sábado, 30 de junho de 2012

Festival of Goodwood 2012 – Segundo dia do Festival de Goodwood

Nesse sábado, dia 30 de junho, aconteceu o segundo dia do Festival de Goodwood na Inglaterra com a velocidade tomando conta tanto que teve até um caminhão andando nos 1.600 metros da pista.
Logo nas primeiras horas o campeão mundial de Fórmula 1 Jenson Button foi para pista guiando o MP4-12C, modelo esportivo da McLaren com motor V8 biturbo de 3,8 litros e 600 cavalos de potência com a carroceria de fibra de carbono.
Além de a organização ter realizado uma homenagem ao aniversário de 60 anos da criação da Lotus mostrando vários modelos da montadora britânica.
O piloto Jesse James guiou o modelo 900bhp Trophy Truck, que mais parece um Hummer e que competiu no rali Dacar, o que fez o maior sucesso na pista de terra, bem como lendário piloto finlandês Rauno Aaltonen que foi para pista guindo um Mini Cooper S, enquanto que o campeão do IRC de 2010 Juho Hanninen guiou um Skoda Fabia S2000.
O desfile da Michelin foi composto por carros adaptados e elétricos com os modelos Electrically-Powered 2000GT fabricado pela Toyota e os espanhóis GTA Spana Hypercar e o De Macross Epique GT1.
Uma das novidades foi a exibição do carro de alto desempenho Alfa Romeo TZ3 Stradale que possui um motor v10 de Dodge Viper com 600hp e um câmbio manual de 6 velocidades, além do carro britânico Zagato-styled 378GT.
Para os amantes de velocidade em duas rodas, ocorreu a exibição de mais de sessenta motos no traçado de Goodwood, tendo como principais destaques o piloto tricampeão de motovelocidade Kenny Roberts e John McGuinees, que conquistou 19 vezes o TT Champioship, guiando uma Ducati GP6, que foi utilizada na temporada de 2006 da Moto GP, possui 800cc com potência de 230hp podendo chegar a 350km/h.
John Surtees, único piloto campeão da motovelocidade e da Fórmula 1, junto com o bicampeão mundial de superbikes James Toseland guiaram uma Harley Davidson XRTT750 do ano de 1972.
Além de ter reunido oito campeões mundiais da Fórmula 1 para guiar modelos da categoria, como Sebastien Vettel, Lewis Hamilton e Jenson Button que fizeram algumas gracinhas com os carros dessa temporada de suas respectivas equipes, além do tetracampeão mundial Alain Prost que andou com seu Renault RE30 de 1983, o brasileiro Emerson Fittipaldi guiando o Lotus 72, no qual conquistou sua primeira vitória na categoria, o tricampeão mundial Jackie Stewart andando no maravilhoso Mercedes Benz W194 e John Surtees guiando o Lotus 18, que competiu na temporada de 1960 da Fórmula 1 e possui o motor Ford Cosworth de 2,5 litros e 998cc.
Vale ressaltar que Damon Hill, campeão mundial de 1996, se fez presente, mas não participou do evento.
Goodwood também foi palco para as grandes máquinas americanas, com o ex-piloto Dan Gurney pilotando o Thompson-Buick Special.
Os carros Trans-Am foram representados pelo piloto Peter Rauman guiando o ex-Titus/Bucknum Ford Mustang que participou das 24 horas de Daytona do ano de 1968.
Steve Gordin teve a honra de guiar o Spirit of Le Mans Chevrolet Corvette que terminou na sexta posição das 24 horas de Le Mans do ano de 1976 e que possui 780hp de potência com motor V8 de 7 litros, além do carro da Nascar da extinta equipe Red Bull que deixou borracha queimando o asfalto.
A parte final dos carros ficou por conta dos Pikes Peak com os modelos rear-steering, Peugeot 405T16 GR e Toyota Tacoma.
O que chamou a atenção do publico foi o gigante caminhão 16-litre Kenworth T2000 que possui um motor de 16 litros 5.2, além de uma força de torque de 4.000 libras, sendo considerado um Monstro.

2 comentários:

Guto Telles disse...

Opa,
Vcs tão arrebentando na cobertura, isso ta bem legal
Quem ta vencendo nesse festival? ou não ocorre disputa?
Abraços
Guto

Flavio Brito disse...

Boa noite,
A cobertura ta muito boa surpreendente mesmo até mesmo por ter o Pedro atualizando o q é raro.
Isso é muito bom de se ver uma equipe trabalhando junto.
Abraços