segunda-feira, 18 de março de 2013

12 Horas de Sebring 2013 – O trio de Marcel Fassler, Benoit Tréluyer e Oliver Jarvis vence as 12 horas de Sebring


O trio de Marcel Fassler, Benoit Tréluyer e Oliver Jarvis venceu neste sábado, dia 16 de março, a 61ª edição das 12 Horas de Sebring que aconteceu no circuito de 6km de Sebring, na Flórida.
Nas primeiras horas da prova, os dois carros da Audi já dominavam, mas quando Allan McNish assumiu o carro nº 2 o ritmo começou a crescer, enquanto que o trio de Bruno Senna enfrentava problemas ao ter o radiador quebrado, assim como o carro da Delta Wing que apresentou problemas e foi para o box, com isso os carros da Audi abriam muita vantagem para os adversários.
Allan Mcnisch superou Marcel Fassler assumindo a liderança, enquanto que a primeira bandeira amarela foi acionada por conta de um principio de incêndio no carro da Delta Wing.
Na classe LMP2 ocorria uma acirrada disputa ocasionando revezamento na liderança até que a dupla de David Brabham e Scott Sharp assumiu a liderança.
Na categoria LMPC, Bruno Junqueira vinha liderando com tranquilidade até que após três horas cedeu o lugar para Alex Popow que não conseguiu manter o forte ritmo sendo ultrapassado por David Cheng.
Na categoria GT acontecia uma disputa bastante intensa entre os pilotos, com Gianmaria Bruni conseguindo segurar o ímpeto dos adversários se mantendo na liderança, enquanto que com 3 horas e 25 minutos de corrida Lucas de Grassi, pela categoria LMP1 assumiu o carro impondo forte ritmo diminuir a diferença provocada por conta da punição até que consumou a ultrapassagem sobre Benoite Treluyer.
Na categoria LMPC, o sueco Stefan Johansson aparecia na liderança com uma vantagem de mais de uma volta sobre os adversários, enquanto que Alex Popow encontrava-se na quarta posição por causa de uma punição.
Nesse mesmo Stint na categoria LMGT Bruno Senna assumia o carro impondo um bom ritmo, enquanto que o Viper 93 abandonou a corrida, assim como carro 16 ao enfrentar problemas elétricos.
Na metade da prova as disputas foram amenizadas até que David Brabham enfrentou problemas na transmissão ficando parado no meio da pista acionando a bandeira amarela.
Na categoria LMP1, as disputas mais intensas ficaram da terceira posição em diante, principalmente entre Kalus Graf e Nicolas Prost, enquanto que na categoria LMP2 Marino Franchitti abria mais de uma volta de vantagem para os adversários.
Na categoria GT o revezamento na liderança foi intenso entre o carro 4 e o carro 91, até que Bill Sweedler foi tocado por Richard Westbrook provocando um forte acidente, com os pilotos saindo ilesos.
O final da prova confirmou os favoritos, com o trio de Marcel Fassler conquistando o décimo primeiro título pela categoria LMP1.
Na categoria LMP2, o trio de Marino Franchitti confirmou a vitória ao abrir uma vantagem bem confortável para os adversários.
Já na categoria LMPC aconteceu uma acirrada disputa muito acirrada na última meia hora, mas o trio de David Ostella venceu ao superar os adversários, enquanto que o trio de Bruno Junqueira terminou na quarta posição.
Na categoria LMGT, O trio de Oliver Garvin confirmou o favoritismo vencendo após um erro do trio de Matteo Malucelli nos instantes finais, enquanto que o trio de Bruno Senna encerrou na oitava posição.
Na LMGTC, o trio de Cooper MacNeil venceu após uma apresentação espetacular consolidando a segunda vitória da equipe neste ano, já que a equipe venceu às 24 horas de Daytona na categoria GT da Rolex Grand AM.

Classificação da corrida:

1º #1 Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Oliver Jarvis Audi R18 e-tron quattro LMP1 364 voltas em 12h00min11seg638
2º #2 Tom Kristensen/Allan McNish/Lucas Di Grassi Audi R18 e-tron quattro LMP1 a 7seg679
3º #12 Nicolas Prost/Neel Jani/Nick Heidfeld Lola B12/60 Toyota LMP1 359 voltas
4º #6 Klaus Graf/Lucas Luhr/Romain Dumas HPD ARX-03c LMP1 358 voltas
5º #13 Andrea Belicchi/Mathias Beche/Congfu Cheng Lola B12/60 Toyota LMP1 354 voltas
6º #551 Scott Tucker/Marino Franchitti/Ryan Briscoe HPD ARX-03b LMP2 346 voltas
7º #552 Simon Pagenaud/Ryan Hunter-Reay/Scott Tucker HPD ARX-03b LMP2 345 voltas
8º #41 Eric Lux/Christian Zügel/Tom Kimber-Smith Zytek Z11SN Nissan LMP2 342 voltas
9º #52 Michael Guasch/David Cheng/David Ostella Oreca FLM09 Chevrolet LMPC 336 voltas
10º #8 Kyle Marcelli/Chris Cumming/Stefan Johansson Oreca FLM09 Chevrolet LMPC 336 voltas
11º #500 Charlie Shears/Tristan Nunez/David Heinemeier-Hänsson Oreca FLM09 Chevrolet LMPC 335 voltas
12º #9 Bruno Junqueira/Alex Popow/Duncan Ende Oreca FLM09 Chevrolet LMPC 335 voltas
13º #02 Ed Brown/Johannes Van Overbeek/Anthony Lazzaro HPD ARX-03b LMP2 335 voltas
14º #05 Jonathan Bennett/Colin Braun/Mark Wilkins Oreca FLM09 Chevrolet LMPC 334 voltas
15º #4 Oliver Gavin/Tommy Milner/Richard Westbrook Chevrolet Corvette C6-R ZR1 LMGT 333 voltas
16º #62 Gianmaria Bruni/Olivier Beretta/Matteo Malucelli Ferrari F458 Italia LMGT 333 voltas
17º #17 Wolf Henzler/Bryan Sellers/Nick Tandy Porsche 911 (997) GT3 RSR LMGT 332 voltas
18º #55 Bill Auberlen/Maxime Martin/Jörg Müller BMW Z4 GTE LMGT 330 voltas
19º #91 Dominik Farnbacher/Ryan Dalziel/Marc Goossens SRT Viper GTS-R LMGT 329 voltas
20º #48 Bryce Miller/Marco Holzer/Richard Lietz Porsche 911 (997) GT3 RSR LMGT 329 voltas
21º #7 Tomy Drissi/Rusty Mitchell/Chapman Ducote Oreca FLM09 Chevrolet LMPC 326 voltas
22º #56 Dirk Müller/Joey Hand/John Edwards BMW Z4 GTE LMGT 321 voltas
23º #97 Darren Turner/Stefan Mücke/Bruno Senna Aston Martin Vantage V8 LMGT 318 voltas
24º #22 Cooper MacNeil/Jeroen Bleekemolen/Dion Von Moltke Porsche 911 (997) GT3 Cup LMGTC 315 voltas
25º #45 Nelson Canache Jr./Spencer Pumpelly/Brian Wong Porsche 911 (997) GT3 Cup LMGTC 315 voltas
26º #30 Henrique Cisneros/Marco Seefried/Sean Edwards Porsche 911 (997) GT3 Cup LMGTC 314 voltas
27º #11 Mike Hedlund/Jan Heylen/Jon Fogarty Porsche 911 (997) GT3 Cup LMGTC 314 voltas
28º #66 Ben Keating/Damien Faulkner/Craig Stanton Porsche 911 (997) GT3 Cup LMGTC 313 voltas
29º #27 Patrick Dempsey/Joe Foster/Andy Lally Porsche 911 (997) GT3 Cup LMGTC 311 voltas
30º #10 Michael Avenatti/Andrew Davis/Bob Faieta Porsche 911 (997) GT3 Cup LMGTC 311 voltas
31º #99 David Calvert-Jones/Lawson Aschenbach/Eric Curran Porsche 911 (997) GT3 Cup LMGTC 309 voltas
32º #44 Alexandre Imperatori/Brett Sandberg/Pierre Ehret Porsche 911 (997) GT3 Cup LMGTC 309 voltas
33º #007 Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Billy Johnson Aston Martin Vantage V8 LMGT 307 voltas
34º #93 Jonathan Bomarito/Kuno Wittmer/Tommy Kendall SRT Viper GTS-R LMGT 303 voltas
35º #31 Carlos Gomez/Mario Farnbacher/Kuba Giermaziak Porsche 911 (997) GT3 Cup 301 voltas
36º #81 Patrick Simon/Mirco Schultis/Pierre Kaffer Oreca FLM09 Chevrolet LMPC 286 voltas
37º #01 Guy Cosmo/Scott Sharp/David Brabham HPD ARX-03b LMP2 281 voltas
38º #68 Al Carter/Kévin Estre/Carlos de Quesada Porsche 911 (997) GT3 Cup LMGTC 269 voltas
39º #3 Jan Magnussen/Antonio Garcia/Jordan Taylor Chevrolet Corvette C6-R ZR1 LMGT 213 voltas (abandonou/transmissão)
40º #23 Leh Keen/Townsend Bell/Bill Sweedler Ferrari F458 Italia LMGT 209 voltas (abandonou/acidente)
41º #16 Chris Dyson/Guy Smith/Butch Leitzinger Lola B12/60 Mazda LMP1 81 voltas (abandonou/problemas mecânicos)
42º #0 Olivier Pla/Andrew Meyrick Delta Wing DW12 Elan LMP1 10 voltas (abandonou/princípio de incêndio)

Crédito da foto: site motorsports

0 comentários: