segunda-feira, 15 de março de 2010

Will Power vence a São Paulo Indy 300

Por: José Pedro Morgado

Fotos: Will Power
Ultrapassagem de Hunter Reay em cima de Simona de Silvestro

Uma corrida que teve de tudo, acidente na primeira curva, tempestade, muitas ultrapassagens e depois de duas horas de corridas, o australiano Will Power piloto da Penske venceu a São Paulo Indy 300.
Na largada o japonês Takuma Sato rodou e bateu na traseira de Helio Castroneves que levou junto Scott Dixon, mas o pior acidente aconteceu logo atrás, o carro de Mario Moraes ficando em cima do carro de Marco Andretti.
Depois de uma paralisação de 22 minutos, a bandeira verde apareceu outra vez.
Mas só na volta 18 que começou as disputas quando o piloto da Andretti Ryan Hunter-Reay superou Alex Tagliani e conquistou o segundo lugar.
Porém na volta 21, Milka Duno, que mais rodou do que andou na pista durante todo o fim de semana, ficou parada no meio da pista e foi acionada a segunda bandeira amarela.
Todos foram para o pit e o brasileiro Tony Kanaan passou por Alex Tagliane no box e com uma estratégia diferente, a suíça Simona de Silvestro aparecia na liderança.
Na segunda relargada, Hunter Reay passou Franchitti assumindo o segundo lugar e logo depois passou também pela piloto da HVM assumindo a liderança.
O elemento surpresa da prova aparece, a chuva começou a cair e o inglês Dan Wheldon da Panther foi a primeira vítima batendo na traseira de Tagliane levando-o a bater no muro empurrando assim Tony Kanaan para a área de escape, tirando do brasileiro todas as chances de brigar pela vitória.
Logo após Hideki Mutoh ter batido na reta da marginal por causa do dilúvio a corrida foi interrompida.
Depois de 35 minutos de paralisação, a corrida recomeçou e com muita gente arriscando ficar com pneu de chuva em uma pista quase seca, somente Ryan Hunter Reay, Raphael Mattos e Ryan Briscoe arriscaram andar com o pneu slick.
Na volta 41, o piloto da Andretti, Hunter Reay reassumiu a liderança enquanto Briscoe realizava uma ultrapassagem em cima de Raphael Mattos assumindo a segunda colocação.
Na volta 48, o piloto da Penske pegou o vácuo e passou Hunter Reay assumindo a liderança, porém o piloto americano deu o troco no S do Samba. Na volta Seguinte, o piloto da Penske passou no mesmo lugar dessa vez sem chance de troco para Hunter Reay.
Porém 5 volta depois, Briscoe abandonou a corrida quando passou reto na curva e bateu na proteção de pneus. Faltando seis minutos para o fim da prova, a disputa ficou entre os brasileiros Raphael Mattos e Vitor Meira pela terceira colocação, nessa disputa o piloto da AY Foyt passou o brasileiro da Luczo Dragon conquistando o terceiro lugar.
Na reta final, nos três minutos finais de provas, Will Power conseguiu a ultrapassagem em cima de Hunter Reay na curva da vitória garantindo a vitória na primeira edição da São Paulo Indy 300.
Os brasileiros foram bem, Castroneves terminou em 9º, Kanaan em 10º, Bia Figueiredo em 13º, Mario Romancini não completou a prova.

1 - Will Power (AUS/Penske) - 61 voltas em 2h00m58s000
2 - Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti Autosport) - a 1s858
3 - Vitor Meira (BRA/AJ Foyt) - a 9s709
4 - Raphael Matos (BRA/De Ferran-Luczo Dragon) - a 10s423
5 - Dan Wheldon (ING/Panther) - a 10s888
6 - Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi) - a 11s347
7 - Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi) - a 12s057
8 - Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold) - a 12s165
9 - Helio Castroneves (BRA/Penske) - a 12s741
10 - Tony Kanaan (BRA/Andretti Autosport) - a 13s485
11 - Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold) - a 13s919
12 - Ernesto Viso (VEN/KV) - a 16s903
13 - Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold) - a 19s645
14 - Ryan Briscoe (AUS/Penske) - a 1m14s919
15 - Danica Patrick (EUA/Andretti Autosport) - a 1 volta
16 - Simona de Silvestro (SUI/HVM) - a 3 voltas

Não completaram:
Mario Romancini (BRA/Conquest) - a 15 voltas/acidente
Alex Lloyd (ING/Dale Coyne) - a 31 voltas/acidente
Alex Tagliani (CAN/Fazzt) - a 33 voltas/acidente
Hideki Mutoh (JAP/Newmann-Haas-Lanigan) - a 34 voltas/acidente
Milka Duno (VEN/Dale Coyne) - a 41 voltas/acidente
Takuma Sato (JAP/KV) - a 61 voltas/acidente
Marco Andretti (EUA/Andretti Autosport) - a 61 voltas/acidente
Mário Moraes (BRA/KV) - a 61 voltas/acidente

Algumas informações retiradas do site grande premio e do blog MuhaGP
Crédito das fotos: Indyinformer.com

0 comentários: