sábado, 22 de dezembro de 2012

Conexão SAG 2012 - Debora Rodrigues

A equipe SAG tem o prazer de trazer a todos os amantes do automobilismo uma entrevista a toda velocidade com Debora Rodrigues, piloto da Fórmula Truck. 


SAG: Qual é o balanço dessa temporada você que andou a frente algumas etapas não entre os dez primeiros? Qual foi o balanço dessa temporada? 

DR: O ano muito difícil, é nós temos caminhão Volkswagen com motor 9 litros e hoje a Fórmula Truck tá.. cresceu muito tecnicamente é.. então.. hoje tá muito difícil disputar com caminhão 12 litros. É.. a prova disso é que o caminhão Mercedes já venceu o campeonato na etapa anterior e isso nunca aconteceu na Fórmula Truck né. Então.. é.. um ano bem complicado. E Brasília especialmente complicado porque é um circuito rápido e prevalece os caminhões 12 litros. Então é uma corrida.. uma loteria na verdade porque também vão quebrar muitos caminhões e vão ficar.. muitos caminhões vão ficar sem freio.

SAG: Você tem alguma perspectiva de aumentar para 12 litros ou vocês ainda pretendem melhorar um pouco esse caminhão de 9 litros para ficar competitivo com o caminhão Mercedes? 

DR: É.. a nossa esperança agora.. nós já estamos conversando com a MAN né, que hoje é MAN América Latina, nossa.. não somos mais somente Volkswagen, então a nossa esperança agora é que ano que vem a gente venha com os caminhões 12 litros, os caminhões MAN. 

SAG: Apesar da temporada ter sido muito difícil para você, para equipe foi entre aspas positiva pelo vice-campeonato do Felipe Giaffone, que ele está sendo o único caminhão que está andando bem aqui entre os primeiros aqui em Brasília. E você falou também Debora que a maior dificuldade aqui é resistência dos caminhões nessa pista. O que que mais desgasta nos caminhões aqui em Brasília, contando temperatura e também contando as longas retas e freadas que a gente tem aqui? 

DR: Olha a primeira coisa vai ser o freio porque além das curvas a gente tem um radar depois da primeira curva aqui na reta dos boxes, então a primeira coisa é o freio. E a resistência de motor porque além de ser um circuito rápido onde você está quase o tempo todo de pé embaixo, você tem a alta temperatura e a baixa umidade de ar, então quer dizer, tudo isso faz com que o motor sofra muito, turbina sofra muito e nós corremos com o catalizador que também traz um pouco mais de temperatura pro motor, então é.. a verdade é.. tudo aqui soma pra dificultar. 

SAG: E se tivesse tendo a chuva que teve aqui até quarta-feira, quarta-feira foi o último dia de muito temporal aqui, você acredita que teria uma perspectiva melhor para corrida, porque o caminhão sofreria menos? 

DR: Ah com certeza, a corrida na chuva é uma loteria pra se manter na pista né, porque você.. a toda curva você está arriscando a dar uma escorregada, mas na questão de resistência seria muito melhor, com certeza, até porque você tem que tirar o pé, você tem que andar mais lento, e.. então com certeza ele resistiria mais.

0 comentários: