terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pole Position – Especial Emerson Fittipaldi

Nesta edição estaremos abordando sobre o piloto Emerson Fittipaldi e seus feitos na Fórmula 1, devido na segunda-feira, dia 4 de outubro, ter completado 40 anos da primeira vitória brasileira na categoria.

Emerson Fittipaldi iniciou sua carreira na Fórmula 1 em 1970 na equipe Lotus conseguindo competir em cinco grandes prêmios e conquistando sua primeira vitória na categoria no grande prêmio de Watkins Glen.
Essa vitória foi importante, pois coroou o único campeão póstumo da história da Fórmula 1, Jochen Rindt que perdeu a vida após um acidente na curva parabólica durante os treinos livres do grande prêmio da Itália.
Na temporada de 1971, das 11 corridas da temporada competiu em 10, tendo como melhor resultado um segundo lugar no grande prêmio da Áustria.
Em 1972 a primeira consagração do Brasil por conquistar seu primeiro título mundial, com 5 vitórias (Espanha, Bélgica, Inglaterra, Áustria e Itália), dois segundos lugares (África do Sul e França) e um terceiro lugar (Mônaco).
O ano de 1973, a briga com Jackie Stewart pelo título mundial e a morte de seu amigo François Chevert marcaram essa temporada, o brasileiro conquistou três vitórias, inclusive uma no Brasil, três segundos lugares e dois terceiros.
Em 1974, ocorreu a troca de equipe, da Lotus foi para a Mclaren, com isso veio o segundo título mundial, a campanha no campeonato foi composta por três vitórias, dois segundos e um terceiro lugar, porém o brasileiro foi constante na zona de pontos.
No ano de 1975 Fittipaldi conquistou seu segundo vice-campeonato na carreira, após ter conquistado duas vitórias e quatro segundo lugares, além de um marco na história da segurança da Fórmula 1, quando se recusou a correr no circuito espanhol de Montjuïc ao perceber que o circuito não apresentava segurança nenhuma para os pilotos e espectadores, tanto que na corrida, na volta 26, um acidente matou 5 espectadores.
Em 1976 Emerson Fittipaldi ingressa no maior sonho brasileiro na Fórmula 1, a equipe Fittipaldi-Coopersucar, porém o brasileiro conquistou apenas três sexto lugares abandonando sete corridas e não se classificando em uma.
No ano seguinte, 1977, conseguiu uma pequena evolução quando conquistou três quarto lugares e um quinto lugar, porém não completou 4 corridas e não se classificou para duas.
Em 1978 com a saída da Copersucar, a Fittipaldi Automotive conquistou seu resultado mais expressivo com um segundo lugar no grande prêmio do Brasil para completar Emerson teve dois quarto lugares e dois quinto lugares.
O ano de 1979, um único ponto conquistado no grande prêmio da Argentina foi o marco da equipe Fittipaldi no penúltimo ano de vida.
Em 1980, a equipe Fittipaldi teve o apoio de uma famosa cerveja brasileira, mas o melhor resultado foi um terceiro lugar no grande prêmio do Oeste Americano realizado em Long Beach.
A carreira de Fittipaldi na Fórmula 1 foi composta por 14 vitórias, 6 poles e 6 voltas mais rápidas.
Em 1984 entrou na Fórmula Indy conquistando um título em 1989, duas 500 milhas de Indianápolis, nos anos 1989 e 1993, vinte duas vitórias e dezessete poles.
O encerramento da carreira em categoria TOP aconteceu em 1996 num grave acidente nas 500 milhas de Michigan.

Crédito da Foto: blog nostaugia

0 comentários: