terça-feira, 23 de março de 2010

Breathing Speed – Especial 50 anos Ayrton Senna

Por: Fernanda Esteves

Nesta edição estarei abordando alguns momentos marcantes da carreira do piloto brasileiro Ayrton Senna em homenagem aos seus 50 anos.

Ano 1984 - GP de San Marino

Ayrton Senna pela primeira e última vez não conseguiu se classificar para um grande prêmio de Fórmula 1 em sua trajetória de 161 grandes prêmios.
Nessa época as tomadas de tempo para o grid eram realizadas na sexta-feira e no sábado valendo a melhor marca de cada piloto.

Ano 1985 - GP de Portugal

Ayrton Senna conquista sua primeira vitória após realizar uma pole position espetacular à frente de Alain Prost meio segundo e ter sido na ponta do início ao fim da corrida e ainda marcou a volta mais rápida.
Essa etapa aconteceu debaixo de um temporal, na qual aconteceram rodadas espetaculares com 13 dos 26 pilotos que largaram.
Neste dia descobria-se o melhor piloto da história da Fórmula 1 em pista molhada.
"Ayrton deslizava, navegando seguro como um experiente timoneiro numa pista cheia de armadilhas, enquanto outros pilotos veteranos naufragaram no acquaplaning" declarou a publicação inglesa Motoring News.

Ano 1986 - GP da Espanha

Ayrton Senna conquista sua terceira vitória de forma inesquecível ao vencer Mansell com uma diferença de 14 milésimos de segundo após ter duelado a corrida inteira com Mansell.
Além da vitória Senna após oito pole cravou a mais fulminante impondo mais de um segundo sobre Nigel Mansell, Nelson Piquet, Alain Prost e Keke Rosberg.

Ano 1987 - GP de Mônaco

Ayrton Senna foi o primeiro brasileiro a vencer uma corrida de Fórmula 1 em Mônaco, com isso foi uma das vitórias mais festejadas.
Senna cravou o segundo melhor tempo nos treinos e pressionando o líder Mansell assumiu a ponta liderando com tranqüilidade e vencendo com 33 segundos de vantagem sobre Nelson Piquet.

Ano 1988 - GP do Japão

Ayrton Senna conquista seu primeiro título no campeonato de Fórmula 1, essa corrida foi tida como a mais brilhantes de sua carreira e considerada como uma das mais espetaculares da história da Fórmula 1.
Senna larga na pole position, mas por causa de problemas com a embreagem do McLaren acaba caindo para o 16º lugar. No instante que o motor volta a funcionar Senna parte tão determinado para a recuperação que já na primeira volta ultrapassou seis carros e partiu no encalço de Alain Prost, quando inacreditavelmente Senna conquista sua 15ª ultrapassagem espetacular e com isso uma vitória imortal digna de uma tela.

Ano 1989 - GP de San Marino

Ayrton Senna conquistou a pole position além de ter ganhado a prova após a ultrapassagem realizada em cima de Alain Prost na re-largada, que foi ocasionada por Berger quando seu carro pegou fogo após ter batido na terceira volta, com isso o clima entre Senna e Prost azedou já que Senna não concordou com o pacto da não ultrapassagem entre eles.

Ano 1990 - GP de Phoenix

Ayrton Senna vence a etapa de Phoenix após linda disputa entre Senna e Alesi, ocorrendo várias ultrapassagens entre eles, até o momento em que Senna ultrapassa Alesi e dá um adeuzinho e recebe a bandeirada.
No pódio, Alesi, segundo colocado brincou: "Na próxima é você quem leva o adeus" referindo-se ao aceno do brasileiro na ultrapassagem.

Ano 1991 – GP do Brasil

Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória no Brasil ao conseguir cravar a pole position e liderar com tranqüilidade até o final, até o momento em que a terceira marcha escapou com isso a diferença para o segundo colocado foi diminuindo e só estava com a sexta marcha restando apenas acelerar até o final.
"Só voltei à realidade quando vi a bandeirada. Aí senti um imenso prazer em viver, em estar em Interlagos, na minha terra e vendo a minha gente feliz. Não foi a maior vitória da minha vida, mas foi a mais sacrificada” declarou Senna

Ano 1992 - GP de Mônaco

Ayrton Senna conquistou sua quinta vitória em Mônaco após num primeiro momento ter o comportamento de poupar os pneus sem fazer grandes ousadias, até que assumiu a ponta acelerando com tudo e realizando espetaculares oitos voltas para o final ao suportar a pressão de Mansell até a bandeirada.
"Ressuscitei com a quinta vitória em Mônaco, porém, o carro ainda é muito inferior aos Williams. Mas me senti feliz em domar o Leão" declarou Senna

Ano 1993 - GP da Austrália

Ayrton Senna se despedia da equipe McLaren, cravando a única pole da temporada e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, conquistando sua 41ª vitória dos 158 grandes prêmios disputados até então, não decepcionando a McLaren.
Ramirez gritou no ouvido de Senna que o piloto já havia feito demais pela escuderia desde 1988. Era tricampeão e vencera 34 corridas pela McLaren, mas aquele seria um triunfo muito especial. Não apenas pela despedida, mas se vencesse somaria 104 vitórias da McLaren na Fórmula 1, superando o recorde que eles dividiam com a Ferrari.

Ano 1994

Infelizmente foi marcado pela morte do ídolo brasileiro Ayrton Senna no GP de Imola, mas precisamente na sétima volta quando o carro não correspondeu ao comando indo de encontro ao muro da curva Tamburello.
Senna encontra-se contrariado devido ao acidente sofrido por Rubens Barrichello na sexta-feira e pela morte de Roland Ratzenberger no sábado.

Até hoje Ayrton Senna é lembrado como um dos maiores pilotos brasileiros que disputaram a Fórmula 1.

Crédito: Algumas informações foram retiradas do site oficial do Ayrton Senna
Crédito da Foto: site oficial do Ayrton Senna

0 comentários: