quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Lançamento Ferrari F10

Por: José Pedro Morgado

Fotos: Ferrari.com



A equipe Ferrari apresentou nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, o carro que irá competir na temporada 2010 de Fórmula 1.

O modelo F10 foi apresentado em Maranello numa cerimônia transmitida pela internet pelo site oficial da Ferrari.

As principais diferenças desse modelo para o F60 é o novo tipo de bico que está mais alto, além de ter uma frente igual ao carro da Red Bull que competiu em 2009, possui muito mais branco, por causa do patrocinador de um poderoso banco.

No evento, ocorreram à apresentação dos pilotos Felipe Massa e Fernando Alonso que defenderam a escuderia durante toda a temporada.



Motor

Tipo: 056
Número de cilindros: oito
Bloco de cilindros de alumínio em V no ângulo de 90°C
Número de válvulas: 32
Distribuição pneumática
Deslocamento total: 2.398 cm3
Largura do pistão: 98 mm
Peso: abaixo de 95 kg
Injeção e ignição eletrônica

Chassis

Feito em fibra de carbono com estrutura em forma de colmeia.
Câmbio longitudinal, semi-automático, sequencial, controlado eletronicamente e de rápida mudança, com diferencial limitado.
Número de marchas: sete mais a ré.
Discos de freio Brembo ventilados construídos de fibra de carbono.
Suspensão independente.
Push-rod ativado e barras de torção nas quatro rodas.
Peso (com o piloto e fluidos): 620 kg.
Rodas BBS de 13"

Informações do carro retiradas do blog linha de chegada




quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Entrevista de Blogueiro - Adriano Muha

Adriano Muha jornalista, formado na Universidade Federal de Goiás, ex-futuro piloto de Fórmula 1, tem 23 anos, natural de Goiânia, são paulino fanático e dono do blog Muha GP.
Atualmente, é o jornalista responsável pelo site Vestibular Brasil Escola, que é o portal de Educação do iG. Além de realizar freelancer e cursar pós-graduação em Comunicação e Multimídia na PUC-Goiás.
Stop And Go: Como surgiu seu interesse pelo automobilismo?

Adriano Muha: Acho que desde quando nasci!ehheeh Sinceramente, devo ter nascido com este gosto já. Sempre gostei de carrinhos, de apostar corrida com meus amigos, games de corrida, enfim...tudo era corrida para mim quando criança.

SAG: Desde quando você acompanha a Fórmula 1? O que mais chama a sua atenção nessa categoria?

AM: A F1 eu acompanho desde os 5 anos por aí. A primeira imagem que eu tenho é de assistindo uma corrida pela TV na casa da minha avó, em Anápolis, cidade do interior de Goiás. Todo domingo a gente saía de Goiânia e ia pra lá (fica apenas 60km), daí tinha que chegar antes da largada por minha causa.

Quando eu tinha mais ou menos 8 anos, comecei a acompanhar mesmo. Decorava nome das equipes, carros, circuitos. Com 10 anos eu já sabia o traçado de cada circuito de cabeça! E eu também brincava de corrigir o Galvão Bueno, o que acontecia umas 20 vezes durante uma corrida. Se uma criança de 10 anos consegue corrigir o narrador, uma coisa está errada. E não é comigo!heueheh
Agora o que me chama atenção eu não sei. Simplesmente gosto de tudo.

SAG: Quando e porque surgiu a idéia de fazer um blog sobre automobilismo?

AM: Ainda quando criança, eu anotava tudo sobre as temporadas. Tenho até hoje os cadernos aqui em casa. Eu só fui ter acesso à internet em casa com quase 15 anos, então a solução era sair anotando tudo no caderno para ficar na memória. Recortava o desenho dos carros em jornais e revistas, e saía colando no caderno para ficar mais organizado.
Logo depois que formei em jornalismo, no final de 2008, queria apenas passar a fazer os registros pela internet mesmo. Mas, como me disse o Flávio Gomes: “na internet tem tudo já”. Então não fazia sentido eu anotar o que já estava em vários outros sites, por isso resolvi fazer o meu blog para dar a minha visão sobre o automobilismo.
Nunca tive a intenção de fazer o blog ficar popular, eu só queria escrever sobre o assunto que eu mais gosto. Daí o blog foi crescendo e crescendo, até que... continua pequeno! Mas é o MEU blog!eheuhuehue
Então na maioria dos posts eu escrevo a notícia e depois comento. Pode acontecer de algumas pessoas não concordarem comigo e pararem de acessar o blog, mas minha intenção é expor minhas idéias e não simplesmente escrever o que a galera quer ler.

SAG: Qual foi sua maior realização no blog?
AM: Essa entrevista é uma delas. Eu recebi propostas de alguns sites de automobilismo, mas infelizmente não estou podendo dedicar muito tempo a este trabalho, que por enquanto não passa de um “hobbie”. Eu sonho sim trabalhar somente com automobilismo algum dia, mas quando for financeiramente viável. Quando digo isso não estou falando de cifras grandes, coisa pequena mesmo.
Como atualmente não estou com muito tempo, prefiro não me arriscar e queimar minha imagem. Comentar sobre automobilismo, e qualquer outro assunto, requer tempo de pesquisa, leitura, etc. Tem dia que demoro mais de 1 hora para postar um tópico. Eu leio, comparo, confirmo, busco fontes... . Não é simplesmente ver a notícia no Grande Prêmio e postar. Às vezes sim, mas quando tenho tempo procuro ir além.

SAG: Como foi sua carreira de piloto? E qual foi o momento mais marcante?

AM: Eu nunca fui piloto profissional. Essa é apenas uma brincadeira que faço, pois acredito mesmo que tenho talento.ehehuieuie
Eu só corri de kart e fui muito bem. Montaram um kart-indoor aqui em Goiânia e eu dei um show. Fiz o traçado inteiro sem frear, pilotando de lado... melhores momentos da minha vida!iehuieheuiheuihuie
Os caras do local me elogiaram, mas parou por aí. Automobilismo é esporte de elite (e bota elite nisso). Minha família tem uma condição boa, mas longe de poder bancar o início de uma carreira no kart. Por isso fui logo tirando este sonho da cabeça. Foi aí que meu sonho passou a ser virar jornalista de automobilismo. Jornalista formado eu já sou.

SAG: Em algum momento você sentiu vontade de desistir do blog?
AM: Sim. Isso aconteceu no meio de 2009. Aconteceu uma coisa (problema pessoal) que me deixou pra baixo, foi uma decepção muito grande que aconteceu na minha vida. Como o blog não era minha profissão, parei de postar. Até hoje fico chateado com o que aconteceu, mas aquilo me incentivou a buscar coisas novas. Refiz minha vida pessoal e profissional, e retomei com o blog. Sempre com o objetivo de saciar minha “fome” pelo automobilismo.
Dá vontade de desistir também quando passo um tempão pesquisando sobre um assunto, que depois nem é comentado pelos usuários. Mas... acontece.

SAG: Quais os maiores obstáculos que você enfrentou até chegar onde você está?

AM: Agradeço pela parte do “chegar onde você está”. Mas os obstáculos são: conseguir postar pelo menos um tópico a cada dois dias, mesmo que você chegue em casa com a cabeça estourando e só querendo cama; tentar encontrar algo que já não foi bastante martelado pela imprensa.
No meio do jornalismo também existe muita competição. Vai ter sempre gente que irá criticar seu trabalho. Então, temos que saber separar as críticas construtivas daquelas que só querem te derrubar.
>SAG: Além da Fórmula 1, qual outra modalidade você gosta de abordar no blog? E por quê?

AM: Eu gosto muito de abordar a MotoGP, pois até hoje não encontrei um bom blog sobre o assunto. Eu nunca andei de moto, nem de carona, mas sou fã da categoria. Acompanho desde Michael Doohan, que era o Shumacher da época. Ganhava tudo!
Também gosto da GP2 e não gosto da Stock Car, mas às vezes posto porque é a maior categoria brasileira. Para mim o problema da Stock Car está nos circuitos brasileiros e não na categoria em si. Infelizmente, o automobilismo no Brasil está a cada ano pior. Até Jacarepaguá já foi para o espaço. Lamentável!

SAG: Qual momento que mais te marcou no automobilismo?

AM: Existem alguns momentos. A morte do Senna, claro, é um dos. Teve também a morte do Greg Moore, que eu considerava um “baita dum piloto”, parafraseando o Neto. Tirando os desastres, teve a primeira vitória do Rubinho e o final da temporada de 2007, quando o Hamilton vacilou e o Raikkonen levou o título. Têm outros, mas são de acidentes, então deixa pra lá. Euheueue
SAG: Qual seu maior ídolo da Fórmula 1 de todos os tempos? Por quê?

AM: Eu não tenho nenhum ídolo na F1 e acho que nunca terei. O Senna era um gênio, mas para mim o Piquet também. A diferença é que o Senna virou herói porque falava o que o povo queria ouvir. Já o Piquet sempre foi o barraqueiro invejoso. O Shumacher é o maior vitorioso de todos os tempos, mas o que ele fez em 96 e 97 não foi coisa de ídolo. Entre os campeões da minha época, eu gostava do Hakkinen, pois era o único que ganhava do Shumacher (e de forma limpa!).
Atualmente, gosto do Vettel, Kubica e Alonso. Este último, o mais completo. Dos novatos, acho que o Buemi tem futuro.
>SAG: Quais os pilotos das outras categorias você gostaria de assistir pilotando um Fórmula 1?

AM: Nunca pensei nisso. O Rossi já pilotou e pilota a Ferrari, o Loeb já andou de Red Bull... . Eu queria era que o Raikkonen voltasse para a F1. Vou sentir falta do ice man. O Piquet Jr também podia pilotar um F1, coisa que ele não fez nas 2 temporadas que competiu. eheuiheuiheuiheuiheuie
SAG: Você já teve contato com algum ídolo do automobilismo? Qual foi a sensação?

AM: Nunca tive. Este ano vou ao meu primeiro GP Brasil. Comecei a trabalhar, então agora tenho grana para isso. Se eu ganhasse 20 vezes mais, talvez eu investisse na minha carreira dentro das pistas. =)
Eu conheci pessoalmente o Flávio Gomes. Serve? Ele é menor do que eu imaginava e mais chato também. Ele é um puta de um jornalista, escreve muito bem, mas não tem paciência com seus leitores mais eufóricos. Ele mesmo já admitiu isso. Eu tenho! o/
SAG: Você já teve alguma desilusão com o blog? O que te fez continuar com o trabalho?

AM: Como eu não tenho nenhum interesse profissional com o blog, não ligo muito se ele é pouco acessado às vezes. A desilusão vem quando você posta algo que acha demais, inédito, foda, daí encontra a mesma coisa em outro. O que me faz continuar é saber que coisas novas vão acontecer e eu vou ter a oportunidade de postar a respeito.
Ultimamente o blog deu uma crescida boa. O número de acessos diários disparou, então agora tenho ânimo de sobra. O problema é tempo e cabeça mesmo.
>SAG: Qual recado você deixaria para os seguidores do blog?

AM: Ronaldo!eiheuiheuieui
Brincadeira. Eu queria pedir para que comentassem as notícias e deixassem contato para nos comunicarmos depois. Se tiverem algum blog, podem fazer propaganda no MuhaGP, sem problemas. Podem pedir temas, perguntar, etc. Mi blog, su blog!ehuiehuiehui

Presidente da A1GP negocia com a Campos para comprar partes das ações.

Por: José Pedro Morgado
Foto: Tony Teixeira

O presidente da A1GP, Tony Teixeira, admitiu que está conversando com Adrian Campos para adquirir parte da equipe Campos.
O empresário relatou que o objetivo dessa parceria é divulgar a A1GP, que está se encaminhando ao fundo do buraco como uma categoria de acesso.
“Para nós, precisa ser parte de um acordo com a A1. É tudo para a A1. Minha ambição é levar a A1 para dentro da F1”, explicou Tony.
Nesse mesmo encontro, Tony comentou que há outros empresários interessados em investir na Campos:
“Estou conversando com Campos, mas não sou o único”.
A A1GP não vai muito bem, nesse ano já foram canceladas 4 etapas e o resto do calendário poderá ser cancelado a qualquer momento, além de que a categoria não possui mais site oficial.

Algumas informações retiradas no site Grande Premio
Crédito da foto: http://www.ultimacurva.com

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Will Power volta as pistas

Por: José Pedro Morgado
Foto: Will Power na penske nº 12
O australiano Will Power, depois de 5 meses de recuperação decorrido de um acidente nos treinos para o Grande Prêmio de Sonoma, voltou a guiar um carro da Fórmula Indy.
No acidente com Nelson Phillipe, Power fraturou duas vértebras, e enquanto estava parado, o piloto australiano assinou um contrato com a equipe Penske para competir por toda a temporada de 2010.
A volta aconteceu durante um teste privado no circuito de Sebring, dia 22 de janeiro, e relatou o que achou da temporada de 2009.
"Quando eu estava parado, pensei muito nisso - apesar do ano passado ter terminado mal, foi uma ótima temporada para mim. Acabei conseguindo uma vaga em uma das melhores equipes da IndyCar, e estou realmente pronto para voltar".
Will Power conquistou uma vitória na temporada 2009 no Grande Prêmio de Edmonton.
Algumas informações retiradas do site superspeedway

Mercedes apresenta as cores do carro e os pilotos da temporada 2010

Por: Fernanda Esteves
Foto: Apresentação dos pilotos e carro da equipe Mercedes

A equipe Mercedes apresentou oficialmente nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro, em Stuttgart, as cores e os pilotos que a representarão na temporada 2010 da Fórmula 1.
A Mercedes volta à Fórmula 1 como equipe de fábrica pela primeira vez desde 1955. Nico Rosberg e Michael Schumacher foram apresentados oficialmente pela primeira vez vestidos com os macacões da escuderia: de cor branca, com o patrocínio da petrolífera Petronas estampado no peito.
Enquanto que o carro apresentado foi o da Brawn GP de 2009, pintado com as novas cores, prata e preto, em um layout bastante parecido, mas com algumas alterações.
"Trabalhar novamente com Michael é muito especial, e algo que eu nunca esperava que acontecesse de novo. É muito motivador para mim e para o time. Nico, por sua vez, é excitante para o time, e acredito que ele vai gostar de trabalhar ao lado de Michael para ver como um heptacampeão funciona" declarou Brawn.
O carro para essa temporada será apresentado no dia 1º de fevereiro em Valência.

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site tazio
Crédito da Foto: site tazio

Danilo Dirani e Bruno Junqueira na temporada 2010 da Fórmula Truck

Por: Fernanda Esteves
Foto: Danilo Dirani e Bruno Junqueira

Danilo Dirani fez sua estréia na Fórmula Truck em 2009 dirigindo um Volvo e agora vai correr pela Ford/DF Motorsport, equipe de Djalma Fogaça, na temporada 2010 da Fórmula Truck.
Djalma Fogaça realizou sua última corrida de caminhão em Brasília no ano passado assumindo de vez o papel de chefe e dono da equipe Ford/DF Motorsport.
"Só tenho a agradecer a equipe ABF. Aprendi muito com eles e dei o máximo de mim por lá. Agora, espero entrar de vez na disputa da Truck e quem sabe estar entre os primeiros nesta temporada" declarou Dirani.

Bruno Junqueira é o outro piloto que acertou com a Ford/DF Motorsports para a temporada 2010 da Fórmula Truck.
Bruno, juntamente com Anderson Toso e Danilo Dirani, está realizando os primeiros testes do ano em Guaporé, no Rio Grande do Sul, local que será palco da primeira prova da temporada 2010 da Fórmula Truck.

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site oficial da Fórmula Truck e do Blog do Téo José
Crésdito das Fotos: imagens google

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Confirmada proibição de difusores duplos para temporada 2011

Por: Fernanda Esteves
Foto: Traseira do carro da Brawn GP

A FIA discutiu o assunto em uma reunião na quinta-feira, dia 21 de janeiro, com o Grupo de Trabalho Técnico (TWC - Technical Working Group), que precisava concordar com a proibição dos difusores duplos e de acordo com o site da revista inglesa Autosport, a mudança foi aprovada.
A superfície do difusor deverá ser contínua na parte interna em 2010, de acordo com o acertado pelas equipes impedindo que os controversos orifícios sejam usados para facilitar o fluxo de ar pelo assoalho do carro.
A proibição do uso dos difusores visa diminuir a velocidade dos carros e o apoio aerodinâmico tentando proporcionar mais chances para ultrapassagens.
No início da temporada de 2009 esse conceito causou muita polêmica quando as equipes protestaram contra a Brawn GP, Williams e Toyota, pois tiveram boa vantagem nas quatro primeiras corridas. Nesse caso o Conselho Mundial de Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) julgou que a peça estava dentro do regulamento, obrigando as outras sete equipes a desenvolverem aparatos aerodinâmicos semelhantes.
No caso em análise, a questão ainda precisa ser aprovada pela Comissão de Fórmula 1 da FIA e pelo Conselho Mundial de Esporte a Motor antes de ser colocada no regulamento, mas esta é apenas uma formalidade após a aprovação do TWG.
Caso ocorra a proibição para a temporada de 2011 os tempos de volta devem aumentar cerca de dois segundos.

