Por: Fernanda Esteves
Nesta edição estarei trazendo um pouco dos cinco pilotos ingleses que marcaram a história do mundial de Fórmula 1, ao se tornarem campeões de temporadas da Fórmula 1.
James Simon Wallis Hunt
James Hunt nasceu em 29 de agosto de 1947 e faleceu em 15 de junho de 1993, filho de corretor da bolsa bem sucedido, aos 18 anos após ver uma prova de carros, se apaixonou e começou a correr com um Mini Cooper, logo depois passou para a Fórmula For e Fórmula 3, deixando a sua marca de um estilo rápido e agressivo que levou a alguns acidentes espetaculares.
Hunt foi um piloto de Fórmula 1, que teve como grandes adversários Emerson Fittipaldi e Niki Lauda, é considerado até hoje o último piloto “romântico” da Fórmula 1 e é o 5° colocado no ranking da McLaren com 9 vitórias.
Apesar de quase não ser lembrado, é importante ressaltar que Hunt teve um ato de heroismo ao retirar o piloto Ronnie Peterson do carro ainda em chamas, mesmo assim não evitou a morte deste piloto.
Em 1973, James Hunt estreou na Fórmula 1 no GP de Mônaco, mas não finalizou a corrida, de toda sorte terminou o campeonato em 8° lugar com 14 pontos e 2 pódios.
O ano de 1976, marcou a carreira de Hunt na Fórmula 1, pois vencendo apenas 6 provas se tornou campeão mundial, principalmente porque Niki Lauda sofreu um acidente que o tirou das pistas por duas corridas e não conseguiu manter o bom desempenho que tivera no início do campeonato.
Em 1979, Hunt realizou sua última corrida no GP de Mônaco, o mesmo que iniciou sua carreira.
James Hunt após deixar as pistas se tornou comentarista da Tv inglesa, e durante a transmissão do GP do Japão de 1988 realizou o seguinte comentário enquanto Ayrton Senna liderava debaixo de chuva “A não ser que haja interferência de Deus, estamos olhando o novo campeão mundial” que o fez ser lembrado constantemente.
James Hunt disputou 93 GP’s, sendo que largou 92, obteve 10 vitórias, 23 pódios, 179 pontos, 14 pole positions e 8 voltas mais rápidas em toda a sua carreira na Fórmula 1.
James Simon Wallis Hunt

Hunt foi um piloto de Fórmula 1, que teve como grandes adversários Emerson Fittipaldi e Niki Lauda, é considerado até hoje o último piloto “romântico” da Fórmula 1 e é o 5° colocado no ranking da McLaren com 9 vitórias.
Apesar de quase não ser lembrado, é importante ressaltar que Hunt teve um ato de heroismo ao retirar o piloto Ronnie Peterson do carro ainda em chamas, mesmo assim não evitou a morte deste piloto.
Em 1973, James Hunt estreou na Fórmula 1 no GP de Mônaco, mas não finalizou a corrida, de toda sorte terminou o campeonato em 8° lugar com 14 pontos e 2 pódios.
O ano de 1976, marcou a carreira de Hunt na Fórmula 1, pois vencendo apenas 6 provas se tornou campeão mundial, principalmente porque Niki Lauda sofreu um acidente que o tirou das pistas por duas corridas e não conseguiu manter o bom desempenho que tivera no início do campeonato.
Em 1979, Hunt realizou sua última corrida no GP de Mônaco, o mesmo que iniciou sua carreira.
James Hunt após deixar as pistas se tornou comentarista da Tv inglesa, e durante a transmissão do GP do Japão de 1988 realizou o seguinte comentário enquanto Ayrton Senna liderava debaixo de chuva “A não ser que haja interferência de Deus, estamos olhando o novo campeão mundial” que o fez ser lembrado constantemente.
James Hunt disputou 93 GP’s, sendo que largou 92, obteve 10 vitórias, 23 pódios, 179 pontos, 14 pole positions e 8 voltas mais rápidas em toda a sua carreira na Fórmula 1.
Nigel Ernest James Mansell

Em 1980, Mansell estreou na Fórmula 1 no GP da Áustria, só que abandonou na volta 40 por problemas de motor após ter largado em 24°, terminando a temporada com 3 GP’s disputados e nenhum ponto marcado.
Já no ano de 1981, Nigel conquista seu primeiro pódio da carreira no GP da Bélgica, marcando 8 pontos e encerra a temporada em 14° lugar. Em 1982, conquista seu único pódio da temporada no GP do Brasil e repete a mesma classificação da temporada de 1981.
O ano de 1984 foi marcado pela primeira pole position de Nigel no GP dos EUA, além de protagonizar um dos momentos mais fortes da temporada quando desmaiou próximo a linha de chegada tentando empurrar o seu carro, e encerrou a temporada pela primeira vez entre os 10 primeiros pilotos do campeonato.
Em 1986, Mansell e Senna protagonizaram uma das mais acirradas chegadas da categoria, ao Mansell chegar 0,014 segundos atrás de Senna no GP da Espanha.
No ano de 1992, Nigel Mansell conquista seu primeiro e único título mundial de Fórmula 1, dominou a temporada ao conquistar 9 vitórias, 14 poles e 8 voltas mais rápidas, faltando 5 corridas para o término da temporada. Nesse mesmo ano, Mansell anuciou sua aposentadoria da Fórmula 1.
Em 1993, Mansell se congra campeão da Fórmula Indy e o primeiro piloto a conquistar o título em sua estréia na categoria.
O ano de 1994, ficou marcado pelo retorno de Mansell a Fórmula 1, após a morte de Ayrton Senna, substituindo David Coulthard no GP da França. Até que em 1995, Mansell encerra de vez sua carreira na Fórmula 1 no GP da Espanha.
Nigel Mansell disputou 191 GP’s, sendo que largou 187, obteve 31 vitórias, 59 pódios, 480 pontos, 32 pole positions e 30 voltas mais rápidas em toda a sua carreira na Fórmula 1.
Damon Grahm Devereux Hill

Em 1992, Hill estreou na Fórmula 1 no GP da Inglaterra, pois iniciou tardiamente na categoria, quando conseguiu alinhar seu carro, já que este só tinha condições de fechar o grid com muitas dificuldades.
No ano de 1993, Damon foi promovido a piloto titular com a saída de Mansell, venceu 3 corridas sucessivas, conquista sua primeira vitória no GP da Hungria.
Em 1996, Hill consagrou-se campeão mundial superando Jacques Villeneuve e Michael Schumacher.
O ano de 1998 ficou marcado pela primeira vitória com dobradinha da equipe Jordan com Damon Hill, em primeiro, e Ralf Schumacher, em segundo, no GP da Bélgica.
Em 1999, Damon se aposentou da Fórmula 1 após uma má temporada, tendo como seu último GP o do Japão.
Damon Hill foi premiado com o BBC Sports Personality of the Year nos anos de 1994 e 1996, uma das 3 únicas pessoas a realizar essa façanha.
Damon Hill disputou 122 GP’s, sendo que largou 115, obteve 22 vitórias, 42 pódios, 360 pontos, 20 pole positions e 19 voltas mais rápidas em toda a sua carreira na Fórmula 1.
Lewis Carl Davidson Hamilton

Hamilton inciou sua trajetória na Fórmula 1 na temporada de 2007, defendendo a McLaren.
No GP da Austrália, seu primeiro grande prêmio, conquistou o terceiro lugar no pódio, mas só no GP do Canadá conquistou sua primeira na categoria.
O título da temporada 2007 estava nas mão de Hamilton quando nas últimas corridas do campeonato cometeu erros dando o título a Kimi Raikkonen, mesmo com a perda do título sua performace foi considerada espetacular para um estreante na Fórmula 1.
O ano de 2008 marcou a carreira de Lewis Hamilton, pois consagrou-se campeão mundial da temporada e a disputa pelo título foi decidida na última volta do GP do Brasil, quando Hamilton conseguiu ultrapassar Timo Glock e finalisar a prova em quinto lugar e adiando o sonho de Felipe Massa que venceu a corrida e já tinha começado a comemorar quando recebeu a bandeirada e soube que Hamilton estava atrás de Glock.
Lewis Hamilton disputou 52 GP’s, sendo obteve 11 vitórias, 27 pódios, 256 pontos, 17 pole positions e 3 voltas mais rápidas em toda a sua carreira na Fórmula 1.
Jenson Alexander Lyons Button

Em 2000, Button estreou na Fórmula 1 no GP da Austrália, substituindo Alessandro Zanardi na equipe Williams
No ano de 2002, Jenson teve a oportunidade de apagar os maus resultados da temporada anterior, pois pontuou em 7 das 17 corridas, superando Jarno Trulli, seu companheiro de equipe, na classificação geral.
Em 2004, Button teve o maior reconhecimento de sua regularidade como piloto, conquistando seu 1° lugar no pódio no GP da Malásia ficando atrás somente de Michael Schumacher e Rubens Barrichello. Além disso, realizou sua 1ª pole position no GP de San Marino, mas finalizou a corrida com o 2º lugar. Encerrando o campeonato como 3º melhor desempenho com 85 pontos, 10 pódios.
Em 2006, Jenson Button conquistou sua primeira vitória no GP da Hungria, defendo a equipe Honda Team, e exatamente 13 anos após a primeira vitória de seu compatriota Damon Hill neste mesmo circuito. Além de ter encerrado a temporada com a 6ª colocação com 56 pontos.
O ano de 2009, Button foi beneficiado com um carro competitivo por causa do uso de um difusor que deu uma vantagem a equipe Brawn GP, que proporcionou ao veículo mais aderência e aumentando a velocidade, conquistando sua 2ª vitória na categoria no GP da Austrália.
Além disso, foi o ano em que Jenson Button conquistou seu primeiro título no mundial de Fórmula 1, de forma dramática no GP do Brasil. Com isso, Button se tornou o 10º piloto inglês a conquistar o título da categoria.
No ano de 2010, Jenson Button disputará o campeonato defendendo a equipe McLaren tendo companheiro o piloto Lewis Hamilton.
Jenson Button disputou 172 GP’s, sendo que largou 170, obteve 7 vitórias, 24 pódios, 327 pontos, 7 pole positions e 2 voltas mais rápidas em toda a sua carreira na Fórmula 1.
Crédito das Fotos: imagens google
2 comentários:
Muito bom este tópico. Parabéns!
Essa matéria foi de um total conhecimento para todos nós, não conhecia James Hunt foi um trajetória vitoriosa mesmo e os demais Nigel Mansell, Damon Hill, Lewis Hamilton e Jenson Button já são mais conhecidos e deixaram suas marcas. Parabéns pela reportagem.
Postar um comentário