão, pois Schumacher não vai brigar lá na frente.
Adrian Sutil fez o terceiro melhor tempo com 1:54.827, mas a Force India não costuma se dar bem com circuitos muito fechados ou de rua, então é outra equipe que poderá brigar pelos pontos ou ter um dos seus carros eliminados na primeira parte do treino junto com as equipes pequenas.
Sebastian Vettel, outro piloto que briga pelo título, fez um tempo mais de meio segundo mais lento que Webber, guardem bem essa diferença, 0.548 segundos.
Agora os outros postulantes ao título, Jenson Button ficou a sete décimos do líder Webber, Fernando Alonso ficou a 1 segundo e meio e Lewis Hamilton tomou dois segundo e dois décimos, resumindo, Mark Webber deixou os outros lá atrás comendo poeira.
Lembrando a diferença entre Mark Webber e Vettel do primeiro treino, então no segundo treino Sebastian Vettel fez o melhor tempo e colocou seis décimos em cima do seu companheiro de equipe que foi o segundo mais rápido.
O terceiro colocado foi Jenson Button, porém tomou 1 segundo de Vettel e ficou 28 milésimos de Alonso e 128 Milésimos de Hamilton. Isso mesmo, os cinco que brigam pelo título nas cinco primeiras posições, o que mostra que o treino classificatório será de pegar fogo.
Depois dos candidatos ao título veio dois brasileiros, Rubens Barrichello conseguiu um excelente sexto lugar, prometendo brigar por pontos e Felipe Massa fez o sétimo tempo, mas os dois brasileiros tomaram meio segundo do Hamilton 1,6 segundos em relação ao mais rápido.
Além disso, teve outros fatos muito curiosos, por exemplo os 14 primeiros lugares foram ocupados por sete equipes: Red Bull, Mclaren, Ferrari, Williams, Mercedes, Renault e Sauber.
A Force India, a Toro Rosso tomaram de 3 a 4 segundos do mais rápido do treino, enquanto que as equipes novatas ficaram atrás de todos, o que é natural, mas a Lotus ficou a 1 segundo da Toro Rosso, a Virgin com Timo Glock ficou a 1,2 segundos, o que mostra uma pequena melhora.
Lucas de Grassi fez o 21º tempo, que ficou 6.771 segundos atrás de Vettel, mas conseguiu ficar na frente de Jarno Trulli.
Já a Hispania tomou 8 segundos do Vettel, mas pelo menos Bruno Senna conseguiu ficar na frente de Christian Klien, mas para essa pista, o carro da Hispania é uma cadeira elétrica difícil de segurar.
Concluindo foi isso que aconteceu nos treinos livres, mas na minha opinião veremos mais um show da Red Bull como em Mônaco e Valência, que são outras pistas de rua, e como Webber ganhou em Mônaco e Vettel ganhou em Valência, acredito que teremos o desempate, mas quem poderá surpreender é Alonso.
Alonso e sua Ferrari que está mais competitiva do que no início da temporada e o espanhol poderá dar trabalho. Claro, sem desprezar a Mclaren que pode vir competitiva, se conseguir acertar a volta, poderá fazer frente a Red Bull.
Já para nós brasileiros, mais uma vez nos contentar em brigar por pontos com Massa e Barrichello, e torcer para Di Grassi e Senna completarem a corrida.

Um abraço a todos e até a próxima

7 comentários:

Rogério Grecco disse...

Boa noite
Nossa q show o inside's car
Ai pelo visto o treinos foi bem disputados
Será mesmo q não dá pra acreditar numa pole do Massa?
Acreditam q o treino poderá ocorrer com chuva ou somente pista molhada?
Uma pena q não existe brasileiro lutando pelo título ai precisamos de pilotos com mais garra
Rogério

Guto Barros disse...

Oi
Po ficou fera o texto
Acreditam q se houver chuva quem poderá fazer a pole? E qual equipe é favorita para conquistar a vitória?
Vcs acham q a corrida pode ser vencida nos boxes assim como aconteceu na etapa de Motegi da Indy semana passada?
Guto

Luiz Mello disse...

Oie
Muito bom a cobertura dos treinos livres
O q vcs acharam da estreia do Jerome D'Ambrosio na Fórmula 1?
Esse circuito pode proporcionar um melhor acerto nos carros das equipes novatas?
Luiz

Kerphan Marcio disse...

Oi
A cobertura ficou show
Caso chova acreditam q qual equipe será beneficiada, já q nunca correram nessa pista nestas condições?
Kerphan

Wladimir Costa disse...

Oie
Acreditam q esse circuito privilegia a Ferrari ou taremos fadados a ver a Red Bull vencer?
Caso Alonso vença acreditam q é a reviravolta mais emocionante no campeonato?
Wladimir

Savio Coelho disse...

Oi
Po show de bola o texto
Vcs tão arrebentando na cobertura
Ai vcs acreditam q pela primeira a corrida pode acontecer debaixo de chuva? Nesse caso seria necessário interromper a corrida ou o circuito permite q se ande debaixo de chuva mesmo sendo a noite?
Savio

Tulio Alves disse...

Oi Pedro
Putz sou fãzaço do seu inside's car
Vc arrebenta
Parabéns pela ótima cobertura dos treinos livres
Ai da forma como vc escreve dá pra ter a real noção de como aconteceu tudo a adrenalina sobe nas veias
Tulio Alves