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site globo.com
Crédito da Foto: globo.com

Piloto Russo quer pagar para entrar na Fórmula 1

Por: José Pedro Morgado
Foto: Vitaly Petrov

O ex-piloto da GP2, o russo Vitaly Petrov estaria oferecendo 15 milhões de euros para uma das vagas remanescentes para a próxima temporada da Fórmula 1. Ele negocia com a Renault e com a Campos.
Atualmente o piloto que defendeu a Barwa Addax na GP2 em 2009, tem o apoio de duas estatais russas que irão fornecer 800 mil euros.
O piloto é gerenciado pelo empresário Willi Weber, o mesmo de Michael Schumacher. Segundo Petrov, piloto pagante não é novidade na Fórmula 1.
“Apenas seis ou sete pilotos ganham dinheiro na Fórmula 1, o resto precisa pagar para suas equipes. E quem começar a fazer isso, precisará continuar assim por toda sua carreira, a não ser que seja um talento excepcional” declarou Petrov.”
Algumas informações tiradas do site: Globoesporte.com
Crédito da Foto www.f1fanatic.co.uk

Lucas Di Grassi utilizará capacete com as cores do Brasil em sua estréia na Fórmula 1

Por: Fernanda Esteves
Foto: Capacete de Lucas Di Grassi para a temporada 2010 de Fórmula 1

O piloto Lucas Di Grassi, em sua primeira temporada na Fórmula 1, usará o mesmo design de capacete que utliza há uma década com as cores do Brasil para se cercar de boas vibrações no carro da Virgin
“Eu comecei a usar esse desenho tem uns dez anos. Eu tinha uns 14,15 anos, quando eu ganhei um capacete branco e, para não deixar ele assim, coloquei uma fita azul e duas verdes. Gostei do design e resolvi pintar igual, é o mesmo desde então. A diferença desse capacete para os outros é que esse vai ter as cores do Brasil. Uma fita azul, uma verde e a fita mais fina em amarelo. No fundo, tem uns tribais em prata e preto para seguir as cores do carro, que é inteiro preto, muito bonito e com um design bem legal” declarou Di Grassi

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site globo.com
Crédito da Foto: globo.com

Ex-piloto de Fórmula 1 cogita correr na DTM em 2010

Por: José Pedro Morgado
Foto: Anthony Davidson

O inglês Anthony Davidson que já correu na BAR e Super Aguri cogita participar do campeonato alemão de turismo pela Audi.
Depois de participar de um teste com um carro das quatro argolas e vendo as chances de correr na Fórmula 1 se diminuindo, Davidson está procurando outras categorias para competir.
“Eu estou muito interessado em correr no DTM, sim; é algo que venho pensando há muito tempo. Se tivesse uma chance de fazer isso, aceitaria. Não se pode negar uma chance dada por uma empresa como a Audi" afirmou Davidson.
A Audi está procurando um piloto para entrar no lugar de Tom Kristensen que se aposentou no fim da temporada de 2009.
Caso o contrato se confirme, Davidson se juntará a Ralf Schumacher que compete pela Mercedes.

Algumas informações retiradas do Site Grande Prêmio
Crédito da Foto: ultimacurva.com

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Schumacher solicita troca de número

Por: José Pedro Morgado
Foto: Michael Schumacher e Ross Brawn

De acordo com o Jornal Bild, Michael Schumacher pediu para Ross Brawn entrar em contato com a FIA para trocar o número 4, com o do seu companheiro de equipe Nico Rosberg que vai andar com o 3.
A razão para essa troca é a superstição, pois Schumacher conquistou todos os seus títulos com números impares 1,3 e 5.
Caso a troca seja realizada, Nico Rosberg correrá com o número 4, que não dá muita sorte, pois só conquistou 7 vitórias em 10 anos.
Eddie Irvine em 1999 conquistou 4 vitórias, Rubens Barrichello em 2000 conquistou 1 vitória, Ralf Schumacher na Williams em 2003 conquistou 2 vitórias e esse ano Felipe Massa, sem conquistar vitória já utilizaram o número 4.

Algumas informações tiradas no site Grande Premio
Crédito da Foto:
http://www.egmcartech.com/

Felipe Massa vai realizar teste com carro da Ferrari de 2008

Por: Fernanda Esteves
Foto: Felipe Massa pilotando sua Ferrari

O piloto Felipe Massa vai realizar teste com a F2008 nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro, em Barcelona, carro em que se tornou vice-campeão no mundial.
A F2008 que Valentino Rossi está usando nos seus testes não terá descanso depois desta quinta-feira, dia 21 de janeiro, quando o italiano completa a sessão de treinos em Barcelona que recebeu de "presente" pelo heptacampeonato da MotoGP, pois foi confirmado que Massa vai utilizar o mesmo veículo como preparação para a temporada 2010 de Fórmula 1.
"Como o carro já estava na pista, pensamos que seria bom para mim aproveitar e ganhar confiança com um dia de trabalho. E, depois de andar em Fiorano e Mugello, vai ser uma boa oportunidade de guiar em um circuito tão interessante e desafiador", declarou Massa.

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site grande prêmio
Crédito da Foto: imagens google

Grupo que administra o circuito de Indianápolis confirma demissão de Tony George

Por: Fernanda Esteves
Foto: Tony George

O Conselho Administrativo da Hulman & Company confirmou a demissão do empresário Tony George da direção do grupo que administra o circuito de Indianápolis, nesta terça-feira, dia 19 de janeiro. A medida tem efeito imediato, segundo Mari Hulman George, presidente da companhia.
"Como membros de sua família, lamentamos ver a saída de Tony", declarou Mari Hulman. "Estamos gratos por seus serviços à nossa sociedade como membro do Conselho e, claro, antes como diretor- executivo e presidente de nossas empresas. E falo isso em nome de toda a família."
A renúncia de George o remove de qualquer papel na Hulman & Company, na administração do autódromo de Indianápolis, na IRL e nas demais empresas ligadas à família. Porém, Tony vai continuar envolvido com as corridas, o norte-americano será chefe de equipe da Vision em 2010.

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site grande prêmio
Crédito da Foto: imagens google

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Fórmula Truck ganha status de categoria sul-americana em 2010

Por: Fernanda Esteves

A Fórmula Truck ganhou o status de categoria sul-americana após a confirmação da etapa de Buenos Aires na temporada 2010.
A Codasur (Confederação Desportiva da América do Sul do Automóvel) confirmou o cunho sul-americano à Fórmula Truck, explicando que o campeão desta temporada será tanto brasileiro quanto sul-americano.
Segundo Neusa Navarro Feliz, presidente da categoria, a confirmação da etapa argentina neste ano representa um importante passo da Fórmula Truck rumo à internacionalização.
“O status sul-americano é a prova do crescente sucesso do trabalho que tem sido realizado”, destacou a dirigente. “Nós continuaremos trabalhando e conversando com outras federações para novas etapas fora do Brasil”, ressaltou.
O ofício que confirma a Fórmula Truck como Campeonato Sul-americano será referendado pelo presidente da Codasur, Hugo Mersan, na convenção anual da entidade, no dia 6 de fevereiro.

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site grande prêmio

Alberto Valério assina com Coloni para temporada 2010 da GP2

Por: Fernanda Esteves
Foto: Alberto Valerio

O brasileiro Alberto Valério vai disputar a temporada 2010 da GP2 defendendo a equipe Coloni. O piloto assinou com a equipe depois de defender a Durango e a Piquet Sports nos dois últimos Mundiais.
Paolo Coloni, chefe do time que leva o seu nome, declarou que ficou impressionado com o desenvolvimento de Valério na última temporada, na qual o piloto conquistou a sua primeira vitória, em Silverstone.
"Eu sinto que em 2010, em sua terceira temporada na GP2, Valério vai mostrar a todos o piloto completo que ele é, incrivelmente rápido, mas também muito consistente, algo que é realmente importante quando você quer disputar o campeonato”, declarou Coloni.
"2010 será uma temporada fundamental para a realização de um projeto que eu tenho desde quando eu era criança: ser um piloto de Fórmula 1. Acredito que a Coloni é o melhor time para se conseguir isso, e eu quero agradecer a todas as pessoas que acreditaram em mim nestes anos", afirmou Valério.


Crédito: Algumas informações foram retiradas do site grande prêmio
Crédito da Foto: imagens google

Ferrari revela nova pintura do carro da equipe para temporada 2010

Por: Fernanda Esteves
Foto: Nova pintura do carro da Ferrari

A Ferrari terá uma mudança radical na pintura de seus aerofólios dianteiro e traseiro na temporada 2010 de Fórmula 1. O novo modelo que será pilotado por Felipe Massa e Fernando Alonso possuirá os aerofólios brancos, diferentemente do que vinha acontecendo desde 2007 em que possuíam a cor vermelha.
Essa grande mudança se deu graças ao acordo com um grande banco espanhol, que também patrocina a McLaren, que revelou a novidade nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro.
A nova pintura lembra o carro usado na temporada de 2000, o F1-2000, que marcou a quebra do jejum de 25 anos sem títulos de pilotos. Na ocasião, a equipe italiana abandonou o preto em suas asas dianteira e traseira, uma tradição que vinha desde a década de 1970. E nesta temporada de 2010, os aerofólios passaram a ter o branco como cor predominante.
As fotos liberadas são oficiais da Ferrari, tiradas durante uma das atividades promocionais permitidas por regulamento, já com Fernando Alonso ao volante do F60, modelo da temporada 2009.

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site globo.com
Crédito da Foto: site globo.com

Segundo piloto da equipe Renault deve ser contratado após início dos testes da temporada 2010

Por: Fernanda Esteves
Foto: Eric Boullier

A Renault deve iniciar os testes coletivos de Valência com apenas o piloto Robert Kubica. O chefe do time francês, Eric Boullier, confirmou nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro, à revista Autosport que o companheiro do polonês só deve ser contratado após o início dos testes, que iniciam no mês de fevereiro. Além de dizer que há quatro pilotos sendo avaliados pela equipe.
"Hoje, somos um dos times atrasados nesta questão, e a situação é diferente de julho, quando se pode conversar com todos. Por isso, agora estamos focados em duas coisas: trazer serenidade e moral à equipe. Queremos ter tudo isso antes de decidirmos, e seria ótimo definir o piloto antes dos testes." Declarou Boullier
O chefe da equipe ressaltou que Nick Heidfeld, ex-companheiro de Kubica na BMW Sauber, é um dos pilotos cogitados. "Estaria mentindo se dissesse que não. Claro que é uma situação diferente, porque ele passou tantos anos com Robert, e a questão é se querermos ver isso de novo ou não. Mas ele está na lista, sim", complementou Boullier.
Por fim, Boullier concluiu "A nacionalidade está completamente em aberto. É a política do time há muitos anos, então cabe a nós decidir quem é melhor. O piloto pode ser francês, russo, chinês, alemão, austríaco ou qualquer coisa".

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site grande prêmio
Crédito da Foto: imagens google

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Rali Dakar 2010 - Décima Quarta Etapa

Santa Rosa (ARG) – Buenos Aires (ARG)
Distância total: 707km
Trecho cronometrado: 206km

Motos:

O português Ruben Faria venceu a última etapa do rali Dacar, o trecho de 707km foi realizado entre as cidades de Santa Rosa e Buenos Aires. O piloto da KTM completou o percurso de 206km cronometrado no tempo de 1 hora, 26 minutos e 27 segundos. Em segundo lugar ficou o norueguês Pal Anders Ullevalseter que com esse resultado se consolidou como vice-campeão do rali dacar. E em terceiro lugar ficou outro português Helder Rodrigues.


Classificação final:
1 - Cyril Despres FRA KTM 51:10:37
2 - Pal Anders Ullevalseter NOR KTM +1:02:52
3 - Francisco Lopez Contardo CHI Aprilia +1:09:48
4 - Helder Rodrigues POR Yamaha +1:19:33
5 - David Frétigné FRA Yamaha +1:55:56
Carros:

O piloto do Catar Nasser Al-Attiyah venceu a última etapa do rali Dacar, porém não conseguiu descontar toda a vantagem que Carlos Sainz construiu, porque o espanhol terminou em segundo lugar a 36 segundos atrás de Al-Attiyah e conquistou o campeonato. Em terceiro lugar terminou a dupla liderada por Guerlain Chicherit com o carro da BMW.


Classificação Final
1 - Carlos Sainz ESP Volkswagen 47:10:00
Lucas Cruz ESP
2 - Nasser Al-Attiyah CAT Volkswagen +2:12
Timo Gottschalk ALE
3 - Mark Miller EUA Volkswagen +32:51
Ralph Pitchford AFS
4 - Stéphane Peterhansel FRA BMW +2:17:21
Jean-Paul Cottret FRA
5 - Guerlain Chicherit FRA BMW +4:02:49
Maria Cristina Thoerner TCH

Quadriciclos:

O polonês Rafal Sonik venceu a última especial do rali Dacar, completando os 206km no tempo de 1 hora, 45 minutos e 27 segundo. Em segundo lugar ficou Christophe Declerck enquanto Sebastian Halpern terminou em terceiro. Mas quem teve motivos para comemorar foi Marcos Patronelli, que garantiu seu primeiro título do Rali Dacar.



Classificação final
1 - Marcos Patronelli ARG Yamaha 64:17:44
2 - Alejandro Patronelli ARG Yamaha +2:22:59
3 - Jose Manuel Gonzalez Corominas CHI Yamaha +5:07:31
4 - Christophe Declerck FRA Polaris +5:46:56
5 - Rafal Sonik POL Yamaha +5:50:24
Caminhões:

Na última especial do Rali, tivemos um terceiro vencedor diferente, que foi o trio liderado por Ilgizar Mardeev. O segundo lugar ficou com o trio de Wulfert Van Ginkel e em terceiro o trio liderado por Martin Macik.
Mas Vladimir Chagin teve motivos para fazer festa, porque além de vencer o maior numero de estágios conquistou o título do Rali Dacar 2009


Classificação final
1 - Vladimir Chagin RUS Kamaz 55:04:47
Sergey Savostin RUS
Eduard Nikolaev RUS
2 - Firdaus Kabirov RUS Kamaz +1:13:08
Aydar Belyaev RUS
Andrey Mokee RUS
3 - Marcel Van Vliet HOL Ginaf +10:43:20
Herman Vaanholt HOL
Gerard Van Veenendaal HOL
4 - Martin Macik TCH Liaz +12:21:21
Josef Kalina TCH
Jan Bervic TCH
5 - Ilgizar Mardeev RUS Kamaz +14:59:29
Viatcheslav Mizyukaev RUS
Andrey Karginov RUS

Hermann Tilke contratado para reestruturar autódromo do estado de Goiás

Por: Fernanda Esteves
Foto: Hermann Tilke

Hermann Tilke, responsável pelos circuitos mais modernos da atualidade na Fórmula 1, foi contratado pelo governo de Goiás para reestruturar o autódromo internacional de Goiânia, sendo assim, será a primeira vez que o arquiteto irá trabalhar num projeto de autódromo no Brasil.
A Tlke GMBH e CO, empresa de Hermann, está realizando estudos na pista goiana e deve entregar o relatório final até março.
De acordo com a Superintendência de Controle Interno da Secretaria da Fazenda do Goiás, o contrato de prestação de serviços técnicos está em execução desde outubro do ano passado.
“O objetivo é conservar o traçado original e adaptá-lo aos padrões atuais das pistas mais modernas do mundo”, disse o gerente do autódromo, Frederico Lacerda, ao jornal “O Popular”, de Goiânia.
Atualmente, o autódromo possui três circuitos, com a reforma passaria a ter quatro circuitos. “Isso elevaria o autódromo de Goiânia ao grau 2 da FIA. Estaríamos aptos a receber todos os eventos de automobilismo e motociclismo, só não a F1”
, continuou Lacerda.
Segundo “O Popular”, estão previstas reformas no kartódromo e em outras dependências do local. Há a intenção de construir pistas de bicicross e motocross, além de um clube de lazer, com parque aquático e quadras de esportes, um bosque e um automóvel clube. A fachada do autódromo viraria um shopping temático com empreendimentos comerciais. De acordo com Lacerda, todas essas obras seriam bancadas a partir de parcerias público-privadas.
O orçamento do serviço é de R$ 362 mil, e o contrato não precisou de licitação porque a empresa alemã é especializada em reformas e construção de circuitos para a Fórmula 1 no mundo afora, bem como a complexidade do projeto contribuiu para não necessidade de licitação.

