quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Entrevista de Blogueiro - Adriano Muha

Adriano Muha jornalista, formado na Universidade Federal de Goiás, ex-futuro piloto de Fórmula 1, tem 23 anos, natural de Goiânia, são paulino fanático e dono do blog Muha GP.
Atualmente, é o jornalista responsável pelo site Vestibular Brasil Escola, que é o portal de Educação do iG. Além de realizar freelancer e cursar pós-graduação em Comunicação e Multimídia na PUC-Goiás.
Stop And Go: Como surgiu seu interesse pelo automobilismo?

Adriano Muha: Acho que desde quando nasci!ehheeh Sinceramente, devo ter nascido com este gosto já. Sempre gostei de carrinhos, de apostar corrida com meus amigos, games de corrida, enfim...tudo era corrida para mim quando criança.

SAG: Desde quando você acompanha a Fórmula 1? O que mais chama a sua atenção nessa categoria?

AM: A F1 eu acompanho desde os 5 anos por aí. A primeira imagem que eu tenho é de assistindo uma corrida pela TV na casa da minha avó, em Anápolis, cidade do interior de Goiás. Todo domingo a gente saía de Goiânia e ia pra lá (fica apenas 60km), daí tinha que chegar antes da largada por minha causa.

Quando eu tinha mais ou menos 8 anos, comecei a acompanhar mesmo. Decorava nome das equipes, carros, circuitos. Com 10 anos eu já sabia o traçado de cada circuito de cabeça! E eu também brincava de corrigir o Galvão Bueno, o que acontecia umas 20 vezes durante uma corrida. Se uma criança de 10 anos consegue corrigir o narrador, uma coisa está errada. E não é comigo!heueheh
Agora o que me chama atenção eu não sei. Simplesmente gosto de tudo.

SAG: Quando e porque surgiu a idéia de fazer um blog sobre automobilismo?

AM: Ainda quando criança, eu anotava tudo sobre as temporadas. Tenho até hoje os cadernos aqui em casa. Eu só fui ter acesso à internet em casa com quase 15 anos, então a solução era sair anotando tudo no caderno para ficar na memória. Recortava o desenho dos carros em jornais e revistas, e saía colando no caderno para ficar mais organizado.
Logo depois que formei em jornalismo, no final de 2008, queria apenas passar a fazer os registros pela internet mesmo. Mas, como me disse o Flávio Gomes: “na internet tem tudo já”. Então não fazia sentido eu anotar o que já estava em vários outros sites, por isso resolvi fazer o meu blog para dar a minha visão sobre o automobilismo.
Nunca tive a intenção de fazer o blog ficar popular, eu só queria escrever sobre o assunto que eu mais gosto. Daí o blog foi crescendo e crescendo, até que... continua pequeno! Mas é o MEU blog!eheuhuehue
Então na maioria dos posts eu escrevo a notícia e depois comento. Pode acontecer de algumas pessoas não concordarem comigo e pararem de acessar o blog, mas minha intenção é expor minhas idéias e não simplesmente escrever o que a galera quer ler.

SAG: Qual foi sua maior realização no blog?
AM: Essa entrevista é uma delas. Eu recebi propostas de alguns sites de automobilismo, mas infelizmente não estou podendo dedicar muito tempo a este trabalho, que por enquanto não passa de um “hobbie”. Eu sonho sim trabalhar somente com automobilismo algum dia, mas quando for financeiramente viável. Quando digo isso não estou falando de cifras grandes, coisa pequena mesmo.
Como atualmente não estou com muito tempo, prefiro não me arriscar e queimar minha imagem. Comentar sobre automobilismo, e qualquer outro assunto, requer tempo de pesquisa, leitura, etc. Tem dia que demoro mais de 1 hora para postar um tópico. Eu leio, comparo, confirmo, busco fontes... . Não é simplesmente ver a notícia no Grande Prêmio e postar. Às vezes sim, mas quando tenho tempo procuro ir além.

SAG: Como foi sua carreira de piloto? E qual foi o momento mais marcante?

AM: Eu nunca fui piloto profissional. Essa é apenas uma brincadeira que faço, pois acredito mesmo que tenho talento.ehehuieuie
Eu só corri de kart e fui muito bem. Montaram um kart-indoor aqui em Goiânia e eu dei um show. Fiz o traçado inteiro sem frear, pilotando de lado... melhores momentos da minha vida!iehuieheuiheuihuie
Os caras do local me elogiaram, mas parou por aí. Automobilismo é esporte de elite (e bota elite nisso). Minha família tem uma condição boa, mas longe de poder bancar o início de uma carreira no kart. Por isso fui logo tirando este sonho da cabeça. Foi aí que meu sonho passou a ser virar jornalista de automobilismo. Jornalista formado eu já sou.

SAG: Em algum momento você sentiu vontade de desistir do blog?
AM: Sim. Isso aconteceu no meio de 2009. Aconteceu uma coisa (problema pessoal) que me deixou pra baixo, foi uma decepção muito grande que aconteceu na minha vida. Como o blog não era minha profissão, parei de postar. Até hoje fico chateado com o que aconteceu, mas aquilo me incentivou a buscar coisas novas. Refiz minha vida pessoal e profissional, e retomei com o blog. Sempre com o objetivo de saciar minha “fome” pelo automobilismo.
Dá vontade de desistir também quando passo um tempão pesquisando sobre um assunto, que depois nem é comentado pelos usuários. Mas... acontece.

SAG: Quais os maiores obstáculos que você enfrentou até chegar onde você está?

AM: Agradeço pela parte do “chegar onde você está”. Mas os obstáculos são: conseguir postar pelo menos um tópico a cada dois dias, mesmo que você chegue em casa com a cabeça estourando e só querendo cama; tentar encontrar algo que já não foi bastante martelado pela imprensa.
No meio do jornalismo também existe muita competição. Vai ter sempre gente que irá criticar seu trabalho. Então, temos que saber separar as críticas construtivas daquelas que só querem te derrubar.
>SAG: Além da Fórmula 1, qual outra modalidade você gosta de abordar no blog? E por quê?

AM: Eu gosto muito de abordar a MotoGP, pois até hoje não encontrei um bom blog sobre o assunto. Eu nunca andei de moto, nem de carona, mas sou fã da categoria. Acompanho desde Michael Doohan, que era o Shumacher da época. Ganhava tudo!
Também gosto da GP2 e não gosto da Stock Car, mas às vezes posto porque é a maior categoria brasileira. Para mim o problema da Stock Car está nos circuitos brasileiros e não na categoria em si. Infelizmente, o automobilismo no Brasil está a cada ano pior. Até Jacarepaguá já foi para o espaço. Lamentável!

SAG: Qual momento que mais te marcou no automobilismo?

AM: Existem alguns momentos. A morte do Senna, claro, é um dos. Teve também a morte do Greg Moore, que eu considerava um “baita dum piloto”, parafraseando o Neto. Tirando os desastres, teve a primeira vitória do Rubinho e o final da temporada de 2007, quando o Hamilton vacilou e o Raikkonen levou o título. Têm outros, mas são de acidentes, então deixa pra lá. Euheueue
SAG: Qual seu maior ídolo da Fórmula 1 de todos os tempos? Por quê?

AM: Eu não tenho nenhum ídolo na F1 e acho que nunca terei. O Senna era um gênio, mas para mim o Piquet também. A diferença é que o Senna virou herói porque falava o que o povo queria ouvir. Já o Piquet sempre foi o barraqueiro invejoso. O Shumacher é o maior vitorioso de todos os tempos, mas o que ele fez em 96 e 97 não foi coisa de ídolo. Entre os campeões da minha época, eu gostava do Hakkinen, pois era o único que ganhava do Shumacher (e de forma limpa!).
Atualmente, gosto do Vettel, Kubica e Alonso. Este último, o mais completo. Dos novatos, acho que o Buemi tem futuro.
>SAG: Quais os pilotos das outras categorias você gostaria de assistir pilotando um Fórmula 1?

AM: Nunca pensei nisso. O Rossi já pilotou e pilota a Ferrari, o Loeb já andou de Red Bull... . Eu queria era que o Raikkonen voltasse para a F1. Vou sentir falta do ice man. O Piquet Jr também podia pilotar um F1, coisa que ele não fez nas 2 temporadas que competiu. eheuiheuiheuiheuiheuie
SAG: Você já teve contato com algum ídolo do automobilismo? Qual foi a sensação?

AM: Nunca tive. Este ano vou ao meu primeiro GP Brasil. Comecei a trabalhar, então agora tenho grana para isso. Se eu ganhasse 20 vezes mais, talvez eu investisse na minha carreira dentro das pistas. =)
Eu conheci pessoalmente o Flávio Gomes. Serve? Ele é menor do que eu imaginava e mais chato também. Ele é um puta de um jornalista, escreve muito bem, mas não tem paciência com seus leitores mais eufóricos. Ele mesmo já admitiu isso. Eu tenho! o/
SAG: Você já teve alguma desilusão com o blog? O que te fez continuar com o trabalho?

AM: Como eu não tenho nenhum interesse profissional com o blog, não ligo muito se ele é pouco acessado às vezes. A desilusão vem quando você posta algo que acha demais, inédito, foda, daí encontra a mesma coisa em outro. O que me faz continuar é saber que coisas novas vão acontecer e eu vou ter a oportunidade de postar a respeito.
Ultimamente o blog deu uma crescida boa. O número de acessos diários disparou, então agora tenho ânimo de sobra. O problema é tempo e cabeça mesmo.
>SAG: Qual recado você deixaria para os seguidores do blog?

AM: Ronaldo!eiheuiheuieui
Brincadeira. Eu queria pedir para que comentassem as notícias e deixassem contato para nos comunicarmos depois. Se tiverem algum blog, podem fazer propaganda no MuhaGP, sem problemas. Podem pedir temas, perguntar, etc. Mi blog, su blog!ehuiehuiehui

1 comentários:

Adriano Muha disse...

Queria agradecer pela entrevista =)

Gostaria de atualizar dizendo que esta semana consegui entrevistar o Lucas Di Grassi. Então essa é a maior realização do Muha GP até hoje!ehuehuehuehue