Nesta edição do Pole Position estará sendo abordado sobre o Grande Prêmio da Europa da temporada de 1993, mas especificamente sobre a primeira volta desse grande prêmio que completou 20 anos no dia 11 de abril.
A corrida foi a terceira etapa da temporada 1993 da Fórmula 1 proporcionando uma nova disputa acirrada entre Alain Prost, com a Williams, e Ayrton Senna, com a McLaren que tinha um equipamento bem inferior.
A corrida foi marcada por forte chuva, pista bastante molhada e temperatura baixa por conta do tempo rigoroso da Inglaterra, com Prost largando na pole, enquanto que Ayrton Senna largou na quarta posição.
Na largada, o Senna patinou perdendo posição para Karl Wendlinger, mas ainda na primeira curva consumou a ultrapassagem sobre Michael Schumacher.
Na sequência veio uma descida com uma curva bastante fechada, com isso Senna pegou o vácuo de Wendlinger assumindo a terceira posição, em seguida veio uma reta com uma curva longa ultrapassando Damon Hill ao conseguir pegar o vácuo pela linha de dentro na curva.
Ayrton Senna iniciou uma forte pressão sobre Alain Prost que se segurou nas curvas fechadas ao ter mais velocidade até que no primeiro grampo, ou seja, uma das curvas mais fechadas do autódromo, Senna colocou por dentro arriscando tudo assumindo a liderança.
Outro destaque aconteceu com Rubens Barrichello, que realizava sua terceira corrida na categoria, ao se aproveitar do abandono de Wendlinger e Andretti conseguindo ultrapassar seis adversários encerrando a primeira volta na quarta posição.
Hoje em dia com as configurações dos carros esse tipo de volta é muito difícil de acontecer devido os carros de hoje terem potências completamente diferentes, enquanto que naquela época o piloto tirava a defasagem tecnológica no braço.
Crédito da foto: blog do marcelo f1
1 comentários:
Essa volta foi espetacular mesmo, que bom que vcs relembraram esse fato.
Como sugestão, vocês poderiam colocar o video dessa volta
Sucesso
Postar um comentário