quinta-feira, 13 de maio de 2010

Inside's Car - Início da Temporada Européia

Por: José Pedro Morgado
Fotos: Fernando Alonso e Robert Kubica

A Fórmula 1 começou a temporada européia, serão nove corridas com os mais diversos tipos de traçados, desde os mais rápidos como Turquia, Bélgica, Inglaterra e Itália, a mais travados como Hungria e Mônaco, além dos de média velocidade como Espanha, Alemanha e Valência.

Semana passada aconteceu o Grande Prêmio da Espanha, no circuito de Barcelona, um verdadeiro sonífero para todos os fãs, desde o primeiro treino às 5 da manhã até a bandeirada final da corrida. No primeiro treino o domínio foi da Mclaren, mas depois a equipe Red Bull veio com tudo principalmente Mark Webber, tendo domínio absoluto e sinceramente um fim de semana sem grandes emoções para a Fórmula 1.

Agora neste fim de semana acontecerá o Grande Prêmio mais charmoso e glamuroso da temporada, o de Mônaco. Uma etapa que eu gosto muito de acompanhar, devido ser um circuito onde o piloto tem que ter braço e não é qualquer um que ganha em Mônaco.

Nos treinos livres realizados nessa manhã de quinta-feira, dia 13 de maio, Fernando Alonso já mostrou suas habilidades de bicampeão mundial e duas vezes vencedor desse circuito, fazendo o melhor tempo nas duas sessões com uma diferença de mais ou menos 1 segundo de um treino para o outro.


Felipe Massa conseguiu o quarto melhor tempo mostrando que a Ferrari poderá competir com o melhor carro da temporada da equipe Red Bull, mas seus pilotos não foram tão bem quanto se esperava, já que Vettel encerrou em terceiro e Webber fez o décimo melhor tempo.

A surpresa desse treino foram as Mercedes, com Rosberg o segundo tempo e Schumacher com o quinto melhor tempo, mostrando que o carro da Mercedes pode se dar bem em Mônaco, pois o carro é muito ágil e tem dois pilotos que sempre se deram bem no principado.

A Mclaren realmente não se deu bem, com Hamilton em sétimo e Button em nono, cogita-se que ou eles estão escondendo algo ou realmente não dá para esperar muita coisa.


Robert Kubica é a grande surpresa ou competência dessa temporada 2010, pois sempre esteve entre os 10 mais rápidos, Vitaly Petrov não foi tão mal mostrando sua rápida evolução na categoria.

Os outros brasileiros não conseguiram muita coisa, já que Barrichello conquistou apenas o décimo quarto tempo, pois seu carro não conseguiu evoluir na pista, enquanto que Di Grassi e Senna foram mais lentos que até a pole da GP2, categoria de acesso da Fórmula 1, e como disse Lito Cavalcanti “não culpe os pilotos e sim as ´carroças` que eles guiam”.

Em relação às outras novatas, Heikki Kovalainen foi o mais rápido conseguindo um impressionante décimo nono lugar posição máxima entre eles, mas a disputa entre Lotus e Virgin está equilibrada uma pena que o Bruno Senna não consegue chegar perto dessas equipes.

Classificação do Primeiro Treino Livre:

1 - Fernando Alonso - Ferrari - 1min15s927
2 - Sebastian Vettel - Red Bull-Renault - a 0s073
3 - Robert Kubica - Renault - a 0s089
4 - Mark Webber - Red Bull-Renault - a 0s455
5 - Felipe Massa - Ferrari - a 0s590
6 - Michael Schumacher - Mercedes - a 0s662
7 - Lewis Hamilton - McLaren-Mercedes - a 0s720
8 - Jenson Button - McLaren-Mercedes - a 0s765
9 - Adrian Sutil - Force India-Mercedes - a 0s878
10 - Sebastian Buemi - Toro Rosso-Ferrari - a 0s930
11 - Nico Rosberg - Mercedes - a 1s222
12 - Rubens Barrichello - Williams-Cosworth - a 1s404
13 - Vitantonio Liuzzi - Force India-Mercedes - a 1s777
14 - Vitaly Petrov - Renault - a 1s791
15 - Jaime Alguersuari - Toro Rosso-Ferrari - a 2s064
16 - Nico Hulkenberg - Williams-Cosworth - a 2s470
17 - Pedro de la Rosa - Sauber-Ferrari - a 2s507
18 - Kamui Kobayashi - Sauber-Ferrari - a 2s620
19 - Timo Glock - Virgin-Cosworth - a 3s600
20 - Heikki Kovalainen - Lotus-Cosworth - a 3s679
21 - Jarno Trulli - Lotus-Cosworth - a 3s975
22 - Lucas Di Grassi - Virgin-Cosworth - a 4s639
23 - Bruno Senna - Hispania-Cosworth - a 5s761
24 - Karun Chandhok - Hispania-Cosworth - a 5s926

Classificação do Segundo Treino Livre:

1 - Fernando Alonso - Ferrari - 1min14s904
2 - Nico Rosberg - Mercedes - a 0s109
3 - Sebastian Vettel - Red Bull-Renault - a 0s195
4 - Felipe Massa - Ferrari - a 0s216
5 - Michael Schumacher - Mercedes - a 0s239
6 - Robert Kubica - Renault - a 0s288
7 - Lewis Hamilton - McLaren-Mercedes - a 0s345
8 - Adrian Sutil - Force India-Mercedes - a 0s556
9 - Jenson Button - McLaren-Mercedes - a 0s715
10 - Mark Webber - Red Bull-Renault - a 0s716
11 - Vitaly Petrov - Renault - a 0s842
12 - Sebastian Buemi - Toro Rosso-Ferrari - a 1s372
13 - Nico Hulkenberg - Williams-Cosworth - a 1s444
14 - Rubens Barrichello - Williams-Cosworth - a 1s618
15 - Vitantonio Liuzzi - Force India-Mercedes - a 1s624
16 - Pedro de la Rosa - Sauber-Ferrari - a 1s695
17 - Kamui Kobayashi - Sauber-Ferrari - a 1s914
18 - Jaime Alguersuari - Toro Rosso-Ferrari - a 2s119
19 - Heikki Kovalainen - Lotus-Cosworth - a 3s280
20 - Lucas Di Grassi - Virgin-Cosworth - a 3s574
21 - Jarno Trulli - Lotus-Cosworth - a 3s763
22 - Timo Glock - Virgin-Cosworth - a 3s817
23 - Karun Chandhok - Hispania-Cosworth - a 5s409
24 - Bruno Senna - Hispania-Cosworth - a 7s244

Crédito das Fotos: gpupdate.net

2 comentários:

Flávio Dreiter disse...

Boa noite,
Ai adorei o texto sobre os treinos livres da Fórmula 1.
Ficou muito fera mesmo.
Ai to torcendo pro Schumi nessa pista, vamos ver no q dá né?
To sempre ligado nas matérias do blog, confesso que adoro o estilo do blog, as atualizações diárias são fera demais.
Parabéns mesmo, continue assim, to ligado em vcs todos os dias.
Pedro adoro seu jeito de expor as idéias.
Abraço,
Flávio Dreiter.

Albert Oliver disse...

Eita não podia ficar de fora sou vidrado na etapa européia, particularmente é a que faço questão de acompanhar.
Desculpe a invasão, mas soube de vcs através do Lúcio que tá sempre ligado em vcs.
Quando vi essa matéria da etapa européia adorei, pois é a melhor etapa da Fórmula 1, principalmente por eu ter nascido na Alemanha.
Parabéns adorei o blog, apesar que ainda não deu tempo de ler todas as matérias passadas, mas começarei a acompanhar o blog.
Abraços,
Albert Oliver