O finlandês Kimi Raikkonen venceu neste domingo, dia 17 de março, a primeira etapa da temporada 2013 da Fórmula 1 que aconteceu no circuito de Melbourne, na Austrália.
Antes da largada, Nico Hulkenberg teve problemas com a bomba de combustível não conseguindo sair do box, enquanto que Sebastian Vettel realizou uma excelente largada mantendo a liderança.
Mark Webber perdeu cinco posições ao não ter conseguido tracionar na largada, enquanto que Kimi Raikkonen mostrou um excelente desempenho nos instantes iniciais ao ultrapassar por fora Lewis Hamilton assumindo a quarta posição.
No pelotão intermediário, Sergio Perez ameaçava ultrapassar Romain Grosjean até que consumou na volta seguinte, enquanto que Jenson Button e Mark Webber trocaram os pneus supermacios pelos médios mostrando que os pneus supermacios não durariam muito tempo.
Vettel, Massa e Alonso andavam no mesmo ritmo, enquanto que Kimi Raikkonen começava a se aproximar, com Felipe Massa assumindo a liderança após a parada de Vettel que retornou atrás de Pastor Maldonado.
A liderança de Massa durou uma volta porque precisou parar no box, com isso Alonso assumiu a liderança sendo pressionado por Kimi Raikkonen.
Pastor Maldonado sofria com problemas de pneus desgastados, tanto que Felipe Massa superou o adversário com muita facilidade, enquanto que Fernando Alonso dividiu a primeira curva com Maldonado que acabou passeando na grama.
Na volta 10, Sebastian Vettel se aproveitando de melhor ritmo e acerto conseguiu ultrapassar Sergio Perez por fora assumindo o quarto lugar, enquanto que Felipe Massa superou Perez que logo na reta do box foi ultrapassado por Alonso.
A táctica de Fernando Alonso começava a dar certo ao conseguir ultrapassar Sebastian Vettel e Adrian Sutil, com Vettel realizando uma manobra arrojada assumindo a sexta posição de Adrian Sutil.
Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton disputavam a liderança quando apareceu à previsão de chuva para durante a corrida, enquanto que Pastor Maldonado rodou na curva 1 abandonando a corrida.
Na volta 27, Nico Rosberg teve problemas eletrônicos forçando o abandono, com isso abrindo caminho para Alonso, Vettel, Sutil e Massa se aproximarem de Hamilton.
Com 31 voltas, Fernando Alonso com um ritmo muito superior tentava ultrapassar Lewis Hamilton, com Hamilton travando os pneus até que Alonso não obteve êxito na ultrapassagem perdendo desempenho.
As disputas pelas posições eram mais intensas após as paradas, com isso Sebastian Vettel assumia o quarto lugar de Hamilton, assim como Felipe Massa que conseguiu superar Hamilton.
Faltando 17 voltas para o final, com as estratégias de duas paradas Sutil e Raikkonen encontravam-se nas duas primeiras posições, enquanto que Mark Webber ultrapassava Paul di Resta assumindo a oitava posição, assim como Kimi Raikkonen assumia a liderança.
Fernando Alonso vinha com um ritmo muito melhor para alcançar Raikkonen, com isso faltando 12 voltas para o final Alonso assumia o segundo lugar de Adrian Sutil.
Com um ritmo bastante consistente e uma estratégia certeira Kimi Raikkonene se manteve na frente de Alonso conquistando a primeira etapa da temporada.
Classificação da corrida:
1. Kimi Räikkönen Lotus 58 voltas
2. Fernando Alonso Ferrari +12.451
3. Sebastian Vettel Red Bull +22.346
4. Felipe Massa Ferrari +33.577
5. Lewis Hamilton Mercedes +45.561
6. Mark Webber Red Bull +46.800
7. Adrian Sutil Force India +1:05.068
8. Paul di Resta Force India +1:08.449
9. Jenson Button McLaren +1:21.630
10. Romain Grosjean Lotus +1:22.759
11. Sergio Perez McLaren +1:23.367
12. Jean-Eric Vergne Toro Rosso +1:23.857
13. Esteban Gutiérrez Sauber +1 volta
14. Valtteri Bottas Williams +1 volta
15. Jules Bianchi Marussia +1volta
16. Charles Pic Caterham +2 voltas
17. Max Chilton Marussia +2 voltas
18. Giedo van der Garde Caterham +2 voltas
Abandonos
19. Daniel Ricciardo Toro Rosso +19 voltas
20. Nico Rosberg Mercedes +32 voltas
21. Pastor Maldonado Williams +34 voltas
22. Nico Hulkenberg Sauber +58 voltas
Crédito da foto: site corrida de formula 1
0 comentários:
Postar um comentário