quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Conexão SAG 2011 - Fábio Fogaça

A equipe SAG tem o prazer de trazer a todos os amantes do automobilismo uma entrevista a toda velocidade com Fábio Fogaça, piloto do Brasileiro de Marcas.



Stop and Go: Como surgiu seu interesse pelo automobilismo?



Fábio Fogaça: O interesse surgiu pelo fato de meu pai ter sido piloto, é natural que a maioria dos filhos sonhem em seguir os mesmos passos do pai, e eu desde pequeno sempre sonhei em ser piloto.



SAG: Qual o seu maior sonho dentro do automobilismo?



FF: Meu maior sonho é poder viver do automobilismo, claro que nisso entram conquistas e vitórias, existem coisas que o dinheiro não compra.



SAG: Como é sua preparação para encarar um fim de semana de corrida?



FF:Eu procuro treinar um pouco no simulador e assistir vídeos de câmeras on-board nessa pista, para que eu possa assimilar o máximos de detalhes para melhorar o desempenho.



SAG: Dos circuitos da temporada, qual é seu favorito e qual o que mais exige do piloto?



FF: O meu favorito é São Paulo, e acredito que esse circuito também é o que mais exige dos pilotos por ter muitas curvas diferentes. Outro circuito bastante dificil é Tarumã, porque tem muitas curvas de alta velocidade, então o piloto tem que estar muito confiante para fazer no seu limite.



SAG: O sobrenome Fogaça ajudou a entrar no mundo do automobilismo e facilitou patrocínios?



FF: Claro que ajuda a entrar, mas isso não significa nada, ninguém permanece no automobilismo sem ser rápido ou rico, ou seja, como eu não sou tenho dinheiro para colocar a única maneira é acelerando, caso contrário, estou fora.



SAG: Como foi sua adaptação na troca da Stock Car Jr para o Brasileiro de Marcas?



FF: Eu passei antes disso pelo TopRace na Argentina que é uma categoria extremamente dificil pelo nível de pilotagem e pelo carro, e isso facilitou muito minha volta para o Brasileiro de Marcas porque eu peguei um carro muito mais fácil do que eu guiava na Argentina. Acredito que a grande maioria dos carros de turismo são mais fáceis que o TopRace.



SAG: No futuro você gostaria de trabalhar com seu pai, Djalma Fogaça? Em qual categoria?



FF:Eu gostaria sim,só não tenho certeza se daria certo ou não, quem conhece ele sabe seu estilo, ele fala tudo na cara e sem medir as consequências, e eu sou bem mais tranquilo, mas quando eu acho que eu estou certo eu estou e fim de papo. Ou seja, agente ia brigar muito, mas no meu pensamento uma relação pai e filho nunca pode ser rompida ou abalada, então eu posso sim estar num futuro próximo ou não com ele na equipe de Formula Truck.



SAG: Você já teve o prazer de pilotar um Truck? Gostaria de participar da Fórmula Truck?



FF: Sim, eu já treinei em algumas pistas e foi uma experiência muito legal,eu gosto muito de pilotar o Truck, mesmo assim acho que é dificil eu participar da Fórmula Truck, agora estou focado nos carros.



SAG: Como está sendo competir ao lado de feras do automobilismo brasileiro no Brasileiro de Marcas?



FF: Está sendo muito bom, tem pilotos que são exemplo para mim na categoria e isso é muito legal, além disso o pessoal tem uma convivência bem legal fora das pistas e isso ajuda a deixar o fim de semana de corrida mais agradável.



SAG: Quais os fatores que impediram a sua continuação nos monopostos?



FF: Nesse caso o mais correto seria os fatores que impediram que eu andasse um dia de monopostos. Eu sempre esbarrei no fato de eu ser muito alto e pesado, temos o exemplo do Atila que é um piloto fantástico, mas esbarrou nesse mesmo problema. Outro fator é o dinheiro, dificilmente é possível viabilizar patrocínio para correr de monoposto aqui no Brasil, e para ir para a Europa a situação se complica mais ainda, o custo é muito alto e precisa de muito dinheiro mesmo, eu sempre tive a consciência de que meu pai não tinha o dinheiro necessário para ser meu “paitrocinio”,então nunca tive essa esperança.



SAG: Qual a sua expectativa para a temporada 2012 no Brasileiro de Marcas?



FF: Eu acredito que a tendência é que a categoria cresça cada vez mais, acho que esta muito no começo ainda, mas com o passar do tempo vai se tornar uma das categorias mais fortes do país. Mesmo assim eu ainda não estou garantido no grid, e minhas possibilidades para 2012 estão 100% em aberto.



SAG: Qual a sua opinião sobre a cobertura do Brasileiro de Marcas pela televisão?



FF: Eu acredito que a cobertura é boa, claro que é impossível comparar a Redetv com a Globo em termos de audiência, mas falando somente da transmissão sem considerar audiência e publico é possível dizer que esta no caminho certo.



SAG: Você tem medo de se machucar ou de sofrer um acidente grave ou a adrenalina não permite ter esse tipo de medo em uma corrida?



FF: Quando eu entro no carro eu não posso pensar nesse time de coisa, se for ter medo é impossível ser rápido, tem que esquecer dos riscos, logico que isso não significa ser inconsequente, você sempre tem que pensar em evitar qualquer tipo de acidente se for possível. Fora do carro o pensamento é outro, eu vejo pilotos morrendo nisso e acaba mexendo um pouco, mas independente disso você tem que ser profissional e seguir o que você gosta, a única certeza que a gente tem é que vai morrer um dia.



SAG: Quais as diferenças do carro do Brasileiro de Marcas para o carro da Top Race?



FF: São muitas diferenças,a maior delas é que o TR é tração traseira e o Marcas é tração dianteira. Isso significa que um deles tem tendência a escapar de traseira nas curvas(TR) e o outro escapa de frente(Marcas).Além disso o TR tem cerca de 100 cv a mais no motor. Tem uma diferença curiosa também,mas muito importante,na Argentina eles não usam direção hidráulica, e isso complica muito pelo fato de você se desgastar muito fisicamente, os caras que reclamam de cansaço aqui no Brasil não tem noção do que se passa dentro de um TR.



SAG: Qual recado você deixaria para os amantes de automobilismo que acompanham o Blog Stop and Go?



FF: Primeiro, espero que tenham gostado da entrevista. Quero deixar uma mensagem também pro pessoal que esta começando no automobilismo ou gostaria de pilotar para que não desista nunca do sonho de ser piloto mesmo sendo muito dificil você conseguir parceiros para isso. E para quem quiser saber um pouco mais sobre mim é só me seguir no twitter (www.twitter.com/fabinhofogaca72) ou me adicionar no facebook (Fabio Fogaça).