sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Conexão SAG 2012 - Regis Boessio

A equipe SAG tem o prazer de trazer a todos os amantes do automobilismo uma entrevista a toda velocidade com Regis Boessio, piloto da Fórmula Truck.  

SAG: Vamos falar rapidamente sobre o treino classificatório, foi um treino complicado por causa do calor, mas o seu caminhão realmente foi um dos mais rápidos, como foi determinado em todos os outros treinos? 

RB: É a gente conseguiu corrigir um erro que tava muito forte né.. não ficou ideal, mas ficou bom o caminhão, é.. no super qualifying eu dei uma errada no primeiro trecho que o padrão é ser ali 2 décimos mais lento que o mais rápido do setor e eu tomei 5 décimos então foi muito, mas eu consegui recuperar no segundo e terceiro trecho consequentemente eu fiquei 1 décimo da pole então ta bom.. perfeito, se eu tivesse acertado a minha volta eu poderia estar como pole, mas também os outros provavelmente cometeram algum erro consequentemente tá assim.

SAG: Uma coisa que nós reparamos que a maioria dos pilotos ou todos os pilotos estavam usando um pouco além da primeira curva, aquela área cimentada da primeira curva, alguns erraram outros colocaram roda na terra e tudo mais, ali é um risco muito grande para ganhar tempo e para perder tempo? 

RB: É.. assim oh.. a gente sempre abusa e tem que ir até a zebra senão não vira, aqui em Brasília os contornos são 90º (noventa graus) então o caminhão de quatro toneladas e quatro toneladas e meia tem um inércia de peso no contorno muito grande então acaba não tendo como tu agarrar e acaba sempre abusando então.. é.. tem um limite que tu tem que usar é bom usar pra ser rápido, mas tem o limite e ai é o que cada piloto acha que é bom pra o seu caminhão, o meu não pode ir demais, se eu for demais eu perco tempo e tem caminhão que vai demais e vira mais rápido do que eu, então.. é acerto e mania de piloto. 

SAG: Aproveitando que você conseguiu acertar o caminhão, naquele problema que até você tinha falado mais cedo da suspensão. Você acha que amanhã o melhor vai ser a largada vai ser o ponto decisivo para depois você manter o equilíbrio e conseguir ganhar posição ou você acha que vai ser durante a prova correndo atrás dos adversários? 

RB: É.. como é que eu vou te explicar.. Brasília tem já um perfil de ser muito quente e muito seco o que é convenhamos o veneno pro motor a diesel aqui, eu não sei o a gasolina também não seria, então assim.. todos os caminhões, eu não sei se tem alguma exceção que na quinta vai ter 110º com certeza, todos, então o que a gente avalia que as quatro primeiras, cinco primeiras voltas vai ser decisivo depois não adianta tu forçar porque tu vai quebrar, então vai ser se manter na corrida uma estratégia né.. e ir até a programada e depois da programada quem tiver o melhor caminhão pras últimas seis voltas, que eu acredito que vai ser as voltas mais forte e o caminhão que resistir e não quebrar. Ano passado nesta pista eu larguei em nono ultrapassei um caminhão e cheguei em segundo, os outros todos quebraram ou tiveram problemas e acabaram ficando lá pra trás perderam rendimento muito.. perderam rendimento grande, não foi uma ultrapassagem disputada foi uma ultrapassagem muito fácil, ou seja, é.. largando em quarto esse ano eu avalio que o equipamento ta bom, ta consistente, então.. a gente tem que ter cabeça no lugar, então é largar e já tentar se posicionar talvez ganhar uma posição, mas o ideal é não perder.. é ficar em quarto e acreditar pro fim da corrida, não é no início não, aqui é corrida de chegada é.. quem termina tem grande vantagem. 

SAG: E o asfalto abrasivo atrapalha também neste preparo além da temperatura o afasto abrasivo daqui de Brasília por ser um asfalto muito antigo atrapalha também no rendimento dos caminhões? 

RB: O asfalto abrasivo acaba deteriorando muito o pneu né.. como é pneu radial o que nós temos que cuidar é só pra não passar do limite e chegar no arame, porque o pneu radial ele não tem tipo um borracha, uma parte boa uma parte ruim, ele é o tempo inteiro igual agora.. é.. tem que ver cada acerto que tu faz, eu to com um pneu desde o início dos treinos e não sei se não vai pra corrida também porque não tá gastando pneu o meu caminhão, então é o acerto de cada piloto e mania de guiar, e eu fiquei sabendo de pilotos ai que tiveram que trocar dois jogos de pneu porque cabou os pneus, então vai ser acerto, costume de guiada, não bloquear em nenhuma freada, porque a bloqueada.. porque se tu bloquear no início vai perder os pneus não vai.. bloquear no radar também.. qualquer bloqueada, bloqueou é perigo de não terminar a corrida, então aqui é.. e em qualquer corrida né.. é cuidar bem dos pneus, os pneus bem cuidados vai dar tudo certo.

0 comentários: