terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Breathing Speed - pilotos ingleses

Por: Fernanda Esteves

Nesta edição estarei trazendo um pouco dos cinco pilotos ingleses que marcaram a história do mundial de Fórmula 1, ao se tornarem campeões de temporadas da Fórmula 1.

James Simon Wallis Hunt

James Hunt nasceu em 29 de agosto de 1947 e faleceu em 15 de junho de 1993, filho de corretor da bolsa bem sucedido, aos 18 anos após ver uma prova de carros, se apaixonou e começou a correr com um Mini Cooper, logo depois passou para a Fórmula For e Fórmula 3, deixando a sua marca de um estilo rápido e agressivo que levou a alguns acidentes espetaculares.
Hunt foi um piloto de Fórmula 1, que teve como grandes adversários Emerson Fittipaldi e Niki Lauda, é considerado até hoje o último piloto “romântico” da Fórmula 1 e é o 5° colocado no ranking da McLaren com 9 vitórias.
Apesar de quase não ser lembrado, é importante ressaltar que Hunt teve um ato de heroismo ao retirar o piloto Ronnie Peterson do carro ainda em chamas, mesmo assim não evitou a morte deste piloto.
Em 1973, James Hunt estreou na Fórmula 1 no GP de Mônaco, mas não finalizou a corrida, de toda sorte terminou o campeonato em 8° lugar com 14 pontos e 2 pódios.
O ano de 1976, marcou a carreira de Hunt na Fórmula 1, pois vencendo apenas 6 provas se tornou campeão mundial, principalmente porque Niki Lauda sofreu um acidente que o tirou das pistas por duas corridas e não conseguiu manter o bom desempenho que tivera no início do campeonato.
Em 1979, Hunt realizou sua última corrida no GP de Mônaco, o mesmo que iniciou sua carreira.
James Hunt após deixar as pistas se tornou comentarista da Tv inglesa, e durante a transmissão do GP do Japão de 1988 realizou o seguinte comentário enquanto Ayrton Senna liderava debaixo de chuva “A não ser que haja interferência de Deus, estamos olhando o novo campeão mundial” que o fez ser lembrado constantemente.
James Hunt disputou 93 GP’s, sendo que largou 92, obteve 10 vitórias, 23 pódios, 179 pontos, 14 pole positions e 8 voltas mais rápidas em toda a sua carreira na Fórmula 1.

Nigel Ernest James Mansell

Nigel Mansell nasceu em 8 de agosto de 1953, ficou conhecido por seu estilo arrojado de pilotar, além de pelo fato de não ter tido muita sorte na Fórmula 1 por causa dos vários acidentes que se envolvia.
Em 1980, Mansell estreou na Fórmula 1 no GP da Áustria, só que abandonou na volta 40 por problemas de motor após ter largado em 24°, terminando a temporada com 3 GP’s disputados e nenhum ponto marcado.
Já no ano de 1981, Nigel conquista seu primeiro pódio da carreira no GP da Bélgica, marcando 8 pontos e encerra a temporada em 14° lugar. Em 1982, conquista seu único pódio da temporada no GP do Brasil e repete a mesma classificação da temporada de 1981.
O ano de 1984 foi marcado pela primeira pole position de Nigel no GP dos EUA, além de protagonizar um dos momentos mais fortes da temporada quando desmaiou próximo a linha de chegada tentando empurrar o seu carro, e encerrou a temporada pela primeira vez entre os 10 primeiros pilotos do campeonato.
Em 1986, Mansell e Senna protagonizaram uma das mais acirradas chegadas da categoria, ao Mansell chegar 0,014 segundos atrás de Senna no GP da Espanha.
No ano de 1992, Nigel Mansell conquista seu primeiro e único título mundial de Fórmula 1, dominou a temporada ao conquistar 9 vitórias, 14 poles e 8 voltas mais rápidas, faltando 5 corridas para o término da temporada. Nesse mesmo ano, Mansell anuciou sua aposentadoria da Fórmula 1.
Em 1993, Mansell se congra campeão da Fórmula Indy e o primeiro piloto a conquistar o título em sua estréia na categoria.
O ano de 1994, ficou marcado pelo retorno de Mansell a Fórmula 1, após a morte de Ayrton Senna, substituindo David Coulthard no GP da França. Até que em 1995, Mansell encerra de vez sua carreira na Fórmula 1 no GP da Espanha.
Nigel Mansell disputou 191 GP’s, sendo que largou 187, obteve 31 vitórias, 59 pódios, 480 pontos, 32 pole positions e 30 voltas mais rápidas em toda a sua carreira na Fórmula 1.


Damon Grahm Devereux Hill

Damon Hill nasceu em 17 de setembro de 1960, filho do bicampeão mundial de Fórmula 1 Graham Hill.
Em 1992, Hill estreou na Fórmula 1 no GP da Inglaterra, pois iniciou tardiamente na categoria, quando conseguiu alinhar seu carro, já que este só tinha condições de fechar o grid com muitas dificuldades.
No ano de 1993, Damon foi promovido a piloto titular com a saída de Mansell, venceu 3 corridas sucessivas, conquista sua primeira vitória no GP da Hungria.
Em 1996, Hill consagrou-se campeão mundial superando Jacques Villeneuve e Michael Schumacher.
O ano de 1998 ficou marcado pela primeira vitória com dobradinha da equipe Jordan com Damon Hill, em primeiro, e Ralf Schumacher, em segundo, no GP da Bélgica.
Em 1999, Damon se aposentou da Fórmula 1 após uma má temporada, tendo como seu último GP o do Japão.
Damon Hill foi premiado com o BBC Sports Personality of the Year nos anos de 1994 e 1996, uma das 3 únicas pessoas a realizar essa façanha.
Damon Hill disputou 122 GP’s, sendo que largou 115, obteve 22 vitórias, 42 pódios, 360 pontos, 20 pole positions e 19 voltas mais rápidas em toda a sua carreira na Fórmula 1.


Lewis Carl Davidson Hamilton

Lewis Hamilton nasceu em 7 de janeiro de 1985, é o primeiro negro a competir o mundial de Fórmula 1, além de ser o primeiro a vencer. Aos 23 anos tornou-se o mais jovem campeão de Fórmula 1 ao conquistar o título da temporada 2008.
Hamilton inciou sua trajetória na Fórmula 1 na temporada de 2007, defendendo a McLaren.
No GP da Austrália, seu primeiro grande prêmio, conquistou o terceiro lugar no pódio, mas só no GP do Canadá conquistou sua primeira na categoria.
O título da temporada 2007 estava nas mão de Hamilton quando nas últimas corridas do campeonato cometeu erros dando o título a Kimi Raikkonen, mesmo com a perda do título sua performace foi considerada espetacular para um estreante na Fórmula 1.
O ano de 2008 marcou a carreira de Lewis Hamilton, pois consagrou-se campeão mundial da temporada e a disputa pelo título foi decidida na última volta do GP do Brasil, quando Hamilton conseguiu ultrapassar Timo Glock e finalisar a prova em quinto lugar e adiando o sonho de Felipe Massa que venceu a corrida e já tinha começado a comemorar quando recebeu a bandeirada e soube que Hamilton estava atrás de Glock.
Lewis Hamilton disputou 52 GP’s, sendo obteve 11 vitórias, 27 pódios, 256 pontos, 17 pole positions e 3 voltas mais rápidas em toda a sua carreira na Fórmula 1.

Jenson Alexander Lyons Button

Jenson Button nasceu em 19 de janeiro de 1980, filho de John Button ex piloto de rallycross, desde sua infância foi incentivado a seguir a carreira automobilística.
Em 2000, Button estreou na Fórmula 1 no GP da Austrália, substituindo Alessandro Zanardi na equipe Williams
No ano de 2002, Jenson teve a oportunidade de apagar os maus resultados da temporada anterior, pois pontuou em 7 das 17 corridas, superando Jarno Trulli, seu companheiro de equipe, na classificação geral.
Em 2004, Button teve o maior reconhecimento de sua regularidade como piloto, conquistando seu 1° lugar no pódio no GP da Malásia ficando atrás somente de Michael Schumacher e Rubens Barrichello. Além disso, realizou sua 1ª pole position no GP de San Marino, mas finalizou a corrida com o 2º lugar. Encerrando o campeonato como 3º melhor desempenho com 85 pontos, 10 pódios.
Em 2006, Jenson Button conquistou sua primeira vitória no GP da Hungria, defendo a equipe Honda Team, e exatamente 13 anos após a primeira vitória de seu compatriota Damon Hill neste mesmo circuito. Além de ter encerrado a temporada com a 6ª colocação com 56 pontos.
O ano de 2009, Button foi beneficiado com um carro competitivo por causa do uso de um difusor que deu uma vantagem a equipe Brawn GP, que proporcionou ao veículo mais aderência e aumentando a velocidade, conquistando sua 2ª vitória na categoria no GP da Austrália.
Além disso, foi o ano em que Jenson Button conquistou seu primeiro título no mundial de Fórmula 1, de forma dramática no GP do Brasil. Com isso, Button se tornou o 10º piloto inglês a conquistar o título da categoria.
No ano de 2010, Jenson Button disputará o campeonato defendendo a equipe McLaren tendo companheiro o piloto Lewis Hamilton.
Jenson Button disputou 172 GP’s, sendo que largou 170, obteve 7 vitórias, 24 pódios, 327 pontos, 7 pole positions e 2 voltas mais rápidas em toda a sua carreira na Fórmula 1.

Crédito das Fotos: imagens google

2 comentários:

Adriano Muha disse...

Muito bom este tópico. Parabéns!

Unknown disse...

Essa matéria foi de um total conhecimento para todos nós, não conhecia James Hunt foi um trajetória vitoriosa mesmo e os demais Nigel Mansell, Damon Hill, Lewis Hamilton e Jenson Button já são mais conhecidos e deixaram suas marcas. Parabéns pela reportagem.