
No ano de 1978, foi o ano em que Mario Andretti conquistava seu título mundial e que Ronnie Peterson perdia a vida na reta de Monza, o carro em que ambos guiavam com maestria era o Lotus 79.
O chassi era tão bom, que foi utilizado em dois anos seguidos, em 1978 e 1979.
O Lotus 79 tinha como projetista o fantástico Colin Chapman, o motor era Ford Cosworth DFV de oito cilindros e 460 cavalos de potência, caixa de câmbio com cinco marchas e os pneus eram Goodyear.
Chapman sempre teve a característica de estar a frente de todos os outros engenheiros conseguindo as mais eficientes atualizações e inovações.
Os pilotos que guiaram esse carro foram Mario Andretti, que competiu por toda a temporada, Ronnie Peterson, que correu até a etapa de Monza onde sofreu o acidente que lhe tirou a vida, e Jean-Pierre Jarier, que foi o substituto de Peterson.
A Lotus dominou completamente o campeonato de 78, com oito vitórias em 16 corridas, sendo seis com Andretti e duas com Peterson, conquistou tanto as duas primeiras posições do campeonato de pilotos quanto o título de construtores.
O patrocinador principal foi uma marca de cigarro que já foi extinta, a John Player Special, que esteve com a equipe de 1972 a 1986.
Crédito da imagem: aisatiemposdehistorap.blogspot.com
0 comentários:
Postar um comentário