Crédito: Algumas informações retiradas do site grande prêmio
Crédito da Foto: site grande prêmio

Pedro de la Rosa foi confirmado como piloto da Sauber na temporada 2010 da Fórmula 1

Por: Fernanda Esteves
Foto: Pedro de la Rosa

O piloto Pedro de la Rosa foi confirmado como o segundo piloto da equipe Sauber tendo como companheiro de Kamui Kobayashi na temporada 2010 de Fórmula 1.
De la Rosa não participa de uma corrida desde o GP do Brasil de 2006, ainda pelo time inglês, quando substituiu Juan Pablo Montoya.
“Pedro esteve durante muitos anos em uma equipe grande. Como equipe, nós ganharemos com sua experiência, assim como Kamui. A combinação de um piloto rodado com um jovem motivado já provou ser bastante eficiente. Não espero que eles decepcionem em 2010. É claro que é crucial proporcionar um carro decente a eles. Estou otimista com nosso progresso nesta frente também. Estivemos aptos a continuar o trabalho no modelo de 2010 mesmo naquele período de incertezas” declarou Peter Sauber, em comunicado oficial.
“Sempre acreditei firmemente que teria uma outra chance como titular. Trabalhei para voltar porque a restrição dos testes me deixou fora das pistas. Estou realmente animado para esta temporada com a equipe de Peter Sauber, que sempre foi um time sólido” afirmou Pedro de la Rosa

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site globo.com
Crédito da Foto: imagens google

Audi não irá participar das 12 horas de Sebring

Por: José Pedro Morgado
Foto: Modelo R10 da Audi

A marca alemã Audi não vai participar das 12 horas de Sebring, que será realizada no sábado, dia 20 de março.
O motivo é que a marca francesa Peugeot vetou à inscrição de um modelo em desenvolvimento do Audi R15.
Segundo um dos pilotos da equipe, Allan Mcnish, é “decepcionante” confirmar que a Audi não poderá tentar o Bi-campeonato da prova.
A Audi estará presente no circuito na Flórida, mas só para participar da pré-temporada marcada para os dias 22 e 23 de fevereiro, dando início ao trabalho de desenvolvimento do modelo R15 com o qual os alemães vão disputar as 24 horas de Le Mans, os 1.000km de Spa e o campeonato da Le Mans Series.

Algumas informações foram retiradas do blog amilporhora
Crédito da Foto: http://cdn-www.rsportscars.com/

Agradecimento

A equipe SAG,

Gostaria de agradecer a todos os seus seguidores e leitores pelo recorde consquitado ontem, com apenas 3 meses e meio que estamos no ar alcançamos mais de 1.000 visitantes em todo o mundo.
Valeu mesmo de coração e continuem nos acompanhando pois é com imenso prazer que publicamos as notícias, na esperança de a cada momento poder levar a vocês amantes de automobilismo as mais recentes noticias de forma clara e eficaz.

Abraços,

Equipe SAG

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Entrevista de Blogueiro - Ivan Capelli

Ivan Capelli tem 32 anos, gaúcho, jornalista, dono do blog capelli onde comenta tudo
sobre fórmula 1

Stop and Go: Como surgiu a idéia de utilizar o nome do piloto Ivan Capelli como codinome e o
nome do blog?

Ivan Capelli: Foi totalmente aleatório. Embora tenha uma grande simpatia pelo piloto, nunca fui um fã ardoroso dele. Em 2005, fui fazer um cadastro num fórum de automobilismo, o Downforce, e reparei que as pessoas em geral usavam nicknames. Resolvi criar um também e o primeiro nome que veio à cabeça foi o do Capelli, pois eu estava com um livro aberto sobre a mesa justamente com uma foto dele. Achei o nome sonoro e divertido. Como tenho ascendência italiana, achei que tinha a ver comigo.
No fim das contas o nome pegou e deu muito certo, hoje sinto até um certo orgulho de ter, sem querer, inventado um apelido que deu tanta sorte.

SAG: Como surgiu a idéia de fazer um blog sobre automobilismo?

IC: Assim como a escolha do nome, por acaso. No fórum Downforce havia um tópico, chamado “A Foto do Fato”, no qual a turma pegava fotos e colocava nelas legendas engraçadas. Resolvi arriscar fazer as minhas e vi que todo mundo gostava bastante, gerando recordes de acesso àquele tópico. Aí tive a ideia de centralizar tudo num blog, para ficar arquivado. E o blog começou a fazer sucesso, na base do boca a boca, até que fui convidado pelo F1 na Web e, posteriormente, pelo Grande Prêmio para colaborar com os sites.
Depois cansei das charges e resolvi falar mais de curiosidades e fazer análises, o que para minha surpresa deu mais certo ainda.

SAG: Quem foi e quem é o seu ídolo no automobilismo?

IC: Não sou uma pessoa que cultiva ídolos.

SAG: Qual foi o momento mais marcante do blog?

IC: Marcante, ainda que não necessariamente bom, foi o caso do livro do Lemyr Martins. Foi um episódio lamentável num geral, mas para o blog foi bom no sentido de ter comprovado o importante papel que blogs e redes sociais têm.
Para quem não lembra ou sabe, o consagrado jornalista Lemyr Martins publicou um livro o qual a editora divulgava como contendo um material até então inédito, a transcrição das conversas de rádio de Rubens Barrichello com os boxes da Ferrari durante a marmelada do GP da Áustria de 2002. O problema é que aquela conversa não passava de uma galhofa, uma piada antiga que circulava pela Internet, em inglês.
Quando o diário Lance! publicou uma matéria destacando aquela conversa, pulei da cadeira. Era um absurdo e me surpreendeu que não só o Lemyr, como também outros jornalistas, estivessem acreditando naquilo. Assim, fiz uma matéria mostrando o incrível engano e ela teve repercussão nacional.
No dia seguinte, entrevistei o próprio Lemyr Martins e, dois dias depois, Marcelo Duarte, editor do livro, me procurou para me parabenizar pelo bom trabalho jornalístico e para comunicar que a edição estava sendo retirada das livrarias em razão do absurdo engano.
Como jornalista, foi um momento bom, mas lamento muito pelos problemas que isso trouxe a figuras tão respeitáveis como o Lemyr e o Marcelo.

SAG: Em algum momento sentiu vontade de desistir do blog?

IC: Várias... é complicado conciliar um trabalho desses com a vida real. Eu sou casado, tenho família, tenho outro emprego, tenho vida social, não é fácil fazer tudo bem. E o blog começou a fazer sucesso, a cobrança dos leitores é grande quando o material é pouco ou de baixa qualidade, aí dá vontade de largar tudo mesmo.
Mas não adianta, é difícil abandonar algo tão bacana que foi cultivado ao longo dos anos. Assim, busco sempre renovar para que ele continue de pé. É como bicicleta, se parar de pedalar, cai.

SAG: De onde vinha às inspirações para você realizar as charges do Capelli?

IC: Do meu cérebro completamente doentio.

SAG: Em sua opinião quem foram os três melhores pilotos da Fórmula 1 de toda a história? E por quê?

IC: Não vi todos correrem, ao mesmo tempo em que é muito difícil comparar diferentes épocas. Então vou falar do que eu vi. Ayrton Senna, por ter sido o piloto das “vitórias impossíveis”, ainda que um tanto instável. Michael Schumacher, pela incrível longevidade, velocidade e consistência. E Alain Prost, pela frieza e pela velocidade quase imperceptível. A tocada do Prost era uma coisa única, ele parecia lento de tão suave. Mas era rápido pra caramba.

SAG: O que você espera dos pilotos brasileiros na temporada 2010 de Fórmula 1? E você acredita que possa entrar outro piloto brasileiro? Se sim quem?

IC: A temporada 2010 é uma total incógnita, principalmente para os brasileiros. Todos vivem novas realidades: Bruno Senna e Lucas di Grassi estreando em equipes novatas. Felipe Massa encarando Fernando Alonso no mesmo time e ainda em recuperação de um acidente bastante grave. E Rubens Barrichello trocou de equipe, agora com motores novos. Não dá para prever muita coisa. Se pode entrar outro? Acho bem difícil.

SAG: Qual o momento de maior repercussão que o blog teve?

IC: Acho que foi mesmo o caso do livro do Lemyr, como citei antes.

SAG: Você já assistiu alguma vitória brasileira no autódromo de Interlagos? Se sim qual foi a sensação?

IC: Não.

SAG: Caso você fosse dono de uma equipe de Fórmula 1 como você montaria sua equipe (piloto, chassi, motor e pneu de toda história)?

IC: Chamaria o Jean Todt para gerenciar, colocaria a Williams-Renault de 1992 como carro e motor e Ayrton Senna e Michael Schumacher como pilotos. Pneu não importa, poderia até ser de madeira que eles ganhariam tudo do mesmo jeito.

SAG: Qual é o seu piloto brasileiro favorito na Fórmula 1? E por quê?

IC: Acho o Felipe Massa o mais maduro e veloz dos que estão em atividade. Mas não que isso signifique necessariamente uma predileção.

SAG: Qual recado você deixaria para os amantes de automobilismo que acompanham o Blog Stop and Go?

IC: Sei lá... cuidem-se

O FIA GT terá seu início adiado em duas semanas

Por: Fernanda Esteves
Foto: Ferrari do FIA GT

O FIA GT, campeonato mundial de carros luxuosos terá seu início adiado em duas semanas, com isso tendo seu início para o dia 17 de abril no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi.
As inscrições para o campeonato se encerram nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro, com a Stéphane Ratel Organisation (SRO) limitando as inscrições a 12 equipes com dois carros cada, perfazendo 24 carros no total.
A FIA e a SRO soltaram um comunicado conjunto no domingo, dia 17 de janeiro, confirmando os 12 times que participarão do campeonato. As marcas inscritas são: Ford, Nissan, Chevrolet Corvette, Aston Martin, Maserati e Lamborghini.
Nove equipes já são conhecidas: Marc VDS Racing e Matech GT (Ford); Swiss Racing Team e a recém-chegada Sumo Power GT, substituindo a Gigawave (Nissan); Hexis e Young Driver (Aston Martin); PK Carsport e Sangari Team Brazil – DKR (Corvette); e Vitaphone Racing (Maserati).

Crédito: Informações retiradas do blog amilporhora
Crédito da Foto: imagens google

Rali Dakar 2010 - Décima Terceira etapa

San Rafael (ARG) - Santa Rosa (ARG)
Distância total: 725 km
Trecho cronometrado: 368 km

Motos:

Pal Anders Ullevalseter venceu a penúltima etapa do Rali Dacar realizada entre as cidades de San Rafael e Santa Rosa. O piloto holandês completou os 368 km na frente de Cyril Despres e de Marc Coma.
Com o segundo lugar, o piloto francês da KTM mantém a vantagem de mais de 1 hora em relação a Ullevalseter que é o novo vice-lider da classificação geral.

Classificação após 13 etapas:

1 Cyril Despres FRA KTM 49:38:44
2 Pal Anders Ullevalseter NOR KTM +1:04:12
3 Francisco López Contardo CHI Aprilia +1:08:34
4 Helder Rodrigues POR Yamaha +1:20:41
5 David Frétigné FRA Yamaha +1:56:06

Carros:

Stéphane Peterhansel ignorou a briga entre Sainz e Al-Attiyah e venceu a penúltima etapa do rali Dacar. Ele completou os 368 km no tempo de 2 horas, 58 minutos e 25 segundos. Em segundo lugar ficou o piloto do Catar Nasser Al-Attiyah, enquanto em terceiro lugar ficou Guerlain Chucherit e Maria Cristina Thoerner.
Al-Attiyah conseguiu diminuir um pouco mais a diferença de Carlos Sainz, líder do rali, e a decisão ficou para a ultima etapa.

Classificação após 13 etapas:

1 Carlos Sainz ESP Volkswagen 45:49:42
Lucas Cruz ESP

2 Nasser Al-AttiyahCAT Volkswagen +2:48
Timo Gottschalk ALE

3 Mark Miller EUA Volkswagen +31:48
Ralph Pitchford AFS

4 Stéphane Peterhansel FRA BMW +2:16:49
Jean-Paul Cottret FRA

5 Guerlain Chicherit FRA BMW +4:02:42
Maria Cristina Thoerner TCH


Quadriciclos:

O francês Christophe Declerck venceu a terceira seguida ao se confirmar em primeiro lugar na penúltima etapa do Rali Dacar. Ele completou a etapa no tempo de 4 horas, 11 minutos e 32 segundos. Em segundo lugar ficou Rafal Sonik enquanto Sebastian Halpern terminou em terceiro. O líder do rali Marcos Patronelli terminou em quinto e aumentou mais um pouco sua vantagem em relação a seu irmão Alejandro Patronelli, ficando mais próximo do título.

Classificação após 13 etapas

1 Marcos Patronelli ARG Yamaha 62:13:52
2 Alejandro Patronelli ARG Yamaha +2:23:33
3 Jose Manuel Gonzalez Corominas CHI Yamaha +5:08:11
4 Christophe Declerck FRA Polaris +6:01:18
5 Rafal Sonik POL Yamaha +6:08:49

Caminhões:

O trio liderado por Firdaus Kabirov conseguiu a vitória na penúltima etapa do rali, conseguindo completar o trecho de 368 km no tempo de 3 horas, 38 minutos e 47 segundos.
Vladimir Chagin completou em segundo lugar com 1 minuto e 50 segundos atrás do vencedor. Em terceiro ficou o trio liderado por Ilgizar Mardeev.
A única mudança na classificação geral foi realizada pelo trio liderado por Mardeev que conquistou o quinto lugar.

Classificação após 13 etapas

1 Vladimir Chagin RUS Kamaz 49:39:52
Sergey Savostin RUS
Eduard Nikolaev RUS

2 Firdaus Kabirov RUS Kamaz +1:11:53
Aydar Belyaev RUS
Andrey Mokee RUS

3 Marcel Van Vliet HOL Ginaf +10:37:19
Herman Vaanholt HOL
Gerard Van Veenendaal HOL

4 Martin Macik TCH Liaz +12:21:42
Josef Kalina TCH
Jan Bervic TCH

5 Ilgizar Mardeev RUS Kamaz +15:02:11
Viatcheslav Mizyiukaev RUS
Andrey Karginov HOL

Rali Dakar 2010 - Décima Segunda etapa

San Juan (ARG) – San Rafael (ARG)
Distância total: 796km
Trecho cronometrado: 476 km

Motos:

O chileno Francisco López Contardo venceu a décima segunda etapa do rali Dacar, o trecho de 796km foi realizado entre as cidades de San Juan e San Rafael. O piloto da Aprilia completou o percurso de 476km cronometrado no tempo de 3 horas, 48 minutos e 43 segundos. Em segundo lugar ficou o francês David Frétigné enquanto Pal Anders Ullevalseter ficou em terceiro. Contardo conseguiu assumir o segundo lugar na classificação descontando quase 20 minutos, mas a vantagem do francês ainda é confortável.

Classificação após 12 etapas:

1 Cyril Despres FRA KTM 46:10:56
2 Francisco López Contardo CHI Aprilia +1:03:42
3 Pal Anders Ullevalseter NOR KTM +1:04:55
4 Helder Rodrigues POR Yamaha +1:13:16
5 David Frétigné FRA Yamaha +1:40:12

Carros:

O espanhol Carlos Sainz mostrou nesse trecho o porquê é líder do rali, sem dar chances a ninguém ele faturou a 12ª etapa no tempo de 3 horas, 30 minutos e 29 segundos. O piloto do Catar Nasser Al-Attiyah ficou a 52 segundos atrás e terminou em segundo, enquanto Mark Miller fechou os três primeiros.
Agora a diferença do líder para o segundo colocado é de 5 minutos e 20 segundos.

Classificação após 12 etapas:

1 Carlos Sainz ESP Volkswagen 42:47:24
Lucas Cruz ESP

2 Nasser Al-Attiyah CAT Volkswagen +5:20
Timo Gottschalk ALE

3 Mark Miller EUA Volkswagen +28:12
Ralph Pitchford AFS

4 Stéphane Peterhansel FRA BMW +2:20:42
Jean-Paul Cottret FRA

5 Guerlain Chicherit FRA BMW +4:02:50
Maria Cristina Thoerner TCH

Quadriciclos:

O francês Christophe Declerck superou Alejandro Patronelli e venceu a décima segunda etapa do rali Dacar. O piloto da Polaris completou o trajeto no tempo de 4 horas, 52 minutos e 22 segundos. Alejandro Patronelli terminou em segundo lugar, 1 minuto e 12 segundos atrás de Declerck enquanto Marcos Patronelli terminou em terceiro, mas continua sendo líder da competição.

Classificação após 12 etapas

1 Marcos Patronelli ARG Yamaha 57:26:04
2 Alejandro Patronelli ARG Yamaha +2:23:05
3 Christophe Declerck FRA Polaris +6:37:34
4 Rafal Sonik POL Yamaha +6:39:09
5 Sebastian Halpern FRA Yamaha +6:43:34

Caminhões:

O trio liderado por Vladimir Chagin conseguiu a nona vitória em 12 estágios, conseguindo completar o trecho de 476 km no tempo de 4 horas, 7 minutos e 14 segundos.
Firdaus Kabirov conseguiu liderar grande parte do estágio, porém terminou em segundo lugar, 1 minuto e 20 atrás de Chagin. Em terceiro lugar ficou com o trio liderado por Ilgizar Mardeev.

Classificação após 12 etapas

1 Vladimir Chagin RUS Kamaz 49:39:52
Sergey Savostin RUS
Eduard Nikolaev RUS

2 Firdaus Kabirov RUS Kamaz +1:13:43
Aydar Belyaev RUS
Andrey Mokee RUS

3 Marcel Van Vliet HOL Ginaf +10:16:00
Herman Vaanholt HOL
Gerard Van Veenendaal HOL

4 Martin Macik TCH Liaz +12:00:27
Josef Kalina TCH
Jan Bervic TCH

5 Wulfert Van Ginkel HOL Ginaf +14:18:30
Richard De Rooij HOL
Willem Tijsterman HOL

Nico Rosberg vai ser o primeiro a estrear o carro da Mercedes GP

Por: Fernanda Esteves
Foto: Nico Rosberg

O piloto Nico Rosberg foi escolhido para estrear o carro da Mercedes nos testes coletivos de Valência para a temporada 2010 de Fórmula 1.
O chefe da equipe Ross Brawn confirmou, em entrevista ao "Bild", nesta segunda-feira, dia 18 de janeiro, que a opção pelo piloto Rosberg já havia sido feita antes da contratação do heptacampeão e, por isso, Nico vai abrir os trabalhos do time de Stuttgart.
"Nico vai guiar nosso carro primeiro. Este era o plano desde o começo, antes de Michael ser contratado", declarou Brawn.
A escuderia vai apresentar o seu carro novo no circuito Ricardo Tormo, em Valência, após mostrar em Stuttgart a pintura que será utilizada na temporada.

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site grande prêmio
Crédito da Foto: imagens google

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Rali Dakar 2010 - Nona a Décima Primeira Etapa

9ª etapa
Copiapó (CHI) - La Serena (CHI)
Distância total: 354km
Trecho cronometrado: 170km

Motos:

O espanhol Marc Coma venceu o nono estágio entre as motos completando os 170km no tempo de 2 horas, 12 minutos e 30 segundos. Em segundo lugar ficou o líder do rali Cyrril Despres e em terceiro Francisco Lopez Contardo

O melhor brasileiro na etapa foi Carlos Ambrósio em 52º

Classificação após 9 etapas:

1 Cyril Despres FRA KTM 35:58:55
2 Pal Anders Ullevalseter NOR KTM +1:21:50
3 Francisco López Contardo CHI Aprilia +1:25:31
4 Helder Rodrigues POR Yamaha +1:28:44
5 Alain Duclos FRA KTM +1:55:40

Carros:

A dupla formada por Nasser Al-Ttiyah e Timo Gottschalk venceu o nono estágio dos carros, , em segundo lugar ficou a dupla Carlos Sainz e Lucas Cruz, e o terceiro lugar ficou a dupla formada por Giniel De Villiers e Dirk Von Zitzewitz

Classificação após 9 etapas:

1 Carlos Sainz ESP Volkswagen 33:33:40
Lucas Cruz ESP

2 Nasser Al-Attiyah CAT Volkswagen +8:38
Timo Gottschalk ALE

3 Mark Miller EUA Volkswagen +27:17
Ralph Pitchford AFS

4 Stéphane Peterhansel FRA BMW +2:13:52
Jean-Paul Cottret FRA

5 Guerlain Chicherit FRA BMW +2:38:27
Maria Cristina Thoerner TCH

Quadriciclos:

O Frances Christophe Declerck venceu o nono estágio do rali Dacar, o piloto da Polaris completou os 170 km no tempo de 2 horas, 55 minutos e 30 segundos, em segundo lugar ficou Alejandro Pastronelli e em terceiro ficou Marcos Pastronelli.

Classificação após 9 etapas

1 Marcos Patronelli ARG Yamaha 45:23:39
2 Alejandro Patronelli ARG Yamaha +2:23:07
3 Juan Manuel Gonzalez Corominas ESP Yamaha +4:20:03
4 Christophe Declerck FRA Polaris +6:11:18
5 Rafal Sonik POL Yamaha +6:20:11


Caminhões:

O russo Firdaus Kabirov venceu a nona etapa do rali Dacar ao completarem os 170km no tempo de 2 horas, 32 minutos e 20 segundos.
Em segundo ficou o outro russo Vladimir Chagin, enquanto o francês Joseph Adua terminou em terceiro.

Classificação após 11 etapas

1 Vladimir Chagin RUS Kamaz 38:24:50
Sergey Savostin RUS
Eduard Nikolaev RUS

2 Firdaus Kabirov RUS Kamaz +1:11:31
Aydar Belyaev RUS
Andrey Mokee RUS

3 Marcel Van Vliet HOL Ginaf +6:21:13
Herman Vaanholt HOL
Gerard Van Veenendaal HOL

4 Martin Macik TCH Liaz +10:07:25
Josef Kalina TCH
Jan Bervic TCH

5 Wulfert Van Ginkel HOL Ginaf +12:28:38
Richard De Rooij HOL
Willem Tijsterman HOL

10ª Etapa

La Serena (CHI) - Santiago (CHI)
Distância total: 586 km
Trecho cronometrado: 238km

Motos:

O espanhol Marc Coma venceu o décimo estágio entre as motos completando os 238km no tempo de 3 horas, 10 minutos e 43 segundos. Em segundo lugar ficou o francês David Frétigné em terceiro Helder Rodrigues

O melhor brasileiro na etapa foi Rodolpho Mattheis em 29º

Classificação após 10 etapas:

1 Cyril Despres FRA KTM 35:58:55
2 Pal Anders Ullevalseter NOR KTM +1:22:49
3 Francisco López Contardo CHI Aprilia +1:24:07
4 Helder Rodrigues POR Yamaha +1:24:59
5 Alain Duclos FRA KTM +1:57:35

Carros:

A dupla formada por Carlos Sainz e Lucas Cruz venceu o décimo estágio dos carros, a dupla completou os 238km no tempo de 3 horas, 01 minuto e 05 segundos , em segundo lugar ficou a dupla Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, e o terceiro lugar ficou com a dupla formada por Mark Miller e Ralph Pitchford

Classificação após 10 etapas:

1 Carlos Sainz ESP Volkswagen 33:33:40
Lucas Cruz ESP

2 Nasser Al-Attiyah CAT Volkswagen +10:06
Timo Gottschalk ALE

3 Mark Miller EUA Volkswagen +28:19
Ralph Pitchford AFS

4 Stéphane Peterhansel FRA BMW +2:14:20
Jean-Paul Cottret FRA

5 Guerlain Chicherit FRA BMW +2:30:59
Maria Cristina Thoerner TCH

Quadriciclos:

O chileno Juan Manuel Gonzalez venceu o décimo estágio do rali Dacar, o piloto da Yamaha completou os 238 km no tempo de 3 horas, 31 minutos e 16 segundos, em segundo lugar ficou Marcos Patronelli e em terceiro ficou Sebastian Halpern.

Classificação após 10 etapas

1 Marcos Patronelli ARG Yamaha 40:03:22
2 Alejandro Patronelli ARG Yamaha +2:24:21
3 Juan Manuel Gonzalez Corominas ESP Yamaha +4:11:36
4 Rafal Sonik POL Yamaha +6:31:55
5 Christophe Declerck FRA Polaris +6:37:32

Caminhões:

O russo Vladimir Chagin venceu a décima etapa do rali Dacar ao completarem os 238km no tempo de 3 horas, 44 minutos e 23 segundos.
Em segundo ficou o outro russo Firdaus Kabirov, enquanto o francês Joseph Adua terminou em terceiro.

Classificação após 10 etapas

1 Vladimir Chagin RUS Kamaz 38:24:50
Sergey Savostin RUS
Eduard Nikolaev RUS

2 Firdaus Kabirov RUS Kamaz +1:12:55
Aydar Belyaev RUS
Andrey Mokee RUS

3 Marcel Van Vliet HOL Ginaf +8:35:48
Herman Vaanholt HOL
Gerard Van Veenendaal HOL

4 Martin Macik TCH Liaz +10:22:49
Josef Kalina TCH
Jan Bervic TCH

5 Wulfert Van Ginkel HOL Ginaf +12:42:52
Richard De Rooij HOL
Willem Tijsterman HOL

11ª Etapa
Santiago (CHI) - San Juan (ARG)
Distância total: 434 km
Trecho cronometrado: 220 km

Motos:

O holandês Frans Verhoeven venceu o décimo primeiro estágio entre as motos completando os 220km no tempo de 2 horas, 44 minutos e 50 segundos. Em segundo lugar ficou o americano Jonah Street em terceiro o francês Alain Duclos

O melhor brasileiro na etapa foi Rodolpho Mattheis em 43º

Classificação após 11 etapas:

1 Cyril Despres FRA KTM 35:58:55
2 Pal Anders Ullevalseter NOR KTM +1:20:54
3 Francisco López Contardo CHI Aprilia +1:23:34
4 Helder Rodrigues POR Yamaha +1:30:35
5 Alain Duclos FRA KTM +1:54:39

Carros:

A dupla formada por Guerlain Chicherit e Maria Cristina Thoerner venceu o décimo primeiro estágio dos carros, a dupla completou os 220km no tempo de 2 horas, 34 minuto e 51 segundos , em segundo lugar ficou a dupla Orlando Terranova e Pascal Maimon , e o terceiro lugar ficou com a dupla formada por Giniel De Villiers e Dirk Von Zitzewitz

Classificação após 11 etapas:

1 Carlos Sainz ESP Volkswagen 39:16:55
Lucas Cruz ESP

2 Nasser Al-Attiyah CAT Volkswagen +4:28
Timo Gottschalk ALE

3 Mark Miller EUA Volkswagen +23:50
Ralph Pitchford AFS

4 Stéphane Peterhansel FRA BMW +2:09:53
Jean-Paul Cottret FRA

5 Guerlain Chicherit FRA BMW +2:23:40
Maria Cristina Thoerner TCH

Quadriciclos:

O argentino Sebastian Halpern venceu o décimo primeiro estágio do rali Dacar, o piloto da Yamaha completou os 220 km no tempo de 3 horas, 18 minutos e 33 segundos, em segundo lugar ficou Alejandro Patronelli e em terceiro ficou Marcos Patronelli.

Classificação após 11 etapas

1 Marcos Patronelli ARG Yamaha 52:27:42
2 Alejandro Patronelli ARG Yamaha +2:23:05
3 Juan Manuel Gonzalez Corominas ESP Yamaha +4:16:46
4 Rafal Sonik POL Yamaha +6:35:49
5 Christophe Declerck FRA Polaris +6:43:34

Caminhões:

O russo Firdaus Kabirov venceu a décima primeira etapa do rali Dacar ao completar na frente os 220km com uma vantagem de 7 minutos e 16 segundos para o segundo colocado que foi o outro russo Vladimir Chagin, enquanto o francês Joseph Adua terminou em terceiro.

Classificação após 11 etapas

1 Vladimir Chagin RUS Kamaz 45:12:38
Sergey Savostin RUS
Eduard Nikolaev RUS

2 Firdaus Kabirov RUS Kamaz +1:12:23
Aydar Belyaev RUS
Andrey Mokee RUS

3 Marcel Van Vliet HOL Ginaf +9:21:02
Herman Vaanholt HOL
Gerard Van Veenendaal HOL

4 Martin Macik TCH Liaz +11:08:23
Josef Kalina TCH
Jan Bervic TCH

5 Wulfert Van Ginkel HOL Ginaf +12:57:26
Richard De Rooij HOL
Willem Tijsterman HOL

Lançamentos dos carros da temporada 2010 de Fórmula 1

Acompanhe as datas de lançamento dos carros das equipes para a temporada 2010 de Fórmula 1:

Ferrari: dia 28 de janeiro em Maranello
Mclaren: dia 29 de janeiro na Inglaterra
Sauber: dia 31 de janeiro em Valência
Renault: dia 31 de janeiro em Valência
Williams: dia 1º de fevereiro em Valência
Toro Rosso: dia 1º de fevereiro em Valência
Red Bull: dia 10 de fevereiro em Jerez
Lotus: dia 12 de fevereiro (a data ainda não foi confirmada)
Force India: dia de 12 de fevereiro em Jerez

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A equipe Virgin anunciou a saída de Tai confirmando Booth como chefe de equipe

Por: Fernanda Esteves

A Virgin anunciou no final desta terça-feira, dia 12 de janeiro, a mudança no comando de sua equipe. O inglês John Booth, dono da Manor, assumindo o lugar de Alex Tai como chefe de equipe.
"Meu foco e interesse sempre foi de encontrar novas oportunidades e o desafio de começar algo novo. Estou orgulhoso de que formamos o time a partir de um conceito e, em pouco tempo, o tornamos realidade, e estou confiante de que a Virgin vai ficar em mãos confiáveis e experientes", declarou Tai.
Etienne de Villiers, diretor-executivo da Virgin, disse estar satisfeito com o fato de que Booth será responsável por comandar a equipe a partir de agora. "O 'pedigree' incrível e a reputação de John estão além de qualquer crítica sobre a sua capacidade de exercer o papel de chefe. Ele vai ficar ao lado de Graeme Lowdon, que será o diretor-executivo, e estas mudanças mostram o nosso comprometimento de longo prazo com os desafios de criar a equipe", explicou.
"Nós sabíamos que chegaria o dia em que Alex teria de deixar o projeto, e lamentamos isso. Ele vai seguir no papel de diretor de projetos especiais e vai ter uma relação próxima à equipe. Queremos agradecê-lo pela sua ajuda, energia e comprometimento", concluiu De Villiers.
A equipe Virgin terá como pilotos o brasileiro Lucas Di Grassi e Timo Glock para a temporada 2010 de Fórmula 1

Crédito: Informações retiradas do site grande prêmio

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

FIA vai apelar decisão da justiça francesa sobre o caso de Briatore e Symonds

Por: Fernanda Esteves

A Federação Internacional do Automóvel anunciou que vai apelar da decisão do tribunal francês que decretou as suspensões de Flavio Briatore e Pat Symonds como irregulares, exigindo à FIA que anunciassem o levantamento das suas sanções.
"O presidente da FIA, Jean Todt, consultou o Senado da FIA e os advogados relativamente à decisão do Tribunal de Grande Instância de Paris, a 5 de Janeiro. Foi acordado unanimemente que seria preparado um apelo. Na sua campanha para as eleições, no verão passado, o presidente da FIA Jean Todt e a sua equipe anunciaram que seriam tomadas novas medidas para uma mudança construtiva, incluindo um novo sistema disciplinar. O trabalho neste campo está bem encaminhado. Uma vez em vigor, esse sistema vai tratar com os assuntos relativos ao julgamento do tribunal. Contudo, um apelo vale a pena", trecho de um comunicado da FIA emitido na tarde desta segunda, dia 11 de janeiro.
Além do apelo, a FIA entende que as sanções ainda estão em vigor, não permitindo que os dois ex-membros da equipe Renault de Fórmula 1 voltem a trabalhar no automobilismo. Já quanto aos pilotos que têm as suas carreiras geridas por Briatore, a FIA decidiu que continuará a atribuir superlicenças a esses pilotos, de forma que a sua progressão não seja travada por assuntos judiciais.
O comunicado termina referindo-se que "o presidente da FIA, o Senado, o Conselho Mundial e os membros dos clubes da FIA de todos os países vão tomar as medidas que forem necessárias para assegurar a integridade e a segurança do desporto”.

Crédito: Informações retiradas do site autosports